Rio Claro ultrapassa 9.000 casos de Covid e tem 47 pessoas em UTI

Com a morte de um homem, número de óbitos foi a 216.

O setor de Vigilância Epidemiológica do município divulgou na noite desta quinta-feira (4) boletim que aponta um total de 9.011 casos positivos de Covid-19 em Rio Claro. Nas últimas 24 horas, foram registrados 71 novos casos e o falecimento de um homem totalizou 216 óbitos.

Rio Claro tem 8.202 pessoas recuperadas da doença, 125 hospitalizadas (sendo 47 em UTI).

A faixa etária com maior número de pessoas contaminadas é a de 21 a 40 anos, com 3.859. Depois a de 41 a 60 anos, com 3.204 casos.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para que mantenha os cuidados preventivos, com uso de máscara, distanciamento social e higienização. A secretaria também orienta a todos para ficarem atentos ao calendário de vacinação, que está sendo cumprido pelo município conforme a disponibilidade de doses de vacinas que recebe. A vacinação em Rio Claro segue critérios do Ministério da Saúde e do governo estadual.

Até esta quinta-feira (4) o município de Rio Claro aplicou 18.337 doses contra a Covid-19, sendo 14.431 primeiras doses e 3.906 segundas doses.

Rio Claro alerta sobre mudanças em datas para 2ª dose da vacina

O que está agendado na carteira de vacinação não está valendo.

O setor de Vigilância Epidemiológica do município está alertando idosos e demais pessoas que irão tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 neste início de março. A data da segunda dose mudou, em razão do município ter recebido com atraso os lotes das vacinas.

Inicialmente a segunda dose da vacina Coronavac/Butantan foi agendada com intervalo de 21 dias após a primeira dose. Mas, como o governo estadual não mandou vacinas para Rio Claro no tempo previsto, a segunda dose foi reagendada com intervalo de 28 dias. Em razão disto, não está mais valendo a data que foi marcada na caderneta de vacinação no dia em que a pessoa recebeu a primeira dose.

Este reagendamento foi divulgado com todas as datas pelo setor de Vigilância Epidemiológica junto com o anúncio de retomada da vacinação de idosos, o que ocorreu na segunda-feira (1º).

Nesta sexta-feira (5) o município aplica a segunda dose em quem tomou a primeira no dia 8 de fevereiro.

Na segunda-feira (8) será aplica a segunda dose em quem recebeu a primeira dose no dia 9 de fevereiro.

No dia 9 de março (terça-feira) será aplicada a segunda dose em quem recebeu a primeira no dia 10 de fevereiro.

No dia 10 de março (quarta-feira) a segunda dose da Coronavac/Butantan será aplicada em quem recebeu a primeira dose no dia 11 de fevereiro.

No dia 11 de março (quinta-feira) a segunda dose será aplicada em quem tomou a primeira dose no dia 12 de fevereiro.

Até nesta quinta-feira (4) o município de Rio Claro aplicou 18.337 doses contra a Covid-19, sendo 14.431 primeiras doses e 3.906 segundas doses. O levantamento é do setor de Vigilância Epidemiológica.

Prefeitura altera tempo de semáforos na Visconde com Rua 7 e entre avs 6 e 8

Motoristas devem redobrar a atenção ao trafegarem pelo local.

O trecho na Avenida Visconde do Rio Claro no cruzamento com a Rua 7 e entre as avenidas 6 e 8 teve mudanças na organização do trânsito. A prefeitura alterou o tempo de abertura e fechamento de sinal dos semáforos nesses pontos. O objetivo é deixar o trecho mais seguro.

A orientação da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário é para que os motoristas redobrem a atenção ao trafegarem pelo local. A Avenida Visconde é uma das mais importantes e movimentadas da cidade, e o trecho em questão vinha apresentando vários conflitos e acidentes.

Com a alteração, feita na quinta-feira (4), os semáforos naqueles pontos deixaram de ter dois tempos para terem três tempos.

Prefeitura substitui galeria na rotatória da Rua 14

Equipe da Secretaria Municipal de Obras está executando o serviço em trecho de aproximadamente 20 metros após afundamento e comprometimento da tubulação existente no local.

A prefeitura de Rio Claro está finalizando reparo com a troca de tubos de galeria na rotatória da Rua 14 com a Avenida Visconde.

Equipe da Secretaria Municipal de Obras executa o serviço em trecho de aproximadamente 20 metros após afundamento e comprometimento da tubulação existente no local.

Os serviços começaram na segunda-feira (1). O trabalho de colocação dos tubos com 60 cm de diâmetro foi feito de forma minuciosa para não danificar tubulações de água e gás também instalados naquele trecho.

“É um trabalho bastante complexo e após a finalização do serviço a via será liberada novamente ao trânsito”, explica o secretário Municipal de Obras, Ivan De Domenico.

Na atual etapa do trabalho está sendo feito o fechamento do buraco e o acabamento asfáltico com “massa quente”, revestimento mais resistente e duradouro. O trânsito no local será liberado assim que os trabalhos forem concluídos.

Daae visita Estações de Tratamento de Esgoto do município

Superintendente e diretores da autarquia realizaram visita técnica para acompanhar projetos de ampliações nas principais ETEs de Rio Claro.

Com o propósito de fiscalizar e acompanhar os serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em toda a cidade, o superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro, Osmar da Silva Junior, visitou, nesta semana, as principais Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), do município.

“Como todas as ETEs do município estão em fase de ampliação para acompanhar o crescimento de Rio Claro, esta fase dos projetos precisa ser acompanhada de perto, garantindo que as ações e os prazos previstos sejam plenamente atendidos”, afirma o superintendente do Daae, Osmar da Silva Junior.

Acompanhado do diretor de Gestão, Projetos e Planejamento do Daae, Nelson Uechi e do diretor técnico, Denilson Massaferro Junior, o superintendente da autarquia visitou as ETEs nos bairros Jardim Conduta, Jardim das Flores e Jardim Novo 1, esta inclusive com a tecnologia NEREDA®, sistema mais avançado e eficiente desenvolvido na Holanda.

O sistema operacional de cada ETE foi apresentado por Alexandre Leite, gerente de operações da BRK Ambiental em Rio Claro, concessionária responsável pelos serviços de esgoto no município.

“O tratamento de esgoto é uma atividade primordial para a saúde e qualidade de vida de todos e deve ser mais valorizada em todo o Brasil. Rio Claro é uma cidade privilegiada, pois tem uma eficiência muito alta no tratamento dos seus efluentes”, completa o superintendente do Daae.

Atualmente, Rio Claro tem oito Estações de Tratamento de Esgoto, sendo quatro em área urbana e outras quatro nos distritos, sendo universalizada em coleta de esgoto – quando não há esgoto a céu aberto pelas ruas da cidade – e faz o tratamento de 92% de todo o esgoto do município.

Rio Claro começa a vacinar pessoas com 78 anos ou mais

Público desta etapa da vacina tem 21 locais como opção para receber a vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro começa a vacinar nesta quinta-feira (4) com a vacina Oxford/Astrazeneca também idosos com 78 e 79 anos. Até então, vinham sendo vacinados os idosos com 80 anos ou mais.

Nesta quinta-feira (4) também serão vacinadas com a segunda dose da vacina Coronavac/Butantan quem tomou a primeira dose no dia 5 de fevereiro. Para receberem a dose de reforço, as pessoas devem levar o comprovante de aplicação da primeira dose e documento com foto.

As duas vacinações (segunda dose da Coronavac/Butantan e a primeira dose da Oxford/Astrazeneca) estão sendo feitas nas quatro unidades básicas de saúde (Wenzel, Cervezão, Vila Cristina e Avenida 29) e nas 16 unidades de saúde da família. A lista com os endereços das unidades de saúde estão no site da Secretaria Municipal de Saúde (saude-rioclaro.org.br).

A primeira dose em idosos também está sendo aplicada pela Santa Casa, no Pronto Atendimento São Rafael, acesso pela Rua 1, entre avenidas 15 e 19.

Rio Claro tem 132 pessoas hospitalizadas por Covid

Boletim de quarta-feira (3) registra 66 novos casos e 45 pessoas em UTI.

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro divulgou no início da noite desta quarta-feira (3) boletim sobre a pandemia de coronavírus no município.

Rio Claro tem 132 pessoas hospitalizadas, sendo 45 em unidades de terapia intensiva. O total de casos positivos subiu para 8.940 com os 66 novos casos registrados nas últimas 24 horas. O total de pessoas recuperadas é 8.164 e, com o falecimento de um idoso, o de óbitos foi a 215.A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para que mantenha os cuidados preventivos, com uso de máscara, distanciamento social e higienização. A secretaria também orienta a todos para ficarem atentos ao calendário de vacinação, que está sendo cumprido pelo município conforme a disponibilidade de doses de vacinas que recebe. A vacinação em Rio Claro segue critérios do Ministério da Saúde e do governo estadual.

Quem tomou 1ª dose da Coronavac em 5 de fevereiro recebe 2ª dose nesta quinta

E estão sendo vacinados com Oxford/Astrazeneca pessoas com 78 anos ou mais.

Em Rio Claro, a segunda dose da vacina Coronavac/Butantan será aplicada nesta quinta-feira (4) em quem tomou a primeira dose no dia 5 de fevereiro. Para receberem a dose de reforço, as pessoas devem levar o comprovante de aplicação da primeira dose e documento com foto.

O município também realiza a vacinação da primeira dose em profissionais de saúde e idosos com 78 anos ou mais, com a vacina Oxford/Astrazeneca. A vacina Oxford/Astrazeneca não pode ser aplicada como segunda dose para quem tomou a Coronavac/Butantan.

As duas vacinações (segunda dose da Coronavac/Butantan e a primeira dose da Oxford/Astrazeneca) estão sendo feitas nas quatro unidades básicas de saúde (Wenzel, Cervezão, Vila Cristina e Avenida 29) e nas 16 unidades de saúde da família. A lista com os endereços das unidades de saúde estão no site da Secretaria Municipal de Saúde (saude-rioclaro.org.br). A primeira dose em idosos também está sendo aplicada pela Santa Casa, no Pronto Atendimento São Rafael, acesso pela Rua 1, entre avenidas 15 e 19.

Na sexta-feira (5) o município aplica a segunda dose em quem tomou a primeira no dia 8 de fevereiro.

Na segunda-feira (8) será aplica a segunda dose em quem recebeu a primeira dose no dia 9 de fevereiro. No dia 9 de março (terça-feira) será aplicada a segunda dose em quem recebeu a primeira no dia 10 de fevereiro.

No dia 10 de março (quarta-feira) a segunda dose da Coronavac/Butantan será aplicada em quem recebeu a primeira dose no dia 11 de fevereiro.

No dia 11 de março (quinta-feira) a segunda dose será aplicada em quem tomou a primeira dose no dia 12 de fevereiro.

Prefeito Gustavo destaca trabalho integrado das forças de segurança

Prefeito reuniu-se com representantes da Secretaria Municipal de Segurança e das polícias civil e militar.

Rio Claro está articulando ações de inteligência e prevenção para ampliar a segurança no município. Além de reuniões mensais entre a Secretaria Municipal de Segurança e as polícias civil e militar, o fortalecimento de atuações de viés comunitário foi discutido em reunião realizada quarta-feira (3) no paço municipal entre o prefeito Gustavo Perissinotto, o secretário municipal de Segurança, Otávio Balbão Júnior, o delegado seccional Paulo Hadich, o comandante da 1ª Cia da Polícia Militar de Rio Claro, Capitão Socolowski, e o coordenador operacional do 37º Batalhão da Polícia Militar, Capitão Gregolim.

“É essencial o diálogo constante entre as forças de segurança para um efetivo trabalho conjunto”, destacou o prefeito Gustavo. De acordo com o secretário Otávio Balbão Júnior, mesmo com os números de criminalidade em queda, o município pode e deve buscar sempre melhorar os índices do setor. “É um trabalho pelo qual estamos fortemente empenhados e que ganha muito com a integração das forças de segurança”, comenta.

Outro tema discutido na reunião foi a intensificação da fiscalização contra aglomerações durante a pandemia. O município vai realizar na noite dessa sexta-feira e também no sábado e domingo orientações e, se necessário, autuações de infratores que estiverem descumprindo as regras sanitárias de distanciamento social. A operação terá a Guarda Civil, a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar.