Gestantes recebem orientação e acompanhamento no Bonsucesso

Futuras mamães participam de encontros semanais durante a gestação.

As gestantes que residem na região dos bairros Bonsucesso e Novo Wenzel têm encontro marcado às segundas-feiras. Toda semana nesse dia elas participam de encontro do projeto “Nascendo Junto”, que tem como objetivo orientar as futuras mamães sobre os cuidados necessários para garantir sua própria saúde e a do bebê.

O projeto faz acompanhamento coletivo das gestantes, serviço realizado pela prefeitura de Rio Claro em parceria com o terceiro setor. O trabalho é executado pelas equipes de proteção social básica por meio do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e do Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Familia), vinculados à Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social.

“O principal foco do projeto Nascendo Junto é a proteção da criança para que ela receba cuidados básicos e afeto, além de garantir os direitos das gestantes e cumprir as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente”, explica Érica Belomi, secretária municipal do Desenvolvimento Social.

O projeto “Nascendo Junto” é viabilizado através de articulação entre as secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social e terceiro setor. “Além de receber orientações e acompanhamento da gestação, quem participa com assiduidade ganha peças para o enxoval”, informa Érica, destacando que as ações em rede unem forças e o trabalho em conjunto pode trazer resultados mais efetivos.

O projeto beneficia todas as gestantes referenciadas no Cras Bonsucesso/Novo Wenzel e na unidade de saúde do bairro. O trabalho é contínuo e os encontros ocorrem todas as segundas-feiras às 14 horas. As gestantes interessadas em participar da atividade devem entrar em contato com o Cras, pelo telefone (19) 3531-3243.


Prefeito participa do Dia da Família promovido pela Udam

Evento apresenta trabalhos desenvolvidos pela entidade.

O prefeito João Teixeira Junior o Juninho da Padaria, participou nesta quinta-feira (30) do Dia da Família, atividade promovida pela União de Amigos (Udam). O evento reúne as famílias que participam dos projetos desenvolvidos pela entidade e apresenta os trabalhos realizados por elas.

“É sempre uma alegria participar dos eventos da Udam, uma instituição que realiza importante trabalho social e investe na transformação de pessoas”, disse o prefeito Juninho da Padaria, que participou do evento acompanhado de sua esposa Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade. “O trabalho realizado pela Udam e outras entidades é de suma importância para ampliar o atendimento às famílias que mais precisam”, destacou Paula, lembrando que o Fundo Social também desenvolve vários programas e ações em benefício da comunidade.

O vice-presidente da Udam, Adriano Marchi, acompanhado do presidente da entidade, Otávio Tonello, agradeceu a colaboração da prefeitura e dos demais parceiros nos projetos da Udam. “Estamos mostrando hoje os resultados positivos desses investimentos”, informou.

A Udam tem parceria com a prefeitura por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social. A titular da pasta, Érica Belomi, cumprimentou a entidade pelo excelente trabalho desenvolvido em prol da comunidade. Suas palavras foram reforçadas pelo vereador Júlio Lopes que também parabenizou a Udam pelos relevantes serviços prestados em benefício da população.

O tenente-coronel Luís Roberto Moreira Filho, comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar, também participou do evento, que contou ainda com participação das famílias, autoridades e convidados.

Conselheiros de Assistência Social participam de capacitação

Objetivo do curso é auxiliar os profissionais no desempenho de suas funções.

O Conselho Municipal de Assistência Social está oferecendo curso para seus conselheiros, com aulas ministradas pela Apoio Plus. A atividade conta com apoio da prefeitura de Rio Claro, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social. A capacitação será realizada em duas etapas presenciais, com carga horária total de seis horas. O objetivo é oferecer aos conselheiros os conhecimentos essenciais para o desempenho de suas atribuições legais, de forma a contribuir para a efetividade do controle social da política de proteção social não contributiva.

A iniciativa busca desenvolver com os participantes os conhecimentos necessários ao exercício de suas funções enquanto conselheiros, de forma a contribuir para a efetividade do controle social da política de proteção social; tornar os participantes capazes de refletirem crítica e sistematicamente sobre a adequação de sua atuação enquanto conselho de Assistência Social aos princípios e parâmetros da política de proteção social; e propiciar aos participantes a compreensão da importância e das possibilidades de articulação do conselho de Assistência Social com as demais instâncias e instrumentos de controle social das políticas públicas.

Cras Bonsucesso promove atividades com moradores

Evento visa reforçar o trabalho e fortalecer os vínculos familiares.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Bonsucesso realizou no sábado (25) mais um evento comunitário para as famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), com o tema “A melhor forma de prevenção é a proteção, toda criança tem direito a uma vida sem violência”. “A ação aberta à comunidade contou com várias atividades, com o objetivo de reforçar o trabalho e fortalecer os vínculos familiares”, informa a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Érica Belomi.

Os participantes receberam folhetos informativos com orientações sobre os cuidados com as crianças e exemplares do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Também puderam fazer troca de livros e participar de gincanas, pintura de rosto, cineminha do Super Eca, balada kids e Eca em quadrinhos para colorir, além de se divertir com apresentações musicais, poesias e prestigiar exposições dos trabalhos realizados pelas crianças com os temas “Quando eu me sinto protegido” e “Quando me sinto desprotegido”.

O evento também teve cantinho das histórias e leitura do livro “Diferentes Porém Iguais”, lançado no mês passado, que traz histórias e relatos escritos pelas crianças e jovens, com base em suas experiências de vida. A heroína Super Eca marcou presença para animar as crianças que participaram do evento.

Artesanatos são vendidos no Mercado Municipal

Produtos são comercializados por artesãos do programa de Economia Solidária.

Artesãos do programa de Economia Solidária comercializam no Mercado Municipal de Rio Claro produtos feitos a partir de diferentes matérias-primas.

“A economia solidária incentiva o empreendedorismo e tem como objetivo gerar trabalho e renda, além de incentivar a reciclagem e o reaproveitamento de matéria-prima para um consumo ético e consciente”, observa Erica Belomi, secretária do Desenvolvimento Social.

Entre as opções estão produtos feitos com bagaço de cana, folhas de bananeira, EVA, pintura em tela e acessórios com tingimento natural. Há também artigos da linha pet.

Os produtos podem ser adquiridos de quarta a sábado, das 13 às 18 horas, no box 10 do Mercado Municipal, em espaço cedido pela prefeitura. No mesmo local estão sendo organizadas oficinas de artesanato, biojóias e pintura em tela, que devem ser realizadas em breve. Para mais informações, os interessados devem comparecer ao local.  O Mercado Municipal fica na Rua 8 com a Avenida Visconde do Rio Claro.

Rio Claro vai investir R$ 400 mil em alimentos da agricultura familiar

Alimentos vão atender famílias em situação de vulnerabilidade social.

A prefeitura de Rio Claro vai iniciar as compras de gêneros alimentícios da agricultura familiar. O município vai investir R$ 400 mil na aquisição de alimentos que serão doados às entidades que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social. O dinheiro será liberado pelo Ministério da Cidadania, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que promove a segurança alimentar e nutricional da população.

Serão adquiridos diversos tipos de produtos, incluindo frutas, verduras, legumes, gêneros secos (arroz e feijão) e produtos de origem animal (mel e ovo). As compras serão realizadas pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social através de critérios definidos em chamada pública realizada em fevereiro deste ano.

“A aquisição dos alimentos é feita pela prefeitura e o pagamento das compras é efetuado pelo governo federal diretamente ao agricultor”, explica a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Érica Belomi. De acordo com ela, a doação dos alimentos será feita às entidades cadastradas no Conselho Municipal e Assistência Social (CMAS), nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e no Banco de Alimentos.

O PAA é um programa com dois grandes objetivos: manter o agricultor familiar no campo através da compra dos alimentos produzidos por ele, e garantir o direito humano à alimentação adequada, por meio da doação de alimentos saudáveis a entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Além desse trabalho operacional de compra e distribuição dos alimentos, o programa também desenvolve ações de educação alimentar e nutricional com as famílias e os agricultores, contribuindo para a melhoria dos hábitos alimentares da população”, informa Larissa Baungartner Zeminian, gerente de Segurança Alimentar e Nutricional.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3522-1930 ou pelo e-mail larissa.zeminian@assistenciasocial.rc.sp.gov.br.

Jovens recebem atendimento odontológico gratuito em projeto social

Serviço é oferecido pelo projeto Dentista do Bem a jovens de baixa renda.

Adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos PróJovem (SCFV), desenvolvido pela prefeitura, receberam na última semana pré-atendimento especializado em odontologia em Rio Claro. A iniciativa é do projeto Dentista do Bem, que seleciona jovens que receberão tratamento odontológico gratuito em triagens realizadas em escolas e instituições sociais. “É mais um serviço gratuito oferecido a crianças e jovens que muitas vezes não têm condições financeiras de arcar com um tratamento dentário”, comenta a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Érica Belomi.

Para a realização do primeiro atendimento, os adolescentes tiveram que apresentar comprovante de residência e autorização assinada pelos pais ou responsáveis. Mesmo se tratando de um pré-atendimento, os adolescentes receberam orientações sobre escovação e dicas para evitar cáries e manter uma boa higiene bucal.

O Dentista do Bem é o principal projeto da Turma do Bem e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões dentistas que atendem em seu próprio consultório crianças e jovens de baixa renda entre 11 e 17 anos, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até que completem 18 anos. Atualmente, a Turma do Bem é a maior rede de voluntariado especializado do mundo.

Os pacientes são selecionados por grau de necessidade, o que é determinado por uma triagem realizada em escolas da rede pública ou instituição social. Jovens e crianças com problemas bucais graves, os mais carentes e próximos do primeiro emprego têm prioridade no atendimento.

O tratamento, realizado no consultório do próprio dentista voluntário, é de caráter curativo, preventivo e educativo. O projeto Dentista do Bem conta com voluntários de todo o Brasil (26 estados e Distrito Federal), nove países da América Latina e Portugal.

Rio Claro abre cinco vagas no Conselho Tutelar

Interessados devem se inscrever até 17 de maio.

O Conselho Tutelar de Rio Claro está com inscrições abertas para os interessados em participar da eleição para novos conselheiros. Estão sendo oferecidas cinco vagas que serão preenchidas por meio de voto da comunidade. Os candidatos têm até o dia 17 de maio para fazer sua inscrição na Casa dos Conselhos que fica na Rua 8 com Avenida 42, número 3.131, Alto do Santana. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

A eleição será realizada no dia 6 de outubro e a posse dos novos membros está prevista para o dia 10 de janeiro de 2020. Os candidatos eleitos vão ocupar o cargo de conselheiro por um período de quatro anos. A remuneração mensal é de R$ 3.262,13.

Para concorrer às vagas, os candidatos devem atender alguns requisitos como ser maior de 21 anos, ter idoneidade moral, residir no município há pelo menos quatro anos, estar quites com as obrigações eleitorais e militares, não ter sido destituído como membro do Conselho Tutelar nos últimos cinco anos, comprovar ter diploma de nível superior ou fazendo curso de graduação, ter desvinculado de partidos políticos há pelo menos seis meses antes da eleição e comprovar experiência na promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente de no mínimo um ano. Os candidatos que não atenderem os requisitos terão as candidaturas indeferidas e não poderão participar do processo de seleção.

O processo eleitoral é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), por meio da Comissão Especial Eleitoral presidida por Peterson Santilli. A participação na eleição é facultativa para os eleitores. “O voto é facultativo, mas gostaríamos de ressaltar a importância da participação da sociedade nesse processo de escolha dos candidatos, que irão cuidar e defender os direitos das crianças e dos adolescentes do município de Rio Claro”, destaca o presidente do CMDCA, Daniel Bastos Buchdid.

O edital com as regras do processo eleitoral foi publicado no Diário Oficial do Município do dia 5 de abril, e pode ser acessado no site da prefeitura pelo endereço www.rioclaro.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3533-2507.

A última eleição para o Conselho Tutelar foi realizada em 2015.

Após reformas, Cras Independência e Centro Comunitário Beija Flor são entregues à comunidade

Nas duas unidades são atendidas cerca de 900 pessoas por mês. 

Com cerca de 400 atendimentos ao mês, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Independência é a unidade de atendimento social de referência para cerca de cinco mil moradores daquela região cadastrados no Cras. Para que essas pessoas recebam melhor acolhimento ao procurar pelos serviços oferecidos, a prefeitura providenciou a reforma deste equipamento público. A entrega oficial foi realizada na terça-feira (30).

“Nosso principal compromisso é cuidar das pessoas, principalmente as mais carentes, e estamos investindo em educação, segurança e saúde, para que a população tenha melhor atendimento”, destacou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. A reforma no Cras incluiu adequações para melhor uso do espaço, rampas de acessibilidade, novo paisagismo e melhorias no telhado. Playground foi instalado para que as crianças possam brincar enquanto os pais aguardam o atendimento. “Os espaços públicos devem ser ocupados pela comunidade”, acrescentou o prefeito.

“Os Cras são a porta de entrada para quem busca atendimento social e é fundamental que a pessoa que procura o serviço e já está em situação de vulnerabilidade encontre ambiente acolhedor e atendimento digno”, observou Erica Belomi, secretária do Desenvolvimento Social.

Tais Andreoli, coordenadora do Cras Independência, agradeceu todos os envolvidos para que a reforma pudesse ser realizada, “o que possibilita melhores condições de trabalho e de atendimento”.

O Centro Comunitário Beija Flor, que fica ao lado do Cras, também recebeu melhorias. O prédio ganhou novo forro e pintura. “Mais do que olhar para os espaços essa administração municipal está olhando para a comunidade”, resumiu Carmelita Brescansin, responsável pelo centro comunitário, agradecendo também o apoio da Secretaria dos Esportes e Turismo. Pelo local passam cerca de 500 pessoas ao mês. Ali são realizadas atividades diversas, incluindo ginástica, dança e reuniões de grupos pastorais e de terceira idade.

“Mesmo com dificuldades financeiras, a prefeitura tem se empenhado para levar melhorias para a população”, observou o vereador Paulo Guedes. O vereador Ney Paiva lembrou que “o Cras tem papel fundamental no atendimento à comunidade”.

Também participaram do evento o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba; os secretários municipais Adriano Moreira (Educação) e Ronald Teixeira (Esportes e Turismo); o ouvidor municipal Ricardo Naitzke; o chefe de gabinete Silvio Martins; os vereadores Adriano La Torre, Júlio Lopes, Geraldo Voluntário e Irander Augusto; Adriano Marchi, presidente da Comissão de Segurança da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); e a ex-vereadora Cidinha da cadeira de rodas.  

Prefeitura entrega reforma do Cras Independência

A prefeitura também providenciou reforma do Centro Comunitário Beija-flor.

Após terem seus prédios reformados pela prefeitura de Rio Claro, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Independência e Centro Comunitário Beija-flor terão as obras entregues oficialmente à comunidade na terça-feira (30) às 14 horas.

Com a realização das obras, a população atendida no Cras Jardim Independência passou a contar com espaço mais apropriado e acolhedor. “É importante que quem procura pelos serviços possa se sentir bem acolhido e isso inclui um espaço melhor, mais agradável, o que também proporciona melhores condições para a equipe que trabalha no local”, observa o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

A reforma incluiu adequações para melhor uso do espaço e instalação de playground para diversão das crianças. Rampas de acessibilidade foram instaladas e o local também ganhou novo paisagismo e melhorias no telhado. “Tudo foi feito para que a população possa se sentir melhor acolhida quando procurar o equipamento social”, destaca Erica Belomi, secretária do Desenvolvimento Social. A mão de obra teve participação de bolsistas atendidos pelo programa Nova Vida.

O prédio do Centro Comunitário Beija-flor, que fica ao lado do Cras também recebeu melhorias, ganhou novo forro e pintura nova. Os equipamentos públicos ficam na Rua M-7, 490, Jardim Independência.