Prefeitura dá prazo para donos limparem terrenos baldios

A partir do dia 2 de fevereiro, prefeitura mandará a conta do serviço se precisar limpar terreno particular.

A prefeitura de Rio Claro estabeleceu prazo para que os proprietários de terrenos baldios façam a limpeza de seus imóveis. Quem não efetuar a limpeza e corte de mato até o dia 1º de fevereiro terá que pagar pelo serviço realizado pela prefeitura. Isso pode pesar no bolso do proprietário faltoso, que perde a chance de contratar o serviço por valores mais em conta.

A cobrança será feita com base na unidade fiscal do município, que custa R$ 3,9852. Cada metro quadrado de capinação e/ou roçada terá custo de 0,50 UFMRC, mais acréscimo de 20% correspondente à administração dos serviços. A limpeza de um terreno de 200 metros quadrados, por exemplo, custará R$ 478,22 ao proprietário. Havendo impossibilidade de acesso ao lote também será aplicada multa equivalente a 0,12 UFMRC por metro quadrado de terreno. 

O edital de limpeza de terrenos está publicado no Diário Oficial do Município na edição de quarta-feira, 12 de janeiro. De acordo com o documento, terminado o prazo de 20 dias a prefeitura começará a realizar a limpeza e cobrar pelo serviço de capinação mecânica e roçada de mato, conforme previsto em lei municipal.

“Voltamos a pedir o apoio e consciência da população no sentido de manterem seus imóveis limpos o ano todo”, destaca o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, Valmir Pinton, reforçando que a partir de 2 de fevereiro a prefeitura retomará o serviço em terrenos particulares quando necessário, enviando a conta aos proprietários faltosos. “Essa não é a situação ideal, pois sempre que precisa limpar áreas privadas, a prefeitura reduz sua mão de obra na manutenção de terrenos e logradouros públicos”, observa.

Para realizar a limpeza de terrenos baldios particulares, a prefeitura dividiu o município em 25 setores que podem ser consultados no edital. Os serviços serão executados conforme as necessidades de cada bairro, priorizando os pontos mais críticos.

Iluminação temática no Lago Azul faz referência à luta contra a Aids

Estátua do leão e réplica da Torre Eiffel no Lago Azul estão iluminadas até o dia 15 com a cor vermelha para lembrar do combate à Aids.

Nesta semana foi celebrado o dia mundial da luta contra a Aids, na quarta-feira (1) e por isso, até o próximo dia 15 a estátua do leão e a réplica da torre Eiffel, dois monumentos instalados no Parque Municipal Lago Azul de Rio Claro, ficarão iluminadas com cor vermelha, que alerta para os cuidados contra a doença.

A iluminação do Lago Azul vem sendo utilizada para chamar a atenção do público sobre as campanhas temáticas associadas a cores. A ideia é aproveitar o grande movimento do parque, que recebe milhares de pessoas, para reforçar a divulgação desses importantes temas.

A iniciativa da prefeitura tem o envolvimento de várias pastas. Participam a Secretaria da Agricultura, Secretaria de Cultura, Secretaria de Obras, Fundo Social de Solidariedade e Fundação de Municipal de Saúde.

Em referência ao Dezembro Vermelho a prefeitura de Rio Claro está realizando ação intensificada de testagem de HIV e sífilis. É a campanha Fique Sabendo, que segue até a terça-feira (7) com o objetivo de diagnosticar precocemente, garantir o tratamento adequado e interromper a cadeia de transmissão do HIV e da sífilis.

Os testes estão sendo realizados, além do Sepa (Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para IST/Aids/Hepatites Virais – Avenida 19, 1045, bairro Saúde), em todas as unidades da rede municipal de saúde. Para o agendamento, basta ligar ao telefone 3533-3350 (Sepa). A programação também terá testagens realizadas no Centro de Ressocialização Masculino e palestra terça-feira no Centro Dia do Idoso.

A partir da segunda quinzena deste mês, a prefeitura programou a mudança da iluminação da réplica da torre Eiffel e da estátua do leão para a cor laranja, em alusão à conscientização sobre os cuidados contra o câncer de pele.

Prefeitura faz limpeza e corte de mato na praça em frente ao shopping

Município reforça pedido para que comunidade faça descarte correto de lixo e mantenha seus imóveis limpos.

A praça localizada em frente ao shopping Rio Claro, no bairro Vila Paulista,recebeu ação de limpeza e manutenção providenciada pela prefeitura. Uma série de serviços foi realizada no local, por onde transitam centenas de pessoas diariamente.

O serviço inclui corte de mato, varrição e poda de galhos, entre outros trabalhos. “Fazemos esse serviço periodicamente em toda a cidade, por isso é essencial que a população colabore e não descarte lixo de maneira inapropriada”, ressalta o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, Valmir Pinton.

De acordo com Pinton, a ajuda da comunidade é especialmente importante neste período de chuvas e maior incidência do sol, quando o mato cresce muito rapidamente.

“Quando os donos mantêm seus terrenos abertos limpos, a prefeitura ganha em agilidade para cuidar de áreas públicas, como é o caso da praça em frente ao shopping”, observa o secretário da Agricultura.

Iluminação temática faz referência ao Novembro Azul

Estátua do leão e réplica da Torre Eiffel no Lago Azul estão iluminadas com cor alusiva à conscientização sobre o câncer de próstata.

A estátua do leão e a réplica da torre Eiffel, dois monumentos instalados no Lago Azul de Rio Claro, estão iluminadas com cor temática em referência ao Novembro Azul, que alerta para a prevenção ao câncer de próstata.

“O Lago Azul é uma referência para a população e recebe milhares de pessoas, portanto é um espaço ideal para que se reforcem campanhas importantes como o Novembro Azul”, comenta o secretário municipal de Agricultura, Valmir Pinton.

De acordo com o Secretário Municipal de Cultural Dalberto Christofoletti, com essa iniciativa a prefeitura repete ação do mês passado, no qual a iluminação no Lago Azul foi utilizada para chamar a atenção ao Outubro Rosa. “São temas relevantes, que merecem toda a divulgação possível”, reforça.

A iniciativa da prefeitura tem o envolvimento de várias pastas. Além da Agricultura e Cultura, a secretaria de Obras, além do Fundo Social e Fundação de Saúde, participam dessas mobilizações para conscientização da comunidade.

Para a realização de exames de próstata, as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família de Rio Claro são porta de entrada na rede pública de saúde. Os homens devem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e o exame é feito a partir de solicitação e critérios médicos.

Rio Claro terá feiras livres na sexta, sábado e domingo

No feriado de terça-feira, Dia de Finados, a feira da Vila Martins não será realizada.

A feira livre da Vila Martins, em Rio Claro, não será realizada no feriado de terça-feira, Dia de Finados. Quem gosta de fazer compras em feira livre, tem opções na sexta-feira (29), sábado e domingo.

Embora não vá ser realizada na terça, a feira livre da Vila Martins será realizada nessa sexta a partir das 17 horas. A Central do Agronegócio, local da atividade, está no antigo Espaço Livre, na Rua 3-A com Avenida 46-A.

Nesse sábado (30) tem a tradicional feira livre no bairro São Benedito, das 6 horas ao meio dia, na Avenida 13 entre as ruas 9 e 10. No domingo (31), a movimentada feira do Cervezão será montada na Avenida M-25 com Rua M-17, na região mais populosa do município, também das 6 horas ao meio dia.

A prefeitura lembra que é fundamental as pessoas, ao irem às feiras livres, tomarem todos os cuidados sanitários necessários para evitar se infectarem pelo coronavírus, como usar máscaras e ficar a uma distância segura umas das outras. A higienização das mãos também é essencial.

Prefeitura orienta empresas sobre como obter selo de inspeção nacional

Com o selo Sisbi-POA empresas podem comercializar produtos de origem animal em todo território brasileiro.

Empresas de Rio Claro que comercializam produtos de origem animal contam com um importante serviço oferecido pela prefeitura para que possam vender seus itens em todo o território nacional. O município emite o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), um diferencial que atesta a qualidade e facilita a ampliação dos negócios para além de Rio Claro.

Para aderir ao Sisbi-POA é preciso cumprir algumas exigências. É importante que a empresa tenha estrutura e equipamentos necessários de acordo com o volume de produção,  Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) compatível com atividade industrial e responsável técnico capacitado para implantação, verificação e monitoramento de programas de autocontrole, como Boas Práticas de Fabricação (BPF), Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO), Procedimentos Sanitários Operacionais (PSO) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

Para obter o selo do Sisbi-POA as empresas também devem ter registros sistematizados e auditáveis que comprovem o atendimento a requisitos higiênico-sanitários e tecnológicos, para assegurar  a inocuidade, a identidade, a qualidade e a integridade dos produtos, desde a obtenção e recepção da matéria-prima, dos ingredientes e dos insumos, até a expedição dos produtos. O estabelecimento deve registrar os produtos que pretende fabricar, para que os rótulos sejam analisados e aprovados.

“São procedimentos analisados com o rigor necessário para que os consumidores tenham tranquilidade e comprem com toda a segurança os produtos com o selo de inspeção”, observa o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, Valmir Pinton, lembrando que Rio Claro também emite o selo SIM (Sistema de Inspeção Municipal), para produtos comercializados apenas no município.

Ao todo, Rio Claro conta com cinco empresas que possuem Sisbi-POA – Frios Nalin, Granja Ipê, Xavier, One Alimentos e A Leiteria. Nesta semana, o site do governo federal publicou matéria na qual aponta que “Municípios paulistas multiplicam negócios após adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal”. O texto destaca, entre outras do estado, a empresa rio-clarense Frios Nalin. A reportagem pode ser acessada pelo endereço https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/empresas-paulistas-multiplicam-negocios-apos-adesao-ao-sistema-brasileiro-de-inspecao-de-produtos-de-origem-animal

Moradores aprovam serviços do Viva Meu Bairro no Boa Vista

Prefeitura realizou várias ações de limpeza e manutenção no bairro nesta quarta-feira.

Moradores do Jardim Boa Vista aprovaram as ações realizadas pela prefeitura de Rio Claro na quarta-feira (22) durante o programa Viva Meu Bairro. “Outras gestões vieram aqui e não fizeram nada. É importante porque valoriza as casas e dá qualidade de vida”, avaliou André Luiz de Aguiar, morador daquela região da cidade há mais de 30 anos. Para Valdir Aurélio, que há seis anos mora no bairro, são serviços que a população estava precisando e há muito tempo não eram realizados.

Tapa-buracos, limpeza de bueiros, pintura de guias e sarjetas, sinalização de trânsito, suavização de valetas, remoção de entulhos, corte de mato e troca de lâmpadas de iluminação pública são alguns dos serviços realizados pela prefeitura com o Viva Meu Bairro.

“A prefeitura realiza esses trabalhos em toda a cidade, mas, nesse programa, isso é feito em cada bairro de maneira intensificada e simultânea, em ritmo de mutirão, ampliando o atendimento aos moradores com as melhorias providenciadas nesses locais”, explica o prefeito Gustavo Perissinotto, que lançou o programa neste mês e acompanhou parte dos trabalhos no Boa Vista junto com os secretários municipais Ivan De Domênico (Obras) e Agnelo Matos (Habitação), além dos vereadores Julinho Lopes e Sivaldo Faísca.

O programa Viva Meu Bairro envolve principalmente as secretarias municipais de Obras, Agricultura e Segurança. A primeira edição do programa foi realizada na região do Bonsucesso/Novo Wenzel.

Calçamento do Jardim Público está sendo recuperado

Prefeitura iniciou os serviços nesta semana.

O calçamento do Jardim Público está sendo recuperado por empresa contratada pela prefeitura de Rio Claro. As próximas etapas incluirão conserto de bancos e novo paisagismo.

Os serviços de calçamento foram iniciados nesta semana e estão sendo feitos principalmente próximo ao coreto, onde um grande eucalipto tombou no mês de março abrindo buracos no chão e danificando alguns bancos.

“Nossa expectativa é terminar de consertar a calçada até o final de outubro”, informa o secretário municipal de Obras, Ivan De Domenico. “Também estamos providenciando o conserto de bancos, em parceria com empresa”.

Após os trabalhos da Secretaria de Obras, a Secretaria Municipal de Agricultura entrará com suas equipes para revisão geral no paisagismo do Jardim, que é centenário e é a principal praça de Rio Claro.

Prefeitura fará melhorias no cemitério municipal

Primeiros serviços serão realizados neste sábado (18).

O Cemitério Municipal São João Batista, em Rio Claro, receberá uma série de serviços a partir deste sábado (18). “O objetivo é oferecer melhores condições de acolhimento às pessoas que visitam o cemitério”, observa o secretário municipal da Administração, Rogério Marcheti. “Além disto, estamos cuidando de um importante espaço público”.

Os serviços envolverão equipes das secretarias municipais da Administração, Obras, Agricultura, Meio Ambiente e Segurança. Numa reunião na manhã desta sexta-feira foi discutido o plano de ação integrado.

As calçadas na Rua 16, onde fica o portão principal, serão ampliadas. As calçadas internas e externas e os muros ganharão nova pintura. O acesso pela Rua 19 receberá reparo na pavimentação. As árvores passarão por avaliação técnica que definirá a necessidade ou não de poda ou remoção. O trânsito nas vias públicas de acesso ao cemitério receberá reforço de sinalização.

Feiras livres serão realizadas normalmente no fim de semana prolongado em Rio Claro

No sábado a atividade será realizada no São Benedito; domingo, no Cervezão; e no feriado de terça-feira, na Vila Martins.

As três feiras livres de Rio Claro terão atividades normais nesse fim de semana prolongado com feriado no dia 7 de Setembro.

Nessa sexta-feira (3) a feira livre será realizada na Vila Martins a partir das 17 horas, assim como no feriado de terça-feira (7). A Central do Agronegócio, local da feira, está no antigo Espaço Livre, na Rua 3-A com Avenida 46-A.

Nesse sábado (4) tem a tradicional feira livre no bairro São Benedito, das 6 horas ao meio dia, na Avenida 13 entre as ruas 9 e 10. No domingo (6), a movimentada feira do Cervezão será montada na Avenida M-25 com Rua M-17, na região mais populosa do município, também das 6 horas ao meio dia.

A prefeitura lembra que é fundamental as pessoas, ao irem às feiras livres, tomarem todos os cuidados sanitários necessários para evitar se infectarem pelo coronavírus, como usar máscaras e ficar a uma distância segura umas das outras. A higienização das mãos também é essencial.