Prefeitura de RC terá estande em festival sobre desenvolvimento sustentável

Credenciamento gratuito pode ser feito em conhecendoosods.com.br. Evento será em agosto.

A prefeitura de Rio Claro terá estande no festival virtual Conhecendo os ODS Digital, que será realizado de 9 a 13 de agosto e terá plataforma interativa para que o público circule virtualmente em cenário que simula a experiência presencial. A programação é gratuita e o credenciamento já pode ser feito no site conhecendoosods.com.br.

Com ampla programação, o evento mostra o que governos, escolas, empresas, universidades e organizações da sociedade civil estão realizando para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pelos países-membros da Organização das Nações Unidades (ONU).

De acordo com o secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Anderson Christofoletti, a prefeitura de Rio Claro mostrará ações nas áreas de saúde, meio ambiente, habitação, desenvolvimento social, educação e segurança. “Trata-se de um grande evento. É uma importante vitrine para nosso município, que está alinhado aos propósitos de sustentabilidade e inclusão traçados nas ODS da ONU”, comenta Christofoletti, destacando a importância das pessoas se credenciarem e participarem do festival.

Com o tema “Juntos unindo esforços para atingir os objetivos e não deixar ninguém para trás”, o evento online é apresentado pela Whirlpool Corporation, com patrocínio cultural da Enercan Campos Novos Energia e realizado pela NTICS Projetos e SB Sustainable Business Solutions.

Texto de divulgação elaborado pelos organizadores indica que serão mais de 150 palestrantes falando sobre progressos na Agenda 2030 e 17 estandes focados nas ODS. Haverá documentários, games ligados a soluções para os desafios mundiais, oficinas infantis, workshops para educadores, colaboradores e profissionais interessados nos temas do desenvolvimento sustentável.

De acordo com a organização, o evento conta com uma equipe de curadores, responsável por organizar a programação, que é diversa, inclusiva e voltada para públicos de todas as idades. Ainda segundo o texto oficial do festival, “as principais atrações contarão com tradutores em libras e toda emissão de carbono do evento será neutralizada”.

Prefeito Gustavo Perissinotto inaugura Sala do Empreendedor

Prefeito ressalta que o “objetivo é mais emprego e mais renda, sem aumento da carga tributária”.

Durante a inauguração da Sala do Empreendedor, na manhã desta segunda-feira (21), no Paço Municipal, o prefeito Gustavo Perissinotto destacou que o governo municipal quer resgatar o desenvolvimento econômico do município, com o “objetivo de gerar mais emprego e mais renda, sem aumento da carga tributária”. Gustavo ressaltou ainda que “melhorar a arrecadação é melhorar o ambiente de negócios e esta sala do empreendedor é um passo importante neste sentido”.

A Sala do Empreendedor terá atendimento exclusivo para microempreendedores individuais (MEI), tendo como uma de suas metas a de tornar mais fácil a abertura de empresas em Rio Claro e a regularização das atividades que estão na informalidade.

“É um primeiro passo de um grande projeto para ajudarmos os empreendedores, especialmente aqueles que estão encontrando tantas dificuldades neste momento de pandemia, e, assim, alavancarmos o desenvolvimento da cidade”, afirmou o secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Anderson Christofoletti.

Na Sala do Empreendedor também serão desenvolvidas capacitações para os microempreendedores individuais, em parceria com o Sebrae. “Esta sala é um grande presente para Rio Claro, passa a ser referência no trabalho de incentivo ao empreendedorismo”, afirmou Michelle Sabino, gerente regional do Sebrae, que representou Ivan Hussni, diretor técnico do Sebrae.

Entre outros atendimentos, na Sala do Empreendedor serão feitas orientações sobre negócios, formalização de empresa MEI, consultas de viabilidade, orientação sobre declaração anual do MEI, impressão das guias de pagamento e capacitação para a gestão de negócios.

O presidente de Câmara Municipal, vereador José Pereira, reafirmou o apoio dos vereadores aos projetos que trazem benefícios à Rio Claro, destacando a importância do novo serviço implantado pela prefeitura. “Empreendedor é emprego, emprego é renda, e renda é qualidade de vida”, disse.

Do evento também participaram os vereadores Hernani Leonhardt, Paulo Guedes, Geraldo Voluntário, Moisés Marques, Diego Gonzales, Irander Augusto e Thiago Yamamato, Rogério Marcheti (secretário da Administração), Bruna Perissinotto (presidente do Fundo Social) e José Marteli (representando Guilherme Campos, diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae). 

Examine Supermercados abre loja no Matheus Manieiro

Nova loja está gerando 120 postos de trabalho.

O município de Rio Claro ganhou nesta quarta-feira (7) uma segunda loja do Examine Supermercados. Com investimentos da ordem de R$ 12 milhões e área construída de 5.000 m², o novo estabelecimento comercial está gerando 120 postos de trabalho.

“Estamos felizes em colocar mais esta opção de compra para os rio-clarenses”, afirma o diretor Antonio Lembo Junior, acrescentando que a nova loja terá açougue, padaria, rotisseria, frios e hortifruti. “Temos também a primeira loja da Swift da cidade”, informa.

O prefeito Gustavo Perissinotto, que participou da inauguração da loja, destacou que é muito gratificante verificar que, mesmo num momento conturbado, o município recebe um grande investimento como este.

A empresa Examine Supermercados abriu sua primeira loja em 2020, no Jardim das Palmeiras, e também tem uma loja na cidade de Ipeúna.

Juninho sanciona lei que regulamenta uso das buzinas de trem em Rio Claro

Íntegra da lei está no Diário Oficial de sexta-feira, 27 de novembro.

Agora é lei. O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, sancionou matéria que regulariza o uso de buzinas de trens no município. O objetivo é reduzir o barulho do dispositivo principalmente no período das 22 às 6 horas, e garantir condições ao repouso dos moradores que vivem nas proximidades da linha férrea. O texto, aprovado pela Câmara de Vereadores, foi publicado na edição de sexta-feira (27) do Diário Oficial.

“Nosso objetivo com essa lei é conciliar o importante trabalho desenvolvido pela empresa de transporte ferroviário com o direito da comunidade ao descanso”, resume Juninho, lembrando que o incômodo que vinha sendo causado pelos apitos de trens no período noturno gerou várias reclamações de moradores. O projeto de lei foi apresentado pelos vereadores Irander Augusto e André Godoy, presidente da Câmara.

Antes da lei que foi aprovada nesta semana, a prefeitura já havia publicado decreto para resolver o problema, atendendo aos pedidos da comunidade e também em atenção aos questionamentos do Ministério Público Federal, que recomendava a adoção de medidas necessárias para minimizar os efeitos deletérios causados pela buzina das composições ferroviárias, seja em relação ao horário, seja em relação à adequação do seu volume.

“A aprovação da lei reforça a importância dessa medida”, prossegue o prefeito, lembrando que, além de atitudes formais para solucionar a questão, a administração municipal também vem tratando diretamente com a concessionária do transporte ferroviário na cidade para a redução do barulho das buzinas de trem na hora em que a maioria da população está dormindo. Várias notificações foram feitas pela prefeitura em relação ao assunto.

A prefeitura vê por parte da concessionária uma preocupação em tentar reduzir o barulho, o que demonstra que o decreto deu resultados positivos. O prefeito Juninho destaca que o projeto de lei aprovado na Câmara Municipal reforça a luta para atender a comunidade e pode aproximar ainda mais a concessionária do Poder Público para minimizar os impactos do transporte ferroviário no período urbano de Rio Claro.

Decreto de Juninho regulariza ambulantes no Jardim Público

Ambulantes destacam que medida traz tranquilidade ao trabalho que realizam.

Decreto assinado na manhã desta terça-feira (24) pelo prefeito João Teixeira Junior concede permissão de uso de área pública para 24 ambulantes em Rio Claro. “Agora podemos trabalhar com tranquilidade, de cabeça erguida”, afirma Mércia Aparecida Bonatti, que há 30 anos trabalha como ambulante no Jardim Público.

Além dela, outras 23 pessoas passam a ter a situação de trabalho regularizada na instalação de suas barracas no Jardim Público, localizado na região central e principal praça pública da cidade.

“Sempre apoiamos as atividades comerciais, pois sabemos que geram empregos e renda, e dão sustento para muitas famílias”, afirmou o prefeito Juninho ao assinar o decreto, acompanhado do secretário municipal de Governo, Ricardo Gobbi e Silva e de Flávio Luciano Bíscaro, do setor de fiscalização.

Márcio Tadeu Bonatti, que há mais de 20 anos trabalha como ambulante, agradeceu ao prefeito pela atenção e destacou que criou o filho com o trabalho que desenvolve no Jardim Público.

O prefeito Juninho lembrou que já assinou decreto estabelecendo horário ampliado para o funcionamento do comércio no período natalino e lembrou que a pandemia exigiu sacrifícios de todos.

O decreto que estabeleceu a ampliação no horário de funcionamento do comércio de Rio Claro no período de 04 a 24 de dezembro foi publicado no dia 13. Os horários serão diferenciados de acordo com o dia da semana: de segunda a sexta-feira, das 9 às 22 horas; aos sábados, das 9 às 18 horas; e aos domingos, das 10 às 16 horas. O decreto também estabelece que o shopping center e o boulevard estarão autorizados a funcionar das 9 às 23 horas.

PAT Rio Claro lança 14 cursos online gratuitos

Inscrições podem ser feitas pelo site da prefeitura.

Em parceria com a Faculdade Cruzeiro do Sul, o Posto de Atendimento do Trabalhador de Rio Claro está lançando 14 cursos online gratuitos, com certificação. As inscrições começaram nesta quinta-feira (15), com vagas ilimitadas.

Os cursos oferecidos são: A linguagem na elaboração para EAD, Animação digital, Competências e gestão de talentos, Design Thinking, Educomunicação, Empreendedorismo: da ideia ao plano de negócios, Gestão avançada de marketing, Gestão de pessoas e negociação, Gestão por processos, Jogos para dispositivos móveis, Liderança, Nutrição ideal para exercício físico, Planejamento visual e gráfico, e Recursos ambientais e poluição.

O endereço do site da prefeitura de Rio Claro, no qual podem ser feitas as inscrições, é www.rioclaro.sp.gov.br.

Rio Claro avança à fase verde da quarentena

Estabelecimentos comerciais ganham mais tempo de funcionamento e cemitérios serão reabertos à visitação.

Rio Claro passa a partir deste sábado (10) para a fase verde da flexibilização da quarentena relativa à pandemia do coronavírus. Com isso, setores de serviços e consumo podem funcionar com maior taxa de ocupação e por mais horas. O avanço do município para a fase verde foi anunciado em live nesta sexta-feira pelo prefeito João Teixeira Junior.

Estabelecimentos comerciais poderão receber até 60% da capacidade. Na fase amarela, era 40%. Bares e restaurantes poderão ficar abertos para consumo no local até as 23 horas, mas os clientes poderão ser recebidos até as 22 horas. Na fase amarela o atendimento em bares podia ser feito até as 17 horas e depois disso apenas por sistema de drive-thru e delivery.

Salões de beleza, barbearias e academias também ficam autorizados na fase verde a funcionar com 60% de lotação, sempre obedecendo os protocolos específicos de higiene e distanciamento de cada setor.

O município de Rio Claro também está liberando atividades em teatro e cinema, com 60% da capacidade de lotação. O mesmo se aplica para shows, mas é preciso que as pessoas estejam sentadas.

Os cultos religiosos podem ser realizados com 40% da capacidade e com no máximo uma hora de duração. Decreto municipal também está liberando a visitação aos cemitérios municipais, desde que respeitado o limite de 40% da capacidade, permanência máxima de 15 minutos e os cuidados sanitários. No mesmo decreto, estão liberados cursos presenciais do setor de saúde.

Os espaços família, playgrounds e outras áreas públicas de recreação estão liberados com 60% de ocupação e os cuidados sanitários. Em reforma, o Lago Azul continua fechado.

Com o avanço para a fase verde, a prefeitura de Rio Claro reforça que as medidas de prevenção e os protocolos sanitários continuam extremamente importantes. Além de serem fundamentais para que o município vença a pandemia, também são vitais para que não haja retrocesso para fases mais restritivas da quarentena. Usar máscara, higienizar frequentemente as mãos com sabonete ou álcool em gel, manter o distanciamento social e sempre que possível ficar em casa, são ações essenciais para garantir a saúde e segurança das pessoas e suas famílias.

Boletim da Secretaria Municipal da Saúde desta sexta-feira (9) da Secretaria Municipal de Saúde aponta 139 mortes por Covid-19 no município e 4.853 casos de contaminação pelo coronavírus, além de 26 pessoas hospitalizadas pela doença. 

PAT Rio Claro lança plataforma de cursos online

Medida visa a atender comunidade durante pandemia, mas poderá ser permanente.

Em Rio Claro, o Posto de Atendimento do Trabalhador encontrou uma maneira prática para facilitar o acesso da comunidade aos seus serviços. Uma plataforma de cursos online será colocada à disposição da comunidade para aulas gratuitas.

Além do curso de educação financeira, que estará disponível a partir desta quarta-feira (7), os interessados também poderão fazer os cursos de marketing pessoal, time de empregos e de língua portuguesa e matemática.

Para acessar a plataforma basta entrar no link do PAT no site da prefeitura de Rio Claro (www.rioclaro.sp.gov.br) e fazer a inscrição.

As pessoas poderão fazer quantos cursos quiser, todos gratuitos. A Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento lembra que a plataforma permite acesso aos cursos também pelo celular.

Mais informações pelos telefones (19) 3524-0504 e (19) 3536-3245.

RC tem inscrições abertas para curso voltado às mulheres empreendedoras

Sebrae Delas terá atividade online. Inscrições podem ser feitas no site da prefeitura.

Estão abertas em Rio Claro as inscrições para o programa Sebrae Delas,voltado à promoção do empreendedorismo feminino. As interessadas podem fazer a inscrição gratuita pelo site da prefeitura no endereço www.rioclaro.sp.gov.br. De acordo com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) o curso será online. O objetivo é assegurar alternativa de formação mesmo com as restrições impostas pela pandemia do coronavírus.

Ocurso é exclusivo para pessoas físicas e será realizado neste mês.As atividades online serão realizadas sempre das 19 às 21 horas. No dia 17 a programação tem palestra com o tema “Descubra-se –inteligência emocional”. No dia 21 o assunto é empreendedorismo.Os demais temas do curso são “Sua ideia de negócio” (dia 22),marketing (23), finanças (24) e formalização (25). No dia 26 haverá live de encerramento abordando “Dicas para a saúde de seu negócio”.

Além de fomentar o empreendedorismo, o curso tem ainda como metas despertar o autoconhecimento, gerar networking, aumentar a competitividade dos negócios liderados por mulheres e facilitar acesso ao mercado e o crédito orientado.

RC tem vagas em cursos para mulheres na área de tecnologia da informação

Atividades são realizadas por intermédio do programa SP Tech, do governo estadual.

Rio Claro é um dos municípios paulistas contemplados pelo governo estadual com vagas exclusivas para mulheres em cursos online gratuitos na área de Tecnologia da Informação (TI).As inscrições estão abertas e devem ser realizadas até a sexta-feira (4) no endereço  www.cursosviarapida.sp.gov.br.

São quatro opções gratuitas de cursos com duração de 80 horas. As aulas começarão no próximo dia 14 de setembro e serão remotas.A iniciativa faz parte do programa SP Tech, com o objetivo de criar oportunidades para que mais mulheres tenham formação na área de TI.

Podem se inscrever candidatas a partir de 16 anos. Caso o número de inscritas seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência. São 20 mil vagas disponíveis em todo o estado.

A convocação das candidatas ocorrerá por e-mail. Para receber o certificado, a estudante deve completar a carga horária total do curso e atingir 7,5 de média nas avaliações.

São quatro opções de cursos introdutórios, oferecidos na plataforma da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Com duração de 80 horas, que podem ser concluídos em três meses, os cursos são:Lógica de Programação, Banco de Dados, Desenvolvedor Web e Desenvolvedor Mobile.

Todos os cursos oferecem um módulo de empreendedorismo em parceria com o Sebrae, possibilitando acesso a crédito em condições especiais no Banco do Povo. Todas as aulas serão realizadas no formato online, no modelo de Ensino à Distância (EAD), sem que as participantes precisem sair de casa.

Após conclusão dos módulos introdutórios, haverá opções de cursos mais avançados, com matérias conduzidas pela própria estudante.São eles: Ciência de Dados, Desenvolvimento Web/Front-End,Desenvolvimento Web/Back-End e Desenvolvimento Web/Full-Stack. Esses cursos serão oferecidos voluntariamente pelas empresas Alura e Digital Innovation One.

Parceria com o Senac

Além das 20 mil vagas do SP Tech, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico também firmou parceria com o Senac para oferecimento de 500 vagas em cursos avançados, preferencialmente para mulheres. Os cursos são em diversas áreas de TI, com duração de 40 e 200 horas. As aulas virtuais serão ao vivo, com material didático e vinculados a uma unidade fixa do Senac. A preferência é para mulheres que tenham feito os cursos virtuais introdutórios do SP Tech.

Os cursos serão oferecidos em Rio Claro e outros 15 municípios: São Paulo (cinco unidades), Araraquara, Bebedouro, Guarulhos, Itu,Sorocaba, Presidente Prudente, São Vicente, Jundiaí, Osasco,Santos, São José dos Campos, São João da Boa Vista, Sorocaba e São Carlos.

As inscrições também devem ser feitas até o dia 4 de setembro pelo site www.cursosviarapida.sp.gov.br. A previsão de início das aulas é 14 de setembro.

SP Tech

Programa idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico que oferece cursos de formação continuada na área de Tecnologia da Informação(TI), em que há a possibilidade de escolher o caminho dos seus estudos nas áreas de ciência de dados e programação.