Imprensa Rio Claro SP Apicultores pleiteiam área para construir Casa do Mel | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
quinta-feira, 15 de novembro de 2018.

Arquivo Mensal

Apicultores pleiteiam área para construir Casa do Mel

Um grupo de pequenos apicultores de Rio Claro pleiteia uma área institucional do município para criar a Casa do Mel. O assunto foi discutido em reunião realizada na quarta-feira (17) no paço municipal. A Casa do Mel seria um espaço destinado para centrifugação do mel, ou seja, a extração do produto dos favos por meio de centrífuga. O procedimento facilita a comercialização do produto, já que a extração mecânica cumpre as exigências sanitárias.

A criação da Casa do Mel é um projeto da Apirc (Associação dos Pequenos Apicultores de Rio Claro e Região), que hoje possui cerca de 30 associados. Juntos, eles produzem entre 250 e 300 toneladas de mel por ano. A maioria trabalha de forma artesanal e a Casa do Mel poderia alterar essa realidade, agregando valor de mercado ao produto.

“A implantação desse espaço vai proporcionar melhores condições para produção e comercialização do mel produzido pelos apicultores. Poderemos vender o produto diretamente sem a participação dos atravessadores”, explica o apicultor Antonio Marin Viscainho.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, lembra que Rio Claro é um celeiro da apicultura que exporta mel para o mundo e essa atividade precisa ser valorizada. Ele orientou os apicultores a buscarem uma área propícia para o projeto. “Vamos discutir juntos e tentar encontrar uma solução”, afirma.

Desde o início dessa gestão, a prefeitura vem apoiando o trabalho dos apicultores, através da Secretaria Municipal da Agricultura, Silvicultura, Abastecimento e Manutenção. “Montamos uma sala para envasamento do mel dentro da secretaria que foi colocada à disposição dos apicultores”, informa o secretário de Agricultura, Emilio Cerri. A preparação da sala foi realizada com recursos da secretaria.

A reunião no paço municipal foi agendada pelo vereador Júlio Lopes que se dispôs a buscar recursos federais, via emenda parlamentar, para ajudar na viabilização da Casa do Mel.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP