Rio Claro realiza 6ª-f audiência pública para Plano Diretor

No dia 30 será realizada outra audiência pública.

A prefeitura de Rio Claro realiza na próxima sexta-feira (12) audiência pública para discutir o texto de revisão do Plano Diretor. A audiência será realizada no Núcleo Administrativo Municipal – na Rua 6 com Avenida 46 – das 18 às 21 horas. A reunião é aberta a todos os interessados, bastando apresentar documento de identidade.

No dia 30 será realizada a segunda e última audiência pública. Depois disso, o texto passará por novos ajustes para incorporar contribuições recebidas nas audiências e será então encaminhado para avaliação e votação na Câmara Municipal.

No primeiro semestre deste ano a prefeitura de Rio Claro realizou 14 encontros em bairros e distritos para apresentar a proposta de atualização do plano diretor e receber contribuições da população. Também foram feitas 24 reuniões externas, onde compareceram representantes de diversos segmentos e entidades locais.

O material de divulgação preparado pela Secretaria Municipal da Comunicação lembra que plano diretor é definido por lei municipal e influencia diretamente a vida das pessoas no município. Cita também que nesse planejamento deve prevalecer o interesse coletivo e, para isso, deve envolver o conhecimento dos especialistas e a necessidade da comunidade. O resultado desse planejamento é um plano que identifica as vocações, os problemas e as potencialidades da cidade e define ações para organizar os seus espaços. O objetivo, segundo a prefeitura, é garantir uma Rio Claro mais justa, segura, acessível, sustentável e resiliente.

Feira de empregos de Rio Claro será quarta e quinta no ginásio de esportes

Além de facilitar contato entre empregadores e quem quer emprego, evento terá palestras gratuitas.

Com o grande sucesso da 1ª Feira da Empregabilidade realizada pela prefeitura em abril, o município terá a segunda edição do evento nesta quarta (22) e quinta-feira, como parte da programação dos 195 anos de Rio Claro. Voltada para facilitar o contato entre quem quer contratar e aqueles que buscam espaço no mercado de trabalho, a feira terá atividades das 9 às 17 horas no ginásio de esporte Felipe Karam, na Rua 9, Bairro do Estádio. Não há cobrança de ingressos.

“Nosso objetivo é ampliar o alcance das oportunidades e ajudar a aquecer o mercado de trabalho, beneficiando tanto quem busca emprego quanto aqueles que precisam de mão de obra”, comenta o prefeito Gustavo.

Os interessados em aproveitar as oportunidades da Feira de Empregabilidade  devem ter mais de 18 anos e apresentar RG, CPF, currículo atualizado e comprovante de residência. “A primeira edição da feira nos deixou muito satisfeitos e confirmou o potencial de Rio Claro para se destacar no reaquecimento do mercado de trabalho após as retrações decorrentes da pandemia”, observa o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Anderson Christofoletti.

A diretora do Posto de Atendimento ao Trabalhador, Renata Murbach, informa que outro destaque do evento são as palestras programadas para os dois dias da Feira da Empregabilidade. “É fundamental estar preparado para aproveitar as oportunidades e por isso preparamos uma ampla programação de palestras que darão visão geral em várias áreas”, comenta.

Os palestrantes falarão sobre os temas como participar de processos seletivos em tempo de pandemia (terça-feira às 9h e na quarta-feira às 10h); como pedir feedback para o recrutador durante o processo seletivo (terça e quarta às 9h30); entrevista por competência (terça às 10h); a importância da qualificação profissional (terça às 10h30); emprego dos sonhos não traz felicidade (terça e quarta às 11h); como o autoconhecimento pode beneficiar sua carreira (terça e quarta às 11h30); comportamento empreendedor na atuação profissional (terça às 11h30 e 12h e quarta às 12h e 12h30); currículo notável (terça às 13h); mercado de trabalho (terça às 13h30); postura comportamental e como elaborar um currículo atrativo (terça às 14h); bolsa de estudos x área de desenvolvimento (terça e quarta às 14h30); mercado de trabalho (terça às 15h); como elaborar currículo atrativo (quarta às 9h e às 15h); MEI – micro porém importante + dicas para o sucesso (quarta às 10h30); empregabilidade (quarta às 13h); seis dicas de autocuidado no ambiente de trabalho (quarta às 13h30); como montar seu currículo (quarta às 14h); e empregabilidade da pessoa com deficiência, BPC e auxílio inclusão (quarta às 16h).

Rio Claro cadastra pessoas com deficiência para o mercado de trabalho

Os interessados podem comparecer no PAT Rio Claro quarta-feira das 9h às 15h

No mês que se comemora o dia do trabalhador, Rio Claro inicia ação conjunta ao Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) Piracicaba.

Na próxima quarta-feira (26), das 9h às 15h, profissionais do PEI estarão no PAT de Rio Claro realizando cadastros e atendimentos presenciais para as pessoas com deficiência que objetivam inserção no mercado de trabalho. “Queremos oferecer oportunidade a todos os cidadãos”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Anderson Christofoletti.

Essa é uma ação do programa do governo de SP, Meu Emprego Inclusivo, realizado por meio das secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Econômico, com o apoio e parceria da prefeitura de Rio Claro, PAT Rio Claro e assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Aracélia Costa, destaca a importância da ação conjunta. “A pessoa com deficiência é sujeito de direito e deve ter o apoio necessário para transpor todas as barreiras. Nosso foco é ampliar e expandir a possibilidade de transformação desse segmento”.

O PEI Piracicaba apoia a inserção de profissionais com deficiência no mercado de trabalho com base na Metodologia do Emprego Apoiado. Desenvolvendo ações de: assessoria, orientação, treinamento e acompanhamento personalizado, para pessoas com deficiência e empresas, antes, durante e depois da contratação destes profissionais o mesmo atende nossa região.

Paulo Meyer, assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, informa que “na Secretaria de Estado em articulação com a Gestão do PEI de Piracicaba, conseguimos com que uma profissional esteja presente em Rio Claro no PAT, a princípio de 15 em 15 dias para cadastrar e entender a demanda do município, quanto à empregabilidade da pessoa com deficiência”. 

Rio Claro abre nesta 3ª-f a Feira da Empregabilidade

Feira terá mais de 500 vagas de empregos, palestras e inscrição para cursos.

Com mais de 500 vagas de empregos, sendo 30 exclusivas para pessoas com deficiência, será aberta nesta terça-feira (19) a 1ª Feira da Empregabilidade e Qualificação de Rio Claro, evento organizado pela prefeitura de Rio Claro em parceria com empresas e outras instituições.

“Será uma grande oportunidade para quem está desempregado voltar ao mercado de trabalho”, observa o prefeito Gustavo Perissinotto, que destaca a importância das parcerias que a prefeitura estabeleceu para realizar a feira.

A feira será no Shopping Rio Claro, nesta terça e quarta-feira (20), das 10 horas às 17h30. As vagas serão em mais de 120 ocupações.

Os interessados em aproveitar as oportunidades da Feira de Empregabilidade e Qualificação devem ter mais de 18 anos e apresentar RG, CPF, currículo atualizado e comprovante de residência.

As vagas para pessoas com deficiência serão: 25 para auxiliar de linha de produção, duas vagas para operador de caixa, uma vaga para empacotador, uma vaga para fiscal de loja e uma vaga para repositor.

Os interessados também poderão participar de palestras que serão realizadas durante a feira e se inscreverem em cursos. “É tudo de graça, para as pessoas ampliarem seus conhecimentos e ficarem mais bem preparadas para ocuparem um posto de trabalho”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Anderson Christofoletti.

As palestras serão realizadas em seis horários: 10h – Lidando com as emoções no ambiente de trabalho, 11h e 13h – Como elaborar um currículo atrativo,  12h – Competência mais valorizada pelas empresas, 14h – Hábitos de sucesso para o futuro profissional e 16h30 – Dicas para se destacar numa entrevista de emprego.

Além da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a feira tem a participação do Posto de Atendimento ao Trabalhador, Shopping Rio Claro, Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc), Sest/Senat, Senai e GRHRC (Grupo de Recursos Humanos de Rio Claro)

Empresas investem 8 milhões e geram 45 empregos em Rio Claro

Prefeito Gustavo assinou convênio de incentivos a três empreendimentos.

O prefeito Gustavo assinou na quarta-feira (13) no paço municipal três convênios para incentivo a empresas rio-clarenses, que juntas deverão gerar 45 novos empregos e farão investimentos da ordem de R$ 8 milhões.

“Ao acreditarem no potencial de Rio Claro, vindo para cá ou ampliando suas atividades, as empresas ajudam a impulsionar nossa economia, contribuindo de forma decisiva para a geração de emprego e renda”, destaca Gustavo, reafirmando a disposição da prefeitura em apoiar e valorizar os setores produtivos do município.

As empresas que assinaram o Proderc são Ecoglas Moagem, Estrutura Dinâmica e Euro Tech, que totalizam investimentos financeiros da ordem de R$ 8 milhões. 

Da reunião no gabinete do prefeito também participaram Rafael Freitas Cassavia, Dulcete Delboni Tarpinian, Rogério Lodi e Vitor Ornela (representantes das empresas), o secretário de Governo Tu Reginato, o vereador Julinho Lopes, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico Elias Custódio, Pedro Henrique Bisson, diretor de Desenvolvimento Econômico, e Maria Teresa Bertoncin Monteiro, chefe de divisão de Incentivos Fiscais.

Inscrições no vestibular da Univesp Rio Claro irão até 25 de abril

As inscrições começam nesta terça-feira, com 210 vagas para Rio Claro.

O polo rio-clarense da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) está oferecendo 210 vagas para cursos gratuitos de nível superior. Os interessados deverão prestar vestibular que terão inscrições abertas nesta terça-feira (22).

As inscrições, que serão aceitas até 25 de abril, devem ser realizadas pelo site vestibular.univesp.br, mediante pagamento de R$ 45,00. Não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou estar com o término previsto até o período da matrícula. “No preenchimento da ficha de inscrição os candidatos poderão fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, 2020 e 2021, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final”, informa o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Anderson Christofoletti.

A prova (objetiva e redação) será realizada no dia 22 de maio, às 13h, em locais que serão divulgados no dia 13 de maio. “O início das aulas está previsto para agosto de 2022”, informa a secretária municipal da Educação, Valéria Velis.

A Univesp oferece nove cursos com três eixos básicos: Pedagogia, Letras, Matemática (Eixo de Licenciatura); Ciência de Dados, Tecnologia da Informação, Engenharia de Computação (Eixo de Computação); Engenharia de Produção e os novos cursos Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).

O Polo Rio Claro funciona em convênio com a prefeitura no mesmo prédio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), na Rua 6, 676, entre as avenidas 9 e 11. De acordo com a operadora do Polo Rio Claro, Professora Luciana, o polo já está aberto para esclarecimento de dúvidas e informações sobre a instituição. O polo funciona de segunda a sexta-feira, das 14 horas às 16h30, com o telefone 3533-1666.

Dúvidas sobre o vestibular podem ser esclarecidas no “Fale Conosco” da Vunesp, no site www.vunesp.com.br/faleConosco.

Prefeito renova contrato de comerciantes do Mercado Municipal

Contratos renovados pelo prefeito Gustavo valem por mais cinco anos.

Comerciantes do Mercado Municipal de Rio Claro estarão comemorando a renovação de seus contratos com a prefeitura. Pela concessão renovada pelo prefeito Gustavo Perissinotto, os dez comerciantes poderão utilizar espaços no Mercado Municipal por mais cinco anos.

“Desejamos sucesso a todos vocês e reafirmamos nosso apoio e reconhecimento ao setor comercial do município”, disse o prefeito ao assinar os contratos. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Anderson Christofoletti, lembrou que os valores dos alugueis também foram atualizados e que há muito tempo os comerciantes esperavam pela renovação dos contratos.

Comerciante no Mercado Municipal desde 1995, Marcelo Yukio Miiji afirmou que o novo contrato dá uma grande tranquilidade aos comerciantes para que possam continuar o trabalho de bem atender o público.

Os comerciantes agradeceram o apoio da administração municipal e da Câmara Municipal, que esteve representada pelos vereadores Carol Gomes, Geraldo Voluntário, Júlio Lopes, Rafael Andreeta e Moisés Marques.

O Mercado Municipal funciona em prédio centenário, na Avenida Visconde do Rio Claro com a Rua 8, com peixaria, casa de produtos naturais, comércio de alimentos japoneses, loja de itens de vestuário e mercado de hortifruti. À noite, com exceção das segundas-feiras, quatro bares funcionam no local, também com atividades nos finais de semana e feriados.

RC tem 40 vagas para cursos com bolsa-auxílio de R$ 210

As inscrições podem ser feitas até 5 de novembro no site do programa Via Rápida, do governo estadual.

Rio Claro tem 40 vagas para dois cursos profissionalizantes com 20 vagas cada, oferecidos pelo programa Via Rápida Emprego, do governo estadual. Além das aulas gratuitas de operador de caixa e de recepção e atendimento, os selecionados também poderão receber bolsa-auxílio de R$ 210,00. As inscrições terminam no dia 5 de novembro (sexta-feira) e podem ser feitas no endereço www.cursoviarapida.sp.gov.br.

“Neste momento em que a economia começa a se reestruturar mas ainda sofre os efeitos da pandemia, oportunidades como essa são excelentes alternativas de renda e recolocação no mercado de trabalho”, destaca o secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Anderson Christofoletti.

A iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico tem parceria com a prefeitura de Rio Claro. As aulas começam no próximo dia 16. Os cursos são de curta duração, totalmente gratuitos, disponíveis no formato remoto com aulas ao vivo, no modelo de Ensino à Distância (EAD).

Podem se inscrever candidatos e candidatas que tenham idade mínima de 16 anos e alfabetizados. Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.

A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por e-mail. Para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas.

Bolsa-auxílio

Os estudantes matriculados nos cursos de qualificação do programa Via Rápida recebem uma bolsa única de R$ 210 para ajuda em despesas durante a realização do curso. O auxílio é disponibilizado aos alunos que cumprem os requisitos e estejam frequentes após 10 dias de aula. O pagamento é feito por código bancário, que o estudante usa para sacar em caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Rede 24 horas.

Para receber a bolsa-auxílio, além de ser desempregado e estar frequente no curso, o estudante não pode estar recebendo seguro-desemprego ou outros auxílios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Mais informações sobre o assunto podem ser solicitadas no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Rio Claro, na Rua 6, 676, entre as avenidas 9 e 11, Centro. O telefone é 3524-0504.

Prefeitura de Rio Claro instala Sala de Inovação Tecnológica

Novo espaço será inaugurado nesta quinta-feira (21).

A prefeitura de Rio Claro inaugura nesta quinta-feira (21) a Sala de Inovação Tecnológica, que irá funcionar nas dependências da Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, localizada no paço municipal, atendendo das 8 às 17h.

De acordo com a prefeitura, o objetivo é dar continuidade às atividades de aproximação e parcerias entre as instituições de ensino e pesquisa (IEP) com representações em nível médio, técnico, graduação e pós-graduação, startups e as instituições públicas e privadas (IPP) compostas pelo poder público, empresas e associações.

“Desde o início do ano, estamos apoiando essa aproximação e, com a implantação da sala, haverá a possibilidade de desenvolver ações de inovação que tragam soluções aos problemas ou desafios cotidianos de nossa cidade”, observa o secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Anderson Christofoletti.

Dentre as atividades que serão desenvolvidas na sala estão a de centralizar ações para a implantação do Centro Municipal de Inovação Tecnológica, fomentar e impulsionar o ecossistema de inovação municipal, apoiar o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e criar a equipe de inovação do município.

Atualmente, o ecossistema de inovação de Rio Claro conta com a participação dos seguintes agentes: Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Unesp Rio Claro, Centro Universitário Claretiano, Acirc, Câmara Municipal, Sebrae, Etec Prof. Armando Bayeux da Silva, representante da comunidade de startups e empresas do município.

O fluxo de atendimento ocorrerá primeiramente com a apresentação das demandas e necessidades das IPP e a partir disso será elaborado um documento com a descrição do problema, escopo do produto/serviço a ser desenvolvido. Posteriormente, essa demanda será encaminhada para as IEP interessadas que poderão desenvolver uma solução dentro das necessidades apresentadas. Finalmente, ocorrerá a apresentação das soluções desenvolvidas.

Empresas em Rio Claro têm 250 vagas para contratação imediata

PAT está recebendo os currículos e pede urgência aos interessados.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Rio Claro está intermediando 252 vagas de emprego para atender a demanda de quatro empresas. “São empregadores que têm pressa, por isso pedimos que os interessados enviem seus currículos o quanto antes”, explica o secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Anderson Christofoletti.

São 80 vagas na área de obras e construção civil, para as quais estão sendo contratados pedreiro, ajudante de pedreiro, eletricista, encarregado de obras, serralheiro, ajudante de serralheiro, oficial de manutenção, auxiliar de manutenção, carpinteiro e armador.

Outras 160 vagas estão disponíveis na área de carregamento, para carga e descarga de materiais. As empresas também estão contratando operadores de empilhadeira, função para a qual há 12 vagas. “Neste momento em que os efeitos da pandemia ainda prejudicam a economia e a geração de empregos, essas vagas representam uma excelente oportunidade de colocação ou recolocação no mercado de trabalho”, destaca Renata Murbach, da unidade local do PAT.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Rio Claro fica na Rua 6, 676, entre as avenidas 9 e 11, Centro. O telefone é 3524-0504. Os interessados devem ir pessoalmente ao PAT munidos de currículo, carteira profissional, RG e CPF. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas.