Imprensa Rio Claro SP Acolhimento e humanização são temas de curso para servidores da saúde | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
sábado, 15 de dezembro de 2018.

Arquivo Mensal

Acolhimento e humanização são temas de curso para servidores da saúde

Além dos investimentos da prefeitura na ampliação do atendimento na rede de Atenção Básica, com a inauguração de três novas Unidades de Saúde da Família e o Espaço Mais Saúde, a Secretaria Municipal de Rio Claro também investe na capacitação e treinamento de seus colaboradores.

Numa parceria com a Faculdade Asser, a pasta desenvolveu curso para capacitar e atualizar gestores quanto às práticas de humanização a serem adotadas com as equipes de trabalho. Participam do primeiro módulo todos os gerentes, chefes de núcleo, assessores técnicos, coordenadores de unidade e demais servidores que exercem posição de liderança e coordenação nas unidades de saúde.

Não há custos aos cofres públicos, pois esse modelo de auxílio à gestão municipal é uma das contrapartidas que a Faculdade Asser mantém com a Secretaria Municipal de Saúde para a manutenção de campos de estágio e outros serviços organizados entre as duas entidades.

“Desde o início de nossa gestão entendemos que a boa qualidade no atendimento à população só é possível com humanização”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Na saúde, a humanização e o acolhimento são ainda mais essenciais, pois o afeto e a proximidade ajudam a diminuir o sofrimento, e isso é fundamental no processo de cura”.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, qualificar a mão de obra na área da saúde é uma das premissas da atual gestão, que inclusive incentiva a realização de cursos e outras iniciativas educativas por meio do Núcleo de Educação em Saúde, Treinamento e Desenvolvimento, NESTD. “O servidor da Saúde deve sempre estar ciente de sua vocação, que é acolher e prestar os cuidados necessários para amenizar o sofrimento das pessoas”, destaca.

Por meio desse projeto, mensalmente os servidores farão imersão de meio período em torno de temáticas pertinentes acerca da humanização no atendimento e também da tratativa com suas equipes.

“Desde o início de 2017 já contribuímos para que mais de mil servidores participassem em cursos e palestras, que já somam mais de três mil ações em educação continuada”, destaca o diretor de Gestão de Pessoas da Saúde, Alexandre Luiz Fernandes. “Além disso, fomos contemplados recentemente com mais R$ 14 mil oriundos do Ministério da Saúde para práticas de Educação Permanente em Saúde nas Unidades Básicas de Saúde”, informa. De acordo com Fernandes, a capacitação é centrada inicialmente nos gestores e gradativamente é ampliada para que os demais servidores tenham opções gratuitas de ampliar conhecimento. “Sabemos que o conhecimento é transformador e queremos oferecer essa ferramenta a todos”, finaliza Fernandes.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP