Imprensa Rio Claro SP Secretário Zaia elogia política de desenvolvimento da prefeitura | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
quinta-feira, 23 de maio de 2019.

Arquivo Mensal

Secretário Zaia elogia política de desenvolvimento da prefeitura

O secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho – SERT – Davi Zaia, foi recebido nesta quinta-feira (15) pelo prefeito Du Altimari para participar da apresentação oficial da nova denominação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômica que passa a se chamar Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho.
Participaram do encontro à mesa o prefeito Du Altimari, o secretário estadual Davi Zaia, o deputado estadual Aldo Demarchi, a vice-prefeita Olga Salomão, o secretário municipal de desenvolvimento João Luiz Zaine, a primeira-dama do município Rosana Altimari e os vereadores Sérgio Desiderá, Julinho Lopes, Maria do Carmo Guilherme e Mônica Hussni.
Ao iniciar a reunião o secretário Zaine fez um balanço dos avanços de sua pasta e mostrou números extremamente positivos conquistados por Rio Claro na administração Altimari. As parcerias e reestruturações firmadas e providenciadas no atual governo têm resultado em expressivos avanços na gestão do trabalho como mecanismos de geração de renda, qualificação profissional e mercado formalizado.

O prefeito Du Altimari elogiou as parcerias que se ampliam no âmbito dos poderes destacando que a relação republicana significa o fortalecimento da democracia. Altimari disse isso ao lembrar que muitas conquistas foram resultado de conversações e entendimentos entre os poderes e citou como exemplo a conquista da Faculdade de Tecnologia. Ressaltou as ações do Fundo Social em promover alternativas de qualificação dizendo que “a qualificação é de fundamental importância para o desenvolvimento da economia. O Fundo Social mudou o foco de eixo assistencialista. Du também destacou o apoio da Câmara e da secretaria de Ação Social.
A vice-prefeita Olga Salomão elogiou Zaia por sua conduta dentro da militância do trabalho e lembrou a todos a realização da Conferência Nacional do Trabalho Decente, que terá uma de suas etapas na cidade de Americana, dia 29 de setembro. Olga destacou a importância de se discutir as questões que envolvem o trabalho no Brasil, o que considera “um grande desafio para a sociedade”.
Sobre qualificação profissional, um dos temas amplamente abordados na reunião, a primeira-dama Rosana Altimari informou ao secretário Zaia sobre as políticas que o Fundo Social vem desenvolvendo com a criação do Centro de Qualificação Profissional, Inclusão Digital e Produtiva que, através de parcerias, ampliou as alternativas para o cidadão alcançar qualificação necessária ao seu acesso ao mercado de trabalho.

A vereadora Maria do Carmo Guilherme parabenizou a equipe do secretário Zaine, do Fundo Social e a administração municipal pelas gestões que estão sendo feitas com sucesso. O vereador Julinho Lopes aproveitou a reunião para solicitar do Estado a implantação de cursos de qualificação profissional para pessoas portadoras de necessidades especiais.
O deputado estadual Aldo Demarchi assistiu a apresentação dos números do município e se disse “orgulhoso pelo crescimento de Rio Claro” e lembrou que a Assembléia Legislativa do Estado está estudando o plano plurianual que vai ditar o orçamento de 2012 e nele constará uma maior fatia de recursos para a pasta do Trabalho com foco na qualificação profissional.
O secretário estadual Davi Zaia elogiou a expansão das ações do município e informou que para 2012, dentro do orçamento previsto para o Estado, estão sendo destinados 140 milhões para a estruturação de meios de qualificação profissional. Segundo ele, por determinação do governador Geraldo Alckmin, o planejamento da pasta do trabalho para o próximo ano também inclui maior acessibilidade da população ao Banco do Povo, organismo que empresta recursos para pequenos empreendedores.
“Fico feliz com os números e os resultados de Rio Claro. O empresário hoje precisa ter confiança e em Rio Claro ele encontra a transparência na relação poder público e empresário. Parabéns pela condução dos trabalhos de crescimento da cidade”, disse Davi Zaia ao prefeito.
A visita ainda foi prestigiada por presidentes de partidos políticos, entidades sindicais e organismos de governo. Davi Zaia recebeu das mãos da primeira-dama Rosana Altimari e da diretora da secretaria de Desenvolvimento, Neuzeli Morais, uma cesta com produtos naturais de Rio Claro.