Imprensa Rio Claro SP Prefeitura recolhe mais 300 toneladas de lixo do Jardim Conduta e Vila Paulista | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
quinta-feira, 24 de janeiro de 2019.

Arquivo Mensal

Prefeitura recolhe mais 300 toneladas de lixo do Jardim Conduta e Vila Paulista

A prefeitura de Rio Claro continua com trabalho intensivo nos serviços de limpeza e manutenção da cidade. Nesta semana ação foi realizada nos bairros Vila Paulista e Jardim Conduta, de onde grande volume de lixo e entulho foi retirado. Foram removidas 322 toneladas de material jogados de maneira irregular em vias públicas e terrenos. “Mobilizamos servidores, máquinas, veículos e equipamentos nessas operações, que já atenderam vários bairros”, frisa o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, Emílio Cerrri. “Manter os bairros limpos é uma das nossas prioridades, mas para isso é necessário que todos colaborem”, acrescenta, lembrando que, quando a população faz sua parte, a prefeitura consegue dar maior agilidade à limpeza de áreas e vias públicas.

“Além da retirada de entulhos, as equipes trabalham na capinação com corte de mato e limpeza de canteiro central”, informa Tadeu Olivetti, diretor de Manutenção e Conservação da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção. “A contribuição da comunidade com o descarte de materiais nos locais apropriados é fundamental para que o trabalho seja efetivo”, acrescenta Tadeu.  A ação deve ser concluída na semana que vem, quando será feita a parte de acabamento dos serviços.

Há pouco mais de uma semana 500 toneladas de material foram recolhidas em ação semelhante realizada nos Jardins Novo 1 e 2. O bairro Jardim Regina Picelli também recebeu o serviço há menos de um mês, com o recolhimento de 50 caminhões de entulho. Os mesmos serviços foram realizados no mês passado, sempre com apoio da Secretaria de Obras, na região do Jardim Boa Vista, que inclui o Jardim Santa Maria, Nosso Teto e Parque São Jorge.

A situação do descarte incorreto de lixo e entulho é preocupante principalmente quando se leva em consideração este período do ano, em que a combinação de umidade, chuva e calor facilita a proliferação de bichos como escorpiões e o mosquito transmissor da dengue em áreas com sujeira.

Todos os bairros de Rio Claro contam com coleta de lixo três vezes por semana. O município possui seis ecopontos que abrem de segunda-feira a sábado das 8 às 20 horas e nos feriados das 8 às 17 horas.

Os ecopontos recebem quase todo o tipo de material, com exceção do orgânico, que deve ser deixado para coleta domiciliar.

Além disso o município conta com caminhão cata bagulho, que recolhe uma vez por mês, porta a porta, móveis velhos e materiais inservíveis, sem que os moradores precisem sair de casa. Basta deixar o material na calçada em frente de casa pela manhã, no dia em que o caminhão passa no bairro. O calendário do cata bagulho está disponível no site da prefeitura, www.rioclaro.sp.gov.br, onde a comunidade também pode encontrar a programação da coleta seletiva de lixo.

 



astropay bozum