Imprensa Rio Claro SP Rio Claro realiza ações de prevenção contra a febre maculosa | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
terça-feira, 23 de outubro de 2018.

Arquivo Mensal

Rio Claro realiza ações de prevenção contra a febre maculosa

Num trabalho preventivo que vem sendo realizado desde o início do ano, a prefeitura de Rio Claro está desenvolvendo uma série de atividades sobre a febre maculosa. O município não tem nenhum caso registrado da doença e o objetivo das ações é usar a informação como ferramenta de prevenção. “Houve ocorrências e óbitos em cidades próximas e por isso nosso Centro de Controle de Zoonoses está mobilizado”, explica a diretora municipal das Vigilâncias em Saúde, Paula Kannebley.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, tem equipe voltada para ações educativa e de informação que, entre outras atividades, aborda a febre maculosa em palestras e exposições, faz distribuição de material, desenvolve atividades lúdicas em escolas, empresas, projetos sociais, igrejas, entidades filantrópicas e unidades de saúde.

O trabalho é coordenado pela chefe de núcleo de Zoonoses, Solange Mascherpe, e pela agende de endemias Daiana Carolina Joaquim. A estimativa é de que de março a agosto de 2018, as atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde chegaram a um público direto de aproximadamente 13 mil pessoas, o que, na avaliação da coordenação dos trabalhos, representa indiretamente um público aproximado de 60 mil pessoas.

Em várias situações do trabalho cotidiano do CCZ, o município tem aproveitado para fazer a orientação sobre o assunto. Exemplo é a vacinação de cães e gatos contra a raiva na região rural do município. Moradores de sítios, chácaras e fazendas, locais onde é mais comum a presença de carrapatos, receberam orientações sobre febre maculosa pelos agentes de endemias durante a aplicação de vacinas nos animais.

Além disso, profissionais das unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família e as unidades de pronto atendimento estão recebendo reforço nas orientações sobre a prevenção e tratamento da febre maculosa.

Em junho, foram realizadas palestras para policiais ambientais de 46 municípios. Orientações também foram feitas durante as reuniões dos conselhos de segurança e para os bombeiros, entre outros públicos. O CCZ também tem agendamentos para atividades sobre a febre maculosa em sindicatos de produtores rurais, entidades dos cortadores de cana, escoteiros, bandeirantes, sipats de empresas, rede médica particular, concessionárias de rodovias, cooperativas médicas e outras.

Para agendamentos e mais informações, os telefones de contato são 3535-4441 ou 3533-7155.

Febre maculosa

A febre maculosa é uma doença infecciosa febril aguda, de gravidade variável, cuja apresentação clínica pode variar desde as formas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. É causada por uma bactéria do gênero Rickettsia (Rickettsia rickettsii), transmitida por carrapatos. O diagnóstico e tratamento precoce são essenciais.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP