Imprensa Rio Claro SP Quase duas toneladas de criadouros do Aedes no Santa Elisa | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
terça-feira, 23 de outubro de 2018.

Arquivo Mensal

Quase duas toneladas de criadouros do Aedes no Santa Elisa

Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde de Rio Claro, retiraram um total de 1,8 tonelada de entulhos, restos de construção e móveis, pneus velhos, entre outros itens, durante mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti realizado sábado (6). Os 23 agentes que percorreram o bairro Santa Elisa fizeram visitas casa a casa para orientar os moradores e retirar os potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

A operação contou com o apoio de equipe da Secretaria do Meio Ambiente, com o caminhão Cata-Bagulho, na recolha do material e transporte até o aterro sanitário do município. Outros itens foram levados de camionete para o Ecoponto do Jardim Figueira. O mutirão foi realizado das 7 às 13 horas no sábado.

A secretaria municipal de Saúde faz um alerta à população para que, com o início da primavera, com calor característico da época e maior abundância de chuvas, as chances de procriação do mosquito são maiores. Por isso, conforme determinação do Ministério da Saúde em todo o País, os mutirões devem ser retomados. Em Rio Claro, normalmente essas ações ocorrerão todos os sábados até dezembro e toda a cidade, com retorno dos agentes durante os dias úteis para visitas aos imóveis que não puderam vistoriar aos sábados.

Também ressalta a importância de todos fazerem a sua parte no combate ao mosquito. Entre as principais recomendações estão manter bem tampados caixas, tonéis e barris de água; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada; não jogar lixo em terrenos baldios. Garrafas de vidro ou plástico, se guardadas, devem ser mantidas sempre com a boca para baixo, e não se deve deixar a água da chuva acumular sobre as lajes ou em calhas entupidas. Os pratinhos ou vasos de plantas devem ser preenchidos com areia até a borda e, em casos de armazenamento de pneus velhos em casa, toda a água deve ser retirada e os pneus mantidos em locais cobertos, protegidos da chuva. Frequentemente é necessário limpar as calhas, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água e os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana, devem ser lavados com água e sabão.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP