Imprensa Rio Claro SP Rio Claro ganha prêmio estadual com Horta Solidária | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
quinta-feira, 15 de novembro de 2018.

Arquivo Mensal

Rio Claro ganha prêmio estadual com Horta Solidária

A iniciativa da prefeitura de Rio Claro em transformar uma área de lixo e insegurança em espaço de produção de alimentos e geração de emprego foi contemplada com o Prêmio “Josué de Castro de Combate à fome e à desnutrição”, concedido pelo governo estadual a iniciativas que promovam a segurança alimentar. O município conseguiu o segundo lugar na premiação com a apresentação do projeto Horta Solidária, implantado no ano passado, logo no início da atual administração.

“Vimos naquele espaço, que não tinha nenhuma utilidade e era motivo de constantes reclamações, a oportunidade para produzirmos alimentos para quem mais precisa. O maior prêmio é poder colocar o projeto à disposição de outros municípios para que mais pessoas sejam atendidas”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que esteve em São Paulo na terça-feira (30) participando da cerimônia de entrega do prêmio. “Este é um projeto que tem sido referência para outras cidades e agora recebemos mais este reconhecimento”, finaliza Juninho.

O município foi premiado na categoria “programa ou projeto de política pública desenvolvido por órgãos públicos do Estado de São Paulo, municipais ou estaduais”. “Trabalhamos para proporcionar às pessoas menos favorecidas uma alimentação de qualidade e os nossos projetos, inclusive a Horta Solidária, estão alinhados a essa proposta, já que toda a sua produção é direcionada, por meio do Banco de Alimentos, a pessoas que precisam deste atendimento”, observa Érica Belomi, secretária do Desenvolvimento Social.

Além de auxiliar na alimentação de quem mais precisa, levando itens de qualidade à mesa das pessoas, a Horta Solidária se destaca por seu papel de transformar vidas, dando oportunidade de emprego e capacitação profissional a pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social, através do programa Nova Vida. O programa já atende cerca de 250 bolsistas. “Com a Horta Solidária atuamos em diferentes áreas sociais, beneficiando centenas de pessoas”, observa Daniel Bastos Buchdid, diretor do Departamento de Gestão de Programas Complementares.

“Esse reconhecimento nos motiva ainda mais a continuar trabalhando, com dedicação e empenho, em favor da comunidade”, afirma Larissa Baungartner Zeminian, gerente de Segurança Alimentar e Nutricional.

Para a implantação da Horta Solidária, o terreno foi limpo, recebeu alambrado, calçadas, sistema de irrigação e toda a infraestrutura básica necessária. No início foram criados doze canteiros para a produção de verduras e hortaliças e aos poucos a estrutura foi ampliada, chegando a 50 canteiros, com produção que hoje ultrapassa uma tonelada por mês.  O local conta também com espaço especial para crianças fazerem o plantio e colheita de alimentos, sendo a horta aliada na abordagem educativa.

O prêmio “Josué de Castro de Combate à fome e à desnutrição” é uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Na categoria em que Rio Claro ficou com a segunda posição a vencedora foi Botucatu, com o projeto “Agricultura Urbana”. A terceira colocação foi para Lins com o “Projeto Horta nas Escolas”. A Secretaria do Desenvolvimento Social de Rio Claro cadastrou, ainda, outro projeto intitulado “Planejamento das Ações de Educação Alimentar e Nutricional no Município de Rio Claro/SP”, que foi classificado em 13º lugar.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP