Imprensa Rio Claro SP Prefeitura recupera área de preservação no Jardim São Paulo | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
terça-feira, 11 de dezembro de 2018.

Arquivo Mensal

Prefeitura recupera área de preservação no Jardim São Paulo

O trabalho da prefeitura em recuperar Áreas de Preservação Permanente (APPs), nascentes e mananciais prossegue no município. Desta vez, a recuperação está sendo realizada no bairro Jardim São Paulo, local que dispõe de nascente e córrego.

A Secretaria Municipal da Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção contou com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro para fazer, na quarta-feira (14), a roçada da área e iniciar o plantio de 100 mudas nativas e frutíferas em ação que faz parte do “Projeto Nascentes”, cujo objetivo é recuperar e ampliar a proteção e conservação dos recursos hídricos em nascentes do município.

“É um trabalho de extrema importância para proteção de APPs, realizado a partir de ações que visam a recuperação dessas áreas”, afirma Emilio Cerri, secretário municipal da Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, que acompanhou ação durante a manhã de quarta-feira. “Em setembro realizamos a limpeza da área, que agora recebe o plantio das mudas”, acrescenta Emílio.

Para a realização dos plantios, o Daae forneceu a mão de obra, a irrigação com caminhão pipa e as mudas, provenientes do viveiro da autarquia. Atualmente, há cerca de três mil mudas no viveiro e até o momento foram doadas aproximadamente 2.500 mudas de árvores nativas e frutíferas para plantio em Áreas de Preservação Permanente e também chácaras, sítios e fazendas no entorno de cursos d’água e nascentes para proteger os recursos hídricos contra erosão e assoreamento.

“A administração municipal vem dedicando atenção especial às questões ambientais e esse é um trabalho essencial para a proteção do meio ambiente e recursos hídricos”, comenta Paulo Roberto Bortolotti, superintendente do Daae, ressaltando que a autarquia tem realizado neste ano ações do “Projeto Nascentes” em 10 nascentes no município, sendo cinco em áreas próximas ao Rio Corumbataí e cinco próximas do Ribeirão Claro.

Essa ação também faz parte da diretiva “Gestão das Águas”, do Programa Município Verde Azul do governo estadual, que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios.

“Além de ações de recuperação e preservação, também fazemos diversos trabalhos voltados à educação e conscientização ambiental, que consideramos um dos pilares dos cuidados necessários ao meio ambiente”, pontua Ricardo Gobbi, secretário do Meio Ambiente.

Os trabalhos no Jardim São Paulo foram supervisionados pelo gerente de preservação do Meio Ambiente do Daae, José Crespo Filho; pelo diretor municipal de Manutenção e Conservação, Tadeu Olivetti; e pelo diretor municipal de Silvicultura, Sérgio Litholdo.

Além da recuperação das nascentes, o Daae também faz visitas monitoras de estudantes em duas delas. Desde o ano passado no bairro Vila Cristina, onde está a nascente modelo e outra, desde o começo de novembro desse ano, no bairro Diario Ville.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP