Imprensa Rio Claro SP Servidores da Saúde falam sobre prevenção à hanseníase a alunos de enfermagem | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
quinta-feira, 15 de novembro de 2018.

Arquivo Mensal

Servidores da Saúde falam sobre prevenção à hanseníase a alunos de enfermagem

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro participa desde o dia 15 de outubro da Campanha Estadual de Combate à Hanseníase. Entre as atividades desenvolvidas o Núcleo de Educação em Saúde, Treinamento e Desenvolvimento (Nestd) realizou nessa segunda-feira (29) uma rodada de palestras na Faculdade Anhanguera a 72 alunos dos cursos de enfermagem das escolas Bayeux e Senac e da faculdade também.

Os profissionais da vigilância epidemiológica e do Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead) puderam levar informações com o tema: Hanseníase – uma doença silenciosa.

Durante as palestras, foram abordados conceitos sobre o que é a hanseníase, sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento e sequelas a fim de detectar e tratar precocemente.

Os alunos também puderam conhecer os dados epidemiológicos da hanseníase no mundo, no Brasil, no estado e no município de Rio Claro, despertando nos mesmos a importância da busca ativa e encaminhamento para tratamento precoce a fim de romper a cadeia de transmissão e evitar sequelas que podem ocorrer pela falta de informações ou concepções errôneas que geram estigmas e discriminação.

A hanseníase ainda é um importante problema de saúde pública; somente no Brasil são diagnosticados mais de trinta mil novos casos de hanseníase por ano. Em Rio Claro, nove pacientes estão em tratamento.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP