Imprensa Rio Claro SP Vacinas contra o HPV estão disponíveis nos postos de saúde em Rio Claro | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
sábado, 15 de dezembro de 2018.

Arquivo Mensal

Vacinas contra o HPV estão disponíveis nos postos de saúde em Rio Claro

Desde 4 de setembro estão disponíveis nas unidades básicas de saúde e de saúde da família de Rio Claro a vacina contra o vírus HPV (Vírus do Papiloma Humano). De acordo com a determinação do Ministério da Saúde, devem ser vacinadas meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A proteção é feita com a aplicação de duas doses da vacina. A vacina HPV é eficaz e protege contra vários tipos de cânceres em mulheres e homens.  Com o slogan “Não perca a nova temporada de vacinação contra o HPV”, a campanha publicitária envolve várias peças e será veiculada de 04 a 28 de setembro.
De acordo com o Ministério da Saúde, a resposta imunológica à vacina é melhor quando aplicada até os 15 anos de idade.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde de Rio Claro, a vacina contra o HPV faz parte do calendário de rotina disponível nas unidades do SUS (Sistema Único de Saúde).
A vacina HPV previne vários tipos de cânceres contribuindo com a redução da incidência de cânceres nas mulheres e homens. No mundo, dos 2,2 milhões de tumores provocados por vírus e outros agentes infecciosos, 640 mil são causados pelo HPV. A vacina utilizada no país previne 70% cânceres do colo do útero, 90% câncer anal, 70% dos cânceres genitais, 72% dos cânceres de orofaringe e 90% das verrugas genitais. Além disso, as vacinas HPV protegem contra o pré-câncer cervical em mulheres de 15 a 26 anos, associadas ao HPV 16/18. As vacinas são seguras e não aumentam o risco de eventos adversos graves, aborto ou interrupção da gravidez.
A infecção pelo HPV não apresenta sintomas na maioria das pessoas. Em alguns casos, o HPV pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais (visíveis a olho nu), ou apresentar manifestações subclínicas (não visíveis a olho nu).
A diminuição da resistência do organismo pode desencadear a multiplicação do HPV e, consequentemente, provocar o aparecimento de lesões. A maioria das infecções em mulheres (sobretudo em adolescentes) tem resolução espontânea, pelo próprio organismo, em um período aproximado de até 24 meses.
As primeiras manifestações da infecção pelo HPV surgem entre, aproximadamente, 2 a 8 meses, mas pode demorar até 20 anos para aparecer algum sinal da infecção. As manifestações costumam ser mais comuns em gestantes e em pessoas com imunidade baixa.
Os endereços das unidades de saúde em Rio Claro podem ser acessados pelo link www.saude-rioclaro.org.br/enderecos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3532.3793, da Vigilância Epidemiológica.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP