Prefeitura inaugura novas instalações da Escola Marina Cyrino na terça-feira

A prefeitura de Rio Claro inaugura na terça-feira (10), às 7h30, as novas instalações da Escola Municipal “Profª. Marina Fredine Dainese Cyrino”, que atende 100 crianças de creche e pré-escola. O novo endereço fica na Avenida 1, 1.019, entre as Ruas 11 e 12, região central da cidade. Além de oferecer melhor estrutura, o novo prédio vai gerar economia de quase 60% aos cofres públicos. O valor do aluguel diminuiu de R$ 6,4 mil para R$ 2,7 mil, redução de 57,80%.

“É uma grande satisfação poder entregar a nova estrutura aos alunos”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, salientando que investir na melhoria da educação é uma das prioridades do atual governo municipal. “Quando investimos em educação, estamos oferecendo a oportunidade de nossas crianças poderem vencer na vida”, acrescenta.

O secretário da Educação, Adriano Moreira, ressalta que o novo prédio garante novos e melhores espaços para as crianças e para os profissionais que trabalham na unidade. “Acreditamos que dispor de uma infraestrutura adequada também é um fator determinante na melhoria da qualidade do ensino”, observa.

Para melhor atender as crianças e a equipe escolar, o novo prédio passou por adaptações. Os espaços internos foram planejados visando o melhor aproveitamento da estrutura. Foram preparadas seis salas de aula, cada uma com banheiro. A escola conta ainda com área administrativa, cozinha, refeitório, pátio, parque, piscina e espaço para uma pequena horta. Nesta semana foram instaladas três rampas de acessibilidade e o local também está recebendo um toldo.

As crianças já começaram a fazer adaptação ao novo espaço. A escola se mudou para as novas instalações na segunda-feira (2). “Agora podemos oferecer um ambiente mais adequado à aprendizagem e o desenvolvimento das crianças”, comenta Denise Aranha Turolla, vice-diretora da escola. De acordo com ela, os pais e as crianças aprovaram o novo espaço muito mais amplo que o anterior. “É uma conquista para a escola proporcionada pela administração que nos ouviu e deu atenção ao nosso problema”, declara Denise referindo-se às más condições da estrutura do prédio anterior que tinha infiltração no telhado e outros problemas.

A Escola Marina Cyrino será a terceira unidade da rede municipal de Rio Claro a ganhar novas instalações neste ano. As outras duas foram Arlindo Ansanello e Darci Reginatto. Também neste ano as escolas Hélio Jorge dos Santos e Dom Pedro I foram ampliadas abrindo uma segunda unidade.

Rio Claro inaugura complexo viário nesta sexta-feira

O sistema viário urbano de Rio Claro, que tem sido objeto de várias intervenções nos últimos anos, estará agregando nesta sexta-feira, 1º de julho, uma nova obra de importância capital para a ordenação do trânsito: o complexo viário que vai da Avenida 24-A até a Avenida 80-A, abrangendo a nova rotatória na Vila Verde e o prolongamento da Avenida Ulysses Guimarães.

A solenidade de entrega das obras à população está marcada para as 16h30 e ocorrerá no cruzamento da Avenida 80-A com a Avenida Felício Castellano, local que, no contexto do projeto viário mereceu importante intervenção como elemento essencial ao ordenamento do trânsito naquela região.

A obra, que terá grande impacto na mobilidade em toda a região diretamente beneficiada, também receberá parte do trânsito que hoje segue pelas avenidas Visconde do Rio Claro e Brasil. Os motoristas poderão chegar ao Distrito Industrial passando pela Vila Indaiá e São Miguel, rumo à estrada vicinal que liga a cidade aos distritos de Ajapi e Ferraz e também à rodovia Wilson Finardi, com destino a Araras. Todo o trajeto já está devidamente sinalizado, com pintura de solo e placas.

Na Avenida 80-A com Avenida Felício Castellano, no bairro Vila Verde, foi construída uma grande rotatória, que teve o trânsito liberado no início do mês de junho. Toda semaforizada, com faixas de pedestres, calçadas e rampas de acessibilidade, a rotatória se insere entre as mais importantes obras viárias de Rio Claro. A nova rotatória é um elemento fundamental no projeto concebido para o complexo viário que contempla a Unesp e a Cidade Judiciária.

Muitas intervenções viárias vêm sendo realizadas nos últimos anos em Rio Claro como a duplicação da Avenida 32, a reformulação da rotatória no cruzamento da Rua 6-A com a Avenida 50-A, e a abertura de novas vias e calçadas no trecho onde foi aterrado o pontilhão na Rua 1 com Avenida 7.

​Guarda Mirim inaugura novo ginásio de esportes com reconhecimento público

A Guarda Mirim de Rio Claro inaugurou no sábado, 28, seu novo ginásio de esportes, que recebeu o nome de um de seus ex-presidentes, Celso Pereira Dobes, ocupante do cargo em duas gestões, de 1993 a 1995 e 2001 a 2005, vindo a falecer em 2007.

Ao lado do atual presidente da Guarda Mirim, Juarez Moura de Oliveira, da viúva de Dobes, dona Valda, do presidente da Câmara Municipal, João Zaine, de representantes da construtora responsável pela obra e outras autoridades, o prefeito Du Altimari descerrou a placa comemorativa da inauguração. A vice-prefeita Olga Salomão também participou da solenidade, bem como os vereadores João Zaine, Julinho Lopes, Juninho da Padaria e Geraldo Voluntário.

Com as bênçãos do padre Cândido Mariano, da Igreja Bom Jesus, e do pastor Paulo Silva, da Igreja Batista, o novo ginásio foi entregue aos guardas mirins, como um monumento ao trabalho de gerações de pessoas e de parceiros, do setor público e privado que, desde 1961, data de fundação da Guarda Mirim, se dedicaram a transformar a instituição num centro de orientação, educação e preparação para o mercado de trabalho, capaz, inclusive, de fundamentar aos jovensvalores necessários à vida em sociedade.

Emocionada, dona Valda, viúva do homenageado, disse que se sentia “entre amigos, feliz e realizada com este momento que tem imensa importância para mim e toda minha família”. Ela agradeceu, em especial, o respeito e a atenção que o marido recebeu de todos os diretores, conselheiros e membros da Guarda Mirim ao longo de toda sua trajetória.

Em breve manifestação, o prefeito Du Altimari destacou que a prefeitura de Rio Claro mantém em sua estrutura inúmeros guardas mirins, que prestam serviços importantes. “Eles refletem a qualidade da formação que recebem aqui na Guarda, uma entidade respeitada pelo seu trabalho, que valorizamos ainda mais por reconhecermos seu papel fundamental na acolhida de jovens que precisam deste apoio”, afirmou.

Para Celso Pereira Lopes, ao formar 13.000 jovens durante sua existência, a Guarda Mirim do município comprovou a natureza de seu trabalho e deu exemplo da dedicação de todos os seus membros, numa ação de voluntariado que enaltece o ser humano.  “E não nos amedrontamos com a crise, como se pode ver nesta obra que temos orgulho de entregar hoje”, acrescentou.

O presidente da Câmara, João Zaine, assinalou a ação cidadã que a Guarda Mirim exerce entre os meninos e meninas que passam pela instituição todos os anos, adquirindo uma experiência rica em valores humanos e ganhando segurança para se desenvolverem como pessoas e profissionalmente. O vereador comentou, ainda, a bela arquitetura do novo ginásio, “que se insere num contexto de remodelação e modernização da cidade nesta região”.

Vara do Trabalho de Rio Claro já atende em novo prédio

Inaugurada oficialmente na manhã desta quarta-feira (18), a sede própria da Vara do Trabalho é o mais novo prédio público de Rio Claro e, conforme observou o prefeito Du Altimari, será um marco para o desenvolvimento da região Leste da cidade, que está tendo o anel viário ampliado no trecho que vai da Bela Vista ao Distrito Industrial. A obra na via pública foi realizada também para oferecer acesso pavimentado à Vara do Trabalho e ao Fórum, em construção.

Altimari lembrou que os recursos para a infraestrutura no anel viário foram conseguidos pela prefeitura no governo federal e que no ano de 2009 o governo municipal iniciou contatos para que a área ao lado do campus da Unesp fosse destinada à construção do novo Fórum, inicialmente previsto para o Distrito Industrial. Surgiu, então, a idéia de se implantar ali a Cidade Judiciária, que começa a se concretizar agora com a Vara do Trabalho. Na Assembléia Legislativa, a cessão do terreno foi encaminhada pelo deputado Aldo Demarchi.

O prefeito lembrou ainda que a Vara do Trabalho seria, inicialmente, construída na região central, na Rua 3 com a Avenida 12, em área que foi devolvida ao município e posteriormente cedida para a Acirc (Associação Comercial e Industrial de Rio Claro) construir sua nova sede.

Na inauguração desta quarta-feira, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, reconheceu o empenho da prefeitura para a construção do prédio da Vara do Trabalho. “Agradecemos imensamente o seu empenho, prefeito”, disse.

João Zaine, presidente da Câmara de Vereadores e Willian Nagib, conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, voltaram a solicitar uma segunda Vara do Trabalho para Rio Claro.

Juíza titular da Vara do Trabalho, Daniela Macia Ferraz Giannini, recordou que o antigo prédio na Rua 4 com as avenidas 13 e 15 não oferecia condições de trabalho. “Agora, temos um local realmente  adequado”, afirmou. A vice-prefeita Olga Salomão, o deputado Aldo Demarchi e os vereadores Julinho Lopes, Agnelo Matos, Dalberto Christofoletti e Geraldo Voluntário também participaram da inauguração.

Além de Rio Claro, o Tribunal Regional do Trabalho local atende os municípios de Santa Gertrudes, Itirapina, Corumbataí e Ipeúna, que somam população de quase 250 mil pessoas. Dados do TRT apontam que no ano passado a Vara do Trabalho em Rio Claro recebeu 3.184 ações trabalhistas.

Rio Claro passa a contar com mais duas Varas da Família

Com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, a Justiça de Rio Claro instalou mais duas Varas da Família e das Sucessões, em solenidade realizada na tarde de segunda-feira (16), no plenário do Fórum.


A vice-prefeita Olga Salomão participou do cerimonial representando o prefeito Du Altimari. Na oportunidade foram apresentados os novos juízes designados Wagner Carvalho Lima e Antonio Fernando Scheibel Padula e entregue o título de Cidadão Rioclarense ao desembargador Nalini, propositura da presidência da Câmara.


Também estiveram presentes a diretora do Fórum, juíza Cinthia Andraus Carreta; o deputado Aldo Demarchi; a presidente da OAB Rosa Cattuzzo, juízes, promotores e advogados, além da Câmara Municipal com o presidente João Zaine, o vice-presidente Júlio Lopes; e os vereadores Geraldo Voluntário, Juninho da Padaria, Anderson Christofoletti e Sergio Calixto.


“O município de Rio Claro recebe mais dois serviços do Judiciário voltados ao acolhimento e assistência de nossas famílias, um avanço imprescindível às causas maiores da sociedade e dos menos favorecidos”, considerou Olga Salomão, acrescendo que com esses recursos da Justiça “atende-se a uma das prerrogativas mais importantes da Constituição Brasileira, soberana na pirâmide do Direito, que é a Cidadania em toda sua extensão”.

Hotel com 85 apartamentos será inaugurado em janeiro em Rio Claro

O parque hoteleiro de Rio Claro será ampliado já no início do próximo ano com a inauguração do Class Hotel, um três estrelas com cinco pavimentos (subsolo, térreo e mais três andares), que disponibilizará 85 apartamentos, 70 vagas de garagem, piscina, sala de fitness e duas salas de eventos com capacidade total de 170 pessoas.

Em visita ao empreendimento nesta quinta-feira, 12, o prefeito Du Altimari conversou com o empresário Alexandre Correa, diretor da rede que tem mais cinco hotéis em cidades do interior de Minas Gerais e escolheu Rio Claro para implantar a primeira unidade do grupo fora daquele estado. “A escolha da cidade levou em conta o porte de Rio Claro, seu parque industrial, os índices de qualidade de vida, a presença da universidade e a localização, entre outros fortes argumentos que avaliamos importantes para fundamentar nossa decisão”, disse Correa. Ele acrescentou que o Class Hotel de Rio Claro vai gerar cerca de 30 empregos diretos e estará operando no conceito turismo de negócios.

Altimari percorreu todas as dependências do hotel e se disse bem impressionado com a qualidade da construção, que segue o padrão arquitetônico neoclássico dos prédios da rede, e o conforto das instalações. “Este empreendimento dará grande contribuição ao nosso parque hoteleiro e à cidade, que nos últimos anos tem revelado toda sua vocação turística ao receber eventos como os campeonatos sul-americano e mundial de balonismo”, afirmou. Segundo o prefeito, uma cidade com a história de Rio Claro e uma reserva ambiental como a Floresta Estadual, “só para citar dois exemplos, merece uma estrutura de hospedagem à altura de suas tradições e de seus atrativos turísticos”.

Corrêa anunciou que o Class Hotel de Rio Claro terá mais duas etapas de ampliação, com a construção de 30 apartamentos no lado esquerdo do terreno que ocupa, na Avenida 1, e, posteriormente, outros 30 flats no lado direito do prédio principal, que deverá entrar em atividade no final de janeiro. Ele complementou anunciando que a rede também construirá um hotel em Americana. O presidente da Câmara Municipal de Rio Claro, João Zaine, participou da visita ao hotel.

Academia ao ar livre é inaugurada na Avenida Ulisses Guimarães

O bairro Vila Indaiá acaba de receber uma academia ao ar livre. A nova unidade para prática de exercícios físicos fica em uma das principais avenidas do município, a Avenida Ulysses Guimarães, no cruzamento com a Rua 16-A. A inauguração, na manhã de quinta-feira (18), contou com a presença de autoridades e moradores da região leste da cidade.

O prefeito Du Altimari, lembrou que esta é a sétima academia ao ar livre e que a oitava em breve será inaugurada no Lago Azul. “Quero pedir a população, tanto da Vila Indaiá quanto da Bela Vista, que cuidem desses equipamentos, pois é para o uso de todos”, destacou. “A colaboração da comunidade é essencial para se manter os equipamentos públicos em bom estado de conservação”, destacou.

O secretário de Esportes, Reginaldo Breda, lembrou que as academias instaladas em diversos pontos da cidade são um grande incentivo da prefeitura à prática de atividades físicas. “Com as academias a população tem mais opções gratuitas para realizar exercícios físicos que, como sabemos, fazem bem para a saúde”, enfatizou.

O evento contou com a presença da vice-prefeita, Olga Salomão, do secretário de Cultura, Sérgio Desiderá e do vice-presidente da Câmara Municipal, Julio Lopes, que parabenizou a prefeitura pela iniciativa e a população “por mais uma conquista”. Olga Salomão pediu aos moradores dos arredores que usufruam dos equipamentos e que “façam do local um ponto de encontro e de convivência, visando o bem estar e a saúde”.

A próxima academia ao ar livre de Rio Claro está sendo instalada no Lago Azul. Será a segunda do parque e terá o diferencial de ser adaptada para pessoas deficientes. As outras academias ao ar livre ficam na rotatória da Avenida 50-A, na Via Presidente Kennedy (ambas em parceria da prefeitura com o Rotary Club), no Jardim Inocoop, na Lagoa Seca do Cervezão e no distrito de Ajapi.

As academias são instaladas em áreas abertas e podem ser frequentadas a qualquer hora do dia ou da noite. Além de interativos, os equipamentos são muito fáceis de utilizar por pessoas de todas as faixas etárias e reúnem grande número de adeptos, especialmente da terceira idade.

Ministra Marta Suplicy inaugura Centro de Artes e Esportes Unificado de Rio Claro

Com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy, o município de Rio Claro inaugura oficialmente nesta sexta-feira (12), o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), que foi construído em parceria da prefeitura com o governo federal. A cerimônia de inauguração está marcada para as 17 horas. O local já vem sendo utilizado há algumas semanas pela comunidade e foi solicitado à prefeitura em reunião do Orçamento Participativo.

Localizado na região nordeste do município, o CEU é um complexo de cultura, esportes, atendimento social e inclusão digital que atende até 30 mil pessoas e beneficia diretamente 13 bairros. O investimento é de R$ 2,5 milhões.

“É um empreendimento diferente em sua concepção arquitetônica e utilização social”, comenta Altimari, numa referência aos fatos do prédio não ter muro ou alambrado e a gestão da unidade contar com a participação direta da comunidade. “O CEU representa a ocupação coletiva saudável do espaço público, o que traz ótimos desdobramentos para a área da segurança”, observa o prefeito.

Cine-teatro, biblioteca, telecentro comunitário, Centro de Referência em Assistência Social (Cras), pista de skate, pista de caminhada, quadra poliesportiva coberta, auditório, equipamentos de ginástica, salas multiuso e áreas verdes formam um grande complexo implantado na Avenida 1-MP com Rua 6-RV, entre os bairros Mãe Preta e Vila Verde. A área total é de 8.227,25 metros quadrados, na qual três mil metros quadrados são cobertos. No CEU está uma das três novas pistas de skate que a prefeitura está providenciando no município.

Serão diretamente beneficiados com o CEU os bairros Mãe Preta, Vila Verde, Arco-íris, Vila Industrial, Jardim América, Jardim Vilage, Vila Cristina, São Miguel, Parque Residencial, Conjunto Residencial Oreste Armando Giovanni, Bandeirantes, Residencial Florença e Águas Claras.

Empresa beneficiada pelo Proderc inaugura ampliação

O prefeito de Rio Claro, engenheiro Du Altimari, e o diretor geral da Chemson Ltda, Hans Mitteldorf, cortaram na quarta-feira, 11, a fita inaugural da área ampliada daquela empresa, produtora de 16 mil toneladas anuais de aditivos para as indústrias que trabalham com PVC e outros materiais plásticos.

A ampliação, que agregou mais 1.500 m² à área construída da empresa, instalada no Parque Industrial da cidade, é resultante de contrato de adesão ao Programa de Desenvolvimento de Rio Claro (Proderc), assinado há três anos pela empresa com a Prefeitura. O Proderc incentiva a implantação e ampliação de empresas no Município com isenções fiscais que geram desenvolvimento, emprego e renda para a população.

As ampliações na Chemson incluíram área de armazenamento de produtos acabados e o laboratório de qualidade e desenvolvimento de produtos da empresa.

Também participaram do evento na quarta-feira, o presidente da Câmara Municipal, Agnelo da Silva Matos Neto, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Antonio Carlos Beltrame, o secretário de Segurança, José Sepúlveda, e o diretor regional do Ciesp e da Fiesp, Assed Bittar Filho, entre outras autoridades locais, diretores e funcionários da Chemson.

Escola do Jardim Ipanema abriu mais 160 vagas

Ao final da primeira semana de aulas, alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Maria Aparecida Polastri Hartung – Dona Birro, participaram sexta-feira (30) da solenidade de inauguração oficial da instituição de ensino, construída no Jardim Ipanema numa parceria da prefeitura com o governo federal. “Esta é mais um obra  que a cidade ganha graças ao apoio que temos recebido de Brasília, pois o orçamento do município mal dá para fazer a manutenção da cidade”, afirmou o prefeito Du Altimari.

A escola recebeu investimentos da ordem de R$ 2,3 milhões e oferecerá Educação Infantil em período integral, abrangendo a Etapa 1 (crianças de zero a três anos) e a Etapa 2 (de três a cinco anos). “Implantaremos aqui um projeto piloto em Educação Infantil que, paulatinamente, vamos aplicar nas demais escolas da rede”, informou a secretária municipal da Educação, Heloísa do Carmo.

A nova escola de Rio Claro foi conseguida por intermédio do Programa Pró-Infância, que também está destinando outras quatro escolas para a cidade, num total de quase 800 vagas. O vereador Agnelo da Silva Matos, presidente da Câmara de Vereadores, lembrou que muitas melhorias só têm sido possíveis porque a cidade tem portas abertas no governo federal e agradeceu ao vice-presidente da Câmara Federal, deputado Arlindo Chinaglia, pela colaboração neste sentido. “Não houvesse a determinação do governo municipal e apoio da presidente Dilma, as conquistas de Rio Claro demorariam mais”, destacou Chinaglia, acrescentando que o governo federal colocou em prática políticas públicas que garantem grandes avanços sociais no País.

Para a vice-prefeita Olga Salomão, a inauguração de uma creche é um momento especial, pois “não é simplesmente um lugar para mãe trabalhadora deixar o filho, é um local de ensino”. Maria Vânia Teixeira da Silva,  do movimento de mulheres, relembrou a luta da comunidade para conseguir a escola. A professora Sandra Giraldelli, diretora da escola, agradeceu aos profissionais que escolheram trabalhar naquela escola.

Familiares de Dona Birro se emocionaram com as lembranças sobre o trabalho de homenageada em prol dos mais necessitados e agradeceram pelo reconhecimento da comunidade.

Também participaram da solenidade os vereadores Júlio Lopes, Maria do Carmo Guilherme, Raquel Picelli, Dalberto Christofoletti e Paulo Guedes, Ronei Martins (presidente da Câmara de Limeira), Breno Zanoni Cortella (presidente da Câmara de Araras) e Rosana Altimari (presidente do Fundo Social).