Rio Claro faz campanha de alimentos durante pandemia

Iniciativa do município é para atender famílias em dificuldade financeira.

O município de Rio Claro inicia nesta quarta-feira (1) uma campanha de alimentos para auxiliar famílias que estão em dificuldades financeiras nesta pandemia do coronavírus. Toda a arrecadação será entregue ao Banco de Alimentos do município, gerenciado pela União de Amigos (Udam), que fará a distribuição aos necessitados.

“Nossa expectativa é de mais uma vez contar com o apoio da comunidade e conseguir um grande número de alimentos, podendo assim atender mais famílias”, avalia Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município, entidade que está coordenando a campanha juntamente com o gabinete do prefeito.

“É um momento difícil para muitos pais de família, especialmente aqueles que são autônomos, não têm uma reserva financeira e neste momento estão sem trabalhar por causa da quarentena do coronavírus”, afirma o prefeito João Teixeira Junior.

As doações podem ser feitas até o próximo dia 12 diretamente no Paço Municipal ou nos demais pontos de arrecadação. Em caso de doação de grande quantia de itens, o doador pode entrar em contato com o Fundo Social pelo telefone 3526-7171 para a retirada no local. Devem ser doados alimentos não perecíveis, por exemplo: arroz, macarrão, feijão, óleo, fubá, leite, trigo e açúcar. 

Locais de arrecadação: Paço Municipal (Rua 3), Núcleo Administrativo Municipal (NAM – Rua 6), CEU Mãe Preta, subprefeitura do Cervezão, Udam +, supermercado Furquim, supermercado Irmãos Casagrande, supermercado Examine, varejão Horti Mais, Mercadão das Frutas e supermercado Tropical.

Sábado tem mutirão contra a dengue nos bairros Boa Vista 1 e 2

Agentes percorrerão os bairros das 8 às 13 horas.

Rio Claro realiza nesse sábado (14) no Jardim Boa Vista 1 e Jardim Boa Vista 2 mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti. Se chover, a ação nesses bairros será transferida.

Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, percorrerão os bairros das 8 às 13 horas, vistoriando residências e recolhendo objetos que podem ser utilizados como criadouros do mosquito.

Em 2020 Rio Claro soma 200 casos positivos da doença, conforme boletim divulgado nesta semana pela Vigilância Epidemiológica.

“Voltamos a pedir que a população nos ajude a combater o mosquito transmissor, pois apenas com a colaboração de todos poderemos vencer essa dura batalha contra o Aedes”, destaca o secretário de Saúde, Maurício Monteiro.

De acordo com o gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Diego Reis, os focos mais frequentemente encontrados de potenciais criadouros estão nos imóveis habitados. “Mais de 80% do total de criadouros do mosquito estão nas cialis nedir casas com moradores”, informa, lembrando que o descarte correto de materiais é essencial para combater o Aedes aegypti, que também transmite zika vírus, chikungunya e febre amarela.

“Tudo o que acumula qualquer quantidade de água parada pode se tornar criadouro do mosquito, por isso é preciso atenção redobrada nos quintais e interior das residências”, finaliza o gerente do CCZ.

Ecopontos abrem em todos os dias do feriado prolongado

Usuários devem ficar atentos aos horários de funcionamento dos ecopontos durante o carnaval.

Os ecopontos de Rio Claro ficarão abertos durante todo o carnaval. A comunidade deve ficar atenta aos horários de funcionamento. Aos sábados os ecopontos abrem das 8 às 17 horas. Aos domingos, das 8 horas ao meio dia. Nessa segunda e quarta-feira (26) os ecopontos abrem em horário normal, das 8 às 20 horas. Na terça-feira de carnaval o serviço será realizado em horário especial, das 8 horas ao meio dia.

Nos ecopontos podem ser depositados até um metro cúbico de galhos, restos de podas de árvores e entulhos de materiais de construção; móveis, eletrodomésticos, madeiras MDF, colchões e outros objetos velhos; pilhas e materiais recicláveis, lâmpadas e óleo de cozinha. Lixo orgânico, hospitalar e de empresas não são aceitos nos ecopontos, pois têm outros modelos de descarte.

Os seis ecopontos estão nos bairros São Miguel (anel viário, perto da Avenida 62A), Inocoop/Guanabara (Avenida Tancredo Neves com a rodovia Fausto Santomauro), Jardim Figueira (Avenida 54 em frente à Rua 27), Jardim das Palmeiras (Avenida 3JP, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto), no Cervezão (Rua 6A, Avenida M21) e Jardim São Paulo (Rua 1A).

Carnaval na Praça terá brinquedos e passeio de trenzinho para as crianças

O Carnaval na Praça, que acontece entre os próximos dias 22 e 25, no Jardim Público, contará com diversas atrações para divertir participantes de todas as idades. No Coreto, bandas vão agitar o evento com repertório composto por axé, sambas e marchinhas. E para que as crianças também possam curtir o evento, brinquedos infláveis e passeio de trenzinho estarão disponibilizados gratuitamente aos menores. O Carnaval na Praça acontece no sábado (22), domingo (23) e terça-feira (25) das 16h às 22 horas e, na segunda-feira (24), das 18h às 22 horas. O evento é uma realização da Prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

Os brinquedos são voltados para crianças até 12 de anos de idade e o acesso é gratuito. No espaço haverá distribuição de pipoca, algodão doce e sorvete. Além disso, passeio de trenzinho pela região central, também gratuito, estará disponível para os pequenos. Importante destacar, que, para que mais crianças possam aproveitar os passeios, a regra do trenzinho é de um acompanhante por criança.

O titular da Setur, Ronald Penteado, destaca as atrações voltadas para o público infantil. “As crianças poderão aproveitar os brinquedos e passear no trenzinho gratuitamente. São opções a mais que integram o Carnaval na Praça e que vão garantir quatro dias de lazer e divertimento”, pontua.

E para propiciar um melhor aproveitamento do evento, os espaços serão cobertos, impedindo que a instabilidade no tempo prejudique a diversão.

Já na parte musical, muito alto astral e um repertório variado vão agitar o público. No sábado (22) a abertura do evento estará a cargo do grupo Surreal, seguido pela banda Batuque da Nega. No domingo (23), será a vez de o público conferir Tem Fuzuê, músico Júlio Neri, Balaio de Gato e ainda apresentação da banda Salve Salve Simpatia. Na segunda-feira (24), sobem ao palco novamente as bandas Batuque da Nega e Balaio de Gato. No encerramento do Carnaval na Praça, no dia 25 (terça-feira), quem comanda o agito é o grupo Tem Fuzuê, Júlio Neri, seguidos pela apresentação da escola de samba Samuca com participação especial do intérprete Daniel Colete e ainda a banda Salve Salve.

Para que tudo transcorra dentro do planejado é importante destacar que será proibida a entrada de objetos que possam provocar ferimentos como, por exemplo, capacetes, spray de espuma, latas e similares.

Fundo Social abre 300 vagas em 16 cursos gratuitos de capacitação profissional

Podem se inscrever pessoas maiores de 16 anos.

O Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro abriu inscrições para 16 cursos gratuitos de capacitação profissional com oferta de aproximadamente 300 vagas. Os interessados devem fazer a inscrição no Centro de Qualificação Profissional que fica na Avenida Visconde, 150, entre as avenidas 28 e 30. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os candidatos precisam apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de residência, e ter mais de 16 anos.

“Os cursos oferecem oportunidade de capacitação para quem quiser trabalhar por conta própria ou se qualificar para o mercado de trabalho”, destaca Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social. “Um profissional qualificado tem mais chances de êxito na busca por um emprego”, complementa.

Há vagas para auxiliar de cabeleireiro, barbeiro, bordado e crochê, caixinha em MDF, depilação, design de sobrancelha, informática básica, manicure, maquiagem, massagem, pães artesanais, pintura em tecido com patch aplique, corte de cabelo feminino, corte e costura molde pronto, corte e costura sob medida e corte e costura aperfeiçoamento.

“O curso de massagem é uma novidade que trazemos para este ano e esperamos que tenha boa receptividade”, comenta Wellington de Oliveira, diretor do Fundo Social. Já o curso de depilação, iniciado no passado, também merece destaque porque tem alto custo no mercado e está sendo oferecido gratuitamente pela prefeitura.

As aulas serão iniciadas assim que as turmas forem formadas. Há vagas para curso noturno e diurno, com aulas de uma, duas, três ou quatro vezes na semana. A maioria dos cursos será ministrada no Centro de Qualificação da Visconde, mas também há vagas para corte e costura na unidade da Igreja Luterana e corte e costura molde pronto na unidade do Jardim Panorama. Nesses dois últimos casos as aulas serão ministradas no período da tarde uma vez por semana.

Além dessas vagas, o Fundo Social também está com inscrições abertas para oito cursos profissionalizantes na unidade de Ajapi: bordado e crochê, corte e costura molde pronto, corte e costura sob medida, pintura em tela, corte e cabelo feminino, design de sobrancelha, manicure e pedicure e artesanato (almofada patchwork, capa de caderno de receitas etc). A inscrição pode ser feita no Centro de Qualificação na Avenida 1 (José Lucas Rosa), 304, Ajapi.

Chuva causa transtornos na região rural de Rio Claro

Enxurrada derrubou talude na Estrada de Jacutinga e ponte do Batalha na estrada velha de Brotas.

As chuvas ocorridas nos últimos dias têm causado problemas em Rio Claro exigindo mobilização de equipes de manutenção da prefeitura. Um deles ocorreu na estrada rural que liga Ferraz a Jacutinga, onde a enxurrada derrubou talude deixando a estrada intransitável. Por conta disso, quem trafega pela região deve usar rota alternativa. A prefeitura já está fazendo a recomposição do talude e o serviço deve ser concluído até o fim da semana.

Outro transtorno causado pelas chuvas foi na estrada velha de Brotas (continuação da Rua 6) onde passa o córrego do Batalha. O grande volume de chuvas causou processo erosivo que ocasionou a queda da cabeceira e do tablado da ponte. O tráfego no local foi interditado e os moradores precisam usar rota alternativa, como acessar a Estrada de Jacutinga.

“Nossas equipes começaram a trabalhar nesses locais tão logo os problemas foram registrados”, informa o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que esteve nos dois locais na tarde desta terça-feira (11). “Todos os esforços estão sendo feitos pelo governo municipal para amenizar os estragos causados pelas intensas chuvas”, acrescenta Juninho.

A orientação da prefeitura é para que os motoristas evitem transitar nas imediações dos dois pontos interditados. “Estamos trabalhando para amenizar os efeitos do período chuvoso e garantir assim a trafegabilidade das vias”, explica Emilio Cerri, secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção.

O secretário municipal de Obras, Paulo Roberto de Lima, observa que as chuvas aumentam as demandas de manutenção e também atrapalham um pouco o andamento dos trabalhos, muitas vezes inviabilizando o serviço. “Mesmo com dificuldades temos procurado atender da melhor forma possível a comunidade”, destaca Lima, informando que a prefeitura estuda a melhor forma de restaurar a ponte do Batalha.

Santa Elisa terá mutirão contra dengue no sábado

Agentes percorrerão os bairros das 8 às 13 horas.

Rio Claro realiza nesse sábado (8) no bairro Santa Elisa, mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti. Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, percorrerão os bairros das 8 às 13 horas, vistoriando residências e recolhendo objetos que podem ser utilizados como criadouros do mosquito transmissor da dengue. Boletim da Vigilância Epidemiológica divulgado nesta semana aponta 59 casos registrados da doença em Rio Claro desde o início do ano.

“A luta contra a dengue precisa do apoio de todos e a melhor maneira de combater o mosquito transmissor é eliminando os criadouros”, destaca o gerente do CCZ, Diego Reis. Muitos recipientes que podem acumular água têm sido encontrados nas residências. “Qualquer descuido pode favorecer a reprodução do Aedes”, prossegue, lembrando que o mosquito também transmite chikungunya, zika vírus e febre amarela.

O mais recente índice de densidade larvária do município, que chegou a 1.9, coloca Rio Claro em estado de alerta com relação ao Aedes aegypti. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 80% dos criadouros do mosquito estão dentro de imóveis habitados.

Prefeitura fecha acordo coletivo com aumento de quase 14% no vale alimentação

Salários do funcionalismo serão reajustados conforme a inflação medida pelo IPCA.

A prefeitura de Rio Claro e o Sindicato dos Servidores Municipais fecharam o acordo coletivo para reajuste salarial do funcionalismo público municipal, cuja data-base é 1º de abril. O acordo coletivo de 2020 prevê aumento salarial pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que ainda não tem índice final. Já o vale alimentação terá alta de 13,95%, passando de R$ 430,00 para R$ 490,00, com aumento acumulado de 74,99% nos últimos três anos.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (7) pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Sempre primamos pelo diálogo e quando há entendimento entre sindicato, prefeitura e vereadores, quem ganha são os funcionários”, destaca Juninho. “As dificuldades financeiras são muitas, mas felizmente conseguimos oferecer quase 14% no vale alimentação, medida que vai beneficiar os servidores que mais precisam”, acrescenta.

Desde o início de 2017, a prefeitura tem mantido o IPCA ou concedido reajustes acima da inflação. Em 2017, o reajuste salarial foi de 4,57%, em 2018 de 5% e no ano passado de 3,79%, somando 14,11% no acumulado do período. Já o vale alimentação tem alta acumulada de 74,99%. Em 2016 o vale era de R$ 280,00 e subiu para R$ 310,00 (10,71%) em 2017, primeiro ano de governo da atual gestão municipal. Em 2018 o benefício aumentou para R$ 390,00, alta de 25,81%, e em 2019 para R$ 430,00, reajuste de 11,63%. Agora passará para R$ 490,00 com elevação de 13,95%.

O ticket plantão, concedido a funcionários que fazem plantões, também registrou reajuste significativo e dobrou de valor nos últimos três anos. O ticket, que era de R$ 11,00 em 2016, subiu para R$ 21,00 em 2017 e agora terá um aumento de 14,29%, passando para R$ 24,00. “Fechamos esses índices respeitando o limite prudencial e nossa disponibilidade orçamentária”, explica o secretário municipal de Economia e Finanças, Gilmar Dietrich.

Para o presidente do Sindicato dos Servidores, Tu Reginato, o diálogo fez avançar as negociações. “A relação entre patrões e empregados sempre é conflituosa, mas conseguimos negociar e, dentro da realidade financeira do município, foi fechado um bom acordo”, frisa Reginato, observando que Rio Claro é uma das primeiras cidades da região a fechar acordo coletivo.

Agora, a proposta será encaminhada à Câmara Municipal para análise e votação dos vereadores. Também participaram da reunião os vereadores Geraldo Voluntário, José Pereira dos Santos, Hernani Leonhardt, Irander Augusto, Paulo Guedes, Ruggero Seron e Thiago Yamamoto.

Prefeitura inicia pavimentação no Novo Wenzel

Obras terão início na terça-feira e irão contemplar vários trechos do bairro. 

A prefeitura de Rio Claro inicia nesta terça-feira (21) a pavimentação em vias do bairro Novo Wenzel. O asfalto será implantado na Avenida 9 entre ruas 5 e 6, Rua 5 entre avenidas 7 e 9, e Avenida 7 entre ruas 2 e 5.

“Essa é uma conquista importante e muito aguardada pelos moradores”, destacou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, acrescentando que a administração tem trabalhado para levar melhorias aos bairros e, consequentemente, melhor qualidade de vida para a população. “Em breve esta região vai ganhar um centro poliesportivo, que está em construção, e a unidade de saúde do bairro é uma das que terá horário de atendimento ampliado, funcionando até as 20 horas”, observou o prefeito Juninho, que esteve no bairro na segunda-feira (20). O centro poliesportivo inclui área de lazer, campo de futebol e playground. “O projeto segue os objetivos dos Espaços Famílias, de proporcionar nos bairros lazer e convivência saudável para as famílias”, enfatiza Juninho.  

Ao todo serão pavimentados 5.490,74 metros quadrados. “Além do asfalto, o trabalho inclui a implantação de galerias para escoamento das águas das chuvas”, informa Liomar Canova, da Secretaria de Obras. Nas melhorias estão sendo investidos R$ 561.623,30, sendo que R$ 460.952,38 foram destinados ao município pelo governo federal, a partir de trabalho do deputado Miguel Lombardi, e o restante é contrapartida do município.

Recentemente a prefeitura de Rio Claro providenciou vários outros serviços que atendem os moradores da região do Novo Wenzel, Bonsucesso e Bom Retiro, como reforma e construção de muro na escola Luiz Martins e iluminação na Rua 2 entre as avenidas 7 e 9 no acesso à escola Margarida Penteado.

Policiais recebem homenagem na prefeitura

Cerimônia foi realizada na quinta-feira (19) no paço municipal.

O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, entregou na quinta-feira (19) certificados de honra ao mérito a policiais civis e guardas municipais em reconhecimento e agradecimento pelo brilhante trabalho na elucidação do caso que vitimou o cabo rodoviário Luís Fernando Bortolotti Garcia, no início de novembro.

“O trabalho que vocês realizam é parte fundamental na promoção da segurança pública e para os avanços que temos alcançado”, disse o prefeito Juninho aos homenageados. “A partir do trabalho realizado por vocês, com inteligência e sabedoria, foi dada resposta à sociedade na elucidação do caso”, continuou o prefeito, destacando a importância do trabalho integrado entre polícias e guarda municipal em Rio Claro.

A cerimônia contou com a participação de Marco Antonio Bellagamba, secretário de Segurança; Luís Fernando Godoy, comandante da Guarda Municipal; tenente Larissa Marcucci Sanches, da Polícia Militar Rodoviária; e major Vasques, representando o tenente-coronel Luís Roberto Moreira Filho, comandante do 37⁰ Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I). Paulo Henrique Nabuco de Araújo, delegado seccional, representou o delegado homenageado Alexandre Socolowski. Também foram homenageados o escrivão Osni Vieira Barbosa; os investigadores Angelo José Spatti, André Luiz de Carvalho, Bartol Pimenta Junior, Cristiano Augusto da Costa e Danilo Gomes da Costa; o agente policial Oswaldo Galvão de França Neto;  e os guardas municipais Maurício Miguel e Eduardo Botelho Neto.