Imprensa Rio Claro SP Representantes do MEC fazem visita técnica a curso de medicina em Rio Claro | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
terça-feira, 11 de dezembro de 2018.

Arquivo Mensal

Representantes do MEC fazem visita técnica a curso de medicina em Rio Claro

Representantes do Ministério da Educação estiveram em Rio Claro na manhã dessa segunda-feira (3) para a visita anual de caráter técnico ao curso de medicina do Claretiano Faculdade.

Durante encontro no Paço Municipal, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, e o secretário de Saúde Djair Francisco detalharam os avanços na relação entre a saúde municipal e faculdade de medicina, sobretudo no que diz respeito à atuação dos alunos de medicina na rede municipal de atenção básica.

“Hoje Rio Claro conta com investimentos em saúde pública que ultrapassam os 30% da arrecadação municipal, demonstrando nosso compromisso em melhorar o atendimento na atenção básica e na urgência e emergência. Investimos em todos os setores. E essa parceria com o Claretiano Faculdade foi essencial neste ano. Esperamos avançar ainda mais”, disse Juninho.

“Nesse primeiro ano de implantação do curso de medicina em Rio Claro, a presença do Claretiano foi extremamente importante, seja no dia a dia das unidades na interação com nossos servidores até mesmo no acolhimento aos pacientes, com humanização e carinho”, acrescentou Djair.

A visita de técnicos do MEC, além de fazer parte do cronograma anual já estabelecido a partir criação do curso de medicina em Rio Claro, visa também dar encaminhamento que podem resultar na ampliação das vagas no curso, conforme salientou o médico Jair Vergínio, coordenador do curso. “Nossos alunos desde o início têm formação prática feita nas unidades de saúde do município e também no Cead (Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico)”, ressaltou Jair.

Também presente à reunião, o médico Glaucos Parallupi, diretor do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), de Rio Claro.

O padre Luiz Botteon, diretor geral do Claretiano Faculdade, salientou a força e a importância da parceria com o município por meio da Secretaria de Saúde. “Além de toda a formação acadêmica, os futuros médicos formados no Claretiano têm uma formação humana, com foco prático no acolhimento dos pacientes. E essa prática é exercida nas unidades de saúde do município”, ressaltou Botteon.

As aulas tiveram início em 18 de fevereiro deste ano. No total são oferecidas 60 vagas, sendo 11 delas destinadas a candidatos do Prouni (Programa Universidade para Todos).



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP