Imprensa Rio Claro SP Palestra e material informativo na abertura do Outubro Rosa | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
terça-feira, 23 de outubro de 2018.

Arquivo Mensal

Palestra e material informativo na abertura do Outubro Rosa

O “Outubro Rosa”, campanha nacional de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, terá início em Rio Claro a partir desta segunda-feira (8). Das 9 horas ao meio-dia, equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão no Jardim Público, no Centro, orientando e distribuindo material informativo às mulheres.

Na quarta-feira (10), será realizada a palestra “Câncer de Mama – Seja Sua Própria Heroína”, com Regina Miqueloto e Mayeme Fernanda Rodrigues. Regina é vice-presidente do Rotary Club Alvorada e Voluntária na Rede Rio-clarense de combate ao Câncer Carmem Prudente, e Mayeme é aluna de fisioterapia da faculdade Asser e paciente.

A palestra será às 14 horas no auditório do Senac, na Avenida 2, 720, no Centro.

O evento conta com a organização da Prefeitura de Rio Claro, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Cultura, e da Câmara Municipal e apoio da Faculdade Asser e Senac.

Nessa quinta-feira a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, anunciou que a fila de espera para exames de mamografia foi zerada no município. Trata-se de um dos exames preventivos mais importantes no combater ao câncer de mama, pois permite o diagnóstico precoce da doença e, assim o seu tratamento.

Em Rio Claro, de janeiro de 2017 a setembro de 2018, mais de nove mil mulheres realizaram mamografia, o que zerou a fila do SUS (Sistema Único de Saúde) para esses exames.  Desde então a realização dos exames é feita com espera de apenas alguns dias e, quando necessário, em até três semanas a mulher já está iniciando o tratamento da doença. Para realizar este exame, basta a mulher procurar a unidade de saúde mais próxima.

O exame de mamografia deve ser feito anualmente por todas as mulheres acima de 50 anos de idade. Para as mais jovens, quando há indicação médica. Para ter acesso ao exame na rede pública, as mulheres devem procurar a unidade de saúde mais próxima de suas casas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3522.3600.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP