Prefeitura de Rio Claro discute ações para facilitar acesso ao emprego

Objetivo é ampliar o preenchimento das vagas de emprego.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Rio Claro realizou nesta semana reunião para discutir o incremento no preenchimento das vagas de emprego no município.

“Queremos unir esforços para que quem procura emprego tenha acesso à informação sobre onde estão as vagas disponíveis, e também maiores possibilidades de se qualificar para a vaga pretendida”, explica o secretário Anderson Christofoletti.

Neste sentido a prefeitura de Rio Claro pretende realizar um mapeamento de necessidades e disponibilidade de cursos de qualificação profissional, visando facilitar o acesso ao emprego.

De acordo com o secretário Anderson, muitas vezes o cidadão ou não fica sabendo onde estão precisando de sua mão de obra ou não apresenta qualificação suficiente para ser admitido.

Da primeira reunião participaram representantes de secretarias municipais, Udam, Senac, Sest/Senat, Centro de Qualificação e Sebrae.

Rio Claro cadastra pessoas com deficiência para o mercado de trabalho

Os interessados podem comparecer no PAT Rio Claro quarta-feira das 9h às 15h

No mês que se comemora o dia do trabalhador, Rio Claro inicia ação conjunta ao Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) Piracicaba.

Na próxima quarta-feira (26), das 9h às 15h, profissionais do PEI estarão no PAT de Rio Claro realizando cadastros e atendimentos presenciais para as pessoas com deficiência que objetivam inserção no mercado de trabalho. “Queremos oferecer oportunidade a todos os cidadãos”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Anderson Christofoletti.

Essa é uma ação do programa do governo de SP, Meu Emprego Inclusivo, realizado por meio das secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Econômico, com o apoio e parceria da prefeitura de Rio Claro, PAT Rio Claro e assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Aracélia Costa, destaca a importância da ação conjunta. “A pessoa com deficiência é sujeito de direito e deve ter o apoio necessário para transpor todas as barreiras. Nosso foco é ampliar e expandir a possibilidade de transformação desse segmento”.

O PEI Piracicaba apoia a inserção de profissionais com deficiência no mercado de trabalho com base na Metodologia do Emprego Apoiado. Desenvolvendo ações de: assessoria, orientação, treinamento e acompanhamento personalizado, para pessoas com deficiência e empresas, antes, durante e depois da contratação destes profissionais o mesmo atende nossa região.

Paulo Meyer, assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, informa que “na Secretaria de Estado em articulação com a Gestão do PEI de Piracicaba, conseguimos com que uma profissional esteja presente em Rio Claro no PAT, a princípio de 15 em 15 dias para cadastrar e entender a demanda do município, quanto à empregabilidade da pessoa com deficiência”. 

RC tem inscrições abertas para curso voltado às mulheres empreendedoras

Sebrae Delas terá atividade online. Inscrições podem ser feitas no site da prefeitura.

Estão abertas em Rio Claro as inscrições para o programa Sebrae Delas,voltado à promoção do empreendedorismo feminino. As interessadas podem fazer a inscrição gratuita pelo site da prefeitura no endereço www.rioclaro.sp.gov.br. De acordo com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) o curso será online. O objetivo é assegurar alternativa de formação mesmo com as restrições impostas pela pandemia do coronavírus.

Ocurso é exclusivo para pessoas físicas e será realizado neste mês.As atividades online serão realizadas sempre das 19 às 21 horas. No dia 17 a programação tem palestra com o tema “Descubra-se –inteligência emocional”. No dia 21 o assunto é empreendedorismo.Os demais temas do curso são “Sua ideia de negócio” (dia 22),marketing (23), finanças (24) e formalização (25). No dia 26 haverá live de encerramento abordando “Dicas para a saúde de seu negócio”.

Além de fomentar o empreendedorismo, o curso tem ainda como metas despertar o autoconhecimento, gerar networking, aumentar a competitividade dos negócios liderados por mulheres e facilitar acesso ao mercado e o crédito orientado.

RC tem vagas em cursos para mulheres na área de tecnologia da informação

Atividades são realizadas por intermédio do programa SP Tech, do governo estadual.

Rio Claro é um dos municípios paulistas contemplados pelo governo estadual com vagas exclusivas para mulheres em cursos online gratuitos na área de Tecnologia da Informação (TI).As inscrições estão abertas e devem ser realizadas até a sexta-feira (4) no endereço  www.cursosviarapida.sp.gov.br.

São quatro opções gratuitas de cursos com duração de 80 horas. As aulas começarão no próximo dia 14 de setembro e serão remotas.A iniciativa faz parte do programa SP Tech, com o objetivo de criar oportunidades para que mais mulheres tenham formação na área de TI.

Podem se inscrever candidatas a partir de 16 anos. Caso o número de inscritas seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência. São 20 mil vagas disponíveis em todo o estado.

A convocação das candidatas ocorrerá por e-mail. Para receber o certificado, a estudante deve completar a carga horária total do curso e atingir 7,5 de média nas avaliações.

São quatro opções de cursos introdutórios, oferecidos na plataforma da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Com duração de 80 horas, que podem ser concluídos em três meses, os cursos são:Lógica de Programação, Banco de Dados, Desenvolvedor Web e Desenvolvedor Mobile.

Todos os cursos oferecem um módulo de empreendedorismo em parceria com o Sebrae, possibilitando acesso a crédito em condições especiais no Banco do Povo. Todas as aulas serão realizadas no formato online, no modelo de Ensino à Distância (EAD), sem que as participantes precisem sair de casa.

Após conclusão dos módulos introdutórios, haverá opções de cursos mais avançados, com matérias conduzidas pela própria estudante.São eles: Ciência de Dados, Desenvolvimento Web/Front-End,Desenvolvimento Web/Back-End e Desenvolvimento Web/Full-Stack. Esses cursos serão oferecidos voluntariamente pelas empresas Alura e Digital Innovation One.

Parceria com o Senac

Além das 20 mil vagas do SP Tech, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico também firmou parceria com o Senac para oferecimento de 500 vagas em cursos avançados, preferencialmente para mulheres. Os cursos são em diversas áreas de TI, com duração de 40 e 200 horas. As aulas virtuais serão ao vivo, com material didático e vinculados a uma unidade fixa do Senac. A preferência é para mulheres que tenham feito os cursos virtuais introdutórios do SP Tech.

Os cursos serão oferecidos em Rio Claro e outros 15 municípios: São Paulo (cinco unidades), Araraquara, Bebedouro, Guarulhos, Itu,Sorocaba, Presidente Prudente, São Vicente, Jundiaí, Osasco,Santos, São José dos Campos, São João da Boa Vista, Sorocaba e São Carlos.

As inscrições também devem ser feitas até o dia 4 de setembro pelo site www.cursosviarapida.sp.gov.br. A previsão de início das aulas é 14 de setembro.

SP Tech

Programa idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico que oferece cursos de formação continuada na área de Tecnologia da Informação(TI), em que há a possibilidade de escolher o caminho dos seus estudos nas áreas de ciência de dados e programação.

Inscrições para curso online gratuito podem ser feitas até a segunda-feira

Programa Descomplique tem atividade online sobre vários setores do empreendedorismo.

Rio Claro tem inscrições abertas até as 14 horas da segunda-feira (31)para a segunda turma do curso gratuito online Descomplique. Para fazer a inscrição basta acessar o site da prefeitura,www.rioclaro.sp.gov.br,no link “Inscrições para cursos”. As atividades, realizadas por intermédio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), começam na segunda-feira, sempre a partir das 19 horas.

Ocurso tem cinco oficinas direcionadas para os temas empreendedorismo(segunda-feira), marketing (terça), finanças (quarta), ideia de negócio (quinta) e formalização (sexta). A primeira turma do curso Descomplique, que participou das atividades na semana passada, teve mais de 80 inscritos.

O foco das oficinas é habilitar para o empreendedorismo especialmente em relação às linhas de crédito do programa Empreenda Rápido. As aulas são auxílio importante para quem quer planejar seu negócio.Participar do curso também é essencial para quem quiser pleitea rcrédito no Banco do Povo.

Ocurso é organizado pelo município em parceria com o governo estadual e Sebrae.