Imprensa Rio Claro SP Quintetos de Quinta abre exposição de concurso fotográfico | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

quinta-feira, 15 de novembro de 2018.

Quintetos de Quinta abre exposição de concurso fotográfico

“Sombra Tocante”. Foto de Marcos A. Fegadolli. 2013. Imagem do acervo do Arquivo Público

Rio Claro realiza nesta quinta-feira (8) mais uma edição do Quintetos de Quinta com apresentação da Banda União dos Artistas Ferroviários a partir das 19h30 no Casarão da Cultura. A apresentação musical marcará a abertura da exposição e premiação da 10ª edição do concurso fotográfico “Rio Claro Revela sua História”, promovido pelo Arquivo Público e Histórico “Oscar de Arruda Penteado” com apoio da Secretaria Municipal da Cultura. A entrada é gratuita. “A comunidade poderá ouvir boa música e apreciar a fotografia como obra de arte”, convida a secretária da Cultura, Daniela Ferraz.

A edição deste ano tem como tema “Cartões Postais: um olhar atual sobre Rio Claro”. Os três primeiros colocados no concurso fotográfico vão receber prêmio em dinheiro: R$ 687,89 para o primeiro lugar, R$ 412,73 para o segundo e R$ 268,35 para o terceiro. Também serão concedidas menções honrosas a critério dos jurados. As fotos inscritas vão fazer parte do acervo do Arquivo Público e ficarão disponíveis para usos diversos, preservando os créditos da autoria.

“O concurso visa ampliar o acervo iconográfico do Arquivo Público, incorporando em suas coleções os registros fotográficos diferenciados de nossa cidade”, explica a superintendente da autarquia, Monica Frandi Ferreira. De acordo com ela, a realização do concurso incentiva uma maior relação dos munícipes com os espaços urbanos de Rio Claro e também proporciona olhares dos monumentos históricos a partir de novos ângulos.

As fotografias premiadas e as selecionadas serão expostas no Casarão da Cultura, com visitações de 9 a 30 de novembro. O público poderá conferir as obras de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O Casarão da Cultura fica na Avenida 3 esquina com a Rua 7, número 568, Centro.

“Balança”. Foto de Marcelo Cerri Rodini. 2011. Imagem do acervo do Arquivo Público

Também no evento desta quinta-feira (8) será realizado o lançamento do Calendário do Arquivo 2019, disponível para venda na sede da autarquia (Rua 6, 3265, Alto do Santana), no paço municipal e na banca da matriz, pelo valor de R$ 5,00 cada. Durante a premiação do concurso fotográfico, os interessados poderão adquirir pranchas de desenhos de prédios históricos de Rio Claro, confeccionadas a bico de pena pelo artista Percy de Oliveira.