Crianças fazem plantio de árvores no Espaço Família do Jardim Guanabara

Esse é o quarto Espaço Família construído pela prefeitura, o primeiro na região sul.

As obras para implantação do Espaço Família para os bairros Guanabara, Esmeralda e Palmeiras avançam rapidamente. Na tarde de sexta-feira (1º) o local ganhou 30 mudas de árvores da espécie calpúrnia. O plantio foi feito por alunos da Escola Municipal “Jardim das Palmeiras – Caic” que atuam como agentes ambientais na unidade de ensino. “É importante envolver as crianças na implantação desse espaço que está sendo construído para elas e suas famílias”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que participou do plantio com as crianças.

As mudas de calpúrnia vão se juntar às palmeiras imperiais já plantadas no local e também na rotatória do Jardim Esmeralda. “Escolhemos a calpúrnia porque ela cresce mais rápido e deverá estar plenamente desenvolvida em três anos”, informa Emilio Cerri, secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção. “Além do rápido crescimento, a calpúrnia também tem copas grandes que propiciam mais sombra e dão sementes ornamentais”, complementa o ecólogo Tadeu Olivetti, diretor municipal de Manutenção e Conservação.

O plantio foi acompanhado também pelo coordenador de Educação Ambiental da Secretaria da Educação, Edison Norberto Andrade, e professoras da escola Caic.

O novo Espaço Família está sendo implantado por meio de parceria entre a prefeitura e a empresa Engep – Engenharia e Pavimentação Ltda. O local está ganhando playground, academia ao ar livre, iluminação e ampla área de lazer. O novo Espaço Família fica em frente à rotatória recentemente construída na Estrada dos Costas no cruzamento com a Avenida 10 e Rua 9. A iniciativa também atende solicitação do vereador Júlio Lopes.

Secretaria da Educação de RC faz homenagem ao Dia da Merendeira

Pasta agradeceu o bom trabalho realizado pelas merendeiras nas escolas municipais.

O Dia da Merendeira é comemorado nesta quarta-feira, dia 30 de outubro. Na rede pública municipal de ensino de Rio Claro são 327 profissionais, sendo 322 mulheres e cinco homens, que garantem diariamente a alimentação das crianças nas escolas e projetos.  “Temos a grata satisfação de contar com merendeiras atenciosas, dedicadas e comprometidas com o trabalho, por isso merecem nossa gratidão e reconhecimento”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Para comemorar a data, a Secretaria Municipal da Educação de Rio Claro fez singela homenagem aos profissionais em sua página na internet. Um agradecimento especial a esses profissionais que prestam serviço tão importante nas unidades da rede municipal de ensino.

As merendeiras são responsáveis por servir alimentos saudáveis e de qualidade para os quase 20 mil alunos atendidos na rede municipal de ensino. “Temos um cardápio diversificado que segue os requisitos nutricionais, mas são as merendeiras que cozinham e dão sabor aos alimentos servidos aos alunos”, destaca o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira.

O diretor municipal de Alimentação Escolar, Mário Davi do Amaral Veiga, observa que além do preparo dos alimentos, as merendeiras colaboram com a limpeza das escolas e com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. “As merendeiras merecem parabéns não só pelo seu dia, mas também por todo o trabalho de excelência que prestam ao município”, pontua.

Inscrições para vestibular 2020 da Univesp começam na terça-feira

Interessados devem acessar vestibular.univesp.br. Taxa de matrícula é de R$ 45,00.

As inscrições para o vestibular 2020 da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) começam na terça-feira (15), às 15 horas. Para o pólo de Rio Claro estão sendo oferecidas um total de 100 vagas nos eixos Licenciatura e Computação. Para se inscrever é preciso acessar o endereço eletrônico vestibular.univesp.br. O valor da taxa é R$ 45,00. Até as 15 horas da próxima sexta-feira (18) estão isentos de taxa todas as pessoas inscritas no Cadastro Único do governo federal. Também haverá redução de taxa para candidatos que preencherem requisitos que podem ser consultados na página da Univesp (univesp.br). As inscrições para o vestibular deste ano terminam às 15 horas do dia 14 de novembro. O vestibular da Univesp está programado para o dia primeiro de dezembro. Para prestar o vestibular da Univesp basta ter concluído o segundo grau, ou concluir até o final do período de matrícula.

O polo de Rio Claro vai oferecer 50 vagas no eixo Licenciatura, com um ano de ciclo básico e opções de habilitação, a partir de segundo ano, em Letras, Matemática e Pedagogia. Outras 50 vagas serão oferecidas no município no eixo Computação, com ciclo básico de um ano e meio e, depois disso, opções de bacharelado em Tecnologia da Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação. “Trata-se de excelentes opções para quem quer cursar ensino superior, com toda a praticidade proporcionada pela educação à distância e sem abrir mão da qualidade no ensino”, comenta o secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Ricardo Gobbi.

A Univesp é uma universidade pública gratuita mantida pelo governo estadual, com pólos que atendem mais de 300 municípios. Rio Claro passou a contar com pólo da Univesp, em janeiro do ano passado, por meio de parceria entre a prefeitura e o governo do estado. Fica na Rua A, 269, bairro Chácara Lusa, quilômetro 173 da Rodovia Washington Luís.

Escolas municipais não terão aulas na terça-feira para celebrar Dia do Professor

Interrupção de um dia de aulas está previsto no calendário escolar e não haverá prejuízo aos alunos.

As escolas da rede pública municipal de ensino de Rio Claro não terão aulas na próxima terça-feira, dia 15 de outubro. A interrupção nas aulas será feita em comemoração ao Dia do Professor, celebrado nessa data. A medida vale para todas as unidades municipais de ensino, que incluem creches, escolas e projetos. A paralisação de um dia está prevista no calendário escolar de 2019 e não haverá prejuízo aos alunos. “Vamos cumprir os 220 dias letivos previstos na legislação”, informa o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira.

Depois de alguns anos de interrupção, essa será a primeira vez que o Dia do Professor será comemorado com feriado escolar. “Essa medida já foi adotada antes, mas foi interrompida há alguns anos e agora será retomada”, explica o diretor do Departamento Pedagógico, Osmar Arruda Garcia.

A rede municipal de ensino tem mais de 19 mil alunos e 3.400 servidores, entre efetivos, eventuais e contratados. Desses, aproximadamente 1.300 são professores. “É uma singela homenagem aos profissionais que cumprem missão tão importante que é alfabetizar nossas crianças”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Somente as escolas ficarão fechadas na terça-feira (15). As repartições da Secretaria Municipal da Educação funcionarão normalmente, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.

A origem do Dia do Professor está ligada à criação do ensino elementar no Brasil, instituído por decreto em 15 de outubro de 1827 pelo imperador Dom Pedro I. Em 1947, o professor paulista Salomão Becker e mais três profissionais da área tiveram a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores. A data foi oficializada nacionalmente em 1963 pelo então presidente João Goulart. Já o Dia Mundial do Professor é celebrado em 5 de outubro, data criada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1994.

Atividade sobre Dia do Surdo é realizada na escola Armando Grisi

Evento também comemorou 20 anos da escola.

Quinta-feira, 26 de setembro, foi o Dia Nacional do Surdo. Na rede municipal de ensino a data foi tema de atividade na escola municipal Professor Armando Grisi, que comemorou 20 anos. O evento, já tradicional na escola, foi realizado na sexta-feira (20).

“O Dia do Surdo da escola Armando Grisi tem como objetivo valorizar e difundir a cultura surda bem como a Língua Brasileira de Sinais (Libras)”, destaca Simara Pereira, coordenadora de Educação Especial na Secretaria Municipal da Educação. O evento contou com apresentações dos alunos, que interpretaram em libras músicas e poemas. Também foi exibido documentário sobre os 20 anos da escola.

A escola Armando Grisi é no município, escola pólo de atendimento aos alunos surdos falantes da Língua Brasileira de Sinais. “Atualmente são atendidos na escola quatro alunos surdos”, informa a diretora Priscilla Gama Cardoso. Além deste público específico, a escola atende também alunos com deficiência intelectual, deficiência física e autismo, o que a tem caracterizado como escola municipal de referência em relação à Educação Especial e Inclusiva.

Na escola são atendidos aproximadamente 600 alunos do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A unidade de ensino tem como vice-diretores Danilo Soares Veloso e Isaac de Freitas de Marco. A professora coordenadora é Maria Fernanda Simões Coelho.

A atividade fez parte da programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, realizada pela Câmara Municipal e Prefeitura de Rio Claro.

Cultura e inclusão em evento com alunos na semana da Pessoa com Deficiência

Atividade foi realizada quarta-feira no NAM.

Cerca de 250 pessoas participaram da Manhã Cultural Inclusiva realizada quarta-feira (25) no auditória do Núcleo Administrativo Municipal (NAM) com estudantes da rede municipal de ensino de Rio Claro. O evento, que integrou a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, contou com apresentações inclusivas das escolas Armando Grisi, Ephraim Ribeiro dos Santos e Marcello Schmidt – unidade 2. As apresentações abordaram temáticas como respeito às diferenças, amizade e colaboração e tiveram a participação de alunos com deficiência matriculados na rede municipal de ensino.

“Atividades como essa ajudam a valorizar as pessoas com deficiência e mostram a importância do ambiente escolar como espaço de integração e respeito entre as pessoas”, comenta o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira. A Manhã Cultura Inclusiva foi organizada pelas coordenadoras de Educação Especial Simara Pereira da Mata e Adriana Correa Bueno

Além das apresentações dos alunos, o evento teve bate-papo descontraído com a “digital influencer” e assistente social Juliana Oliva, que abordou aspectos de empoderamento e autonomia da pessoa com deficiência. O evento, que contou a presença do assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer, e do vereador Júlio Lopes, foi encerrado com a história “O pássaro sem cor” narrado pela contadora de histórias e coordenadora do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal da Educação, Mirna Paola Costa.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, observa que atividades como essa são essenciais para enriquecer o ensino e lembra que a prefeitura vem fazendo uma série de investimentos no setor. “São 11 novas escolas, já entregamos três, outras sete estão em construção e as obras de outra vão começar em breve”, informa, acrescentando que a prefeitura também está investindo em reformas e ampliações da rede escolar.

Na semana passada, a rede municipal de ensino de Rio Claro realizou outra atividade relativa à Semana da Pessoa com Deficiência. Na sexta-feira (20) a escola Armando Grisi sediou o evento sobre o “Dia do Surdo”.

A Semana da Pessoa com Deficiência é organizada pela Câmara Municipal de Rio Claro em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da prefeitura por intermédio da assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vinculado à Secretaria de Cultura.

‘Violão na Escola’ leva música erudita e popular a estudantes da rede municipal

No total, 50 apresentações estão programadas para até o final do ano.

A primeira etapa da iniciativa Violão na Escola será encerrada nesta terça-feira (24) com apresentações dos violonistas Elton Nadai e Erasmo Sampaio na escola  municipal Luiz Martins, no bairro Novo Wenzel. A dupla já se apresentou para alunos das escolas no Jardim Novo e Jardim São João, em um total de 35 apresentações. “É mais uma boa iniciativa que enriquece o ambiente escolar em unidades de nossa rede municipal”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

“Trata-se de um projeto que une cultura e educação de maneira muito prazerosa e atraente para os estudantes”, comenta o secretário da Educação, Adriano Moreira. Nadai e Sampaio farão ainda outras 15 apresentações até o final do ano. São 40 alunos por apresentação, que é feita nas salas de aula. “Elaboramos programação adaptada para cada faixa etária à qual tocamos, queremos que as crianças e adolescentes tirem o máximo possível de cada apresentação”, explica Nadai.

Cada espetáculo aborda o violão erudito e popular. É oportunidade dos estudantes tomarem contato ou conhecerem mais de perto música na vertente renascentista, barroca, clássica, romântica, moderna e contemporânea. “Além da parte musical, também há explicações sobre o contexto musical de cada estilo”, destaca a coordenadora pedagógica de Ensino Fundamental da prefeitura, Aline de Araújo Hebling.

As apresentações do projeto Violão na Escola são realizadas por meio do programa de incentivos fiscais da prefeitura, com patrocínio da empresa Eco Primos.

Alunos da rede municipal participam de programa reconhecido pela ONU

Cerca de 700 alunos de 25 escolas mantidas pela prefeitura participam do Programa de Educação e Diversidade.

Alunos e professores de 25 escolas municipais de Rio Claro participam a partir de segunda-feira (23) de oficinas e workshops do Programa de Educação e Diversidade (PED). A proposta faz parte do banco de boas práticas da Organização das Nações Unidas (ONU), para que os alunos reflitam sobre a realidade em que vivem, identifiquem problemas e apresentem soluções.

As atividades prosseguirão até novembro. Os professores terão workshop de capacitação quarta-feira (25) no Núcleo Administrativo Municipal (NAM). Para o dia 11 de dezembro, também no NAM, está marcada Feira de Ideias, com apresentação dos projetos escolares e premiação da equipe vencedora. O programa é uma iniciativa da NTICS Projetos, com patrocínio da Whirlpool Corporation e apoio da Prefeitura de Rio Claro, e dá continuidade ao projeto Caminhão “Conhecendo os ODS”, realizado em agosto.

“Será mais uma excelente experiência didática para os alunos, o que reforça a importância de parcerias voltadas para a educação, busca de soluções e diversificação das visões de mundo”, comenta o secretário municipal de Educação, Adriano Moreira.

“O projeto trabalha a educação com ênfase na diversidade e inclusão. Queremos que os próprios alunos reflitam sobre a realidade em que vivem, os problemas que enfrentam e apontem soluções para a garantia de uma sociedade mais igualitária. Após participarem do programa, todos acabarão atuando como multiplicadores do conhecimento aprendido”, explica a CEO da NTICS Projetos, Ana Carolina Xavier.

A Whirlpool é signatária do Pacto Global da ONU e utiliza os ODS como base para suas iniciativas. “O projeto está em linha com as estratégias de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental da Companhia. Atuamos sob o conceito de ‘Inovação Sustentável’, desenvolvendo processos e produtos mais eficientes, e temos a Diversidade e Inclusão como um de nossos valores”, explica Vanderlei Niehues, diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios da Whirlpool.

A estimativa é de que mais de 700 estudantes sejam capacitados nessa etapa do projeto. Os alunos trabalharão com base em cinco dos 17 “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ou ODS): Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Redução das Desigualdades, Vida Terrestre, e Parcerias e Meios de Implementação.

Ao final do programa, os alunos apresentarão as propostas elaboradas pelos grupos na “Feira de Ideias”. A melhor ideia, escolhida por uma banca examinadora, será implantada na comunidade. Os integrantes do grupo vencedor serão premiados com tablets.

NTICS Projetos

A NTICS Projetos, com sede em São Paulo e Flórida (Estados Unidos), desenvolve projetos que orientem a um novo olhar para o mundo, que transformem comunidades em seus entornos, que promovam reflexão por meio de conhecimento multinível e levem informação e cultura para um maior número de pessoas possível. Com 16 anos no mercado, já realizou 570 projetos para mais de 150 empresas, que atingiram mais de 3,4 milhões de pessoas.

Whirlpool Corporation

A Whirlpool Corporation é a maior empresa de eletrodomésticos do mundo, com vendas anuais de aproximadamente 21 bilhões de dólares, 92 mil funcionários e 65 centros de fabricação e pesquisa de tecnologia em 2018. A Companhia é responsável pela comercialização dos produtos da Whirlpool, Brastemp, Consul, KitchenAid, Maytag, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e outras marcas importantes, em quase todos os países do mundo.

Contatos com a imprensa:

Whirlpool Corporation

Rafael Borges – rafael.borges@idealhks.com

Fernanda Triches –  fernanda.triches@idealhks.com

Tabatha Antonaglia –  tabatha.antonaglia@idealhks.com

Caroline Rullo –  caroline.rullo@idealhks.com| 11 4873-7643

NTICS Projetos

Ciléia Pontes – (47) 99991-1953

cileia@majuicomunicacao.com

Juninho entrega reforma na escola do Novo Wenzel

Prefeito lembrou de outras melhorias feitas naquela região.

A escola municipal “Prof. Luiz Martins Rodrigues Filho” completa 20 anos nesta quarta-feira (18) e os alunos, professores e funcionários ganham uma unidade de ensino reformada, com melhorias entregues na terça-feira (17) pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que destacou os vários investimentos que a região dos bairros Novo Wenzel, Bonsucesso e Bom Retiro estão recebendo desde o início da atual administração. “Temos um carinho muito grande por todas as nossas escolas e é fundamental valorizar os locais onde nossas crianças passam boa parte de seu dia”, disse. Juninho lembrou que em breve será entregue o Centro Esportivo do Novo Wenzel, com campo de futebol, academia ao ar livre, playground, tanque de areia e muito mais. O prefeito anunciou ainda que o posto de saúde da região será reformado e lembrou de melhorias já realizadas, como ampliação de iluminação pública e pavimentação em alguns trechos.

Na escola Luiz Martins, a prefeitura providenciou reconstrução de muro, colocação de porcelanato no setor administrativo, substituição do alambrado em frente à escola e instalação de piso granilite no galpão e salas de aulas, que antes tinham apenas contrapiso. As obras incluíram ainda substituição de dois portões e das portas de todas as salas de aula, serviços de pintura, instalação de canaletas, ralos, encanamento e portões, entre outros serviços.

De acordo com o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira, a reforma demonstra a sensibilidade da atual administração com o setor educacional. “Logo no início desta administração, constatamos que o muro havia caído há quase 10 anos, não tinha piso, as portas estavam quebradas, precisava de nova pintura e novos portões”, relembrou. “Foi uma obra longa, realizada sem que as aulas fossem interrompidas, e agradecemos a compreensão de pais, alunos e professores por terem acompanhado esse trabalho e nos ajudado a tornar a obra realidade”, acrescentou.

A diretora da unidade de ensino, Lucélia Piovesan, destacou que, com as reformas, a escola agora está mais segura. “É uma imensa alegria, essa obra é, sobretudo, para nossas crianças”, observou, destacando que os investimentos também tornam o local mais alegre e acolhedor. “Escola é, sobretudo, gente”, disse, citando o educador Paulo Freire.

Participaram da entrega da reforma da “Prof. Luiz Martins Rodrigues Filho” o vice-prefeito e Secretário Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba; o secretário municipal de Esportes e Turismo, Ronald Penteado; e os vereadores Luciano Bonsucesso e Geraldo Voluntário que, em seu discurso, destacou o quanto eram antigas as reivindicações por melhorias na escola, que agora oferece mais segurança aos alunos com o muro e mais conforto nas salas de aula. “Como pai, tenho imensa alegria em ver essa obra realizada”, disse acrescentando que os moradores da região “podem contar com a Câmara Municipal”.

Reforma no prédio da escola Luiz Martins será entregue nesta 3ª-feira

Prefeitura fez várias melhorias nas unidade de ensino, que fica no Jardim Wenzel.

A prefeitura de Rio Claro entrega nesta terça-feira (17) a reforma no prédio da Escola Municipal “Prof. Luiz Martins Rodrigues Filho”, localizada na Avenida 13-JW, 140, no bairro Jardim Wenzel. A cerimônia será realizada às 16 horas e toda a comunidade está convidada a participar do evento.

“Mais uma escola sendo entregue é fato que nos enche de orgulho e que mostra nosso empenho pela educação”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, lembrando que a atual administração providenciou 11 novas escolas. Três já foram entregues, sete estão em construção e mais uma deve começar em breve.

O secretário municipal da Educação, Adriano Moreira, destaca que, além de novos  prédios, os investimentos da prefeitura na educação incluem reformas e ampliações. “São mais de R$ 5 milhões investidos em reformas de prédios escolares que, como o da escola Luiz Martins, ganham mais qualidade para receber os alunos e melhores condições para professores e funcionários trabalharem”, frisa.

A escola Luiz Martins recebeu uma série de melhorias que incluem reconstrução de muro, colocação de porcelanato no setor administrativo, substituição do alambrado em frente à escola e instalação de piso granilite no galpão e salas de aulas. Antes esses locais tinham apenas contrapiso. As obras incluíram ainda substituição de dois portões e das portas de todas as salas de aula, serviços de pintura, instalação de canaletas, ralos, encanamento e portões, entre outros serviços.