Imprensa Rio Claro SP Solenidade comemora a Revolução Constitucionalista em Rio Claro | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
quarta-feira, 19 de setembro de 2018.

Arquivo Mensal

Solenidade comemora a Revolução Constitucionalista em Rio Claro

O município de Rio Claro realizou na segunda-feira (9) homenagem aos combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932. O evento foi realizado na entrada do Cemitério Municipal São João Batista, onde está o mausoléu que homenageia Othoniel Marques Teixeira, Benedito Carlos Brunini e Domingos Mazullo, combatentes de Rio Claro que morreram na Revolução de 32.

A solenidade contou com participação de autoridades civis e militares, além de membros da sociedade civil e público em geral. “Esse evento é importante para homenagear nossos heróis revolucionários e também para preservar a história de um capítulo importante da trajetória do Estado de São Paulo e do País”, afirma o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba.

Daniela Ferraz, secretária municipal da Cultura, observou que a coragem e a determinação dos paulistas resultaram numa série de conquistas importantes para o povo brasileiro, como garantia da liberdade plena, voto secreto, voto feminino, eleições livres e a independência dos três poderes.

O deputado estadual Aldo Demarchi foi o orador da cerimônia e destacou a participação de Rio Claro no movimento revolucionário, não somente com força humana, mas também com a construção de carros de combate e material bélico nas oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

“Minhas homenagens a todos aqueles que ergueram bem alto a bandeira de São Paulo, mantendo acesa a chama da democracia. Não é por acaso que o 9 de Julho dá nome à sede da Assembléia Legislativa, local onde tenho a honra de ocupar uma cadeira para representar o povo rio-clarense e, numa escala maior, todos os paulistas”, disse.

A Câmara Municipal foi representada pelo vereador Geraldo Voluntário. “Na Revolução de 1932 o civismo e a cidadania dos rio-clarenses se manifestaram de maneira contundente e que a data merece ser comemorada e perpetuada”, pontuou.

Do evento também participaram Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Tiro de Guerra, Clube 21 Irmãos Amigos, escoteiros, rotarianos, alunos da Banda Sinfônica União dos Artistas Ferroviários e público em geral.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP