Imprensa Rio Claro SP Vigilância Sanitária realiza curso de manipulação de alimentos | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

sábado, 15 de dezembro de 2018.

Vigilância Sanitária realiza curso de manipulação de alimentos

A Fundação de Saúde de Rio Claro, por meio da Vigilância Sanitária (Visa), inicia na segunda-feira (23) curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. As aulas terão início às 13 horas na sala 1 do NAM (Núcleo Administrativo Municipal). Esta é a segunda turma deste ano e terá 60 alunos que se inscreveram no mês de maio.

O curso é direcionado principalmente a trabalhadores que manipulam alimentos em suas atividades, seja no comércio ou na indústria. Os alunos receberão orientações a respeito de prevenção à contaminação alimentar, armazenamento, temperaturas e boas práticas para manipular os alimentos.

A primeira turma, com 50 alunos, fez o curso no final do mês de abril. A atividade tem o apoio do Núcleo de Educação em Saúde, Treinamento e Desenvolvimento (Nestd). “Nessa primeira ocasião, a procura foi grande, por isso decidimos abrir uma nova turma e pretendemos dar continuidade a essa capacitação tão importante e essencial ao comércio e indústria alimentícia em nossa cidade”, comentou Djair Claudio Francisco, secretário municipal de Saúde.

A capacitação será ministrada pelos profissionais da Vigilância Sanitária nos dias 23, 24 e 25 de julho, sempre das 13 às 17 horas no NAM. As chamadas “boas práticas” na alimentação estão definidas em resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa,  que estabelece regulamento técnico englobando procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a adequação de alimentos comercializados  à legislação sanitária.

Mais informações a respeito do curso e possível abertura de novas turmas podem ser obtidas pelo e-mailnes@saude.rc.sp.gov.br ou pelo telefone 3525-6720.