Imprensa Rio Claro SP Ativação de equipamentos aumenta produção de agricultores familiares | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
quinta-feira, 15 de novembro de 2018.

Arquivo Mensal

Ativação de equipamentos aumenta produção de agricultores familiares

Verduras, legumes e frutas poderão ser processados e embalados a vácuo.

A prefeitura de Rio Claro está incentivando a agricultura familiar. Equipamentos que estavam inativos foram colocados em funcionamento para uso da Cooperativa de Agricultores Familiares de Rio Claro e Região (CAF) e serão oficialmente cedidos pela prefeitura à cooperativa. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (29) durante visita à sede da CAF, que fornece alimentos para a merenda escolar.

A linha é composta por lavadora, picadeira e centrífuga, que processam os alimentos que poderão ser comercializados a vácuo e não somente in natura. As máquinas lavam, descascam, picam, centrifugam e embalam a vácuo verduras, legumes e frutas.  “Esses equipamentos são de grande ajuda para que possamos escoar a produção”, explica a presidente da cooperativa, Andreza Marra.

De acordo com ela, os equipamentos estavam parados há cinco anos por falta de incentivo. “Precisávamos ter um local adequado para processar os alimentos e regularizar a documentação e agora conseguimos com o apoio da prefeitura”, afirma Andreza. A sala de processamento funciona na sede da CAF em espaço cedido pela Secretaria Municipal da Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção. “Vamos ceder o uso do equipamento à cooperativa por meio de decreto que está sendo elaborado”, explica o secretário dos Negócios Jurídicos, Rodrigo Ragghiante.

A cooperativa tem 120 cooperados. A sala de processamento funciona duas vezes por semana, às terças-feiras e sábados. Para o ano que vem, a expectativa é manter o equipamento funcionando de segunda a sábado, o que vai aumentar a produção semanal que hoje gira em torno de oito toneladas de verduras, legumes e frutas. “Nosso objetivo é apoiar o pequeno agricultor e oferecer condições para que ele possa ampliar e comercializar sua produção”, informa o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

O secretário de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, Emilio Cerri, destaca o ganho para os agricultores e o setor de merenda escolar. “Os alimentos a vácuo têm durabilidade maior, de até uma semana. Além disso, eles são fornecidos limpos e prontos para o consumo, agilizando o preparo nas cozinhas das escolas”, destaca.

Também participaram da visita o médico veterinário Felipe Tauk, diretor do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e Marta Maria Litoldo, diretora de Agronegócios da Secretaria da Agricultura.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP