Símbolo da República, nova Árvore da Liberdade será plantada sábado

Novo exemplar é originário da antiga, que completa 130 anos.

Um dos símbolos da República brasileira está em Rio Claro e fará 130 anos no próximo sábado (14). A Árvore da Liberdade será celebrada com plantio de novo exemplar, originário da antiga. O evento a partir das 9 horas será na Praça da Liberdade, em frente ao Fórum. “O resgate de tradições, símbolos e história de Rio Claro é trabalho que realizamos com muito carinho e orgulho, pois sabemos que olhar para o passado nos dá as referências necessárias para a construção de um futuro melhor”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, destacando o importante papel de Rio Claro em um momento tão especial da história do País que foi a proclamação da República.

A Árvore da Liberdade original foi plantada no dia 14 de dezembro de 1889, um mês após o Brasil se tornar uma república. Foi o modo dos rio-clarenses festejarem o novo regime e destacarem o pioneirismo da cidade na campanha republicana, já que Rio Claro foi um dos primeiros municípios a se engajarem pelo fim da monarquia e implantação da República. Devido a sua idade avançada, a Árvore da Liberdade está sucumbindo ao tempo. “Mas a partir de sábado o clone que será plantado ao lado ajudará a estender seu significado pelas décadas vindouras”, frisa Juninho.

O plantio da nova Árvore da Liberdade será realizada poucos dias após o prefeito de Rio Claro anunciar a troca do telhado da antiga estação ferroviária, na Rua 1, onde está localizado o terminal de ônibus urbano. Também centenário, o prédio é tombado como patrimônio histórico terá mantidas suas características. Também recentemente a prefeitura entregou a nova iluminação do Jardim Público, outra importante referência urbana e histórica do município, assim como o museu Amador Bueno da Veiga, que ficou uma década fechado após ser quase totalmente destruído por um incêndio. Neste ano o atual governo finalizou a restauração e entregou o prédio à comunidade.

Garotos da Farra conquista o bicampeonato da Série Prata do Campeonato Amador

O Estádio Municipal Augusto Schimidt Filho, o Schmidtão, recebeu na manhã do último domingo, 1/12, a final da 3ª edição do Campeonato Amador Série Prata – 2019, que nesta temporada prestou homenagem ao esportista Ary Bernardo (ex-jogador do Rio Claro FC).

No primeiro confronto realizado na semana passada vitória do Garotos da Farra pelo placar de 4 a 1 contra o Força Jovem, resultado este que garantiu ampla vantagem ao time do Jardim Progresso para o jogo de volta. No último domingo, com a bola rolando, o panorama foi outro. O Força Jovem conseguiu neutralizar o ataque do adversário, com forte marcação no meio de campo, mas não teve força para tirar o zero do placar. Com o apito final, festa do Garotos da Farra.

Encerrada a decisão, a Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur), que tem Ronald Penteado como titular, realizou a premiação:

Troféu campeão: Garotos da Farra FC

Troféu vice-campeão: Força Jovem FC

Troféu terceiro colocado: Família Santa Maria

Troféu quarto colocado: Ribeirão Claro Extra

Troféu disciplina: Nova Esperança FC

Troféu artilheiro: Zé Barbosa, do Alagoanos FC, com 9 gols

Troféu goleiro menos vazado: Leonardo, do Força Jovem FC, com 10 gols sofridos.

“Gostaria de parabenizar o homenageado Ary Bernardo por tudo que fez e faz pelo futebol da nossa cidade”, disse Ronald Penteado. “Parabenizo também todas as equipes que participaram da temporada 2019 da Série Prata, competição que vem ganhando força ano a ano”, afirmou o secretário Ronald. A Câmara Municipal foi representada pelos vereadores Julinho Lopes e Adriano La Torre.

Árbitro do Brasileirão vai apitar a final da Série Ouro do Campeonato Amador

Thiago Duarte Peixoto está confirmado como árbitro da partida entre Unidos do Parque Universitário, o UPU, e Boa Vista na decisão do Campeonato Municipal de Futebol Amador Série Ouro neste domingo, 30/11, a partir das 7h45, no Estádio Augusto Schmidt Filho, o Schmidtão.

Na Série A do Campeonato Brasileiro 2019 Thiago Peixoto foi responsável pela arbitragem em quatro partidas. No dia 6 deste mês, ele apitou a partida no Mineirão em que o Atlético-MG venceu o Goiás por 2 a 0. Na última quarta-feira, 27/11, Thiago foi o responsável pelo apito em Salvador (BA) onde Bahia e Atlético-MG empataram em 1 a 1.

Na temporada 2018/19, Thiago Peixoto participou de 21 partidas nos seguintes campeonatos: Paulista A1 e A2, Copa do Brasil, Séries C e B e Copa Paulista. O custo da vinda do árbitro para a final da Série Ouro é da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

Dentro das quatro linhas, Unidos do Parque Universitário, o UPU, precisa da vitória diante do Boa Vista para comemorar o segundo título do Amador da sua história (primeira conquista foi em 2016).

O Boa Vista que joga pela vantagem do empate saiu de campo na semana passada com gosto amargo na boca. Abriu o placar com Dente aos 42 da etapa inicial e preparava-se para comemorar a vitória até os 43 do segundo tempo quando  Dentinho empatou para o UPU: 1 a 1.  Por ter melhor campanha, o Boa Vista fica com o título de a segunda partida terminar empatada novamente.

A partir das 10 horas terá início da decisão da Série Prata. Em campo, Força Jovem e Garotos da Farra voltam a ficar frente a frente. Na semana passada, a equipe do Jardim Progresso atropelou o Força Jovem na goleada por 4 a 1. Com o resultado, o Garotos da Farra pode até perder por 2 gols de diferença que mesmo assim ficará com o título. Ao Força Jovem resta partir para o ataque na tentativa de devolver a goleada. Se vencer por 3 gols de diferença, a decisão será através dos pênaltis. Se ganhar por 4 ou mais gols, o Força ficará com o título.

Para ter garantido o acesso ao Estádio Municipal Augusto Schmidt Filho, de acordo com os organizadores das competições, os torcedores devem doar um litro de leite o qual será destinado às entidades que prestam trabalho social no município. As competições têm apoio da Setur.

Renovação de concessão da ferrovia prevê R$ 7 bi de investimentos e empregos

Prefeito Juninho comemora a decisão que deverá beneficiar Rio Claro também com transferência das oficinas.

DCIM\100MEDIA\DJI_0007.JPG

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou na quarta-feira (27) a renovação antecipada do contrato de concessão ferroviária da Malha Paulista da Rumo Logística, empresa do Grupo Cosan. O contrato, que venceria em 2028, ganhou mais 30 anos e será estendido até 2058. A medida prevê investimentos de mais de R$ 7 bilhões para a realização de obras de ampliação da capacidade e de resolução de conflitos urbanos nas 33 cidades paulistas que são atravessadas pela ferrovia, entre elas Rio Claro. A previsão é de gerar 131 mil empregos no estado.

A notícia foi bem recebida pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que acredita que essa injeção de recursos trará benefícios ao município e também ao estado de São Paulo. “É uma ótima notícia para a nossa cidade e também para o nosso estado. Com a renovação da malha paulista, serão feitos muitos investimentos com impacto positivo no desenvolvimento econômico e na geração de empregos das cidades”, comenta Juninho.

De acordo com ele, a aprovação do TCU é mais um passo para concretizar a transferência das oficinas ferroviárias da região central de Rio Claro para o Jardim Guanabara. “Esse projeto atende anseio da sociedade e poderá acabar com os conflitos urbanos que acontecem hoje na região. A área ocupada pelas oficinas poderá se transformar em uma grande avenida e prédios comerciais desenvolvendo a economia e a mobilidade urbana de nossa cidade”, avalia o prefeito.

O assunto vem sendo acompanhado de perto pelo prefeito Juninho da Padaria, que em diferentes momentos discutiu o tema com o governador João Dória, o vice-governador Rodrigo Garcia, com representantes da empresa Rumo e os ministros Augusto Nardes (do TCU) e Tarcísio Gomes de Freitas (dos Transportes). Os prefeitos das cidades de Hortolândia e Sumaré também participaram das reuniões.

O assunto também vem sendo acompanhado pela Câmara Municipal pelo presidente André Godoy e o vereador Val Demarchi. “Estamos acompanhando de perto esse processo cujo resultado é tão importante para Rio Claro. Com a renovação antecipada, o município receberá altos investimentos promovendo desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda na cidade”, destaca André Godoy, lembrando que o andamento do projeto em Rio Claro só foi possível com o apoio dos vereadores que aprovaram alteração do Plano Diretor para que a região do Guanabara tivesse condições legais de receber as novas oficinas ferroviárias.

PAT forma mais 34 alunos em cursos de capacitação

Certificados foram entregues na quinta-feira (28).

Com o certificado na mão, Bruno Cesar de Souza Dourante tem muito mais a comemorar. Antes mesmo de concluir o curso de empreendedorismo realizado pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador, Bruno conseguiu a vaga de emprego que buscava. “Com certeza é uma qualificação que agrega no currículo”, disse ele que também participou dos cursos de português e matemática e Time do Emprego.

Assim como Bruno, outras 33 pessoas concluíram os cursos neste mês e receberam os certificados na quinta-feira (28). A haitiana Venise Zephir viu no curso uma importante oportunidade para que novas portas sejam abertas.

“O investimento nas pessoas é o mais importante”, resumiu o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Temos no PAT uma equipe preparada para qualificar os alunos e ajudá-los na conquista do emprego, dando condições para que façam a diferença”, acrescentou Juninho.

Ao longo de 2019, o PAT formou oito turmas de Time do Emprego, quatro de português e matemática e três de empreendedorismo. “No ano que vem novas turmas serão abertas e teremos novidades”, antecipa Renata Murbach, diretora do PAT. Benedito Fernandes da Costa, o Tuzinho, diretor do Procon, também esteve presente e parabenizou os alunos pela iniciativa de buscar o conhecimento.

“As aulas representaram horas valorosas de muita troca de informações”, frisou a aluna Valéria Baroni. A experiência positiva também deu à Tamires da Silva Rodrigues motivação para seguir em busca do sonho. “Com o curso voltei a sonhar e estou estudando para o vestibular”, disse ela, agradecendo também a iniciativa da prefeitura de levar oportunidades para quem mora nos bairros mais afastados, com a realização de cursos no Terra Nova e Jardim das Nações, por exemplo.

O desempenho de cada um é motivo de orgulho para os professores Damaris Pires (empreendedorismo), Alexandre Pires (português e matemática) e Ana Lima (Time do Emprego). “Hoje o sentimento é dever cumprido, inclusive porque muitos não puderam estar presentes porque conseguiram emprego”, destacou Damaris.

3º Mega Festival Setur marca encerramento das atividades esportivas 2019

Um grande evento festivo está marcado para o próximo sábado (30), a partir das 8 horas, que marcará o encerramento das atividades esportivas da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur). Em sua 3ª edição, o Mega Festival Setur pretende reunir grande público, entre os praticantes das atividades, professores e público em geral no Complexo Esportivo que inclui o Ginásio de Esportes Felipe Karam, Mini Ginásio Mané Bortolotti, piscina e o Estádio Municipal Dr. Augusto Schimidt Filho. Haverá ainda atividades no entorno do Ginásio de Esportes.

A Prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Setur, oferece durante o ano aulas gratuitas em diversas modalidades esportivas. E para encerrar as atividades de 2019 estarão reunidos no 3º Mega Festival os praticantes das seguintes atividades: Ciclismo; Boxe; Futebo; Damas; Judô; Handebol; Ginástica para 3ª Idade; Slakline; Karatê; Futsal; Basquete; Xadrez; Vôlei; Krav Magá; Hidroginástica; Taekwondo; Futebol Feminino; Tênis de Mesa; Capoeira; Jiu Jitsu e GoalBall.

O titular da Setur, Ronald Penteado, destaca esta importante atividade para a pasta. “É um momento de confraternização, onde os praticante das atividades se reúnem de forma descontraída para encerrar mais uma etapa. A Setur oferece durante todo o ano diversas modalidades esportivas, de forma descentralizada, visando atender da melhor forma os munícipes. E, neste sábado, estarão todos reunidos para uma manhã diferenciada”, comenta o secretário.

O diretor de Esportes, Vinícius Sossai, acrescenta que, para animar ainda mais, um DJ estará presente durante a atividade de Hidroginástica na piscina do Ginásio de Esportes e será realizada uma mini-maratona do Ciclismo. Haverá ainda Slakline para quem quiser participar, distribuição de pipoca para as crianças e, no campo, jogos de Futsal e Handebol masculino e feminino.

O público confere ainda jogo da equipe de Minibol, que é o vôlei adaptado para 3ª Idade, no Mini Ginásio; e apresentação do Goalball, modalidade desenvolvida especificamente para deficientes visuais, com jogo entre Rio Claro x Limeira. “Será uma grande festa, com muitas atividades e atrações para que os pais dos alunos também possam interagir. Com certeza será uma manhã especial para marcar o encerramento de mais um ano”, pontua o diretor.

Famílias de RC trocam lâmpadas velhas pelas de led e vão economizar na conta de luz

A partir de parceria entre Elektro e prefeitura, comunidade está sendo atendida nos Cras.

Quinze mil lâmpadas estão sendo substituídas beneficiando três mil famílias de Rio Claro no programa Energia Mais Eficiente. Com parceria entre a empresa Elektro e a prefeitura, as trocas estão sendo feitas nos centros de referência em assistência social (Cras). “Essa iniciativa proporciona uma redução na conta de luz que faz a diferença no bolso das pessoas, principalmente daquelas com renda mais baixa”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que acompanhou na segunda-feira (25) parte da atividade no Cras Terra Nova com o chefe de Gabinete da prefeitura, Silvio Martins.

De acordo com o representante institucional da Elektro, Eduardo Zornoff, a empresa está trocando lâmpadas antigas, incandescentes e fluorescentes, por modernas lâmpadas de led, bem mais eficientes. “Elas gastam menos energia e têm maior vida útil, sendo boas aliadas no orçamento das famílias atendidas”, explica, acrescentando que a substituição segue critérios sociais e as pessoas habilitadas a fazerem a troca devem levar as lâmpadas velhas que têm em casa. Mesmo as queimadas podem ser levadas para a troca e o limite é de cinco lâmpadas trocadas por famílias.

Moradora do Jardim das Nações 1, Cláudia da Silva recebeu as novas lâmpadas na segunda-feira e ficou muito satisfeita. “Tudo o que ajuda a gente a economizar é bom”, resumiu. Já Josefa Barbosa, que mora na Rua 16B no Terra Nova, diz que mesmo gastando pouca energia elétrica no mês acha que é muito positiva a troca de lâmpadas. “Isso também ajuda as pessoas a se conscientizarem sobre a importância de economizar energia”, afirma.

As pessoas atendidas precisam levar para a troca, além das lâmpadas velhas, o RG e uma conta recente de luz. Nesta semana a substituição está sendo feita no Cras Independência até esta terça-feira (26); no Cras Terra Nova até a quinta-feira (28); no Cras Bonsucesso e Cras Panorama até a sexta-feira (29); e no Cras Brasília e Cras Mãe Preta na quarta, quinta e sexta-feira (29). O atendimento é feito sempre das 8 às 17 horas.

“Mais uma vez temos exemplo de parceria levando benefícios para a comunidade”, observa o prefeito Juninho, lembrando que a Elektro já realizou atividades similares no município em outras ocasiões. “O trabalho conjunto tem sido um dos focos de nossa administração para que as melhorias nos mais variados setores cheguem mais rápido à população”, finaliza.

Ecopontos abrem em todos os dias do feriado prolongado

Usuários devem ficar atentos aos horários de funcionamento dos ecopontos no fim de semana e feriados.

Os ecopontos de Rio Claro ficarão abertos durante todo os feriados, fim de semana e pontos facultativos dessa semana e na próxima. Nessa sexta-feira (15), Proclamação da República, os ecopontos abrem em horário especial, das 8 horas ao meio dia. Aos sábados os ecopontos abrem das 8 às 17 horas e aos domingo, das 8 às 12 horas. Na segunda-feira e terça-feira, atendimento normal dos ecopontos, que abrirão das 8 às 20 horas. No feriado de quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, atendimento das 8 às 12 horas.

Nos ecopontos podem ser depositados até um metro cúbico de galhos, restos de podas de árvores e entulhos de materiais de construção; móveis, eletrodomésticos, madeiras MDF, colchões e outros objetos velhos; pilhas e materiais recicláveis, lâmpadas e óleo de cozinha. Lixo orgânico, hospitalar e de empresas não são aceitos nos ecopontos, pois têm outros modelos de descarte.

Os seis ecopontos estão nos bairros São Miguel (anel viário, perto da Avenida 62A), Inocoop/Guanabara (Avenida Tancredo Neves com a rodovia Fausto Santomauro), Jardim Figueira (Avenida 54 em frente à Rua 27), Jardim das Palmeiras (Avenida 3JP, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto), no Cervezão (Rua 6A, Avenida M21) e Jardim São Paulo (Rua 1A).Área de anexos

Superintendente do Arquivo de RC foi palestrante em evento estadual

Cinquenta prefeituras e 30 câmaras municipais estiveram representadas no encontro.

A superintendente do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, Monica Frandi Ferreira, foi uma dos que proferiram palestra no 22º Encontro Paulista sobre Gestão Documental e Acesso à Informação, realizado nesta semana em São José dos Campos. Representantes de 50 prefeituras e 30 câmaras municipais estiveram presentes ao evento, organizado pelo Arquivo Público do Estado.

Monica Frandi desenvolveu o tema “Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro: 40 anos de realizações e desafios”. “Foi uma excelente oportunidade de mostrar um pouco do importante trabalho realizado pelo nosso Arquivo em atividade de âmbito estadual”, comenta a superintendente.

O evento teve a presença do coordenador do Arquivo Público do Estado, Fernando Padula Novaes, e da diretora da Unidade Regional de São José dos Campos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Cibele de Lima Martinusso, que lançou no encontro o Guia Técnico de Transparência Municipal, fruto de cooperação técnica entre o Arquivo Estadual e o TCE.

O evento realizado na quarta-feira (6) teve como objetivo, entre outros itens, oferecer às prefeituras e câmaras municipais paulistas fundamentos legais e técnicos para a implementação de políticas de gestão documental e para a difusão e cumprimento do direito ao acesso à informação pública.

Atleta da Abec/Setur Rio Claro é campeão da 4ª Volta Ciclística Internacional de Guarulhos pela categoria sub 23

Entre os dias 25 e 27 de outubro foi realizada a 4ª edição da Volta Ciclística Internacional de Guarulhos, evento esportivo dividido em três etapas e que reuniu grandes competidores. Entre eles, a equipe de ciclismo da Abec/Setur Rio Claro no qual, pela categoria sub 23, conquistou a primeira colocação com o atleta Matheus Braz. A equipe Abec/Setur Rio Claro conta com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

De acordo com o técnico Walter Hohne Junior, embora o resultado tenha sido individual, a comemoração foi em equipe, pois durante as etapas um importante trabalho em equipe precisou ser realizado para que um dos atletas se consagrasse campeão. Ele explica ainda que, em Voltas Ciclísticas, a camisa de líder geral, no caso da Volta de Guarulhos, a amarela, é disputada entre todos os atletas. Já a camisa de cor branca é disputada pelos atletas jovens, ou seja, da categoria sub 23.

“Temos a equipe formada em sua maioria por atletas jovens, por isso buscamos desde o início a camisa branca e, já na primeira etapa, estivemos entre os primeiros colocados. Na segunda etapa a camisa branca foi conquistada e o trabalho da equipe na terceira e última etapa foi o de manter a camisa até o final. E nós conseguimos!”, comemora o técnico.

Vinícius Sossai, diretor de Esportes da Setur, em nome do secretário Ronald Penteado, enaltece a participação da equipe na competição. “A Abec desenvolve um importante trabalho de incentivo e treinamento dos atletas em diferentes categorias. E esse resultado vem confirmar a importância de se incentivar e fortalecer as categorias de base. Parabenizo toda equipe pelo excelente desempenho e resultado”, aponta o diretor.

Agora, a equipe segue focada e treinando para o próximo importante compromisso, que será a disputa dos Jogos Abertos do Interior, onde representará a Setur e o município de Rio Claro, de 13 a 19 de novembro, em Marília.

A Abec Rio Claro e o Projeto Pedalar contam com o apoio da Secretaria de Esportes e Turismo [Setur], Unimed/Rio Claro, Tropix, Junior Comunicação Visual, Sport Bike, Potencial – Eletricidade e Manutenção, Unesp/Rio Claro, Faculdade Asser, Penks Vestuário, Oficina Mecânica 4 Rodas, Xerocopy, Academia Mega Fitness, Foccus Fotografia e Monely Calçados.