Imprensa Rio Claro SP Prefeitura providencia troca de aparelho de raios–X da UPA do Cervezão | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
sábado, 15 de dezembro de 2018.

Arquivo Mensal

Prefeitura providencia troca de aparelho de raios–X da UPA do Cervezão

O novo aparelho de raios-X, digital e que dispensa o uso de filmes radiológicos, chega à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cervezão na próxima semana. A instalação do novo aparelho será feita tão logo o setor de manutenção da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro faça as adequações elétricas necessárias.  O antigo aparelho foi retirado da UPA do Cervezão para que se iniciem as obras no local.

“Em pouco tempo as pessoas que precisam de um exame de raios-X na UPA do Cervezão não precisarão mais ir até a UPA da Avenida 29. As adequações necessárias serão feitas de forma ágil e rápida para que o novo aparelho possa ser instalado”, disse o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Os recursos que foram destinados à compra desse novo aparelho são parte do repasse de R$ 1 milhão que a Câmara de Vereadores fez para serem aplicados no Programa Mais Saúde, como devolução de seu orçamento à prefeitura no final do ano passado. Um novo aparelho de raios-x digital também está sendo comprado para a UPA da Avenida 29. A aquisição desses aparelhos foi feita a partir de licitação, conforme determina a legislação.

“Trata-se de um aparelho de última geração, cuja operação, além de ser mais eficiente para os diagnósticos será mais econômico e ambientalmente responsável, porque não utiliza mais os filmes, que eram caros e prejudiciais ao meio ambiente”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco.
Os aparelhos existentes nas unidades são antigos e frequentemente necessitam de manutenção. “Já deveriam ter sido trocados há anos”, ressalta Djair. No ano passado, um novo aparelho de raios-x digital foi instalado no Pronto Socorro Municipal Integrado (PSMI). As imagens são geradas em alta resolução na tela de um computador e podem inclusive serem usadas para envio aos especialistas via internet.

Também no setor de urgência e emergência, a Secretaria de Saúde investiu R$ 700 mil no ano passado na aquisição de equipamentos novos e de última geração, como respiradores, desfibriladores, entre outros, em substituição aos aparelhos sucateados existentes.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP