Imprensa Rio Claro SP Mais de 300 donos deixaram de levar animais para castração | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

terça-feira, 19 de junho de 2018.

Mais de 300 donos deixaram de levar animais para castração

O serviço gratuito de castração de cães e gatos oferecido pela prefeitura de Rio Claro somou de janeiro a maio 1.430 cirurgias. Outros 323 procedimentos deixaram de ser realizados nesse período porque os donos não levaram os animais ao Centro de Controle de Zoonoses conforme o agendamento. As faltas prejudicam e desorganizam o atendimento e, por isso, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a orientação para que as pessoas colaborem e procurem levar seus animais no dia e hora marcados para a castração.

A diferença entre os agendamentos e as castrações realizadas só não é maior por conta dos encaixes feitos pelo Centro de Controle de Zoonoses, mas essa situação não é a ideal. Os donos devem marcar a cirurgia do animal com antecedência ligando para o número 3535-4441 ou 3533-7155, de segunda a sexta-feira das 7 às 16 horas.

Sobre vagas para encaixes, os interessados devem ligar 7h30 às 8 horas para saber se houve desistências. Nildes Ferreira, do Centro de Controle de Zoonoses, explica que os donos que forem tentar um encaixe devem preparar o animal na noite anterior. “O cão ou gato devem ficar sem alimentação a partir das 23 horas, apenas podedrão tomar água”, orienta. “Na manhã seguinte, o dono deve ligar das 7h30 às 8 horas para saber se há condições de encaixe e, em caso positivo, levar o animal até o CCZ ou, do contrário, pode voltar a alimentar o animal”, explica.

O Centro de Controle de Zoonoses fica na rua Alfa, Distrito Industrial, ao lado do canil municipal.