Rio Claro realiza Festa do Milho dia 9 na Central do Agronegócio

Evento terá pratos variados, música e espaço kids.

A segunda edição da Festa do Milho será realizada em Rio Claro no próximo dia 9 de abril, um sábado. Os feirantes da Feira do Produtor Rural e outros comerciantes levarão ao público que comparecer à Central do Agronegócio, na Vila Martins, vários e deliciosos pratos em que o milho é a principal atração. Sem cobrança de ingressos, a festa vai começar às 18 horas.

“Como sempre nos eventos na Central do Agronegócio, as famílias serão recebidas de braços abertos e todos poderão desfrutar de momentos de alegria e do prazer da boa comida”, convida o secretário municipal de Agricultura, Valmir Pinton.

Além dos 12 feirantes que realizam a Feira do Produtor Rural duas vezes por semana, a Festa do Milho terá outras seis barracas. Milho cozido, bolo de milho, bolo vegano de milho, curau, pamonha doce e salgada, cuscuz, brigadeiro de milho, isca de frango com milho e pão de milho são alguns dos pratos que estarão à venda no evento.

A festa terá animação musical com Mary Rocha, que cantará música sertaneja. Haverá também espaço kids para que as crianças se divertirem.

A Central do Agronegócio fica no antigo Espaço Livre da Vila Martins, na Rua 3-A com Avenida 46-A. A realização é da prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria de Agricultura.

Rio Claro planta árvores para ter corredor verde

Trinta árvores foram plantadas na Bela Vista, próximo à Floresta Estadual.

O município de Rio Claro pretende formar um corredor verde que interligue a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade e a Avenida Ulysses Guimarães, no bairro Bela Vista. No sábado (26), 30 árvores foram plantadas na Ulysses Guimarães, entre as avenidas 14-A e 16-A.

O plantio foi realizado pelo Departamento de Silvicultura da Secretaria Municipal de Agricultura, com o apoio do Rotary Club de Rio Claro.

O plantio faz parte da Semana da Água, pois, conforme explica Eduardo Barbosa, diretor de Silvicultura, as árvores desempenham importante papel no ciclo hidrológico, sendo impossível separar os vegetais arbóreos da preservação e conservação da água no planeta. “As árvores são elementos fundamentais no ciclo da água e, por conseguinte, essenciais para a manutenção de todas as formas de vida no planeta”, afirma Eduardo.

O local do plantio foi indicado pelo Departamento de Manejo Florestal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, visando a formação de um corredor verde. “Este trabalho em parceria tem trazido ótimos resultados para o município”, observa o secretário municipal da Agricultura, Valmir Pinton.

As espécies plantadas sábado foram mulungu, tipuana, angico branco, paineira, peroba poça, tamboril, ingazeira, figueira branca, cabreúva, jacarandá caroba, jacarandá mimoso, canafístula e sibipiruna.

Rio Claro terá núcleo de difusão de agricultura natural

Convênio entre prefeitura e Fundação Mokiti Okada foi assinado quinta-feira (24).

O município de Rio Claro poderá ganhar um núcleo de difusão de agricultura natural numa parceria da prefeitura de Rio Claro e Fundação Mokiti Okada. Convênio com este objetivo foi assinado na quinta-feira (24) pelo prefeito Gustavo e por Isaac Chagas Leão Ezagui, presidente da fundação.

“Sabemos da seriedade do trabalho desenvolvido pela Fundação Mokiti Okada e dos benefícios ambientais e à qualidade de vida que a prática desta agricultura nos oferece”, afirmou o prefeito Gustavo ao reforçar a posição de apoio do município ao projeto.  

O Núcleo de Difusão de Agricultura Natural de Rio Claro será instalado no Horto Municipal de Ajapi e denominado Pedro Partezan, ex-vereador, que foi empresário do ramo agropecuário e transporte e curador da Fundação Mokiti Okada.

Do evento de quinta-feira também participaram o ex-prefeito de Rio Claro, Lincoln Magalhães, o diretor municipal e gestor do projeto, Sérgio Litholdo, o ex-deputado Aldo Demarchi, o responsável pela Fundação Mokiti Okada no interior paulista, Laerte dos Santos Suzuki, o presidente do grupo Korin, Roberto Massao Tateyama, os vereadores  Val Demarchi e Serginho Carnevale.

Agricultura natural

O modelo da agricultura natural se baseia nos escritos, experiências e orientações de Mokiti Okada, pensador e espiritualista japonês que elaborou um extenso trabalho abordando assuntos ligados à política, economia, educação, moral, arte, medicina, religião e agricultura. Esta última é considerada como um dos pilares de sustentação da criação de uma nova civilização.

A concepção da agricultura natural se fundamenta em uma perspectiva de recuperar a energia vital original do solo, através do respeito às “Leis da Natureza”. Esta concepção sugere que o pensamento e o sentimento do ser humano exercem grande influência no desenvolvimento das atividades produtivas e consequentemente na qualidade diferenciadas dos alimentos e produtos originados. Mokiti Okada denominou os alimentos dotados dessa qualidade diferenciada como gêneros “de elevada energia vital”.

Prefeitura implanta horta na escola Luiz Martins

Escolas interessadas em ter uma horta devem procurar a Secretaria da Agricultura.

A prefeitura de Rio Claro está implantando o projeto Horta nas Escolas. Alunos da Escola Municipal Luiz Martins Rodrigues Filho, no Jardim Novo Wenzel, já estão desenvolvendo o cultivo de 200 mudas de verduras, hortaliças e legumes, fornecidas pela Secretaria Municipal de Agricultura, que desenvolve o projeto em parceria com a Secretaria da Educação.

“Nosso objetivo é que mais escolas participem e, desta forma, mais crianças se envolvam nestas atividades de aprendizado e contato direto com a natureza”, observa o secretário municipal de Agricultura, Valmir Pinton.

O projeto é desenvolvido de maneira que os alunos colocam a “mão na massa”, o que lhes permite desenvolverem com autonomia as atividades e ampliarem a autoestima. Os organizadores do projeto destacam ainda que o projeto Horta na Escola é uma experiência viva, por meio do qual as crianças têm contato direto com os processos da natureza e acompanham de perto o desenvolvimento das verduras, das hortaliças e legumes.

Eduardo Barbosa, diretor do Departamento Municipal de Silvicultura, lembra que o projeto desperta o interesse dos alunos e os pais contribuem ajudando nos finais de semana também, pois as hortas necessitam ser regadas todos os dias.

Ao realizar o cultivo os alunos também fazem atividade física. Outros benefícios apontados são a inovação no ambiente escolar, autonomia e protagonismo dos alunos, maior engajamento nos estudos, crescimento da escola e transformação da educação e da sociedade.

As escolas interessadas em participar do projeto Horta nas Escolas devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura, pessoalmente ou pelo telefone 3527-1428.

Canteiro central da Av. dos Estudantes recebe limpeza e corte de mato

Prefeitura está aproveitando os dias de sol para intensificar ações de manutenção em vários setores.

Equipes de limpeza e manutenção da prefeitura de Rio Claro realizaram na sexta-feira limpeza e corte de mato no canteiro central da Avenida dos Estudantes, em trecho nas imediações dos bairros Vila Verde e Parque Mãe Preta.

O local é muito movimentado e dá acesso a bairros como Águas Claras, Florença, Arco-íris e Jardim Village, e ali o complexo viário inclui várias rotatórias, que também receberam roçagem, assim como alguns terrenos daquela região.

A ação marca a retomada, em ritmo intensificado, dos serviços de limpeza e manutenção, que foram muito prejudicados pelas chuvas intensas que caíram até o início desta semana. O objetivo da prefeitura é aproveitar o máximo possível cada minuto de sol para deixar a cidade em ordem, numa série de serviços que inclui reparo asfáltico, melhorias nas estradas rurais, limpeza de vias, corte de mato, entre outros, sempre priorizando as situações mais críticas.

Prefeitura recupera estradas rurais

Serviços foram realizados nesta sexta-feira (11).

Aproveitando os dias sem chuvas, a prefeitura de Rio Claro está realizando serviços para a recuperação de estradas rurais. “Estamos priorizando os pontos críticos”, informa Valmir Pinton, secretário municipal da Agricultura. “Foram muitos dias de chuvas intensas que fizeram bastantes estragos nas estradas”, observa.

Nesta sexta-feira (11), homens e máquinas da prefeitura trabalham na recuperação de estradas no bairro Mata Negra e no Bairro dos Lopes.

“Nossa expectativa é de que o tempo se mantenha estável, sem chuvas, para que possamos realizar novos trabalhos na região rural”, informa Valmir.

Prefeitura dá prazo para donos limparem terrenos baldios

A partir do dia 2 de fevereiro, prefeitura mandará a conta do serviço se precisar limpar terreno particular.

A prefeitura de Rio Claro estabeleceu prazo para que os proprietários de terrenos baldios façam a limpeza de seus imóveis. Quem não efetuar a limpeza e corte de mato até o dia 1º de fevereiro terá que pagar pelo serviço realizado pela prefeitura. Isso pode pesar no bolso do proprietário faltoso, que perde a chance de contratar o serviço por valores mais em conta.

A cobrança será feita com base na unidade fiscal do município, que custa R$ 3,9852. Cada metro quadrado de capinação e/ou roçada terá custo de 0,50 UFMRC, mais acréscimo de 20% correspondente à administração dos serviços. A limpeza de um terreno de 200 metros quadrados, por exemplo, custará R$ 478,22 ao proprietário. Havendo impossibilidade de acesso ao lote também será aplicada multa equivalente a 0,12 UFMRC por metro quadrado de terreno. 

O edital de limpeza de terrenos está publicado no Diário Oficial do Município na edição de quarta-feira, 12 de janeiro. De acordo com o documento, terminado o prazo de 20 dias a prefeitura começará a realizar a limpeza e cobrar pelo serviço de capinação mecânica e roçada de mato, conforme previsto em lei municipal.

“Voltamos a pedir o apoio e consciência da população no sentido de manterem seus imóveis limpos o ano todo”, destaca o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, Valmir Pinton, reforçando que a partir de 2 de fevereiro a prefeitura retomará o serviço em terrenos particulares quando necessário, enviando a conta aos proprietários faltosos. “Essa não é a situação ideal, pois sempre que precisa limpar áreas privadas, a prefeitura reduz sua mão de obra na manutenção de terrenos e logradouros públicos”, observa.

Para realizar a limpeza de terrenos baldios particulares, a prefeitura dividiu o município em 25 setores que podem ser consultados no edital. Os serviços serão executados conforme as necessidades de cada bairro, priorizando os pontos mais críticos.

Iluminação temática no Lago Azul faz referência à luta contra a Aids

Estátua do leão e réplica da Torre Eiffel no Lago Azul estão iluminadas até o dia 15 com a cor vermelha para lembrar do combate à Aids.

Nesta semana foi celebrado o dia mundial da luta contra a Aids, na quarta-feira (1) e por isso, até o próximo dia 15 a estátua do leão e a réplica da torre Eiffel, dois monumentos instalados no Parque Municipal Lago Azul de Rio Claro, ficarão iluminadas com cor vermelha, que alerta para os cuidados contra a doença.

A iluminação do Lago Azul vem sendo utilizada para chamar a atenção do público sobre as campanhas temáticas associadas a cores. A ideia é aproveitar o grande movimento do parque, que recebe milhares de pessoas, para reforçar a divulgação desses importantes temas.

A iniciativa da prefeitura tem o envolvimento de várias pastas. Participam a Secretaria da Agricultura, Secretaria de Cultura, Secretaria de Obras, Fundo Social de Solidariedade e Fundação de Municipal de Saúde.

Em referência ao Dezembro Vermelho a prefeitura de Rio Claro está realizando ação intensificada de testagem de HIV e sífilis. É a campanha Fique Sabendo, que segue até a terça-feira (7) com o objetivo de diagnosticar precocemente, garantir o tratamento adequado e interromper a cadeia de transmissão do HIV e da sífilis.

Os testes estão sendo realizados, além do Sepa (Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para IST/Aids/Hepatites Virais – Avenida 19, 1045, bairro Saúde), em todas as unidades da rede municipal de saúde. Para o agendamento, basta ligar ao telefone 3533-3350 (Sepa). A programação também terá testagens realizadas no Centro de Ressocialização Masculino e palestra terça-feira no Centro Dia do Idoso.

A partir da segunda quinzena deste mês, a prefeitura programou a mudança da iluminação da réplica da torre Eiffel e da estátua do leão para a cor laranja, em alusão à conscientização sobre os cuidados contra o câncer de pele.

Prefeitura faz limpeza e corte de mato na praça em frente ao shopping

Município reforça pedido para que comunidade faça descarte correto de lixo e mantenha seus imóveis limpos.

A praça localizada em frente ao shopping Rio Claro, no bairro Vila Paulista,recebeu ação de limpeza e manutenção providenciada pela prefeitura. Uma série de serviços foi realizada no local, por onde transitam centenas de pessoas diariamente.

O serviço inclui corte de mato, varrição e poda de galhos, entre outros trabalhos. “Fazemos esse serviço periodicamente em toda a cidade, por isso é essencial que a população colabore e não descarte lixo de maneira inapropriada”, ressalta o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, Valmir Pinton.

De acordo com Pinton, a ajuda da comunidade é especialmente importante neste período de chuvas e maior incidência do sol, quando o mato cresce muito rapidamente.

“Quando os donos mantêm seus terrenos abertos limpos, a prefeitura ganha em agilidade para cuidar de áreas públicas, como é o caso da praça em frente ao shopping”, observa o secretário da Agricultura.

Iluminação temática faz referência ao Novembro Azul

Estátua do leão e réplica da Torre Eiffel no Lago Azul estão iluminadas com cor alusiva à conscientização sobre o câncer de próstata.

A estátua do leão e a réplica da torre Eiffel, dois monumentos instalados no Lago Azul de Rio Claro, estão iluminadas com cor temática em referência ao Novembro Azul, que alerta para a prevenção ao câncer de próstata.

“O Lago Azul é uma referência para a população e recebe milhares de pessoas, portanto é um espaço ideal para que se reforcem campanhas importantes como o Novembro Azul”, comenta o secretário municipal de Agricultura, Valmir Pinton.

De acordo com o Secretário Municipal de Cultural Dalberto Christofoletti, com essa iniciativa a prefeitura repete ação do mês passado, no qual a iluminação no Lago Azul foi utilizada para chamar a atenção ao Outubro Rosa. “São temas relevantes, que merecem toda a divulgação possível”, reforça.

A iniciativa da prefeitura tem o envolvimento de várias pastas. Além da Agricultura e Cultura, a secretaria de Obras, além do Fundo Social e Fundação de Saúde, participam dessas mobilizações para conscientização da comunidade.

Para a realização de exames de próstata, as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família de Rio Claro são porta de entrada na rede pública de saúde. Os homens devem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e o exame é feito a partir de solicitação e critérios médicos.