Imprensa Rio Claro SP Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP |  Começa segunda fase da vacinação contra o HPV

Últimas Notícias de Rio Claro
terça-feira, 22 de maio de 2018.

Arquivo Mensal

Começa segunda fase da vacinação contra o HPV

Com o objetivo de reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero e das verrugas genitais, será dada a continuidade à estratégia de vacinação contra o HPV em 2015. A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro estará atendendo em suas unidades, no horário das 7 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

A população alvo prioritária da vacinação são as meninas na faixa etária entre 9 a 11 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Serão vacinadas também as meninas e mulheres de 9 a 26 anos, 11 meses e 29 dias vivendo com HIV.

Além do câncer do colo do útero, o vírus HPV também está associado a 90% dos casos de câncer anal, 71% dos casos de câncer de vulva, de vagina e pênis e 72% dos casos de câncer de orofaringe.

O vírus é muito contagioso, sendo possível a contaminação com uma única exposição. A transmissão do HPV ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada e a principal forma é pela via sexual. Estima-se que entre 25 e 50% da população feminina e 50% da população masculina mundial estejam infectados pelo HPV.

Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18, que são de alto risco para o desenvolvimento câncer do colo do útero. Estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos.



astropay bozum
Imprensa Rio Claro SP