Imprensa Rio Claro SP Em 13 dias, novo aparelho de raios-x da UPA do Cervezão já realizou mais de 650 exames | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
terça-feira, 11 de dezembro de 2018.

Arquivo Mensal

Em 13 dias, novo aparelho de raios-x da UPA do Cervezão já realizou mais de 650 exames

Equipamento digital de última geração proporciona imagens mais nítidas para diagnósticos mais precisos.

Desde que entrou em operação, no dia 13 de novembro na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Cervezão, o novo aparelho digital de raios-x já realizou um total de 668 exames. O número corresponde aos primeiros 13 dias de atividade do novo equipamento, isto é, entre 13 e 26 de novembro. O novo raio-x para a UPA do Cervezão foi  adquirido pela prefeitura, via Secretaria Municipal de Saúde, em substituição ao antigo.

“O grande volume de exames realizados exigia equipamentos novos. Preocupados com isso, nos empenhamos na aquisição desse aparelho bem como o do PSMI (Pronto Socorro Municipal Integrado), primeiro a entrar em operação e o da UPA da Avenida 29, que já está em fase de instalação”, comentou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

No primeiro dia de funcionamento do novo raio-x, Jéssica Fernanda Camargo precisou levar seu filho à UPA do Cervezão e a criança precisou passar pelo exame. “Ele foi muito bem atendido, com a médica a todo momento conversando com a gente e monitorando. O exame de raio-x foi bem rápido e prático. Gostei muito”, disse Jéssica.

Os novos aparelhos dispensam o uso de filmes radiológicos, uma vez que suas imagens são geradas digitalmente em alta resolução na tela de um computador e podem, inclusive, serem usadas para envio aos especialistas via internet, tornando o processo mais rápido e mais preciso.

Para a instalação do equipamento foi necessário refazer todo o sistema elétrico, que não comportava o aparelho. A sala onde foi instalado o aparelho também foi reformada.

“Vale lembrar que o aparelho antigo sempre quebrava, pois além de velho, estava instalado de maneira inadequada. Para o novo aparelho de raios-x fizemos toda a adequação necessária, para que as manutenções sejam mínimas e que possa atender à população adequadamente. E esses primeiros dias de funcionamento demonstram isso”, comentou o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco.

Os recursos destinados à compra dos novos equipamentos de raios-x são parte do R$ 1 milhão que a Câmara de Vereadores devolveu à prefeitura, para ser aplicado no programa Mais Saúde.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP