Secretários municipais de Rio Claro testam positivo para Covid-19

Todos receberam resultados dos exame nesta segunda-feira (6) e desde então estão em isolamento.

Quatro secretários da administração municipal, em Rio Claro, receberam na segunda-feira (6) resultado positivo de exame para Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Após Silvio Aparecido Martins, chefe de gabinete do prefeito, ter positivado para Covid-19, os secretários foram submetidos ao exame, assim como o prefeito João Teixeira Junior, que também testou positivo.

Paulo Roberto de Lima (Obras), Érica Belomi (Desenvolvimento Social), Rodrigo Ragghiante (Negócios Jurídicos) e José Ricardo Lemes (Meio Ambiente) são os secretários que testaram positivo. Também está com a Covid-19 o procurador geral do município Alessander Kemp Marrichi.

Todos estão em isolamento domiciliar e não apresentam sintomas da doença.

Prefeitura faz desinfecção no Paço para prevenção ao coronavírus

Medida também foi adotada no Núcleo Administrativo Municipal. 

A prefeitura de Rio Claro realizou neste sábado (4), uma operação com produto especial para a desinfecção nas instalações do Paço Municipal como medida preventiva ao coronavírus. O produto é o mesmo que vem sendo utilizado em outros locais públicos, como UPAs, Jardim Público e terminal de ônibus urbano.Localizado na região central da cidade, o Paço  abriga vários serviços municipais, como o Atende Fácil e o Cadastro Único, e a Câmara Municipal.

“Além de proteger as pessoas que vão ao Paço para usar os serviços da prefeitura, também estamos preocupados com nossos colaboradores”, explica o prefeito João Teixeira Junior. “É mais uma ação preventiva nesta pandemia”, ressalta Juninho.

Logo no início da pandemia a prefeitura de Rio Claro afastou os servidores com mais de 60 anos e os com problemas crônicos de saúde. O horário de expediente e os atendimentos presenciais foram reduzidos. A prefeitura também disponibilizou álcool em gel nos prédios públicos e tem feito as orientações para prevenção ao coronavírus.


Juninho anuncia convênio para construção de quase 400 apartamentos

Prefeito e o secretário estadual da Habitação reuniram-se quarta-feira. Novas moradias serão construídas no bairro Chácara Lusa.

O prefeito João Teixeira Junior e o secretário estadual da Habitação, Flávio Amary, reuniram quarta-feira (1) na capital paulista para acertar detalhes do convênio que garante mais 390 apartamentos em Rio Claro. O município destinará área no bairro Chácara Lusa para a implantação do empreendimento, que fará parte do programa estadual Nossa Casa. “Centenas de famílias poderão realizar o sonho da casa própria e, em meio ao clima pesado que vivemos devido à crise do coronavírus, fico com alegria redobrada ao poder dar a excelente notícia de mais essa conquista da nossa cidade”, comenta Juninho.

Na reunião de quarta-feira o prefeito também recebeu do secretário estadual da Habitação a informação de que Rio Claro foi contemplado no programa Vida Longa, focado em projetos habitacionais para idosos que vivem sozinhos em situação de vulnerabilidade social. O município vai agora vai providenciar as tramitações necessárias para que o programa seja implantado no município. “Mesmo com as inseguranças e incertezas causadas pela pandemia, nossa administração continua trabalhando firme pelo crescimento de Rio Claro e pelo atendimento das demandas históricas da população”, acrescenta.

O programa Nossa Casa, que terá 390 apartamentos de interesse social, serão construídos a partir de parceria entre prefeitura, governo estadual, governo federal e iniciativa privada. É destinado a famílias com renda de um e meio a três salários. O terreno providenciado pela prefeitura na Chácara Lusa tem área estimada de quase 12 mil metros quadrados e está em local pavimentado. Serão apartamentos de aproximadamente quarenta metros quadrados distribuídos em prédios de oito andares, com elevadores. O agente financeiro desse projeto habitacional será a Caixa Econômica Federal.

O Nossa Casa é um programa que promove parcerias entre o governo do estado, prefeituras e a iniciativa privada, além do governo federal, para fomentar a produção de unidades habitacionais em terrenos públicos para as famílias de baixa renda. “Esse programa está alinhado com a filosofia de trabalho adotada pela prefeitura de Rio Claro de unir esforços para levar benefícios à população nos mais variados setores”, finaliza o prefeito Juninho.

Rio Claro adere a programa voltado às mulheres com deficiência

Prefeito Juninho assinou protocolo de intenções com o governo do estado e participou do lançamento regional do programa Todas in-Rede.

O prefeito João Teixeira Junior participou na segunda-feira (29) do lançamento regional da iniciativa Todas in-Rede, voltada ao empoderamento e emancipação das mulheres com deficiência do estado de São Paulo. O programa foi lançado em live realizada com a participação da secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão. Para firmar o compromisso de Rio Claro com o Todas in-Rede, o prefeito Juninho está assinando protocolo de intenções estabelecendo ampla cooperação entre o município e o governo com a meta de impulsionar o desenvolvimento de projetos voltados às mulheres com deficiência. O município de Rio Claro é o primeiro do estado de São Paulo a aderir ao programa.

“Desde o início de nossa administração traduzimos em ações concretas a atenção, empenho e prioridade que dedicamos às mulheres e às pessoas com deficiência”, comenta Juninho. “Por isso é com muito entusiasmo que aderimos ao programa Todas in-Rede, que certamente, vai nos permitir ampliar o trabalho que já realizamos nessa área aqui em Rio Claro”, acrescenta.

Entre as conquistas das mulheres na atual administração, o prefeito de Rio Claro destaca a implantação da Patrulha Maria da Penha na Guarda Civil Municipal. Na área da acessibilidade, uma das recentes iniciativas da prefeitura foi a implantação de 295 rampas de acesso em vários pontos da cidade, a maior ação desse tipo já feita na cidade, em investimento superior a R$ 170 mil. “São muitas as iniciativas desde que assumimos a prefeitura mas sabemos que muito ainda precisa ser feito, e agora, com o Todas in-Rede, temos mais um caminho aberto para atender essas demandas”, observa Juninho.

De acordo com a secretária estadual Célia Leão, neste momento de pandemia em que a violência contra as mulheres aumentou muito o programa Todas in-Rede é fundamental. “Escolhemos Rio Claro para fazer o lançamento na região, e é a primeira cidade a aderir ao programa”, afirmou a secretária que cumprimentou o prefeito Juninho pelas ações de inclusão social. De acordo com a secretária-executiva dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Aracélia Costa, o estado de São Paulo tem 1.700.000 mulheres com deficiência.

A live de segunda-feira também contou com a participação da delegada da 1ª Delegacia da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Valéria Pereira; e do assessor dos Direitos da Pessoas com Deficiência de Rio Claro, Paulo Meyer, que frisa a importância do Todas in-Rede como mais um instrumento para se alcançar uma sociedade mais justa e inclusiva. “As mulheres com deficiência merecem essa atenção e terão de nossa parte todo o esforço e dedicação para que os resultados aparecem o mais rápido possível”, afirma.

De acordo com o protocolo de intenções assinado entre a prefeitura e o governo estadual, o programa Todas in-Rede terá quatro pilares de ação. O primeiro deles voltado ao trabalho, renda e autonomia econômica, o segundo focado na prevenção à violência, o terceiro direcionado aos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos e o quarto orientado ao empoderamento, autoestima e liderança. Dentre as ações gerais previstas no documento, estão as de mobilização das mulheres com deficiência, realização de encontros formativos, oferta de cursos sobre atendimento à mulher com deficiência vítima de violência e veiculação de campanhas educativas nas redes sociais.

Prefeitura chama 210 famílias para matrícula na nova creche do Araucária

Crianças foram chamadas a partir de lista de espera. Essa é a quarta escola entregue pela atual administração.

Duzentas e dez famílias de Rio Claro foram chamadas pela prefeitura de Rio Claro para realizar na sexta-feira (19) a matrícula de suas crianças na nova creche do município, localizada no Jardim Araucária e finalizada neste mês. É a quarta escola entregue pela atual administração, que tem outras seis sendo construídas, totalizando dez novas unidades de ensino.

“Isso nos enche de orgulho e faz de Rio Claro uma cidade que realmente investe em educação, que é a base para um futuro melhor para nossas crianças”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, que conversou com pais e responsáveis dos futuros alunos da nova creche do Araucária durante o atendimento para as matrículas. “Mais de 200 famílias da região do Araucária agora têm um lugar seguro para deixarem seus filhos enquanto os adultos trabalham, em mais um compromisso cumprido pelo nosso governo”, acrescenta Juninho.

O presidente da Câmara Municipal, vereador André Godoy, esteve na nova unidade de ensino junto com o prefeito e destacou que, com a obra, o município atende a uma grande demanda que havia naquela região. “Moradias foram entregues aqui pela gestão passada que, no entanto, não providenciou equipamentos sociais essenciais para o dia a dia dos moradores, como escola”, frisou. “Agora, a prefeitura oferece creche próxima para as crianças destas imediações”, acrescenta André Godoy.

Bruna Hilário Colin, moradora no Parque Universitário, concorda com o presidente da Câmara e com o prefeito. “Agora, vamos ter uma creche perto de casa. As outras são fora de mão. E com esta creche terei condições de procurar um emprego, pois meu filho vai ter onde ficar”, afirma a mãe de Hiran, de dois anos.

De acordo com o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira, as famílias foram chamadas para formalizar a matrículas das crianças, de zero a três anos, a partir de lista de espera. “Tão logo as aulas sejam retomadas na rede municipal de ensino, as crianças matriculadas já começam a frequentar a nova escola”, informa. Desde março as aulas estão suspensa como medida de segurança devido à pandemia do coronavírus.

Também estiverem na unidade de ensino junto com o prefeito Juninho os secretários municipais Érica Belomi (Desenvolvimento Social) e Ricardo José Lemes, o Ricardo Campeão (Meio Ambiente).

O investimento na obra é de R$ 2,4 milhões, sendo R$ 1,9 milhão do governo federal e R$ 496,1 mil de contrapartida do município. O projeto segue modelo do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), do Ministério da Educação. Foi construída em terreno que estava invadido e foi desocupado e limpo pela prefeitura, para a realização da obra. A construção da escola também atende solicitação do vereador Ruggero Seron, que acompanhou o andamento das obras.

Elektro troca poste danificado na rotatória do Guanabara nesta 6ª-feira

Prefeitura solicitou serviço. Ponto é movimentado e precisa de iluminação adequada para ficar seguro aos motoristas.

Poste danificado por veículo na rotatória na Estrada dos Costas, na rotatória entre os bairros Guanabara, Esmeralda e Palmeiras, na região sul de Rio Claro, será substituída nesta sexta-feira (19). A Elektro vai realizar o serviço, previsto para começar às 9 horas e ser concluído até as 14 horas. Motoristas que transitarem deve redobrar a atenção ao transitarem pelas imediações e moradores da região poderão ficar sem energia elétrica, já que o poste além de ser de iluminação pública também é de linha de transmissão de energia.

“Fizemos a solicitação à Elektro para que o problema fosse resolvido e estamos sendo prontamente atendidos”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, agradecendo a presteza da concessionária de energia elétrica. “Aquele é um ponto de grande movimento e a iluminação adequada é essencial para reduzir riscos de acidentes à noite”, acrescenta Juninho.

A partir da necessidade de melhorar o trânsito, a prefeitura finalizou em outubro do ano passado a rotatória. O fluxo de veículos naquele local havia aumentado muito nos últimos tempos devido a empreendimentos como o Jardim das Nações 1 e 2. A partir disso, toda aquela área da cidade foi revitalizada. As imediações receberam novo paisagismo e trecho de recapeamento, e estacionamento e o Espaço Família com área de lazer para todas as idades.

Daae terá plantão telefônico no feriado de Corpus Christi

Atendimento 24 horas atende chamadas também via celular para solicitação serviços e agendamento.

O expediente no Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro terá alterações na quinta e sexta-feira, em virtude do feriado de Corpus Christi.

Assim como nos demais feriados e finais de semana, o Daae terá atendimento telefônico 24 horas para assuntos relacionados à distribuição de água, solicitação de serviços e agendamento de atendimento pelo telefone 0800-505-5200, que também atende chamadas via celular.

O atendimento presencial está sendo feito apenas mediante agendamento telefônico, também pelo número 0800-505-5200. Esse padrão remoto de contato é realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 13 horas, e foi adotado temporariamente para reduzir os riscos de contaminação pelo coronavírus.

O acesso ao site do Daae, no endereço www.daaerioclaro.sp.gov.br, foi liberado neste período de pandemia sem a necessidade de cadastro. Por esse endereço eletrônico o consumidor pode providenciar a segunda via da conta e consultar débitos.

Daae faz reparo emergencial em adutora próximo ao reservatório da Avenida 40

Serviço deve ser concluído até o final da manhã desta quarta-feira (10), e abastecimento normalizado à tarde. Uso responsável da água se faz necessário nesse período.

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro está fazendo reparo emergencial em rede de abastecimento de 200 milímetros que se rompeu na Avenida Perimetral, entre as ruas 12 e 13, no bairro BNH, próximo ao reservatório de água da Avenida 40.

Para realizar o serviço, foi necessário interditar o trânsito na via, no sentido centro-bairro. A orientação é para que o munícipe redobre a atenção e os cuidados e evite transitar nas proximidades, procurando rotas alternativas para diminuir riscos de acidentes.

Também foi necessário interromper temporariamente o abastecimento de água, o que pode ocasionar baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água nos bairros: Parque Universitário, Wenzel, BNH, Alto do Santana, Santana, Vila Elizabeth, Vila Olinda e outros bairros próximos.

A previsão para conclusão dos trabalhos é para até o final da tarde desta quarta-feira (10) e o abastecimento nos bairros vai ser retomado gradativamente logo após o término do reparo na rede de abastecimento, durante o período da tarde.

Nesse período, o Daae pede para que os consumidores façam uso responsável da água e reforça a importância de terem caixa d’água em seus imóveis, já que durante os serviços de manutenção os imóveis que possuem caixa d’água não sofrem com eventual falta d’água, o que reduz transtornos em casos de interrupção no fornecimento. As caixas d’água possuem volume suficiente para 24 horas de consumo racional, além de a instalação ser obrigatória, conforme o Código Sanitário Estadual.

Na retomada do abastecimento serão realizadas descargas na rede. Pode haver casos pontuais de cor escura na água, que devem ser relatados à Central de Atendimento do Daae pelo telefone 0800-505-5200, que funciona 24 horas por dia e também atende chamadas via celular.

O Daae informa ainda que ao restabelecer o abastecimento, há um aumento temporário na pressão em alguns pontos da rede, o que pode deixar a água com um aspecto “esbranquiçado”. Neste caso, a água está apenas cheia de ar, podendo ser consumida normalmente.

Rio Claro chega a 83 casos positivos de coronavírus

Na quarta-feira (27) foram confirmados nove casos.

Mais nove casos de coronavírus foram confirmados em Rio Claro na quarta-feira (27) em boletim emitido pela Secretaria Municipal de Saúde. Com isso, o município tem total de 83 casos positivos.

“A partir de entendimento do governo estadual e a realização de grande quantidade de testes rápidos, o município passa a incluir os resultados destes exames no número total de diagnósticos de Covid-19”, observa Maurício Monteiro, secretário de Saúde. 

Dos novos casos, dois estão hospitalizados na rede particular e um na rede pública. Os outros seis estão em isolamento domiciliar. O número de pacientes recuperados permanece em 33.

O boletim desta quarta-feira aponta também aumento nas internações, que agora são 21, sendo oito em UTI. Rio Claro tem dez óbitos confirmados e um óbito em investigação. 

Rio Claro registra a nona morte por coronavírus

Mulher idosa estava internada e faleceu na noite de sexta-feira (22).

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro divulgou na tarde deste sábado (23) boletim que registra o nono óbito por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
A paciente, uma mulher idosa, estava internada e faleceu na noite de sexta-feira (22). Dos 9 óbitos registrados no município de Rio Claro por coronavírus, apenas um é de paciente com menos de 60 anos.
Faleceram por coronavírus em Rio Claro seis mulheres e três homens.
O município tem 70 casos positivos, cinco a mais do que o registrado no boletim anterior, de sexta-feira (22), sendo que 31 resultados foram apontados em testes rápidos, que precisarão ser confirmados em exames de laboratório. O boletim também aponta quatro casos suspeitos e 33 pacientes recuperados. O número de pacientes internados caiu de 20 para 13, sendo seis em UTI. Não há óbito em investigação.