Imprensa Rio Claro SP Segurança pública de Rio Claro terá apoio aéreo com drones | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

terça-feira, 23 de outubro de 2018.

Segurança pública de Rio Claro terá apoio aéreo com drones

Rio Claro terá em breve o apoio aéreo de drones para auxiliar o trabalho dos agentes de segurança pública. A informação foi confirmada pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, em reunião na quinta-feira (3) com o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba; o diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Araújo; e o vereador Ruggero Seron, para discutir o melhor aproveitamento dos equipamentos pelo município.

A prefeitura está investimento R$ 60 mil na compra de três aparelhos. Além da segurança pública, os equipamentos também poderão ajudar no trabalho realizado por outros setores da administração municipal como obras, trânsito e meio ambiente, e ainda em ações conjuntas do poder público com as polícias Civil e Militar. “Rio Claro vai inovar com o uso de drones para reforçar ações de segurança e de outros setores públicos, contribuindo para maior eficácia nos serviços prestado à população”, comenta Juninho da Padaria.

O vice-prefeito Bellagamba ressalta a importância de usar a tecnologia para prevenção e combate ao crime. “Com ações e investimentos conseguimos diminuir os indicadores criminais e aumentar a sensação de segurança. Com o apoio dos drones, temos expectativa de que novos ganhos aconteçam em benefício da população”, comenta.

Para Wagner Araújo, os equipamentos vão ajudar também na identificação de áreas de risco e facilitar o monitoramento desses locais. “Essa tecnologia vem para apoiar o nosso trabalho, inclusive em eventos com grande concentração de público e monitoramento do trânsito para eventuais mudanças”, afirma.

O uso de novas tecnologias para reforçar o sistema de segurança tem sido defendido pelo vereador Seron, que apresentou requerimento na Câmara Municipal para que Rio Claro possa adotar o uso de drones pelas forças de segurança. “O uso de drones é uma realidade que deve ser utilizada a favor da segurança da população”, frisa.

Os servidores que vão operar os drones passarão por treinamento com regras estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).