Imprensa Rio Claro SP Criança Ecológica, trilha e museu são destaques na Floresta Estadual de RC | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
sexta-feira, 14 de dezembro de 2018.

Arquivo Mensal

Criança Ecológica, trilha e museu são destaques na Floresta Estadual de RC

     A Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, em Rio Claro, tem várias opções de atividades para o público de Rio Claro e região. No setor de uso público da área verde, um dos destaques é o Programa Criança Ecológica, que acontece no município desde agosto do ano passado e é uma parceria da Secretaria do Meio Ambiente do estado de São Paulo com a prefeitura.
     Voltado ao desenvolvimento da consciência ambiental em crianças de oito a dez anos, a iniciativa envolve atividades em espaço especialmente preparado e conta com a orientação de monitores treinados para atender ao público-alvo. Exibição de filmes e passeio pela Trilha da Saúde, uma das principais da Floresta, integram o programa, que recebe alunos de escolas públicas e particulares a partir de agendamentos feitos pelo site www.criancaecologica.sp.gov.br.
     As visitas acontecem às quartas, quintas e sextas-feiras. Outros públicos além do escolar também podem marcar atividade pelo endereço eletrônico feenarioclaro@yahoo.com.br, ou pelos telefones (19) 3525-7036 ou 3533-8326.
     O diretor do recém-criado departamento municipal de Manejo Florestal, José Luiz Timoni, observa que esse programa é mais um importante elemento para sensibilizar a comunidade sobre a agenda ambiental. “Através das crianças é possível reforçar essas informações aos adultos”, comenta, referindo-se a pais e familiares dos alunos.
    Trilhas
    A Floresta Estadual de Rio Claro também está incluída no programa Trilhas de São Paulo. É uma das 40 que estão espalhadas em 24 Unidades de Conservação paulistas. Nesse programa os interessados adquirem um passaporte que dá acesso às trilhas, que estão divididas em três graus de dificuldade.
     Na floresta rio-clarense a Trilha da Saúde integra o programa com seus 1,2 quilômetros e baixo grau de dificuldade no percurso. As informações sobre a Trilha da Saúde estão disponíveis no site www.trilhasdesaopaulo.sp.gov.br.
     Outras duas trilhas da floresta não fazem parte do programa, mas são bastante percorridas pelos visitantes. São a Trilha dos Nove e a Trilha da Coleção de Eucaliptos.
Museu
     Outro destaque é o Museu do Eucalipto. Fundado em 1916 e dividido em 16 salas, reúne o resultado de 39 anos de pesquisas de Edmundo Navarro de Andrade, fundador do então chamado Horto Florestal que passou, em 2000, a ser denominado Floresta Estadual.
     A Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade fica aberta diariamente de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP