Imprensa Rio Claro SP Abertura de seminário traz importância do cão farejador na segurança | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
domingo, 21 de outubro de 2018.

Arquivo Mensal

Abertura de seminário traz importância do cão farejador na segurança

Seminário de cães farejadores teve início na sexta-feira (18) em Rio Claro. Com a participação de cerca de 70 pessoas, incluindo guardas civis municipais do Estado de São Paulo, de Curitiba (PR) e da Marinha do Brasil, a atividade tem como objetivo capacitar profissionais da segurança e aprimorar as formas de treinamento de cães farejadores.

Durante a abertura do seminário, no auditório da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, o vice-prefeito e secretário da pasta, Marco Antonio Bellagamba, destacou a importância do cão no atendimento às ocorrências. “O Canil da Guarda Civil vem mostrando grandes resultados na identificação de drogas em ocorrências registradas não só no nosso município, mas também em cidades da região, onde auxilia nos trabalhos quando é feita solicitação”, comentou Bellagamba, ressaltando que a união das forças de segurança em Rio Claro vem ajudando a diminuir os indicadores criminais.

O palestrante do seminário, o cabo da Polícia Militar, Ricardo Alexandre  Cazarotti, de Ribeirão Preto, destacou que o tráfico de drogas no Brasil é grande e o cão de faro é primordial para auxiliar na localização do material ilícito. “O cão atualmente é a principal ferramenta para se encontrar entorpecentes durante ocorrências, pois o que muitas vezes nós não conseguimos detectar, eles conseguem”, observou. “O objetivo é capacitarmos os profissionais da segurança e aprimorarmos formas de treinamento dos cães farejadores”, concluiu Cazarotti.

A veterinária Jéssica Mello também palestrou no evento falando sobre as articulações dos cachorros e sobre o uso adequado de medicamentos para tratamento. O seminário prossegue no sábado (19) e domingo (20) e conta com a parceria da empresa Royal Canin.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP