Imprensa Rio Claro SP Prefeito e secretário pedem que pessoas se vacinem contra gripe | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
quarta-feira, 19 de setembro de 2018.

Arquivo Mensal

Prefeito e secretário pedem que pessoas se vacinem contra gripe

O município de Rio Claro está seguindo as determinações do Ministério da Saúde na realização da vacinação contra a gripe. A mais recente orientação foi para vacinar também as pessoas de 50 a 59 anos e as de 5 a 9 anos. “Temos 18 postos de vacinação, mas infelizmente nem todas as pessoas que poderiam tomar a vacina estão tomando”, lamentou o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, durante reunião com o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Montamos toda a estrutura para atender a população, mas infelizmente muita gente dos grupos prioritários não está procurando os postos de vacinação”, comentou Djair.

O secretário e o prefeito fazem um apelo para que as pessoas que estão nos grupos liberados para a vacina pelo Ministério da Saúde compareçam aos locais de vacinação. “Quando a campanha iria ser iniciada fomos à Brasília e pedimos que fossem garantidas doses em quantia suficiente para atender Rio Claro. Fomos atendidos, a Secretaria de Saúde tem vacina para todos dos grupos prioritários. Não há motivo, portanto, para as pessoas não se vacinarem, é um cuidado importante com a saúde”, ressaltou o prefeito Juninho.

Neste ano, a vacina distribuída pelo governo federal protege contra os vírus H1N1, Influenza B e H3N2. Para receber a dose da vacina, as pessoas incluídas nos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde Família (USF). Os horários de vacinação nas USFs são de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 15h30 e de sexta-feira, das 7h30 às 13h30 (USF). Nas UBSs a vacina é aplicada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30.

Além das crianças com idade entre cinco e nove anos e adultos entre 50 e 59 anos, devem ser vacinadas crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mães com até 45 dias após o parto, profissionais da saúde, professores das redes pública e particular de ensino, população indígena, portadores de comorbidades, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, como adolescentes internados em instituições socioeducativas.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP