Novo serviço de saúde infantil começa a funcionar na segunda-feira

No CEI vão funcionar o Criari, Caps IJ, CEO Infantil e serviço de odontologia do CHI Princesa Victoria.

Rio Claro tem um novo serviço para cuidar da saúde de crianças e adolescentes de 3 a 17 anos. O Centro de Especialidade Infantil (CEI), inaugurado no sábado (12) pela prefeitura, começa a funcionar na segunda-feira (14) na Rua 15 entre as avenidas 23 e 25, no Bairro do Estádio, onde vai atender o público das 7 às 18 horas.
“Hoje nasceu um novo conceito em Rio Claro de como atender nossas crianças”, afirmou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, na cerimônia de inauguração do CEI, agradecendo todas as pessoas que colaboraram com o projeto. “É importante tapar buracos nas ruas, mas o buraco que estamos tapando hoje é de seis unidades de saúde que estavam abandonadas, foram concluídas e estão atendendo a população. O buraco das vans em péssimas condições, da falta de remédios,  dos aparelhos de raios-x quebrados, da segurança com novas viaturas e tapando o buraco da falta de vagas nas escolas construindo novas unidades”, acrescentou Juninho.
De acordo com o prefeito, mais importante do que ter uma placa na parede é o legado que será deixado. “O CEI é um trabalho feito por muitas mãos, uma resposta àqueles que sempre criticaram, mas pouco fizeram pela comunidade”, frisou Juninho, chamando a atenção para a responsabilidade dos servidores no acolhimento à população. “A equipe de servidores do CEI tem a imensa responsabilidade de cuidar de nossa população porque não basta apenas ter prédio bonito, é necessário ter bom acolhimento, carinho e atenção”, completou.
O prédio do CEI foi totalmente reformado pela Casa das Crianças e locado pela prefeitura para instalar o serviço. Em espaço amplo e moderno vão funcionar o Centro de Referência da Infância e Adolescência de Rio Claro (Criari), o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps IJ), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Infantil e os serviços de odontologia do Centro de Habilitação Infantil (CHI) Princesa Victória.
A secretária municipal de Saúde, Maria Clélia Bauer, observou que a implantação do CEI concretiza mais um investimento na área de saúde feito pelo governo municipal. “Teremos aqui atendimento em saúde mental e odontologia, garantindo o bem-estar dos pacientes. Tudo isso graças ao esforço da administração municipal e o apoio dos empresários rio-clarenses”, comentou a secretária, ressaltando que o CEI foi pensado para oferecer um atendimento unificado e organizado para a criança em todas as fases de seu desenvolvimento.
Cristiane Gava, coordenadora do Caps IJ, assinalou que o CEI “é um marco no início de uma história na saúde mental  e odontologia de Rio Claro, com inovação de serviços como a classificação de risco na saúde mental”. De acordo com ela, o prédio possui salas amplas com maior conforto e acessibilidade, podendo atender bem pacientes,  familiares e servidores.
“A gratidão é a memória do coração”, declarou o presidente da Câmara Municipal, André Godoy, ao lembrar do processo que culminou na implantação do CEI e todas as pessoas que participaram do projeto: prefeito Juninho da Padaria por apoiar a proposta, secretária Maria Clélia pela condução dos trabalhos, servidores dos serviços de saúde e ao Augusto e toda a equipe da Casa das Crianças pela organização e determinação.
Para o presidente da Casa das Crianças, Augusto Pedro Prochnon Junior, o momento é de agradecimento a Deus, à diretoria da entidade e todos que colaboradores que contribuíram com recursos e materiais para viabilizar o projeto. “O CEI é um presente para Rio Claro e será uma referência para a região”, pontuou.
O ex-deputado Aldo Demarchi elogiou a escolha do Dia das Crianças para inaugurar o novo serviço de saúde infantil, além de cumprimentar o prefeito Juninho da Padaria pela forma como administra e cidade. “Cuidando do problema principal que é a formação de nossas crianças”, destacou Demarchi.
O CEI ganhou o nome de “Antonio Carlos Rodrigues – Tute”, conforme projeto de lei do presidente da Câmara, André Godoy, aprovado por unanimidade pelos vereadores. Na cerimônia de inauguração do CEI, todos destacaram que Tute teve grande sucesso empresarial sem esquecer do social, área que ajudou anonimamente, e agora terá seu nome perpetuado no setor de saúde que ele tanto ajudou.
Também participaram do evento o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Paula Silveira Costa; os vereadores Geraldo Voluntário, Júlio Lopes, Irander Augusto, Adriano La Torre, Ruggero Seron e Hernani Leonhardt; José Domingos de Almeida, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Rio Claro.

Policiais da escola de soldados reforçam policiamento no Centro de Rio Claro

Atividade faz parte do curso sobre percepção de risco realizado pela Defesa Civil.

O município de Rio Claro recebeu nesta sexta-feira (11) reforço no policiamento na região central da cidade. Um grupo de 27 policiais militares da Escola de Soldados de Limeira fez rondas no Centro, reforçando o policiamento já realizado pelas forças de segurança locais.

“Essa operação é mais uma demonstração da integração entre as forças de segurança em Rio Claro”, comenta Marco Antonio Bellagamba, vice-prefeito e secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, destacando o apoio do governo estadual.

Até o final da noite, os policiais percorreram as ruas do Centro que recebeu grande fluxo de pessoas nesta sexta-feira (12) devido à movimentação do comércio por causa do Dia das Crianças, comemorado neste sábado (12).

“A atividade é importante porque proporciona prática aos soldados recém-formados e atende a população”, observa Bellagamba.

Crianças participam de simulado de abandono de edificação

Atividade faz parte do curso sobre percepção de risco realizado pela Defesa Civil.

Alunos da Escola Municipal “Dante Egréggio”, localizada na Vila Paulista, participaram de simulado de abandono de edificação em situação de risco realizado pela Defesa Civil de Rio Claro, com apoio do Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal. A atividade foi realizada de manhã e à tarde, com alunos dos dois períodos escolares.

“Simulamos um acidente de explosão na cozinha com princípio de incêndio para que adultos e crianças saibam como agir nesse tipo de situação”, explica o diretor da Defesa Civil, Wagner Araújo. “O primeiro passo em caso de sinistro é acionar os bombeiros, depois levar crianças e adultos para um local seguro, afastado do perigo, para que as equipes de emergência possam focar somente no problema na hora do atendimento”, explica Araújo.

O simulado faz parte do curso sobre percepção de risco que vem sendo realizado pela Defesa Civil desde 2017. Neste ano, o curso foi ampliado com inclusão do simulado nas escolas. “Nesse primeiro momento será feito um projeto piloto em três unidades de ensino. O primeiro simulado foi realizado na semana passada na Escola Municipal Rosa Maria Castellano Pieroni, no Cervezão”, informa Décio Soares de Camargo Junior, diretor de Logística da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário. A próxima contemplada com a atividade será a Escola Victorino Machado.

O simulado na Escola Dante Egréggio teve participação de 98 crianças no período da manhã e 87 à tarde. “O simulado é importante porque se houver uma situação de emergência na escola as crianças estarão preparadas e saberão como agir”, comenta Luciana Cristina Borges Dias de Arruda, diretora da escola. De acordo com ela, a retirada de crianças e adultos foi feita em menos de dois minutos.

Assim que acionados, os bombeiros saíram da Avenida Brasil para atender a ocorrência na escola. O trajeto foi percorrido em seis minutos e meio e, chegando ao local, os bombeiros orientaram crianças e equipe escolar sobre os procedimentos. “É importante fornecer informações precisas sobre o problema e endereço correto para agilizar o atendimento à ocorrência”, orienta o bombeiro Bucioli.A Escola Municipal “Dante Egréggio” atende 210 alunos do ensino fundamental.

Coleta de lixo domiciliar será normal em Rio Claro no feriado deste sábado

Os seis ecopontos ficarão abertos das 8 horas ao meio-dia. Coleta seletiva não será realizada neste sábado.

O feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida não vai afetar a coleta de lixo domiciliar em Rio Claro. O serviço será realizado normalmente neste sábado (12). Os moradores de bairros onde há coleta nesse dia podem colocar o material para ser recolhido normalmente.

Os seis ecopontos também abrem neste feriado. O atendimento será em horário especial, das 8 horas ao meio dia. No domingo, os ecopontos vão abrir em horário normal, das 8 às 12 horas.

Excepcionalmente, a coleta seletiva de lixo não será realizada neste sábado, devido ao feriado. Aos domingos, não há coleta seletiva. O serviço retorna na segunda-feira.

UPA do Bairro do Estádio e do Cervezão mantêm plantão no feriado

Farmácia Todo Dia e Samu também atendem nesse feriado.

No feriado deste sábado (12) e no domingo o atendimento em saúde será feito como sempre é realizado nos finais de semana. Quem precisar de cuidados nessa área deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cervezão, na Rua M-9, 66, telefone 3533-7272, ou a UPA do Bairro do Estádio, na Avenida 29, entre ruas 12 e 13, telefone 3522-1818.

As emergências psiquiátricas serão atendidas no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps III), na Rua M-9, 50, vizinho à UPA do Cervezão. Os telefones são 3525-4940 e 3525-4941. O Samu atende emergências 24 horas pela linha 192.

O programa Farmácia Todo Dia também atenderá normalmente, das 8 às 17 horas durante o feriado prolongado. O atendimento é das 8 às 17 horas, no Bairro do Estádio (Avenida 29, 1.311, anexa à Unidade Básica de Saúde) e Cervezão (Rua M-9, número 50, vizinha à UPA do Cervezão).

Inscrições para vestibular 2020 da Univesp começam na terça-feira

Interessados devem acessar vestibular.univesp.br. Taxa de matrícula é de R$ 45,00.

As inscrições para o vestibular 2020 da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) começam na terça-feira (15), às 15 horas. Para o pólo de Rio Claro estão sendo oferecidas um total de 100 vagas nos eixos Licenciatura e Computação. Para se inscrever é preciso acessar o endereço eletrônico vestibular.univesp.br. O valor da taxa é R$ 45,00. Até as 15 horas da próxima sexta-feira (18) estão isentos de taxa todas as pessoas inscritas no Cadastro Único do governo federal. Também haverá redução de taxa para candidatos que preencherem requisitos que podem ser consultados na página da Univesp (univesp.br). As inscrições para o vestibular deste ano terminam às 15 horas do dia 14 de novembro. O vestibular da Univesp está programado para o dia primeiro de dezembro. Para prestar o vestibular da Univesp basta ter concluído o segundo grau, ou concluir até o final do período de matrícula.

O polo de Rio Claro vai oferecer 50 vagas no eixo Licenciatura, com um ano de ciclo básico e opções de habilitação, a partir de segundo ano, em Letras, Matemática e Pedagogia. Outras 50 vagas serão oferecidas no município no eixo Computação, com ciclo básico de um ano e meio e, depois disso, opções de bacharelado em Tecnologia da Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação. “Trata-se de excelentes opções para quem quer cursar ensino superior, com toda a praticidade proporcionada pela educação à distância e sem abrir mão da qualidade no ensino”, comenta o secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Ricardo Gobbi.

A Univesp é uma universidade pública gratuita mantida pelo governo estadual, com pólos que atendem mais de 300 municípios. Rio Claro passou a contar com pólo da Univesp, em janeiro do ano passado, por meio de parceria entre a prefeitura e o governo do estado. Fica na Rua A, 269, bairro Chácara Lusa, quilômetro 173 da Rodovia Washington Luís.

Campeão do Futebol Máster 5.0 vai ser conhecido neste sábado

Quem vai levantar o troféu e comemorar o título neste sábado, 12/10, da 10ª edição do Campeonato Municipal de Futebol Máster?

Cidade Nova FC e Grêmio Bela Vista vão entrar em campo a partir as 15h50 para o confronto final. No jogo de ida, realizado na semana passada, o sistema defensivo de ambas as equipes funcionou e o placar não saiu do zero. Com isso, neste sábado, quem vencer vai fazer a festa no Distrital do Cidade Nova.

Do lado do Rubro Negro, o técnico Félix conta com a experiência do experiente Ari, considerado um dos melhores jogadores do campeonato, para chegar à vitória. Dono de um toque de bola refinado e acostumado às grandes decisões, Ari sabe que o caminho do título passa pelo equilíbrio da equipe na defesa e a rápida transição do meio de campo para o ataque.

No Grêmio Bela Vista, o técnico João Bernardes aposta no seu poder ofensivo para chegar ao título. Mesmo em jogo fora de casa, o ataque formado pelo ex-atleta profissional Leto, Boagema e Maurício promete dar muito trabalho para o goleiro Rubro Negro Márcio.

Titular da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur), Ronald Penteado deseja a ambas equipes que façam um jogo à altura do que foi o campeonato: com qualidade técnica dentro das quatro linhas. “Parabenizamos também todas as outras equipes que fizeram novamente deste campeonato um sucesso”, finaliza.

Música ao vivo anima a Praça Dalva de Oliveira

No próximo domingo, 13, novamente a Praça Dalva de Oliveira recebe o cantor Amauri para o seu tradicional evento musical, a partir das 19 horas. Com entrada aberta ao público, o local recebe, todo domingo, grande público para apreciar música de qualidade e se divertir.

Levando grandes sucessos musicais à Praça Dalva, Amauri propicia diversão e o início de semana mais alegre ao público presente.

A Praça Dalva é um dos locais de referência em espaço de lazer de Rio Claro. O local passou por revitalização, recebeu espaço de recreação infantil e ampliação da iluminação pública.

O retorno do projeto musical na Praça Dalva de Oliveira é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur). A praça fica na Avenida Tancredo Neves com Rua 14.

Rio Claro ganha Centro de Especialidade Infantil neste sábado

Novo serviço de saúde concentra atendimentos do Criari, Caps IJ, CEO Infantil e odontologia do CHI Princesa Victória.

O município de Rio Claro ganha neste sábado (12) um novo serviço de saúde. O Centro de Especialidade Infantil (CEI) será inaugurado às 9 horas e a população está convidada a participar do evento. O serviço está instalado na Rua 15 entre as avenidas 23 e 25, no Bairro do Estádio. No local vão funcionar o Centro de Referência da Infância e Adolescência de Rio Claro (Criari), o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps IJ), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Infantil e os serviços de odontologia do Centro de Habilitação Infantil (CHI) Princesa Victória.

“Saúde e crianças são prioridades em Rio Claro e por isso é com muita satisfação que entreguemos esse novo serviço, que é parte de nossos esforços por acolhimento e qualidade sempre crescente no atendimento à população”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Os pais, crianças e adolescentes merecem”, acrescenta, convidando todos a participarem da entrega do serviço neste sábado.

O prédio do CEI foi totalmente reformado e adaptado para receber os serviços. Além disso, a instalação dos serviços num mesmo espaço ajuda a organizar o atendimento da rede municipal de saúde às crianças e adolescentes, facilitando a vida das famílias. “Também há o fator financeiro, pois reunir vários serviços em um mesmo local vai nos permitir economizar”, destaca a secretária municipal de Saúde, Maria Clélia Bauer.

O CEI ganhou o nome de “Antonio Carlos Rodrigues – Tute”, conforme projeto de lei do presidente da Câmara, André Godoy. O prédio foi reformado pela Casa das Crianças, proprietária do imóvel, e alugado ao município. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3523-3754, 3533-4055 e 3524-5770.

Nova rotatória melhora trânsito em área movimentada da região sul

Além de organizar fluxo de veículos, prefeitura também revitaliza região com várias intervenções.


Após fazer nova rotatória, prefeitura está construindo área de lazer na região do Guanabara. 

A partir da necessidade de melhorar o trânsito, a prefeitura recentemente finalizou rotatória na Estrada dos Costas entre os bairros Esmeralda, Palmeiras e Guanabara e, a partir disso, toda aquela área da cidade está sendo revitalizada. As imediações receberam novo paisagismo e trecho de recapeamento, e estão ganhando estacionamento e o Espaço Família com área de lazer para todas as idades. “Nosso foco na segurança de motoristas e pedestres está se desdobrando em várias outras melhorias”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, lembrando que aquele trecho era um dos mais preocupantes no trânsito da região sul da cidade. “Agora, com a rotatória pronta, voltamos a pedir que a população colabore com a segurança no trânsito respeitando as leis e sinalização”, acrescenta.

Com a nova rotatória, a prefeitura organiza o que era mais uma área de conflitos no trânsito. “O fluxo de veículos naquele local havia aumentado muito nos últimos tempos devido a empreendimentos como o Jardim das Nações 1 e 2”, explica o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba.  “Como se trata de um local de confluência, com veículos transitando a partir de vários bairros, a necessidade de disciplinar o trecho era muito grande”, completa.

O diretor municipal de Mobilidade Urbana, Adilson Marques, esclarece que as intervenções feitas anteriormente pela prefeitura já não eram mais suficientes para garantir um trânsito mais seguro no local. “Demarcações com prismas, que haviam no local, se tornaram insuficientes e era necessária uma ação mais efetiva, com mudança na estrutura viária”, diz, lembrando que a região sul da cidade é uma das que mais crescem no município. A obra foi feita com recursos do governo federal, conseguidos pelo deputado Jéfferson Campos, a partir de pedido do vereador Anderson Christofoletti.

Além da segurança no trânsito, a prefeitura investe no bem estar de quem mora naquela região. Ao lado da rotatória a prefeitura está construindo mais um Espaço Família, que terá playground, academia ao ar livre e ampla área de lazer, numa parceria com a empresa Engep. Paisagismo na rotatória em trecho de canteiro central foi finalizado no local, em parceria com o supermercado Examine. Em ambos os casos, a prefeitura conta com parceria da iniciativa privada. E, para favorecer atividades comerciais, o município está implantando estacionamento na Avenida 10 JG, com espaço maior que o estacionamento que havia naquela região.