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quinta-feira, 24 de janeiro de 2019.

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Mais de 200 atendimentos nos três primeiros meses do Núcleo de Orientação ao Idoso

Com o propósito de orientar os idosos e auxiliá-los no uso de serviços públicos, a prefeitura implantou o Núcleo de Orientação ao Idoso de Rio Claro. Em 90 dias de funcionamento, desde sua inauguração, em outubro, mais de 200 pessoas foram atendidas e receberam as orientações e encaminhamentos necessários.

“Ninguém saiu do atendimento sem resposta, o que nos mostra a importância do trabalho e os bons resultados que estão sendo colhidos”, frisa Paula Silveira Costa, presidente do escort malatya Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro. “Mais do que realizar atendimentos, no núcleo construímos uma rede de amizade”, observa Paula.

“Temos que tratar com carinho e bem acolher quem sempre cuidou da gente e para isso o núcleo foi criado, para que os idosos tenham um local de referência onde possam buscar ajuda sempre que precisar”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

No final do ano passado o senhor Aleardo José Martins teve um problema de saúde e acionou o Núcleo de Orientação ao Idoso. “Foram oito dias de internação em que recebi todo o apoio e orientações de que precisava, o que me deu muito mais segurança enquanto aguardava pelos exames necessários”, destaca Aleardo.

Dona Cícera Aparecida Magnusson Secaten procurou o serviço para conseguir uma orientação simples, sobre boleto judicial, mas encontrou muito mais do que isso. “O atendimento foi excelente, me senti acolhida e fiz amigos”, observa Cícera, acrescentando que volta e meia passa pelo local para cumprimentar e tomar um café com quem a recebeu tão bem. “Já sei onde procurar quando precisar de informações sobre meus direitos”, finaliza.

O atendimento recebido também deixou o senhor Silvio Campos Reis bastante satisfeito. “Fiquei sabendo do serviço realizado e, diante da necessidade, vim buscar orientação e saio com as informações de que precisava”, enfatiza.

Nestes três meses de funcionamento, foram atendidos no Núcleo pessoas de 60 a 80 anos, na maioria mulheres. “A maior parte dos idosos procura informações sobre os serviços disponíveis no município”, observa Néia Magalhães, assessora de Políticas Públicas para os Idosos. Há ainda os casos mais graves, envolvendo denúncias de maus tratos e violência doméstica. Todas as secretarias municipais estão integradas ao serviço e a equipe do núcleo mantém contato com quem é atendido e acompanha todos os casos para saber do direcionamento dado. “Os resultados que alcançamos desde a implantação do núcleo superaram as nossas expectativas e nos deixa muito satisfeitos”, acrescenta Néia.

O Núcleo de Orientação ao Idoso reúne todas as informações sobre os serviços e políticas públicas disponíveis para as pessoas com mais de 60 anos de idade. No local, os idosos podem obter orientações sobre direitos e deveres, funcionamento dos serviços públicos e sobre a legislação que protege os direitos da pessoa idosa. Também podem fazer cadastro em grupos de terceira idade e receber informações para a solicitação de carteira de transporte interestadual. O núcleo faz ainda encaminhamentos das denúncias de casos de violência e situações de risco e, se necessário, para as áreas psicológica, social e jurídica. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas, no paço municipal próximo à entrada da Avenida 3. O telefone é 3526-7144.



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