Rio Claro terá novas viaturas policiais

Confirmação foi recebida pelo prefeito Juninho em reunião com o comando regional da Polícia Militar.

Nos próximos meses, novas viaturas irão reforçar o policiamento em Rio Claro. A boa notícia foi recebida pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, na quarta-feira (4), quando esteve no CPI-9 (Comando de Policiamento Interior) de Piracicaba, que engloba 52 cidades, inclusive Rio Claro.

“São veículos novos que estão chegando ao município e irão contribuir para ampliar a sensação de segurança da população, reforçando ainda mais o trabalho integrado que temos na área da segurança, com participação das polícias civil e militar e também da Guarda Municipal”, destaca o prefeito Juninho, acrescentando que “a prefeitura está sempre em busca de parcerias com os governos estadual e federal para trazer melhorias para a população e este é mais um resultado positivo que o município consegue”. Conforme lembra o prefeito, recentemente Rio Claro ganhou novas 19 viaturas também para a Guarda Civil Municipal.

Segundo informações do coronel Érico Hammerschmidt Júnior, comandante do CPI-9, as novas viaturas irão substituir veículos velhos que foram remanejados. “São viaturas com 10, 11 anos de uso, que estão sendo substituídas por novos veículos”, observa o coronel. A confirmação é de que pelo menos um carro modelo Spin, motos e uma base comunitária sejam destinados ao município. Com as novas viaturas melhoram também as condições de trabalho aos policiais.

Durante a visita outra demanda do município foi levada ao comando do CPI-9. O prefeito Juninho reforçou a necessidade de aumentar efetivo policial que atua na cidade. “Com a formatura de novos soldados em junho, será verificada a possibilidade de atender mais este pleito”, afirma o comandante do CPI-9.

O vereador Seron, que tem atuado para melhorias no setor de segurança pública, ressalta que a chegada das novas viaturas atende solicitação do município. “Certamente os veículos irão contribuir muito no desenvolvimento do trabalho dos policiais”, observa o vereador.

Playground começa a ser instalado na Praça Dalva de Oliveira

O playground que será a nova atração da praça Dalva de Oliveira, uma das principais de Rio Claro, está sendo instalado. O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, acompanhou na segunda-feira (8) parte dos trabalhos e reforça que o local, que já é uma das referências em lazer e convivência, ficará ainda mais atraente para crianças e familiares. “As mães e pais terão uma opção a mais para o passeio com as crianças”, resume Juninho, convidando todos a conhecerem o parquinho, que em breve estará pronto. “Essa é uma região por onde passam pessoas de vários bairros que poderão ter momentos agradáveis com seus filhos aqui, assim como os moradores das redondezas”, acrescenta.

Um dos cartões postais de Rio Claro, a praça Dalva de Oliveira está recebendo uma série de outras melhorias. Uma delas é a ampliação da iluminação pública, renovada para realçar ainda mais a beleza do local no período noturno e ampliar a sensação de segurança de quem passeia pelo local.

As ações da prefeitura na praça Dalva estão sendo desenvolvidas por meio de parceria entre o município e a empresa Caprem Construtora e incluem troca de paisagismo, poda de árvores, limpeza, colocação de bancos. Já o playground que está sendo instalado a partir de sugestão de Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade, terá 10 metros de comprimento e incluirá equipamentos como balanços e gangorra, entre outros.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Emílio Cerri, a revitalização da praça Dalva é mais um exemplo de ação da prefeitura para valorizar os espaços públicos. “Estamos trabalhando para que as famílias tenham mais motivos para saírem de casa e frequentarem os vários espaços de convívio que Rio Claro tem a oferecer”, comenta Cerri.

Formandos recebem certificados de cursos de qualificação profissional

Jpeg

A prefeitura de Rio Claro realiza na próxima semana cerimônia para entrega dos certificados aos alunos que concluíram cursos de qualificação profissional oferecidos pelo município. O evento será realizado na quarta-feira (10), às 9 horas, no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM) que fica na Rua Dr. Eloy Chaves, 3265, Alto do Santana.

A capacitação foi realizada pelo Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), através do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), vinculado à Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento. Vão receber certificados 60 formandos dos cursos de assistente de logística e auxiliar de contabilidade.

“A qualificação profissional é o primeiro passo para conseguir uma vaga de emprego. Quem estiver preparado terá melhores chances na hora que surgir uma oportunidade no mercado de trabalho”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Diante disso, a prefeitura tem se empenhado em oferecer cursos profissionalizantes. “Temos feito parcerias dando oportunidades para que o cidadão se qualifique, melhore seu currículo e amplie suas chances de conseguir um emprego”, afirma Francesco Rotolo, secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento.

Para Renata Murbach, diretora do PAT, a qualificação profissional é uma exigência do mercado de trabalho e o trabalhador precisa estar preparado para atendê-la se quiser conquistar um emprego. “A prefeitura oferece gratuitamente os cursos, mas depende do trabalhador aproveitar da melhor forma a capacitação para atingir seu objetivo”, destaca Renata.

O PEQ é um programa estadual que busca capacitar o aluno para aumentar suas chances de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Jpeg

Aos 57 anos, Guarda Mirim já formou 18 mil jovens

A Guarda Mirim de Rio Claro completa nesta quarta-feira (3) 57 anos de atividades formando jovens, abrindo portas para o primeiro emprego e levando aos adolescentes valores baseados na responsabilidade, competência, disciplina, profissionalismo e respeito ao próximo. O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, esteve presente à formatura de mais uma turma de guardas mirins, no sábado (29), e destaca a importância da entidade para o município.

“São inúmeros os exemplos de grandes profissionais de Rio Claro que iniciaram sua jornada ao sucesso como guardas mirins”, comenta Juninho, que participou da solenidade junto do vice-prefeito e secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba. O vereador Julio Lopes também esteve presente. “Além da oportunidade de formação e trabalho para jovens, a Guarda Mirim representa ainda uma excelente opção para empresas e órgãos públicos na contratação de mão de obra qualificada”, acrescenta o prefeito.

Advogado pós-graduado em Direito Público e em Gestão Pública, com habilitação para lecionar no ensino superior, Djair Cláudio Francisco é um dos exemplos de como a entidade é importante para abrir portas. Atual secretário municipal de Saúde, Djair qualifica como “fundamental” sua passagem pela Guarda Mirim, na qual atuou de 1977 a 1980. “Foi um divisor de águas entre a falta de expectativa da vida que eu levava, e a possibilidade de enxergar acima desse muro”, conta. Durante seu período na Guarda Mirim, Djair trabalhou em uma empresa de instrumentos musicais, uma concessionária de veículos e no fórum, onde nutriu o gosto pelo Direito. “Entrei de um jeito na Guarda Mirim e saí de outro, ciente de que havia um imenso mercado a ser explorado e de que eu tinha capacidade de desbravar o universo profissional do Direito”, explica.

Para o biênio 2017-2019 a diretoria executiva da Guarda Mirim de Rio Claro é presidida por Juarez Moura de Oliveira e tem como vice-presidente Ellery Sebastião Domingos de Moraes. Nessa trajetória de quase seis décadas, aproximadamente 18 mil adolescentes já passaram pela Guarda Mirim de Rio Claro. Dos 120 Guardas Mirins que se formaram no sábado, 42 já estão trabalhando. Atualmente, a entidade tem em seus quadros 300 guardas mirins que trabalham em uma das 80 entidades parceiras, privadas ou públicas. Outros 240 adolescentes fazem o curso pré-profissionalizante ou são recém formados.

Fundada em três de outubro de 1961, a Guarda Mirim surgiu como iniciativa de um grupo de rio-clarenses liderados pelo então juiz de direito da comarca de Rio Claro, Luiz Gonzaga de Arruda Campos, mobilizados para garantir alternativa a jovens de famílias de menor poder aquisitivo do município. Ainda naquele ano, 60 jovens dos 100 inscritos formaram a primeira turma da GM. “Guardinha” na década de 70, Rinaldo Aparecido Baptista, hoje gerente administrativo da Guarda Mirim de Rio Claro, usa todo o conhecimento e experiência adquiridos para apoiar e incentivar os jovens que estão na mesma posição em que ele esteve décadas atrás. “Mais do que conhecimento profissional, a Guarda Mirim foca seu trabalho na formação de cidadãos”, destaca, lembrando do falecimento de sua mãe, quando ainda era guarda mirim. “O apoio que recebi naquele momento tão difícil foi fundamental na minha vida”, destaca.

A Guarda Mirim de Rio Claro atende adolescentes de ambos os gêneros e, entre as atividades oferecidas, estão o curso pré-profissionalizante ministrado de acordo com a Lei do Menor Aprendiz. Além de módulo básico com disciplinas como Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Orientação Profissional e Educação Física, os jovens têm cursos específicos nas áreas de serviços administrativos e noções contábeis, informática administrativa e atendimento ao público.

“Não tenho dúvidas de que minha passagem pela Guarda Mirim foi um complemento essencial para a minha formação profissional”, afirma o primeiro sargento da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Durval Guimarães. Integrado no ano de 1980 à Guarda Mirim, ele foi encaminhado para trabalhar em uma fábrica de bebida destilada na qual foi efetivado após um ano e meio. “Durante meu período como ‘guardinha’, uma das influências que marcaram minha vida foi a dos dois instrutores, os sargentos Lucas e Marcos, sem dúvida um grande estímulo para que eu seguisse carreira na polícia”, destaca.

Todo o suporte aos Guardas Mirins é feita por profissionais das áreas como a social e pedagógica. Os adolescentes têm assistência médica, acesso a exames laboratoriais e assistência odontológica gratuita. A estrutura da entidade inclui quadra poliesportiva e centro de lazer com piscina e academia.

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo da Guarda Mirim para 2019 terminam nesta semana. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 13h30 às 16h30 e no sábado das 8h30 às 11h30. Podem se inscrever adolescentes nascidos de janeiro de 2003 a junho de 2004, que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. A sede da Guarda Mirim fica na Avenida 42 entre Rua 3-A e Avenida Brasil, Vila Alemã.

Os documentos necessários são declaração de escolaridade original e cópia de RG ou certidão de nascimento do candidato e de responsável legal, de comprovante de residência (energia ou telefone) e dos holerites de todos os que trabalham na casa do candidato. As informações detalhadas sobre o assunto estão no site da Guarda Mirim de Rio Claro, no endereço eletrônico www.guardamirimrioclaro.com.br.

Técnicos do Dnit vistoriam área da ferrovia em Rio Claro

Equipe técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está em Rio Claro para vistoriar a área da ferrovia nas imediações da Avenida 22-A que foi atingida por incêndio no mês passado. A vinda dos técnicos a Rio Claro atende pedido do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que tratou do assunto na semana passada com o diretor Charles Magno Beniz, em Brasília.

Os técnicos estão verificando qual é a área da ferrovia pertencente à CPOS (Companhia Paulista de Obras e Serviços) e identificando quais bens pertencem ao Dnit. O levantamento deve ser concluído nesta quarta-feira (5). “Somente depois disso será possível definir o que será feito”, explica Renan de Oliveira Teixeira, coordenador de Patrimônio Ferroviário do Dnit, que veio a Rio Claro acompanhado do técnico administrativo Pedro Henrique Mello Pereira.

O prefeito Juninho da Padaria destaca a importância da vistoria para o município e a comunidade. “Estamos trabalhando para encontrar uma solução definitiva para essa área, um antigo problema da cidade que se agravou com o incêndio”, comenta.

Além do Dnit, a prefeitura também trabalha junto à CPOS, proprietária da área, para diminuir o antigo paredão da Fepasa na Avenida 22-A. Outra ação que vem sendo trabalhada é a transferência das oficinas de vagões da região central para o Jardim Guanabara. Em julho deste ano, teve início o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTA), primeira etapa do processo de transferência.

Também participaram da vistoria nesta terça-feira (4) os secretários municipais Francesco Rotolo (Governo), Gilmar Dietrich (Finanças), Paulo Roberto de Lima (Obras) e Rodrigo Ragghiante (Negócios Jurídicos).

Prefeitura abrirá novo prazo de cadastramento para motoristas de transporte por aplicativos

A prefeitura de Rio Claro vai abrir novo prazo de cadastramento para motoristas que desejam trabalhar com transporte individual de passageiros por meio de aplicativos. O edital com informações deve ser publicado no Diário Oficial do Município do dia 14 de setembro. A informação foi divulgada nesta terça-feira (4) pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. A decisão foi tomada após o Tribunal de Justiça suspender a liminar que autorizava os profissionais a trabalharem sem cadastro na prefeitura.

“O cadastro dos motoristas é feito para dar segurança e proteção aos passageiros, garantindo maior confiabilidade ao serviço”, afirma Juninho. O prefeito lembra que antes da aprovação da lei municipal que regulamenta o serviço foram feitas reuniões muito produtivas com os motoristas e os dois pleitos apresentados por eles foram atendidos pela prefeitura. “Motoristas com placas de fora de Rio Claro e com seguro global também podem se cadastrar”, informa.

O secretário dos Negócios Jurídicos, Rodrigo Ragghiante, esclarece que a lei municipal foi elaborada com base na lei federal (13.640/2018). “A lei federal determina que os municípios devem regulamentar o serviço de transporte por aplicativos”, observa Ragghiante. O artigo 11-A estabelece que “compete exclusivamente aos municípios e ao Distrito Federal regulamentar e fiscalizar o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros”.

Rio Claro terá um limite de 123 alvarás de permissão, conforme previsto na lei que autoriza o serviço no município.  “A implantação do serviço em Rio Claro está sendo feita com responsabilidade, visando tanto a segurança dos motoristas quanto dos usuários”, frisa o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba.

A lei municipal que dispõe sobre o transporte individual de passageiros por aplicativos pode ser acessada no site da prefeitura, no endereçowww.rioclaro.sp.gov.br, no link “Publicações”.

Prefeitura vai construir e reformar quadras no Lago Azul

Uma boa notícia para os atletas amadores e profissionais que utilizam as quadras do Lago Azul. A prefeitura vai reformar as quadras poliesportivas e construir uma nova quadra para futebol society no parque. O convênio foi assinado na segunda-feira (3) pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, na superintendência regional da Caixa Econômica Federal, em Piracicaba. “São duas conquistas importantes para o município, que passará a oferecer mais opções de lazer e esporte à população”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

As obras terão investimento de R$ 508,4 mil, sendo R$ 62,7 mil de contrapartida do município. A prefeitura já encaminhou a documentação necessária e aguarda aprovação do laudo técnico para realizar licitação para execução dos serviços. A previsão é de que as obras comecem ainda neste ano. “Essas obras vêm ao encontro da proposta da prefeitura de incentivar a prática esportiva na comunidade. O trabalho demonstra preocupação com o esporte e com a melhor qualidade de vida da população”, afirma o secretário dos Esportes e Turismo, Ronald Penteado.

Os recursos para as obras foram conseguidos através de solicitação dos vereadores Adriano La Torre e Ruggero Seron. “São obras muito importantes que vão oferecer maior conforto e segurança para as pessoas praticarem esportes”, afirma La Torre. Para Seron, “o Lago Azul é sinônimo de família e a presença das famílias no parque é importante para incentivar os jovens a praticar esportes e fugir das drogas e da violência”.

Recentemente o Lago Azul ganhou novos enfeites em trecho localizado próximo à entrada na Rua 2-A, num trabalho realizado por Zomir Zoccoler. Também ganhou uma Sala Verde, onde estudantes recebem orientações ambientais.

Além das quadras do Lago Azul, a prefeitura também investiu R$ 270 mil no Ginásio Municipal de Esportes Felipe Karam, que em julho ganhou uma nova quadra com “piso flutuante”. O novo piso faz parte de uma série de melhorias que o governo municipal vem realizando no ginásio, que recentemente teve o telhado, a academia e a sala dos professores reformados.

Prefeitura antecipa pagamento dos servidores municipais

A prefeitura de Rio Claro está novamente antecipando o pagamento dos servidores públicos municipais. Nesta quinta-feira (6), a Secretaria Municipal de Economia e Finanças fará o depósito nas contas para que os servidores já tenham o salário em mãos. O prazo para a prefeitura fazer o pagamento venceria somente na segunda-feira (10).

“Estamos mais uma vez priorizando os servidores, conforme orientação do prefeito Juninho”, comenta o secretário municipal de Finanças, Gilmar Dietrich, acrescentando que desde o ano passado não houve atraso no pagamento dos servidores públicos municipais.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ressalta a atenção que a prefeitura vem dando aos servidores. “Reconhecemos a importância dos servidores no dia a dia da cidade e o sindicato da categoria tem nos pedido para dar esta prioridade no pagamento dos salários, o que temos conseguido até aqui fazer de forma rigorosa todos os meses”,  afirma Juninho.

Esta não é a primeira vez que a atual administração municipal paga seus funcionários antes do prazo. O pagamento dos salários de maio foi antecipado em cinco dias e o de março, por exemplo, foi feito nove dias antes do quinto dia útil determinado por lei. Em fevereiro, o reajuste anual dos servidores foi antecipado em dois meses e ficou acima da inflação.

Juninho dá aula na inauguração da padaria escola

O chefe de cozinha Marcos Henrique Oliveira dos Santos é um dos 20 alunos da padaria escola que iniciou nesta segunda-feira (3) as aulas dos cursos de panificação e confeitaria em Rio Claro. “Já atuo na área e decidi fazer os cursos para me qualificar e ampliar meu campo de trabalho”, informa Santos, elogiando a iniciativa da prefeitura de oferecer gratuitamente a formação.

A dona de casa Sandra Sebrian vê nos cursos a oportunidade de ganhar renda extra para ajudar o marido, único provedor da casa. “Temos que aproveitar as oportunidades, não somente de ajudar e ter renda extra, mas de crescimento pessoal”, comenta.

Assim como Sandra e Marcos Henrique, outros 18 alunos estão tendo a oportunidade de se qualificar ou aprender uma nova profissão na padaria escola que faz parte do projeto Mãos na Massa, realizado em parceria entre a prefeitura de Rio Claro, a União de Amigos (Udam) e o Rotary Club de Rio Claro. A padaria escola funciona no prédio da Udam+, no bairro Santana.

A aula inaugural da padaria foi ministrada pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. Tortas, pães, broas e pudins foram produzidos pelo prefeito com passo a passo acompanhado pelos alunos. Juninho, que trabalhou em padaria dos 10 aos 24 anos, falou do carinho que tem pela profissão e destacou a importância da parceria que viabilizou o projeto. “O poder público sozinho consegue fazer muito pouco e ter o apoio de instituições e pessoas que fazem a diferença resulta em projetos como esse, que qualifica e gera emprego e renda para aqueles que mais precisam”, destacou.

A secretária do Desenvolvimento Social, Érica Belomi, observou que o projeto foi idealizado pensando no usuário. “É por vocês que estamos aqui e toda a produção da padaria vai alimentar pessoas em situação de vulnerabilidade social”, informou. “Mais que transformar farinha em pão estamos transformando vidas com a ajuda de várias mãos”, acrescentou o vice-presidente da Udam, Adriano Marchi.

Ex-presidente do Rotary Club de Rio Claro, José Alipio Occik declarou que a entidade procura investir em projetos que tenham sustentabilidade, como é o caso da padaria escola. Eduardo Luiz Nonato, diretor de Projetos do Rotary, orientou os alunos a aproveitarem a oportunidade. “Quando você se qualifica começa a acreditar que tudo é possível. O projeto não proporciona apenas conhecimento, mas entrega sonhos”, frisou. “O que vocês aprenderem aqui vão levar para o resto da vida. Esse é o primeiro passo de uma grande etapa”, reforçou Vagner Luiz de Lima Carvalho, instrutor do curso.

A aula inaugural contou com a presença da juíza da Infância e Juventude de Rio Claro, Heloísa Alcântara. “É uma honra participar dessa atividade e uma alento saber que existem pessoas comprometidas, que doam tempo e dinheiro, para ajudar o próximo”, assinalou. O presidente da Casa das Crianças, Augusto Pedro Prochnon Júnior, ressaltou a importância de oferecer oportunidades e prometeu empregar o aluno que se destacar no curso em sua empresa.

Os cursos de panificação e confeitaria terão duração de seis meses. As aulas serão realizadas às segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Os interessados em fazer parte das novas turmas devem procurar a Udam+ na Avenida 30, 1.210, no bairro Santana. Os cursos são destinados a usuários da rede socioassistencial do município.

Também participaram da aula inaugural Emerson Cruz, presidente do Rotary Club Rio Claro; Monica Frandi Ferreira, superintendente do Arquivo Público e Histórico; David Maxwell Ferreira, diretor municipal de Subprefeituras; o vereador Júlio Lopes; funcionários da prefeitura e da Udam e representantes do Rotary Club de Rio Claro.

Iniciado alicerce da escola no Jardim Novo

As obras para construção da escola de ensino fundamental avançam no bairro Jardim Novo. Os trabalhos começaram em julho com a realização da terraplenagem e agora o terreno começa a receber as primeiras fundações para edificação do prédio. A nova unidade de ensino terá 12 salas de aula, quadra coberta e demais dependências, e irá atender 780 alunos do ensino fundamental 1 (5º ao 9º ano) em dois períodos. O término da obra está previsto para o final de 2019. O investimento é de R$ 3,5 milhões, com recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida da prefeitura.

“Estamos atentos e trabalhando para que a obra avance dentro do cronograma previsto”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Essa escola é essencial para atender a demanda da região onde muitas moradias foram entregues sem os equipamentos públicos necessários”, acrescenta.

Essa será a segunda escola construída pela prefeitura na região do jardim Novo. Em julho deste ano, a prefeitura inaugurou uma creche para 130 crianças no bairro Terra Nova. O secretário municipal da Educação, Adriano Moreira, observa que a nova escola irá proporcionar maior conforto e comodidade aos alunos que vão estudar perto de casa. “Muitos alunos são transportados de ônibus para estudar em outros bairros. Com escola perto de casa, as crianças terão mais comodidade e conforto e a prefeitura irá economizar com transporte escolar”, comenta Moreira.

Além da construção no Jardim Novo, a prefeitura também está construindo uma escola de mesmo porte e capacidade (780 estudantes) no bairro Benjamin de Castro, com previsão de entrega no final do ano que vem. O investimento é superior a R$ 3,5 milhões. As duas obras estão sendo realizadas pela empresa S. Maluf Engenharia e Obras Ltda., que venceu a licitação realizada pela prefeitura.