Imprensa Rio Claro SP Rio Claro inicia Outubro Rosa com fila de mamografia zerada | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
terça-feira, 23 de outubro de 2018.

Arquivo Mensal

Rio Claro inicia Outubro Rosa com fila de mamografia zerada

Outubro é marcado como o mês da prevenção ao câncer de mama, o chamado “Outubro Rosa”. Em Rio Claro, de janeiro de 2017 a setembro de 2018 mais de 9 mil mulheres realizaram mamografia, o que zerou a fila do SUS (Sistema Único de Saúde) para esses exames.  Desde então a realização dos exames é feita com espera de apenas alguns dias e, quando necessário, em até três semanas a mulher já está iniciando o tratamento da doença.

Com o trabalho do Espaço Mais Saúde, do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e da Santa Casa, 4.023 exames foram feitos em 2017 e mais 5.539 em 2018, totalizando 9.562 mamografias realizadas no período. A central de regulação do SUS (Sistema Único de Saúde) em Rio Claro registrou também entre janeiro de 2017 e setembro de 2018 um total de 1.656 ausências, isto é, de pacientes que não compareceram ao exame na data e hora marcadas.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, parabenizou os profissionais envolvidos na realização dos exames. “Estamos dando um exemplo para o Brasil, iniciando esse mês de outubro com a fila zerada. Importante que as mulheres façam esse exame, de maneira rápida e gratuita”, disse o prefeito.

“Logo no dia 1º de janeiro de 2017, início da gestão do prefeito Juninho, encontramos uma fila de 2.498 pacientes à espera por um exame de mamografia. E graças ao trabalho das carretas da Saúde, do AME e da Santa Casa, foi possível alcançar a humanização e o respeito à usuária do SUS”, afirmou Eleny Freitas Almeida, diretora da gestão SUS em Rio Claro.

No Espaço Mais Saúde, após a realização das mamografias, os filmes radiográficos são encaminhados a especialista e os resultados, que saem em até 20 dias, são encaminhados ao Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead). Os casos com resultado positivo são imediatamente encaminhados para tratamento.

“Temos a clareza da importância que foi a implantação do Espaço Mais Saúde, que veio na direção da atenção e cuidado à saúde da mulher”, acrescentou o secretário municipal de Saúde Djair Claudio Francisco.

O exame de mamografia deve ser feito anualmente por todas as mulheres acima de 50 anos de idade. Para as mais jovens, quando há indicação médica. Para ter acesso ao exame na rede pública, as mulheres devem procurar a unidade de saúde mais próxima de suas casas.

Segundo o especialista em mastologia, o médico Daniel Buttros, Rio Claro dá o exemplo na prevenção ao câncer de mama. “É uma doença que tem tratamento e cura e tudo depende do tempo em que se faz o diagnóstico. Quanto menor o nódulo, mais fácil de tratar. E a mamografia é o melhor exame para isso. Hoje entre fazer o exame de mamografia e iniciar o tratamento na oncologia não passa de três semanas”, completa o médico.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP