Feira do Produtor Rural terá música ao vivo nessa sexta

Feira será realizada em horário normal no feriado de aniversário da cidade, a partir das 17 horas.

A Feira do Produtor Rural de Rio Claro terá edição especial no feriado de sexta-feira (24) aniversário do município. O tradicional espaço de venda de frutas, legumes e outros itens produzidos pelos agricultores locais, que tem atividades a partir das 17 horas, será embalado ao som do músico Samuel.

“A Feira do Produtor Rural se tornou importante tradição no município e não poderia ficar de fora das comemorações de aniversário de Rio Claro”, comenta o secretário municipal de Agricultura, Valmir Pinton.

Samuel vai apresentar ao vivo repertório que passa pela MPB, rock e reggae. Além disso, a feira terá os tradicionais espaços de venda de hortaliças, artesanato e praça de alimentação.

A Feira do Produtor Rural é realizada às terças e sextas feiras das 17 horas às 20h30, com a praça de alimentação ativa até as 22 horas. Fica na Central do Agronegócio, na Rua 3A, antigo Espaço Livre da Vila Martins.

Jardim Público de Rio Claro está ganhando novo paisagismo

Serviços começaram a ser feitos nesta quinta-feira.

O Jardim Público, localizado no centro histórico de Rio Claro e uma das principais praças do interior paulista, está ganhando novo paisagismo.

A primeira etapa dos serviços foi iniciada nesta quinta-feira (9), com previsão de término em três semanas.

“Estamos removendo o material existente e fazendo a adubação do terreno, para posteriormente realizar o plantio de flores”, explica o ecólogo Tadeu Olivetti, da Secretaria Municipal da Agricultura, que acompanhou os serviços ao lado de Eduardo Barbosa, diretor do Departamento de Silvicultura, e Ciciliana Di Batista, chefe de gabinete do prefeito Gustavo.

O primeiro local a receber novo paisagismo está sendo o jardim suspenso localizado ao lado da Avenida 3. Outros quatro espaços do Jardim Público receberão novo paisagismo.

“Estas melhorias fazem parte do trabalho de recuperação do nosso Jardim Público, iniciado pela prefeitura com a reforma de calçadas, recuperação e pintura do coreto e ajustes nos canteiros”, destaca Ciciliana Di Batista.

Rio Claro terá festa junina sábado na Central do Agronegócios

A festa terá entrada franca e será das 18 às 22 horas.

No próximo sábado (11), na Central do Agronegócio de Rio Claro, será realizada festa junina com entrada livre para toda a população. Local tradicional de eventos populares e por abrigar a Feira Corujão, que é realizada duas vezes por semana, a central está localizada no antigo Espaço Livre da Vila Martins, na Rua 3-A com Avenida 46-A.“Nossa expectativa é uma vez mais reunir grande público num clima de confraternização e divertimento”, comenta o secretário municipal da Agricultura, Valmir Pinton. A festa será das 18 às 22 horas, tendo música ao vivo com a cantora Mary Rocha. As crianças poderão se divertir no espaço kids, na barraca de pescaria e na barraca das argolas. Na praça da alimentação haverá pratos típicos juninos, incluindo cachorro quente, pipoca, pamonha, cuscuz, milho cozido, quentão e vinho quente.

Prefeitura planta árvores em escola no Jardim Araucária

Serviços foram realizados pela Secretaria de Agricultura.

A Escola Municipal Lúcia Helena Ferreira Camargo, uma das mais novas unidades educacionais de Rio Claro, recebeu nesta terça-feira (3) o plantio de dez árvores.

Os serviços foram realizados pela Secretaria Municipal da Agricultura, que providenciou o plantio de duas espécies exóticas e oito nativas.

“Além de embelezar o local, estas árvores ajudarão a reduzir a temperatura nos dias de calor e poderão ser utilizadas como elemento para os trabalhos de educação ambiental com os alunos”, observa o secretário da Agricultura, Valmir Pinton.

Rio Claro recebe implementos agrícolas e R$ 3 milhões para trânsito

Equipamentos e recursos financeiros foram confirmados ao prefeito pelo governador Rodrigo Garcia.

O município de Rio Claro está recebendo do governo estadual recursos financeiros da ordem de R$ 3 milhões para a ampliação da sinalização e outras melhorias no trânsito. Também ganhou um trator, duas pás carregadeiras, uma retroescavadeira, distribuidor de calcário, grade aradora e subsolador.

“É uma contribuição grandiosa para dois setores importantes da cidade”, afirmou o prefeito Gustavo no encontro com o governador Rodrigo Garcia, nesta sexta-feira (8), em Piracicaba.

O prefeito lembrou que a prefeitura tem feito investimentos na mobilidade urbana e também dado especial atenção à área rural do município. “Com estes equipamentos, podemos oferecer um maior suporte aos produtores rurais”, observou.

A obtenção dos recursos para o trânsito também teve a participação do vereador Serginho Carnevale, que esteve em Piracicaba ao lado dos vereadores Julinho Lopes, Geraldo Voluntário e Hernani Leonhardt.

O secretário municipal da Agricultura, Valmir Pinton, destacou o convênio assinado com o governo estadual que estabelece novas parcerias de trabalho com a Casa da Agricultura.

As conquistas para Rio Claro foram confirmadas durante o encontro Governo na Área, que reúne autoridades do Governo do Estado, prefeituras e câmaras municipais para ampliar ações integradas entre as entidades governamentais.

Festa do Milho será realizada neste sábado na Central do Agronegócio

Evento terá pratos variados, música e espaço kids.

A segunda edição da Festa do Milho é programada para este sábado (9) em Rio Claro. Os feirantes da Feira do Produtor Rural e outros comerciantes levarão ao público que comparecer à Central do Agronegócio, na Vila Martins, vários e deliciosos pratos em que o milho é a principal atração. Sem cobrança de ingressos, a festa vai começar às 18 horas.

“Como sempre nos eventos na Central do Agronegócio, as famílias serão recebidas de braços abertos e todos poderão desfrutar de momentos de alegria e do prazer da boa comida”, convida o secretário municipal de Agricultura, Valmir Pinton.

Além dos 12 feirantes que realizam a Feira do Produtor Rural duas vezes por semana, a Festa do Milho terá outras seis barracas. Milho cozido, bolo de milho, bolo vegano de milho, curau, pamonha doce e salgada, cuscuz, brigadeiro de milho, isca de frango com milho e pão de milho são alguns dos pratos que estarão à venda no evento.

A festa terá animação musical com Mary Rocha, que cantará música sertaneja. Haverá também espaço kids para que as crianças se divertirem.

A Central do Agronegócio fica no antigo Espaço Livre da Vila Martins, na Rua 3-A com Avenida 46-A. A realização é da prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria de Agricultura.

Prefeitura faz melhorias em estrada no São Bento

Serviços começaram na manhã de sábado (2).

A prefeitura de Rio Claro está realizando serviços que irão melhorar as condições de tráfego na estrada do São Bento, RCL 50, região rural do município.

O trabalho foi iniciado na manhã de sábado (2) e consiste na colocação de raspas de asfalto sobre a estrada. O material é proveniente da concessionária Eixo.

A realização da melhoria atende pedidos dos moradores e também foi encaminhada pelo vereador Moisés Marques. “Com as raspas de asfalto, a estrada vai permanecer por mais tempo com boa trafegabilidade, oferecendo mais segurança aos seus usuários”, observa o prefeito Gustavo.

Rio Claro realiza Festa do Milho dia 9 na Central do Agronegócio

Evento terá pratos variados, música e espaço kids.

A segunda edição da Festa do Milho será realizada em Rio Claro no próximo dia 9 de abril, um sábado. Os feirantes da Feira do Produtor Rural e outros comerciantes levarão ao público que comparecer à Central do Agronegócio, na Vila Martins, vários e deliciosos pratos em que o milho é a principal atração. Sem cobrança de ingressos, a festa vai começar às 18 horas.

“Como sempre nos eventos na Central do Agronegócio, as famílias serão recebidas de braços abertos e todos poderão desfrutar de momentos de alegria e do prazer da boa comida”, convida o secretário municipal de Agricultura, Valmir Pinton.

Além dos 12 feirantes que realizam a Feira do Produtor Rural duas vezes por semana, a Festa do Milho terá outras seis barracas. Milho cozido, bolo de milho, bolo vegano de milho, curau, pamonha doce e salgada, cuscuz, brigadeiro de milho, isca de frango com milho e pão de milho são alguns dos pratos que estarão à venda no evento.

A festa terá animação musical com Mary Rocha, que cantará música sertaneja. Haverá também espaço kids para que as crianças se divertirem.

A Central do Agronegócio fica no antigo Espaço Livre da Vila Martins, na Rua 3-A com Avenida 46-A. A realização é da prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria de Agricultura.

Rio Claro planta árvores para ter corredor verde

Trinta árvores foram plantadas na Bela Vista, próximo à Floresta Estadual.

O município de Rio Claro pretende formar um corredor verde que interligue a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade e a Avenida Ulysses Guimarães, no bairro Bela Vista. No sábado (26), 30 árvores foram plantadas na Ulysses Guimarães, entre as avenidas 14-A e 16-A.

O plantio foi realizado pelo Departamento de Silvicultura da Secretaria Municipal de Agricultura, com o apoio do Rotary Club de Rio Claro.

O plantio faz parte da Semana da Água, pois, conforme explica Eduardo Barbosa, diretor de Silvicultura, as árvores desempenham importante papel no ciclo hidrológico, sendo impossível separar os vegetais arbóreos da preservação e conservação da água no planeta. “As árvores são elementos fundamentais no ciclo da água e, por conseguinte, essenciais para a manutenção de todas as formas de vida no planeta”, afirma Eduardo.

O local do plantio foi indicado pelo Departamento de Manejo Florestal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, visando a formação de um corredor verde. “Este trabalho em parceria tem trazido ótimos resultados para o município”, observa o secretário municipal da Agricultura, Valmir Pinton.

As espécies plantadas sábado foram mulungu, tipuana, angico branco, paineira, peroba poça, tamboril, ingazeira, figueira branca, cabreúva, jacarandá caroba, jacarandá mimoso, canafístula e sibipiruna.

Rio Claro terá núcleo de difusão de agricultura natural

Convênio entre prefeitura e Fundação Mokiti Okada foi assinado quinta-feira (24).

O município de Rio Claro poderá ganhar um núcleo de difusão de agricultura natural numa parceria da prefeitura de Rio Claro e Fundação Mokiti Okada. Convênio com este objetivo foi assinado na quinta-feira (24) pelo prefeito Gustavo e por Isaac Chagas Leão Ezagui, presidente da fundação.

“Sabemos da seriedade do trabalho desenvolvido pela Fundação Mokiti Okada e dos benefícios ambientais e à qualidade de vida que a prática desta agricultura nos oferece”, afirmou o prefeito Gustavo ao reforçar a posição de apoio do município ao projeto.  

O Núcleo de Difusão de Agricultura Natural de Rio Claro será instalado no Horto Municipal de Ajapi e denominado Pedro Partezan, ex-vereador, que foi empresário do ramo agropecuário e transporte e curador da Fundação Mokiti Okada.

Do evento de quinta-feira também participaram o ex-prefeito de Rio Claro, Lincoln Magalhães, o diretor municipal e gestor do projeto, Sérgio Litholdo, o ex-deputado Aldo Demarchi, o responsável pela Fundação Mokiti Okada no interior paulista, Laerte dos Santos Suzuki, o presidente do grupo Korin, Roberto Massao Tateyama, os vereadores  Val Demarchi e Serginho Carnevale.

Agricultura natural

O modelo da agricultura natural se baseia nos escritos, experiências e orientações de Mokiti Okada, pensador e espiritualista japonês que elaborou um extenso trabalho abordando assuntos ligados à política, economia, educação, moral, arte, medicina, religião e agricultura. Esta última é considerada como um dos pilares de sustentação da criação de uma nova civilização.

A concepção da agricultura natural se fundamenta em uma perspectiva de recuperar a energia vital original do solo, através do respeito às “Leis da Natureza”. Esta concepção sugere que o pensamento e o sentimento do ser humano exercem grande influência no desenvolvimento das atividades produtivas e consequentemente na qualidade diferenciadas dos alimentos e produtos originados. Mokiti Okada denominou os alimentos dotados dessa qualidade diferenciada como gêneros “de elevada energia vital”.