Com nova lei, segurados do IPRC serão divididos em dois grupos

Para os servidores não faz diferença estar em um plano ou no outro.

O prefeito Gustavo Perissinotto assinou nesta semana a lei aprovada na Câmara Municipal que estabelece novas regras no Instituto da Previdência de Rio Claro, que passa a ter Plano Financeiro e Plano Previdenciário.

Para os servidores não fará diferença estar em um plano ou no outro, já que a mudança tem caráter técnico e o objetivo de criar mecanismos para a regularização do cálculo atuarial.

A nova lei, que está sendo publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (17), estabelece a divisão dos segurados (servidores ativos, aposentados e pensionistas) em dois grupos. É a chamada segregação da massa dos servidores públicos municipais, que visa recompor o equilíbrio financeiro do instituto da previdência municipal, sem prejuízo dos servidores municipais.

“Ao assumir o cargo em janeiro, encontramos um cenário previdenciário do IPRC com déficit atuarial elevadíssimo e diversos repasses em atraso. Passamos então a debater sobre os caminhos a serem tomados para resolver o imbróglio, sempre sob a perspectiva de não repassar o ônus do déficit atuarial para os servidores”, explica o prefeito Gustavo Perissinotto.

O déficit atuarial é a projeção de falta de dinheiro para bancar aposentadorias e pensões no futuro. Esta é a situação de Rio Claro, daí a necessidade de medidas para mudanças no regime próprio de previdência social do município.

A partir de agora, o IPRC terá duas massas: uma dos servidores que tenham ingressado no serviço público municipal até 31 de dezembro de 2013 e outra formada pelos que entraram a partir de 1º de janeiro de 2014. A primeira massa terá suas despesas previdenciárias atendidas pelo Plano Financeiro e, a segunda, pelo Plano Previdenciário, ambos criados pela nova lei. Os recursos financeiros de cada plano terão diferentes fontes.

A lei complementar redefiniu as alíquotas de contribuição dos servidores para 14% e a da prefeitura em 18%. “Com este suporte financeiro, o IPRC irá ganhar condições de assegurar os direitos dos servidores municipais, que estavam ameaçados”, explica o secretário de Economia e Finanças, Carlos Fernandes.

A nova legislação também estabelece a possibilidade do instituto da previdência conceder empréstimo consignado aos servidores municipais.

Atende Fácil no Cervezão não fecha para o almoço

Posto funciona das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, e não exige agendamento.

O Grande Cervezão, na região norte de Rio Claro, ganhou no começo de junho um posto do Atende Fácil.

“Durante as campanhas eleitorais de 2016 e 2020 as pessoas, especialmente as mais idosas, me relataram dificuldades para ir até o centro da cidade em busca deste serviço. A partir de agora, isto vai mudar. O dia a dia dos moradores vai mudar para melhor”, afirmou o prefeito Gustavo Perissinotto na inauguração do posto.

Para facilitar o acesso do público ao novo serviço, a prefeitura estabeleceu horário de funcionamento sem intervalo para o almoço. O posto funciona das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Não é preciso fazer agendamento para ser atendido.

Entre outros serviços, o posto do Atende Fácil no Cervezão realiza parcelamento de dívidas de IPTU e ISSQN e emissão de boleto de IPTU, e recebe pedidos para podas de árvore, recurso de multas, abertura e encerramento de empresas e recursos de multa de trânsito.

O Atende Fácil do Cervezão está instalado na Avenida M-15, 440, no prédio da subprefeitura, que passou por reforma, incluindo nova pintura.

Servidores municipais receberam vale-alimentação

Salários foram pagos na semana passada.

A prefeitura de Rio Claro pagou antes dos prazos finais os salários e o vale-alimentação dos servidores públicos municipais.

Os salários foram pagos na sexta-feira passada e os valores do vale-alimentação foram creditados nesta sexta-feira (9) e já podem ser utilizados pelos servidores.

Prefeitura instala posto do Atende Fácil no Cervezão

Novo serviço começou a atender nesta quinta-feira (10), logo após ser inaugurado pelo prefeito Gustavo Perissinotto.

O Grande Cervezão, na região norte de Rio Claro, ganhou nesta quinta-feira (10) um posto do Atende Fácil. “Durante as campanhas eleitorais de 2016 e 2020 as pessoas, especialmente as mais idosas, me relataram dificuldades para ir até o centro da cidade em busca deste serviço. A partir de agora, isto vai mudar. O dia a dia dos moradores vai mudar para melhor”, afirmou o prefeito Gustavo Perissinotto durante a cerimônia de inauguração do posto na manhã desta quinta-feira (10).

O posto do Atende Fácil no Cervezão vai atender de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13 às 16 horas, fazendo inicialmente parcelamento de dívidas de IPTU e ISSQN e emissão de boleto de IPTU. Ainda neste mês deverá receber também pedidos de podas de árvore, recurso de multas e outros serviços.

“No mês de aniversário da cidade, a zona Norte ganha este presente, que vai facilitar o acesso das pessoas ao Atende Fácil”, afirmou o vice-prefeito Rogério Guedes, que agradeceu o apoio de empresários e da comunidade na reforma do prédio. “Este ajuda possibilitou que fizéssemos tudo com custo praticamente zero”, afirmou.

O Atende Fácil do Cervezão está instalado na Avenida M-15, 440, no prédio da subprefeitura, que passou por reforma, incluindo nova pintura. “A prefeitura está de parabéns por esta iniciativa de descentralizar o atendimento do Atende Fácil”, ressaltou o vereador José Pereira, presidente da Câmara Municipal. Até então, o município contava com apenas um posto do serviço, que funciona no Paço Municipal. Os vereadores aprovaram requerimento do vereador Rodrigo Guedes solicitando o novo serviço.

“Com este posto aqui no Cervezão, a prefeitura desafoga o posto da região central e oferece um serviço mais perto de casa para quem mora no Cervezão, que tem mais de 45 mil pessoas”, observou Castro Dias, subprefeito do Cervezão.Também participaram da inauguração os vereadores Hernani Leonhardt, Val Demarchi, Irander Augusto, Rodrigo Guedes, Thiago Yamamoto, Geraldo Voluntário, Wagner Baungartner, Sivaldo Faísca, Diego Gonzales e Serginho Carnevale, os secretários municipais Rogério Marcheti (da Administração) e Professor Dalberto (da Cultura) e Tu Reginato, presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais.

Boletos da prefeitura podem ser conseguidos pelo whatsapp

Serviço pode ser utilizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Quem deseja saber qual é a sua dívida com a prefeitura de Rio Claro ou quer um boleto para pagar algum débito ao município não precisa ir até o Paço Municipal. Basta encaminhar pedido pelo aplicativo whatsapp e aguardar o documento que a prefeitura enviará pelo próprio aplicativo.

“O objetivo é facilitar a vida do contribuinte, tornando o processo mais ágil”, informa o secretário municipal de Economia e Finanças, Carlos Fernandes.

O secretário lembra que o serviço oferecido pelo celular também ajuda as pessoas a se prevenirem do coronavírus, pois não têm o contato presencial, e a economizarem combustível ou o dinheiro com o transporte.

O acesso a boletos pelo whatsapp inclui o pagamento à vista de IPTU e extrato de outros débitos inscritos na Dívida Ativa da prefeitura de Rio Claro.

A solicitação deve ser feita de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, pelo telefone 99352-9085.

Segunda-feira é último dia de desconto na cota única e na 1ª parcela do IPTU

Pagamento à vista no prazo vale 10% de abatimento. Cada parcela paga em dia tem 3% de desconto.

Na segunda-feira (15) termina o prazo de desconto para o pagamento da cota única e primeira parcela do IPTU 2021 de Rio Claro. São 10% de abatimento no valor do carnê para quem pagar à vista e 3% de desconto para cada parcela paga em dia. “Ainda dá tempo de economizar”, ressalta o secretário municipal de Economia e Finanças, Carlos Fernandes.

O tributo pode ser pago nas casas lotéricas e também nos serviços de internet banking ou autoatendimento dos bancos Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Federal, além da cooperativa de crédito Sicoob. Os bancos não aceitam mais receber o IPTU nos caixas com atendimento pessoal dos funcionários.

Desde a segunda quinzena de janeiro é possível acessar a guia de pagamento da primeira parcela ou parcela única pelo site da prefeitura, www.rioclaro.sp.gov.br, alternativa que também vale para aqueles que, por algum motivo, não receberam o carnê. Cento e dez mil boletos foram impressos pelo município.

A segunda-feira também é a data limite para agendamento dos pedidos de isenção do tributo. Os agendamentos são feitos somente pelos telefones 3522-2070 e 3522-2075, para posteriormente os solicitantes apresentarem o pedido e documentação no Atende Fácil.

Prefeitura de RC prorroga desconto para cota única e 1ª parcela do IPTU

Contribuintes têm até o dia 15 de março para ter desconto na cota única e primeira parcela do tributo.

A prefeitura de Rio Claro prorrogou o prazo de vencimento da cota única e da primeira parcela do IPTU 2021. De acordo com decreto assinado pelo prefeito Gustavo Perissinotto, os contribuintes têm até o dia 15 de março para conseguir desconto de 10% no pagamento à vista do tributo, ou 3% de abatimento na primeira parcela e nas demais pagas em dia.

“Avaliamos ser necessário estender o período para a população fazer os pagamentos e, por isso, os contribuintes têm uma chance a mais de ficar em dia com o tributo deste ano e, ao mesmo tempo, economizar”, destaca o secretário municipal de Economia e Finanças, Carlos Fernandes.

O tributo pode ser pago nas casas lotéricas e também nos serviços de internet banking ou autoatendimento dos bancos Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Federal, além da cooperativa de crédito Sicoob. Os bancos não aceitam mais receber o IPTU nos caixas com atendimento pessoal dos funcionários.

Desde a segunda quinzena de janeiro é possível acessar a guia de pagamento da primeira parcela ou parcela única pelo site da prefeitura, www.rioclaro.sp.gov.br, alternativa que também vale para aqueles que, por algum motivo, não receberam o carnê. Cento e dez mil boletos foram impressos pelo município.

Com a ampliação do prazo para o pagamento do IPTU também foi prorrogada para 15 de março a data limite de agendamento dos pedidos de isenção do tributo. Os agendamentos são feitos somente por telefone, pelos telefones 3522-2070 ou 3522-2075, para posteriormente os solicitantes apresentarem o pedido e documentação no Atende Fácil.

Desconto na cota única e primeira parcela do IPTU termina na sexta-feira

Pagamento à vista rende 10% de desconto no valor total. Parcelas pagas em dia têm 3% de desconto.

O prazo para pagar com desconto a parcela única e primeira parcela do IPTU 2021 de Rio Claro termina na sexta-feira (26). Na cota única, são 10% de abatimento no valor total do carnê.  Levantamento mais recente do setor municipal de finanças aponta que até o último dia 12 foram realizados mais de 9.100 pagamentos à vista, totalizando cerca de R$ 6,4 milhões. No caso de pagamento parcelado, são 3% de desconto para cada parcela paga em dia.

“Ainda dá tempo de ficar em dia com os cofres públicos e economizar”, destaca o secretário municipal de Economia e Finanças, Carlos Fernandes, lembrando que o pagamento em dia do IPTU é essencial para que a prefeitura possa realizar obras e serviços essenciais para a população.

Cerca de 110 mil carnês foram impressos. Além disso, desde a segunda quinzena de janeiro é possível acessar a guia de pagamento da primeira parcela ou parcela única pelo site da prefeitura, www.rioclaro.sp.gov.br, alternativa que também vale para aqueles que, por algum motivo, não receberam o carnê.

O tributo pode ser pago nas casas lotéricas e também nos serviços de internet banking ou autoatendimento dos bancos Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Federal, além da cooperativa de crédito Sicoob. Os bancos não aceitam mais receber o IPTU nos caixas com atendimento pessoal dos funcionários.

Também na sexta-feira desta semana termina o prazo para quem tem direito à isenção do IPTU, agendar o atendimento. Os agendamentos são feitos somente por telefone, pelos telefones 3522-2070 ou 3522-2075, para posteriormente apresentarem o pedido e documentação no Atende Fácil.

Prefeitura começa a entregar carnês do IPTU 2021 de RC

Guias de pagamento do IPTU também estão disponíveis no site da prefeitura.
 
A prefeitura de Rio Claro começou na terça-feira (2) a distribuição dos carnês do IPTU 2021. A entrega está sendo feita pelos Correios e quem paga no prazo tem desconto. A cota única quitada à vista até o próximo dia 26 rende 10% de abatimento no valor total do carnê. Já as parcelas pagas em dia valem 3% de desconto em cada parcela, sendo que a primeira também vence no dia 26. Cerca de 110 mil carnês foram impressos.
O tributo pode ser pago nas casas lotéricas e também nos serviços de internet banking ou autoatendimento dos bancos Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Federal, além da cooperativa de crédito Sicoob. Os bancos não aceitam mais receber o IPTU nos caixas com atendimento pessoal dos funcionários.
“Ficar em dia com os tributos é essencial para as finanças do município e também para os contribuintes evitarem multas ou terem seus nomes inscritos na Dívida Ativa”, comenta o secretário municipal de Economia e Finanças, Carlos Fernandes.
Uma alternativa para quem não quer esperar o boleto chegar em casa é acessar a guia de pagamento da primeira parcela ou parcela única pelo site da prefeitura, www.rioclaro.sp.gov.br. O link está no alto da página, à direita. Deve-se inserir o código reduzido ou a referência cadastral do imóvel, que são encontrados nos carnês de anos anteriores. Em seguida, basta escolher entre o parcelamento ou o pagamento à vista, imprimir o documento e pagar em alguma unidade da rede bancária credenciada.

Gustavo anuncia Carlos Fernandes como novo secretário de Finanças

O novo secretário tem 24 anos de experiência no serviço público.

O prefeito Gustavo Perissinotto anunciou nesta segunda-feira (18) o contabilista Carlos Gilberto Dias Fernandes como secretário municipal de Economia e Finanças, pasta que vinha sendo ocupada interinamente pela funcionária pública Andréia Pazato.

O novo secretário tem ampla experiência nas áreas contábil, administrativa e financeira. Por 15 anos atuou nessas áreas em empresas de médio e grande porte. E por 24 anos trabalhou no setor público, sendo secretário municipal e assessor técnico em algumas prefeituras da região de Campinas.

Carlos Fernandes tem 57 anos, é contabilista, gestor em finanças e em administração.