Farmácia Todo Dia terá atendimento normal no fim de semana e carnaval

Unidades ficam no Cervezão e Bairro do Estádio.

O programa Farmácia Todo Dia de Rio Claro fará atendimento normal nesse fim de semana e na segunda, terça e quarta-feira de carnaval. O atendimento é das 8 às 17 horas, no Bairro do Estádio (Avenida 29, 1.311, anexa à Unidade Básica de Saúde) e Cervezão (Rua M-9, número 50, vizinha à UPA do Cervezão).

O programa Farmácia Todo Dia foi criado pela prefeitura em 2017 para que a distribuição gratuita de remédios não fique restrita aos dias úteis da semana, proporcionando mais comodidade aos usuários e agilidade no atendimento. A iniciativa faz parte do programa Mais Saúde, com uma série de outras ações e investimentos voltados à melhoria do setor.

Os medicamentos fornecidos gratuitamente nas unidades do programa Farmácia Todo Dia são destinados exclusivamente aos pacientes que apresentam receita prescrita por médico.

Equipe de robótica do Koelle faz visita ao prefeito no paço municipal

Equipe venceu a etapa estadual do torneio de robótica First Lego League.

O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, recebeu na quinta-feira (20) a equipe Koelle Pandas, campeã da etapa estadual do torneio de robótica First Lego League. A equipe conquistou o primeiro lugar na classificação geral da competição, obtendo a premiação Champion’s Award, além de ficar em primeiro lugar na categoria “Desafio do Robô”.

A etapa estadual foi realizada no início deste mês em Indaiatuba com a participação de 32 equipes de escolas públicas e particulares. Com a conquista, a equipe Pandas foi classificada para disputar a etapa nacional que será realizada nos dias 6, 7 e 8 de março em São Paulo.

O prefeito Juninho cumprimentou a equipe pela conquista e ressaltou a importância da experiência do trabalho em equipe que valerá para a vida. “É muito gratificante ver o envolvimento dos jovens nos problemas da cidade e buscando soluções. Se quisermos mudar a sociedade, precisamos mudar as pessoas e isso é feito através da educação”, disse Juninho aos estudantes.

O torneio de robótica First Lego League desafia estudantes a identificarem um problema na cidade e buscarem uma solução usando a tecnologia. O problema encontrado pela equipe Pandas foi que “devido à falta de ocupação dos espaços públicos existe pouca segurança” nesses locais. Como solução os estudantes criaram um aplicativo, o Sigmap, que mostra soluções e informações sobre os espaços públicos.

“O aplicativo possui uma aba de pesquisa na qual os usuários podem pesquisar o que desejam fazer no dia com opções de lugares”, explica o professor Sérgio Barbosa, técnico da equipe. Cada lugar tem uma breve descrição com informações sobre endereço, horário de funcionamento etc. “O APP também conta com uma aba de eventos que podem ser adicionados pelo próprio APP ou pelo usuário do aplicativo”, informa Paula Rodrigues, também técnica da equipe.

O secretário municipal da Educação, Adriano Moreira, observou que mais importante que o resultado no torneio são as perspectivas criadas. “Essa experiência científica de pesquisa é um aprendizado que não se perde e que será muito útil na universidade, além do projeto estar contribuindo com o coletivo”, disse.

A equipe Koelle Pandas é formada pelos estudantes José Victor Cagani, Caio Gasbarro, Giulia Matteoni, Henrique Zanão, Naomi Shimizu, Murilo Macena, João Guilherme Zeni, João Paulo Jacomini e Marina Garcia. Também participaram da atividade no paço municipal Osmar Garcia, Monica Christofoletti e Paulo Apolari, diretores da Secretaria da Educação.

Daae desmente fake news: A Água do Daae não causa coceira.

Em virtude de boato divulgado nas redes sociais na tarde de quinta-feira (20 de fevereiro de 2020) sobre a água causar coceira, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro informa que isso não é verdade.

Resumo da última análise feita pela Ares-PCJ da água tratada de Rio Claro.

“A água do Daae não causa coceira alguma. O cloro é um agente desinfectante, cuja finalidade é eliminar microorganismos presentes na água e em sua rede de abastecimento. Se a água do mar, que é extremamente salgada, salina não causa coceira, muito menos a água do Daae, que é água doce, de rio, cujo manancial é Classe 2, classificado pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Essa água pode ser usada tanto para fins recreativos, quanto captada, tratada e ser tranquilamente ingerida, sem prejuízo algum à saúde e em especial, à pele das pessoas”, afirma Almir Fernandes da Silva, responsável técnico pelo tratamento da água do Daae Rio Claro (CRQ:04473684 e CFQ:070886).

A autarquia realiza minucioso trabalho para assegurar a qualidade da água distribuída no município. Com a coleta diária de no mínimo 10 amostras, são cerca de ao menos 150 análises feitas todos os dias.

Equipes rotativas trabalham 24 horas, seguindo um rígido controle de dosagem de produtos químicos e acompanhamento dos padrões de qualidade, conforme as especificações do Ministério da Saúde.

Esses cuidados abrangem todo o sistema de distribuição das duas Estações de Tratamento de Água (ETA 1 e ETA 2), que funcionam diuturnamente, com análises de controle de qualidade feitas a cada hora antes da saída da água tratada para toda a cidade.

“A equipe do Daae tem responsabilidade com a saúde pública e reafirma que a água que chega às torneiras em toda a cidade é de qualidade e própria para consumo”, comenta o superintendente do Daae, Paulo roberto Bortolotti.

A agência reguladora Ares-PCJ também tem feito monitoramento mensal na rede de abastecimento.

Em junho 2019, Rio Claro atingiu pontuação máxima, ficando em segundo lugar, no Ranking da Universalização do Saneamento entre cidades de grande porte (acima de 100 mil habitantes) em todo o país, elaborado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

O boletim você pode conferir na íntegra neste endereço eletrônico: http://abes-dn.org.br/pdf/Ranking_2019.pdf

A Fundação de Saúde de Rio Claro, por meio da Vigilância Sanitária (Visa), também realiza o monitoramento permanente da água fornecida pela autarquia.

Seguindo os parâmetros determinados pelo Ministério da Saúde, a Visa faz coletas de amostra da água em pontos de consumo de todo o município, incluindo cavaletes dos imóveis, escolas, clubes, hospitais, empresas e unidades de saúde.

As coletas são realizadas pelos fiscais da Vigilância Sanitária e as amostras são encaminhadas ao Laboratório de Saúde Pública do Instituto Adolfo Lutz (IAL) Regional de Rio Claro, que realiza as análises e disponibiliza os resultados para a Vigilância Sanitária fazer o monitoramento da qualidade da água.

Nas amostras são analisadas a cor aparente, turbidez, temperatura, quantidade de flúor e cloro, além do PH da água. Também são asseguradas a ausência de coliformes totais e da Escherichia coli, bactéria que causa doenças como diarreia e infecção urinária.

Rio Claro assina convênio para exames gratuitos de espirometria

Exames serão realizados no Cead com início previsto para março.

A prefeitura de Rio Claro continua trabalhando para ampliar os serviços públicos de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde assinou nesta semana convênio com empresa multinacional GlaxoSmithKline (GSK) para realização de exames gratuitos de espirometria, que avalia a capacidade pulmonar dos pacientes para diagnóstico da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). O serviço será oferecido gratuitamente à população e sem custos para o município.

“O convênio terá vigência até 31 de dezembro e a empresa fornecerá equipamentos, insumos e equipe técnica operacional”, explica o secretário municipal de Saúde, Maurício Monteiro. O convênio estabelece que os exames serão realizados por profissional qualificado, com certificação e experiência comprovadas em exame de espirometria.

O exame de espirometria não é disponibilizado na rede pública de saúde. Para atender a demanda, a prefeitura precisa contratar o serviço que agora será feito gratuitamente pela GSK até o final deste ano. Os exames serão realizados no Cead (Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico) com início previsto para março.

Para o prefeito João Teixeira Junior, a oferta dos exames na rede pública de saúde fará grande diferença para a comunidade. “A população será atendida com mais esse serviço e a prefeitura vai economizar porque os procedimentos serão pagos pela empresa parceira”, destaca Juninho.

Essa é mais uma melhoria realizada pela prefeitura no setor de saúde, que teve grandes avanços nos últimos três anos. A prefeitura entregou seis unidades de saúde, comprou três aparelhos de raios-x para as unidades de urgência e emergência, criou o programa Farmácia Todo Dia que entrega medicamentos nos finais de semana e feriados, implantou o Centro de Especialidade Infantil (CEI) para atendimento exclusivo a crianças e realizou mais de 32 mil procedimentos no Espaço Mais Saúde. 

Prefeitura prorroga prazo do IPTU para 10 de março

Novo prazo vale para parcela única e primeira parcela.

A prefeitura de Rio Claro prorrogou o prazo para o pagamento da primeira parcela da cota única do IPTU 2020. O decreto assinado pelo prefeito João Teixeira Junior estabelece o novo prazo. Os contribuintes têm agora até o dia 10 de março para pagarem à vista com 10% de abatimento no valor total do carnê. Já quem paga a prazo recebe 3% de desconto no valor de cada parcela paga em dia.

“É uma chance a mais de a população pagar em dia o IPTU e ainda economizar”, resume o secretário municipal de Economia e Finanças, Gilmar Dietrich, lembrando que no mês de março também vence a segunda parcela do IPTU.

O imposto está sendo recebido na Caixa Federal e casas lotéricas, e quem for correntista também pode pagar nos caixas eletrônicos ou internet banking do Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil e na cooperativa de crédito Sicoob.

As guias de pagamento do IPTU deste ano estão à disposição dos contribuintes desde o início de janeiro, quando o município disponibilizou esse material no site da prefeitura. Além disso, a administração municipal confeccionou quase 98 mil carnês para distribuição.

Canil Municipal realiza ensaio fotográfico de carnaval

Ação visa estimular e promover a adoção responsável dos animais abrigados pelo Canil Municipal.

Como forma de estimular e promover a adoção responsável dos animais abrigados, o canil municipal, vinculado ao Departamento de Proteção Animal da Secretaria do Meio Ambiente, entrou no clima de carnaval e fantasiou os cães e gatos para chamar a atenção dos munícipes.

“O objetivo também é mostrar os animais que estão em busca de um novo lar porque estamos com muitos animais no canil precisando de uma família. É uma forma divertida de divulgar os cães e gatos que estão disponíveis para adoção”, afirma a diretora do Departamento de Proteção Animal, Giselle Pfeifer.

A autônoma Sandra Ferreira fez um ensaio fotográfico voluntário de cães e gatos para o Canil publicar em sua página no Facebook. O ensaio onde os animais posam com adereços carnavalescos está disponível no endereço www.facebook.com/canilrioclaro.

“Entrei em contato para fazer as fotos de maneira voluntária e já fiz alguns ensaios com os animais do canil, sempre aproveitando algum tema de acordo com o calendário, como o carnaval. É pouco pelo amor que recebo dos animais. Vale muito a pena”, comenta Sandra. 

O canil também conta com a ajuda de protetores de animais e outros setores, como Pet Shops, que auxiliam em banhos nos animais de maneira gratuita.

“A causa animal precisa sempre da ajuda da comunidade”, destaca a diretora do departamento de Proteção Animal.

O canil municipal abriga cerca de 200 cães e gatos, filhotes e adultos. Também há cavalos para adoção em área ao lado do canil. Os cães e gatos adultos são castrados e todos são vacinados e vermifugados. Durante o carnaval, no sábado, domingo, segunda, terça e quarta-feira de cinzas, o funcionamento do canil será das 9 horas ao meio-dia.

Na quinta e na sexta-feira o horário retorna ao normal, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Aos sábados e domingos o atendimento normal é das 8 às 12 horas. Nos demais horários, as visitas são feitas somente mediante agendamento pelo telefone 3532-4115, que atende em horário comercial.

Os interessados devem comparecer munidos de documento pessoal e comprovante de endereço para entrevista. Os procedimentos incluem visita da equipe do DPA à casa do potencial adotante para certificar que o animal estará em boas condições em seu novo lar.

A prefeitura de Rio Claro oferece ainda castração gratuita de cães e gatos, no Centro de Controle de Zoonoses, com agendamento pelos telefones 3535-4441 ou 3533-7155.

Via da Saudade terá interrupções de trânsito para desfile de blocos

Interdições seguem até sábado.

Interdições de trânsito estão programadas para esta quinta-feira (20), sexta-feira e sábado na Via da Saudade, em Rio Claro, para desfiles de blocos carnavalescos.

Para o desfile do bloco Salve Salve Simpatia a interrupção será entre as ruas 10 e 11. O trecho fica interditado em ambos os lados da tarde desta quinta-feira (20) até as 7 horas de sábado (22). Já nessa sexta-feira, das 21 às 22 horas a interrupção será em trecho um pouco maior, entre as ruas 8 e 11, também nos dois lados da Via da Saudade.

Já o cortejo carnavalesco Bloco da Saudade desfila na Via da Saudade também nesta quinta-feira (20) e por isso haverá interrupção na Via da Saudade das 18 às 20 horas no trecho entre as ruas 8 e 11, em ambos os lados da via.

Quem transitar pela Via da Saudade nesse período deve redobrar a atenção. Os trechos interrompidos estão sinalizados.

Juninho entrega à Câmara projeto de lei para reajuste dos servidores

Proposta também prevê aumento de 14% no valor do vale alimentação, de R$ 430,00 para R$ 490,00.

O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, entregou na quinta-feira (20) ao presidente da Câmara Municipal, André Godoy, o projeto de lei que reajusta o salário dos servidores públicos municipais para 2020 e aumenta o valor do vale alimentação, que terá acréscimo de quase 14% e passará, se o projeto for aprovado, de R$ 430,00 para R$ 490,00. A proposta prevê reajuste de 4,19% nos valores salariais, referente ao Índice de Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses. Desde o início de 2017, a prefeitura tem mantido o IPCA ou concedido reajustes acima da inflação.

“Com muita dedicação estamos mantendo nosso compromisso de valorizar os servidores municipais”, destaca Juninho. “Quando assumimos a prefeitura não havia dinheiro em caixa para o pagamento do funcionalismo, mas contornamos essa situação e desde então os servidores recebem em dia”, lembra, destacando a importância dos funcionários públicos para o desenvolvimento do município. “Os servidores são o principal patrimônio do serviço público municipal”, completa.

O presidente do Legislativo, André Godoy, informou que o objetivo agora é dar celeridade aos procedimentos de análise e votação da proposta na Câmara Municipal. “Vamos trabalhar pela agilidade da tramitação na Casa, para que o projeto seja levado o mais rápido possível ao plenário”, afirma.

Segundo o prefeito Juninho, o apoio da Câmara tem sido essencial para que o município alcance as conquistas dos últimos anos, entre elas a valorização dos servidores municipais. “O trabalho em sintonia entre prefeitura e vereadores tem permitido avanços para o bem de vários segmentos da comunidade”.

Vale alimentação

O projeto entregue à Câmara pela prefeitura estabelece alta de 13,95% no vale alimentação que, passando de R$ 430,00 para R$ 490,00, manterá a linha ascendente iniciada em 2017. Nos últimos três anos o aumento acumulado é de 74,99%.

Em 2016 o vale era de R$ 280,00 e subiu para R$ 310,00 (10,71%) em 2017, primeiro ano de governo da atual gestão municipal. Em 2018 o benefício aumentou para R$ 390,00, alta de 25,81%, e em 2019 para R$ 430,00, reajuste de 11,63%. Agora passará para R$ 490,00 com elevação de 13,95%.

“O rígido controle de gastos e o zelo com o dinheiro público têm sido as bases para que possamos manter o compromisso da atual gestão com os servidores”, reforça o secretário municipal de Economia e Finanças, Gilmar Dietrich.

Ecopontos abrem em todos os dias do feriado prolongado

Usuários devem ficar atentos aos horários de funcionamento dos ecopontos durante o carnaval.

Os ecopontos de Rio Claro ficarão abertos durante todo o carnaval. A comunidade deve ficar atenta aos horários de funcionamento. Aos sábados os ecopontos abrem das 8 às 17 horas. Aos domingos, das 8 horas ao meio dia. Nessa segunda e quarta-feira (26) os ecopontos abrem em horário normal, das 8 às 20 horas. Na terça-feira de carnaval o serviço será realizado em horário especial, das 8 horas ao meio dia.

Nos ecopontos podem ser depositados até um metro cúbico de galhos, restos de podas de árvores e entulhos de materiais de construção; móveis, eletrodomésticos, madeiras MDF, colchões e outros objetos velhos; pilhas e materiais recicláveis, lâmpadas e óleo de cozinha. Lixo orgânico, hospitalar e de empresas não são aceitos nos ecopontos, pois têm outros modelos de descarte.

Os seis ecopontos estão nos bairros São Miguel (anel viário, perto da Avenida 62A), Inocoop/Guanabara (Avenida Tancredo Neves com a rodovia Fausto Santomauro), Jardim Figueira (Avenida 54 em frente à Rua 27), Jardim das Palmeiras (Avenida 3JP, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto), no Cervezão (Rua 6A, Avenida M21) e Jardim São Paulo (Rua 1A).

UPA do Bairro do Estádio e do Cervezão mantêm plantão no carnaval

Samu e Farmácia Todo Dia também terão atendimento normal no feriado prolongado.

Desse sábado (22) até a quarta-feira (26), período que inclui os festejos de carnaval, o atendimento médico na rede pública municipal de saúde de Rio Claro será feito nos plantões 24 horas da prefeitura. Quem precisar de cuidados nessa área deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cervezão, na Rua M-9, 66, telefone 3533-7272, ou a UPA do Bairro do Estádio, na Avenida 29, entre ruas 12 e 13, telefone 3522-1818.

Além das UPAs, a rede municipal de saúde também atende no feriado prolongado as emergências psiquiátricas no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps III), localizado na Rua M-9, 50, vizinho à UPA do Cervezão. Os telefones são 3525-4940 e 3525-4941. Além disso, o Samu atende emergências 24 horas pela linha 192. O programa Farmácia Todo Dia também atenderá normalmente, das 8 às 17 horas durante o feriado prolongado.