Imprensa Rio Claro SP Agentes Ambientais entregam carta ao prefeito com ideias para o meio ambiente | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
sábado, 17 de novembro de 2018.

Arquivo Mensal

Agentes Ambientais entregam carta ao prefeito com ideias para o meio ambiente

Como parte das ações do projeto Junho Verde Azul, na manhã de sexta-feira (15), trinta e cinco agentes ambientais visitaram o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, em seu gabinete, para entregarem uma carta com ideias relacionadas a questões ambientais no município.

As crianças representaram os 648 alunos de 22 escolas de ensino fundamental da rede municipal pública de ensino que participaram do “Encontro dos Agentes Ambientais Mirins” neste mês, quando, após palestras com temas ambientais, elaboraram propostas incluídas neste documento.

“Agradeço as crianças pela carta, que iremos analisar com carinho. O meio ambiente é uma das preocupações do nosso governo, tanto que no ano passado Rio Claro foi a cidade paulista que mais avançou em todas as diretivas do Programa Município Verde Azul em uma das pré-certificações, e continuamos trabalhando e melhorando, mas para atingirmos os objetivos a colaboração da comunidade é fundamental”, afirma o prefeito Juninho, ressaltando que o município já tem colocado em prática algumas das ideias contidas na carta, como ações de conscientização ambiental nos bairros.

Preocupadas com o futuro do planeta, as crianças demonstram entendimento de que o ponto de partida para mudanças no panorama ambiental acontece com ações na cidade em que moram. E com esse pensamento, pontuaram cerca de 40 ideias que foram inseridas na carta.

“São várias visões, mas com o mesmo objetivo, todos em prol do meio ambiente”, destaca o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira.

“Foi um evento muito importante, principalmente para os agentes ambientais, que puderam discutir assuntos relacionados ao meio ambiente com autoridades do município, o que representou para as crianças uma experiência bastante enriquecedora, em que os alunos foram protagonistas da ação”, complementa o secretário municipal de meio ambiente, Ricardo Gobbi e Silva.

O projeto Junho Verde Azul consiste em 15 atividades realizadas ao longo do mês em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho. A ideia é intensificar ações ambientais através de palestras, plantios, feiras de trocas e outras atividades que contribuam para a construção de propostas com fins ambientais buscando melhor qualidade de vida para todos.

“Parabenizo as crianças pelo envolvimento e preocupação com o meio ambiente. Ações como essa são importantes para o futuro de todos”, observa o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Júlio Lopes.

Também estiveram presentes no evento, a superintendente do Arquivo Público de Rio Claro, Mônica Ferreira, o diretor do Departamento de Planejamento, Paulo César Aparecido Apolari, e o coordenador ambiental da Secretaria da Educação, Edison Norberto Andrade.

O evento é realizado pela prefeitura com apoio da BRK Ambiental, do Grupo Komedi, Unesp (Universidade Estadual Paulista), Shopping Rio Claro, Grupo Palhaços Espaguetes e Covabra Supermercados.

A realização do Junho Verde Azul é mais uma ação que faz parte das diretivas do “Programa Município Verde Azul”, iniciativa do governo estadual que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. As cidades que atingem a pontuação necessária obtêm o certificado e garantem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP