Imprensa Rio Claro SP Pequenas ações, grandes resultados: irrigação no Cemitério Municipal | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

quarta-feira, 23 de maio de 2018.

Pequenas ações, grandes resultados: irrigação no Cemitério Municipal

A administração do Cemitério Municipal de Rio Claro adotou uma fórmula simples e eficaz para não desperdiçar água e, ainda, manter úmido o gramado existente no canteiro da rua principal, acessada pelo portal de entrada daquele campo santo. O sistema implantado, de baixo custo, exigiu apenas a utilização de mangueiras, que foram acopladas aos reservatórios de água usados pelas lavadoras de túmulos.
Ao contrário do que acontecia até então, quando a água acumulada nestes depósitos era escoada na calçada, agora, ao final da tarde, as torneirinhas instaladas nos depósitos são abertas e o líquido escorre através das mangueiras perfuradas, irrigando o canteiro.

Lavadoras de túmulos aos lado dos depósitos de água e mangueiras utilizadas para a irrigação

“É uma solução simples, barata e funcional”, explica o responsável pelo Cemitério Municipal, Valdeci Aparecido Stanfoca. “Tínhamos de garantir a irrigação do canteiro e, ao mesmo tempo, não deixar água parada nos reservatórios, que é um convite para a proliferação de mosquitos, inclusive o da dengue”, disse Valdeci.
Na semana passada, a propósito, a Secretaria de Administração, cujo titular é José Roberto Reginatto, já havia concluído algumas intervenções necessárias naquele local.

Mangueiras utilizadas para a irrigação

Novos conjuntos de iluminação, inclusive com lâmpadas mais potentes, foram implantados no cemitério, ao mesmo tempo em que a prefeitura confirmava a licitação de um segundo carro funerário, melhorando o atendimento neste aspecto, que já contava com um veículo novo adquirido pela administração municipal, em 2009.
Além disso, no atual governo, o Cemitério recebeu novos banheiros para os servidores, que também passaram a utilizar um refeitório construído especialmente para eles.