Imprensa Rio Claro SP Janeiro Branco destaca a importância de cuidar da saúde mental e emocional | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
quinta-feira, 24 de janeiro de 2019.

Arquivo Mensal

Janeiro Branco destaca a importância de cuidar da saúde mental e emocional

A prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste mês a Campanha Janeiro Branco. Este é o segundo ano que o município participa da mobilização nacional que visa conscientizar a população sobre a importância de adotar hábitos saudáveis para manter a saúde do corpo e da mente. Quem passou pelo Jardim Público na manhã desta terça-feira (8) pôde obter mais informações sobre o assunto.

Atividade foi realizada na praça com distribuição de folders e participação de equipes dos três Centros de Atenção Psicossocial (Caps), do Centro de Referência da Infância escort sivas e Adolescência de Rio Claro (Criari), de unidades de saúde, do grupo “Loucos por Pão” e das aulas de Lian Gong. “Esse evento tem como objetivo chamar atenção para o tema e divulgar os grupos comunitários de saúde que se reúnem semanalmente para discutir e refletir sobre o assunto”, explica o secretário interino de Saúde, Ricardo Naitzke.

O Grupo Comunitário de Saúde é uma modalidade de promoção e cuidado em saúde mental que vendo sendo realizada nos territórios de abrangência das unidades de saúde. O grupo é organizado pelo Programa Municipal de Saúde Mental com participação de profissionais da Atenção Básica do município. São nove locais de encontros com participação aberta a todas as pessoas interessadas e não somente àquelas que sofrem algum distúrbio mental ou emocional. “O grupo é aberto a toda pessoa interessada em cultivar experiências de vida e disponível ao encontro humano. Todos podem se tornar protagonistas do cuidado oferecendo a própria experiência de vida”, informa a psiquiatra Ana Carolina Oda Nevoeiro, gerente do programa de Saúde Mental.

As reuniões ocorrem semanalmente às quartas-feiras, das 9 horas às 10h30, na UBS Nosso Teto/Boa Vista; às segundas-feiras, das 13 horas às 14h30, na UBS 29; às quintas-feiras, das 9h30 às 11 horas, na USF Mãe Preta; às quartas-feiras, das 9 horas às 10h30, na USF Panorama; às terças-feiras, das 13h30 às 15 horas, na USF Jardim Progresso; às terças-feiras, das 13 horas às 14h30, na USF Jardim Santa Elisa; às quintas-feiras, das 8h15 às 9h45, no Centro Comunitário Beija Flor; às terças-feiras, das 8h30 às 10 horas, no Centro Comunitário São Miguel; e quinzenalmente às quintas-feiras, das 8h15 às 9h45, na USF Ajapi.



astropay bozum