Imprensa Rio Claro SP Prefeitura intensifica orientação sobre escorpiões | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
terça-feira, 11 de dezembro de 2018.

Arquivo Mensal

Prefeitura intensifica orientação sobre escorpiões

A prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria de Saúde, está intensificando orientações em vários bairros sobre escorpiões. O Centro de Controle de Zoonoses está redobrando a atenção sobre o assunto e realizando ações educativas, divulgando maneiras de dificultar o acesso dos escorpiões aos imóveis.

Segundo a bióloga Milene Weissmann, é necessário fechar os ralos internos das residências durante o período noturno e colocar tela nos ralos externos. Escorpiões podem ter acesso às casas por meio das tubulações de esgoto e de água das chuvas. O espaço por onde passa a mangueira de escoamento da água da máquina de lavar também precisa estar completamente vedado.

Nas frestas das portas que dão acesso às áreas externas é aconselhável colocar pano molhado à noite, uma vez que escorpiões têm hábitos noturnos e preferem a umidade. A tendência é que eles parem no pano úmido e não entrem na residência.

A bióloga lembra ainda que a fiação elétrica também pode servir de passagem para os escorpiões, portanto, não devem ficar expostas. Outro cuidado importante é sempre verificar se não há nenhum escorpião escondido em botas, tênis e sapatos fechados. Muitos dos acidentes acontecem quando as pessoas colocam o calçado. O mesmo cuidado serve para as roupas.

Além desses cuidados, é importante manter o lixo doméstico fechado e não deixar acumular nos quintais entulho ou qualquer outro material que possa servir de abrigo para os escorpiões.

Em casos de picada de escorpião, a orientação é para que a pessoa seja levada rapidamente a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA, que tem unidades no Cervezão e no Bairro do Estádio) ou hospital particular, se a vítima preferir. Após  observação, nos casos considerados leves o paciente é liberado. Se houver sinal de gravidade a pessoa será encaminhada até o PSMI, onde será administrado o soro antiescorpiônico e adotadas outras medidas necessárias.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP