Trabalhadores do programa Nova Vida participam de palestra motivacional

Prefeito Juninho da Padaria participou de café da manhã com os trabalhadores.

Os trabalhadores do programa Nova Vida assistiram nesta sexta-feira (13) palestra “O Poder da Ação”, ministrada pelos coaches Giseli Pacheco e Claudinei Pacheco. A atividade cumpre exigência do programa lançado pela prefeitura em 2017, que capacita e emprega pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Antes da palestra, foi servido café da manhã para os participantes, atividade que contou com a presença do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria; da secretária municipal do Desenvolvimento Social, Érica Belomi; do diretor municipal Alexandre Boiadeiro Falararo, e do subprefeito do Cervezão,  Adenilson Feliciano, e o diretor de subprefeituras David Maxwell Ferreira.

O prefeito Juninho da Padaria ressaltou a importância do funcionalismo para o andamento da máquina pública. “O RH é o que de mais importante temos na administração e tem que ser valorizado”, destacou Juninho. “Cada servidor é importante porque presta um serviço essencial para a comunidade, o que inclui vocês que colaboram com a limpeza urbana ajudando a manter a cidade limpa”, completou o prefeito agradecendo o empenho de todos.

A secretária Érica informou que são 170 pessoas atuando no programa Nova Vida. “Temos um grupo que trabalha na Horta Solidária, alguns ajudam na manutenção das vias públicas e outros trabalham na limpeza interna de prédios públicos”, informa Érica.

Implantada em 2017, a Horta Solidária atualmente produz mensalmente uma tonelada de alimentos que são doados ao Banco de Alimentos, que faz o processamento e distribuição às entidades que atendem pessoas de baixa renda.

Prefeitura inicia construção de rotatória no Jardim Esmeralda

Motoristas e pedestres devem ficar atentos para as alterações no trânsito na Estrada dos Costas.

A prefeitura de Rio Claro iniciou nesta segunda-feira (2) as obras para construção de rotatória na Estrada dos Costas, no cruzamento com Avenida 10 e Rua 9, entre os bairros Jardim Esmeralda e Jardim Guanabara, região sul da cidade. Os investimentos são de R$ 214 mil com recursos do governo federal. “Essa obra era muito aguardada pelos moradores e com certeza dará mais fluidez ao trânsito, diminuindo o risco de acidentes”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que acompanhou o início dos trabalhos nesta terça-feira (3), acompanhado do secretário municipal de Obras, Paulo Roberto de Lima.

“Era uma reivindicação antiga da comunidade e estamos resolvendo esse problema”, acrescenta Juninho, ressaltando que a obra é importante porque o município está se expandindo nessa região. “A cidade cresce nesta direção e são necessárias intervenções para melhorar a mobilidade urbana e aumentar a segurança de quem circula pela região”, observa.

Para a realização do serviço foi necessário interditar o trânsito em alguns trechos da via, o que demanda atenção de motoristas e pedestres que trafegarem pelas imediações. O tráfego será interrompido na Estrada dos Costas, da Avenida 13-JP até Avenida 15-JP, além de interdição parcial da Rua 9-JG com Estrada dos Costas, no sentido bairro-centro.

Por conta disso, os motoristas que seguirem pela Estrada dos Costas, no sentido bairro-centro, deverão pegar a Rua 12-JP, seguir até a Rua 13-JP e de lá acessar de volta a Estrada dos Costas. No caso da interdição da Rua 9-JG, a alternativa será usar a Avenida 10-JG, seguindo até o segmento liberado da Estrada dos Costas. Já quem seguir no sentido centro-bairro pela Estrada dos Costas deverá entrar na Avenida 13-JP e seguir até a Rua 12-JP para pegar a parte liberada da Estrada dos Costas.

No início da tarde desta terça-feira, o prefeito voltou ao local da obra com o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba, e os vereadores Geraldo Voluntário, Hernani Leonhardt, Paulo Guedes e Adriano La Torre, além dos representantes dos vereadores André Godoy e Júlio Lopes, que tiveram a oportunidade de conhecer o projeto e conversar com os moradores. Além destes vereadores, a obra também foi solicitada pelos vereadores Ney Paiva, Val Demarchi, José Pereira dos Santos, Carol Gomes, Irander Augusto e Seron. “É uma obra importante, que tem o apoio da Câmara Municipal e certamente trará ganhos significativos para a segurança no trânsito”, observa o presidente André Godoy.

Comgás já está implantando rede de gás para residências em RC

Serviço que hoje atende indústrias e comércio será oferecido também aos munícipes.

A empresa Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) já iniciou a implantação da rede de gás natural encanado para residências em Rio Claro. Os trabalhos começaram pelo Jardim Quitandinha, na região sul do município, com finalização total do projeto prevista para 2020. “É uma obra importante para o município e, principalmente para a população, que terá mais uma opção desse tipo de produto em suas casas”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que conferiu o andamento dos trabalhos na quarta-feira (21) na Avenida 13 no bairro Consolação.

De acordo com a Comgás, os processos de construção e ampliação da rede contam com métodos não destrutivos para a implantação da tubulação subterrânea de gás natural encanado. Dessa forma, não há necessidade de abrir grandes buracos em toda a extensão das ruas por onde passará a rede. Enquanto o trabalho não é concluído, as valas abertas são fechadas provisoriamente, com o objetivo de não prejudicar o fluxo de pedestres e veículos e, após a conclusão do serviço, é realizada a recomposição definitiva dentro do padrão da calçada ou via preexistente, serviço esse de responsabilidade da empresa. “A prefeitura está acompanhando esse trabalho para que tudo ocorra da melhor forma, com o mínimo de transtorno à população”, observa Juninho.

A distribuidora Comgás está na região de Rio Claro desde 2002 e atende hoje indústrias e comércios no município, por meio de uma rede de cerca de 57 quilômetros. A ideia do projeto para Rio Claro é expandir a rede em 113 quilômetros e ampliar o fornecimento do gás natural encanado para residências.

Daae muda site para ampliar segurança cadastral de usuários

Acesso das informações ficará restrito ao usuário cadastrado, aumentando a segurança das informações.

Para melhor atender os consumidores, o DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro está implantando melhorias cadastrais em seu site, que pode ser acessado no endereço www.daaerioclaro.sp.gov.br.

A partir da próxima segunda-feira (19) o acesso para a emissão da segunda via e demais serviços da autarquia feitos pelo site, só será liberado ao usuário habilitado, após a realização de todo o cadastro.

“A atualização cadastral segue os padrões indicados pela Agência Reguladora (Ares-PCJ). O acesso das informações ficará restrito ao usuário cadastrado em nosso sistema, aumentando a segurança e preservação das informações”, comenta o superintende do Daae, Paulo Roberto Bortolotti.

Essa medida também vai auxiliar em casos de aluguéis de imóveis, já que, de acordo com a Resolução nº 198 da Ares-PCJ, a responsabilidade pela atualização do cadastro e informação do real usuário é do proprietário do imóvel, sob pena de ser responsabilizado pelos débitos em função da desatualização cadastral.

Para ter acesso ao cadastro, ao entrar no site da autarquia, o usuário deve clicar em ‘2ª via’, item localizado na aba superior da página inicial. Com isso, automaticamente, será aberta uma nova aba para preenchimento dos dados.

No site, além do cadastro, o consumidor pode realizar diversas ações como imprimir a segunda via, fazer o download do arquivo, enviá-lo por e-mail ou gerar um código de barras para fazer o pagamento por meio de aplicativos em tablets e celulares. Também é possível consultar o histórico de consumo referente a conta nos últimos 12, 18 ou 24 meses.

Em caso de dúvidas, o munícipe deve comparecer no balcão de atendimento da sede do Daae, que fica na Avenida 8-A, 360, no bairro Cidade Nova, de segunda à sexta-feira, das 9 às 15 horas ou ligar para o telefone 0800-505-5200.

Fundo Social entrega certificados a formandos do curso de panificação

Prefeitura oferece diversos cursos gratuitos no Centro de Qualificação Profissional.

O Fundo Social de Solidariedade entregou nesta quinta-feira (8) certificados a 12 formandos que concluíram o curso gratuito de panificação oferecido pela prefeitura, com aulas ministradas no Centro de Qualificação Profissional. Sorridentes, formandos e formandas receberam cumprimentos e votos de sucesso profissional. “Nosso objetivo é dar oportunidade de qualificação às pessoas, para que possam aumentar suas chances de conseguir um emprego ou até mesmo empreender e trabalhar por conta própria”, destacou Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social, ao se dirigir aos formandos.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ressaltou a atitude dos alunos que decidiram se qualificar ou aprender uma nova profissão. “Vocês tiveram atitude, vontade e determinação e isso é muito importante para vencer as dificuldades e obter conquistas”, disse. “Esse certificado com certeza será um diferencial no mercado de trabalho”, acrescentou.

O diretor do Fundo Social, Wellington de Oliveira, cumprimentou os formandos pela dedicação e observou que os alunos fazem o curso de graça porque os custos são da prefeitura, através do Fundo Social.

Foram 14 horas de curso. As aulas foram ministradas pela professora Margareth Rosa de Jesus Luiz, que enalteceu a participação e dedicação dos alunos. “A turma foi muito dedicada. Os alunos tiveram oportunidade de pôr as mãos na massa e realmente fazerem os pães artesanais”, informou.

Parte dos formandos já trabalha nessa área, alguns pretendem empreender e outros vão utilizar a aprendizagem apenas para consumo próprio. Benedita Aparecida Ferraz fez o curso para agregar novos produtos ao seu negócio de venda de doces e trufas. “Terei mais opções de produtos para oferecer aos clientes para ampliar as vendas”, informou.

Gisele Cristina Santiago faz tortas para vender e viu no curso a oportunidade de ampliar seu negócio. “Pretendo vender os pães e ter mais uma fonte de renda”, disse. Sua colega de curso, Rosilene Rocha de Oliveira, fez a capacitação pela segunda vez e já fez sua inscrição para a nova turma. “Não trabalho na área. Faço os pães para consumo próprio”, explicou.

Os interessados em fazer curso de panificação e outras capacitações devem procurar o Centro de Qualificação Profissional que fica na Avenida Visconde do Rio Claro, 150, entre as avenidas 28 e 30. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Antenas anticerol serão distribuídas gratuitamente neste sábado em RC

Instalação dos equipamentos nas motos também será gratuita.

A prefeitura de Rio Claro faz neste sábado (3), das 10 às 14 horas, distribuição gratuita de antenas anticerol no cruzamento da Rua 4 com Avenida 1, região central da cidade. A ação faz parte da programação de atividades da campanha Fique Antenado, que visa orientar e conscientizar os motociclistas sobre a importância do uso das antenas que cortam linha com cerol e outros cortantes. “É uma ação preventiva com o objetivo de orientar os condutores para que tenhamos um trânsito mais seguro”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Na ação deste sábado serão distribuídas 400 antenas. Quem quiser poderá optar pela instalação do equipamento na hora, também de forma gratuita. Além das antenas, motociclistas e demais pessoas que passarem pelo local vão receber folhetos informativos sobre segurança no trânsito, direção consciente, os riscos do uso de celular ao volante, entre outros temas. “Os motociclistas vão receber as antenas gratuitamente e teremos o apoio de profissionais para instalar de imediato o equipamento nas motos”, reforça o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba.

O diretor municipal de Mobilidade Urbana, Adilson Marques, observa que a eficácia da ação para ampliar a segurança e diminuir acidentes depende da conscientização dos motociclistas sobre o uso das antenas e demais equipamentos de segurança, além da obediência às leis de trânsito.

Prefeitura reúne ex-prefeitos na comemoração dos 50 anos do paço municipal

Em nome dos ex-prefeitos, Álvaro Perin ressaltou a total dedicação do cidadão quando está na vida pública.

Com a presença de ex-prefeitos e outros políticos que marcaram época como gestores na administração pública municipal de Rio Claro, a prefeitura realizou nesta terça-feira (30) evento em comemoração aos 50 anos do paço municipal “Augusto Schmidt Filho”. “Não estamos aqui hoje para homenagear prédio, paredes ou tijolos, e sim para fazer um reconhecimento a todos que deram sua contribuição à história de Rio Claro dedicando tempo de suas vidas no expediente de trabalho neste prédio”, afirmou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ao destacar a presença dos ex-prefeitos. “É importante lembrar também de todos os funcionários que já passaram por aqui”, acrescentou Juninho.

A cerimônia reuniu várias autoridades que renderam homenagem ao ex-prefeito Álvaro Perin, que completou 92 anos de idade nesta terça-feira (30). “Hoje é um dia muito especial e fico muito feliz em encontrar e rever amigos. Revivo aqui a cerimônia de inauguração do paço municipal há 50 anos e agradeço a sensibilidade do prefeito Juninho de valorizar essa importante obra, um orgulho dos rio-clarenses”, declarou Perin, lembrando que a construção do prédio foi idealizada e iniciada em 28 de outubro de 1964 pelo ex-prefeito Augusto Schmidt Filho, a quem fez questão de homenagear como paraninfo da cerimônia de inauguração em 13 de julho de 1969.

O evento desta terça-feira (30) recriou a cerimônia de inauguração desde o horário, às 10h15, até apresentação da banda União dos Artistas Ferroviários e do coral Cidade Azul. Em 1969, Álvaro Perin entregou a Augusto Schmidt Filho um livro com as obras realizadas na administração de Schmidt. O gesto foi repetido por Juninho da Padaria que entregou a Perin um livro com obras realizadas entre 1969 e 1973, durante a gestão do ex-prefeito. Esse resgate da história foi feito pela equipe do Arquivo Público e Histórico, cuja superintendente Monica Frandi Ferreira organizou a comemoração.

Também participaram do evento o vice-prefeito e secretário da Segurança, Marco Antonio Bellagamba; Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade; os ex-prefeitos de Rio Claro Lincoln Magalhães, Nevoeiro Junior, Kal Machado, Aldo Demarchi e Du Altimari; ex-presidentes da Câmara Municipal, Valdir Andreeta e Sérgio Guilherme; Dalva Christofoletti Paes da Silva, presidente do Ceame (Centro de Estudos e Apoio aos Municípios e Empresas), funcionária da prefeitura por 32 anos; o vice-presidente da Câmara Municipal, José Pereira dos Santos, e os vereadores Adriano La Torre, Geraldo Voluntário, Irander Augusto, Júlio Lopes, Yves Carbinatti e Hernani Leonhardt; além de secretários municipais, servidores, representantes de entidades e pessoas da comunidade.

Atletas de Rio Claro disputam os jogos Pan-Americanos de Lima

Jucielen Cerqueira, Welyda Rodrigues e Daniela Lionço vão representar Rio Claro nas provas de boxe e ciclismo.

De 26 de julho a 11 de agosto será realizada a 18ª edição dos jogos Pan-Americanos 2019 em Lima, capital do Peru. Entre os milhares de atletas de dezenas de países que participarão da competição, três atletas de Rio Claro estarão defendendo a bandeira brasileira junto às equipes de boxe e ciclismo. Jucielen Cerqueira e as ciclistas Welyda Rodrigues e Daniela Lionço integram projetos esportivos que contam com apoio da prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal dos Esportes e Turismo (Setur).

As ciclistas Welyda Rodrigues e Daniela Lionço, que integram a equipe Elite da Abec/Setur Rio Claro, estão no Rio de Janeiro em treinamento com a seleção brasileira. A professora de ciclismo da Setur, Natália Varela, também está na concentração, como auxiliar do técnico da seleção brasileira, Emerson Silva. Welyda e Daniela embarcam com os demais atletas da seleção para os jogos Pan-Americanos, em Lima, na madruga de sexta-feira (26).

Elas participarão de duas provas de velódromo, sendo que Welyda disputa a prova Omnium, no dia 3 de agosto e, no dia seguinte, 4 de agosto, ela e Daniela competem a prova em dupla, chamada Madison. Já pelo boxe feminino a representante de Rio Claro é Jucielen Cerqueira, integrante da equipe MM Boxe. A pugilista rio-clarense integra a equipe composta por oito atletas brasileiros para disputar o Pan-Americano: são três mulheres e cinco homens. Jucielen luta na categoria até 57 quilos e se destaca nas competições das quais participa.

Os técnicos da seleção brasileira de Boxe são Mateus Alves, Cláudio Aires e Leonardo Macedo. O sorteio para definir a data de competição para a equipe será realizado no final de semana.

O titular da Setur, Ronald Penteado, destaca a participação das atletas de Rio Claro nos Jogos Pan-Americanos. “É um evento esportivo muito importante e que reúne grandes atletas, com alta capacidade técnica. Estar entre os convocados já é uma vitória para se orgulhar, tenho certeza que o Brasil estará muito bem representado. Desejo boa sorte a todos os atletas que estão se dedicando para obterem os melhores resultados e trazerem medalhas para o país”, salienta o secretário.

Para os XVIII Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 são esperados cerca de oito mil atletas de 42 países. Serão disputadas modalidades como atletismo, badminton, beisebol, boliche, canoagem, esgrima e esqui aquático, entre outras modalidades esportivas.


Juninho recebe visita de deputado do Espírito Santo

Doutor Hércules veio a Rio Claro obter informações sobre as Carretas da Saúde.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, recebeu neste sábado (20) a visita do deputado estadual Hércules Silveira, o Doutor Hércules, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. O parlamentar veio a Rio Claro obter informações sobre as Carretas da Saúde e outros projetos e ações implementados pelo município no setor de saúde.

“Vim fazer essa visita a Rio Claro porque soube que o sistema de saúde do município é muito bom. Quero pegar alguns dados e aprender alguma coisa com Rio Claro e levar para a cidade de Vila Velha”, declarou o deputado que agradeceu a recepção do prefeito Juninho da Padaria e também da secretária municipal de Saúde, Maria Clélia Bauer. “Estou muito satisfeito com o que tenho visto e com certeza vou levar de Rio Claro alguma coisa importante para Vila Velha”, acrescentou Doutor Hércules, que cumprimentou o prefeito pelas ações e o trabalho da imprensa em informá-las com destaque à comunidade.

O prefeito Juninho da Padaria agradeceu a visita e colocou Rio Claro à disposição. “Essa troca de experiências traz aprendizagens. Temos que buscar o que está dando certo em outros municípios para melhor atender a nossa população”, afirmou Juninho. “Estamos à disposição do deputado para colaborar e compor novos conhecimentos e aprendizados, porque de cada lugar vem uma experiência nova”, reforçou a secretária Maria Clélia.

Durante a visita, o deputado obteve informações sobre o Espaço Mais Saúde onde foram realizados mais de 32 mil procedimentos, entre consultas, exames e pequenas cirurgias. “Foi um projeto importante que trouxe um ganho muito grande. Enfrentamos muitas dificuldades, mas tivemos grandes avanços com projetos que melhoraram o atendimento à população, e são referência para outros municípios”, comenta Juninho.

Outras ações realizadas pelo município também foram discutidas com o programa Farmácia Todo Dia, a conclusão e entrega das seis unidades de saúde da família que estavam com obras abandonadas, e a lei sancionada nesta semana que autoriza a prefeitura a fazer parcerias com hospitais privados para realização de serviços e aquisição de produtos na área de saúde como forma de pagamento de débitos inscritos em Dívida Ativa e tributos a vencer.

Fundo Social recebe doação de cobertores da Sicoob UniMais

População pode doar roupas, cobertores e calçados para a campanha do agasalho do Fundo Social.

O Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro recebeu nesta sexta-feira (12) doação de 94 cobertores da cooperativa de crédito Sicoob UniMais. Os itens doados são uma colaboração à campanha do agasalho realizada pelo Fundo Social em prol das famílias carentes do município.  “A Sicoob UniMais tem sido parceira em nossas campanhas e agradeço pela disposição da entidade de colaborar com nossa campanha para ajudar aqueles que mais precisam”, agradece Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social.

Paula recebeu as doações entregues pela presidente da Sicoob UniMais, Egídia Witzel Beltrame, e pelos diretores José Fernando Bôscoli (Financeiro) e Ruan Christofoletti de Queiroz (Administrativo). Os cobertores foram arrecadados pela cooperativa em campanha realizada anualmente junto aos seus cooperados, colaboradores e gestores. “Essa ação é feita em cumprimento ao sétimo princípio cooperativista que é olhar pelo interesse da comunidade onde a cooperativa está inserida”, explica Egídia.

A campanha do agasalho do Fundo Social prossegue e a população pode contribuir para aquecer o inverno de quem precisa. Cobertores, agasalhos e calçados estão sendo arrecadados em mais de cem pontos, com caixas identificadas com cartazes da campanha em unidades de saúde, escolas e estabelecimentos comerciais. “O engajamento da comunidade é fundamental para que possamos ampliar o atendimento às famílias”, lembra Paula.

As doações recebidas vão para o Barracão da Solidariedade, onde as peças passam por triagem e então são disponibilizadas para quem precisa. No local é feito cadastro de quem realiza a retirada das doações. O atendimento no Barracão é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 15h30. Para retirar as peças é necessário apresentar RG e comprovante de residência.