Assaí Atacadista arrecada quase uma tonelada de alimentos ao Fundo Social

Alimentos serão destinados ao atendimento a famílias.

O Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro recebeu 900 quilos de alimentos não perecíveis entregues no dia 17 pela rede de atacado de autosserviço Assaí Atacadista, pertencente ao GPA. Os mantimentos foram doados pela comunidade em mobilização realizada pelo grupo no dia 7 de dezembro.

“A demanda por alimentos é contínua e são muitas as pessoas que dependem de doações para ter comida na mesa”, frisa Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social, agradecendo a todos que contribuíram. “Para muitas famílias estes alimentos serão fundamentais para um fim de ano mais feliz”, acrescenta Paula.

O gerente do Assaí de Rio Claro, João Carlos Apache, observa que os números ficaram dentro das expectativas, superando a quantidade arrecadada no ano passado. “O aumento foi de 15%”, informa.

Os alimentos foram arrecadados no Dia da Solidariedade, evento realizado anualmente pelas marca do GPA, por meio do Instituto GPA, em todo o Brasil. A ação tem o apoio de voluntários das mais de 100 instituições parceiras que fazem a abordagem e divulgação da campanha ao público. 

Doações do Fundo Social melhoram a rotina de centenas de pessoas

Somente neste ano foram atendidas mais de 200 pessoas com doações e empréstimos de equipamentos.

Com o apoio da população, o Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro tem ajudado a melhorar a vida de muita gente. São pessoas que precisam de próteses, cadeiras de rodas, sondas, aparelhos auditivos, camas hospitalares e outros equipamentos que facilitam o desempenho de suas atividades de rotina. Sem condições de comprar esses aparelhos, muitos recorrem ao Fundo Social, que atende pedidos de quem mais precisa por meio de doações e empréstimos de equipamentos, com base em critérios sociais.

Somente neste ano foram atendidas mais de 200 pessoas. Foram doados oito órteses, uma prótese de antebraço, duas cadeiras de rodas adaptadas, duas sondas para gastrostomia e 200 unidades de aparelhos auditivos para pessoas cadastradas no Fundo Social e pacientes atendidos no Centro de Habilitação Princesa Victoria. Além das doações, o Fundo Social também empresta aparelhos a pessoas que se enquadram nos critérios sociais. Em 2019, foram adquiridos e emprestados cinco camas hospitalares, 35 andadores, 10 bengalas de quatro pontas, 25 cadeiras de rodas, 25 cadeiras de banho e 20 muletas.

“É um sentimento de gratidão poder ajudar essas famílias que muitas vezes já têm outros gastos com alimentação especial e medicamentos e fico muito de feliz de, com a ajuda da comunidade, contribuir para melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, destaca Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade.

A pequena Emanuelly Sofia Brandão Pereira, de quatro anos, foi uma das pessoas atendidas pelo Fundo Social. Ela ganhou uma cadeira de rodas projetada especialmente para ela. Sorridente e brincalhona, a menina não conseguia esconder a alegria ao sentar pela primeira vez na cadeira de rodas. Sua emoção só não era maior que a da mãe, Evellim Brandão, que teve seu pedido atendido. “Estou muito feliz,  valeu a pena esperar”, disse ao receber o equipamento. Emanuelly não consegue caminhar e está muito grande para os carrinhos de bebê, por isso tinha que ser levada no colo para as atividades de rotina. “Agora ficará muito mais fácil levá-la para a creche”, comemora a mãe.

A cadeira de rodas foi construída especialmente para Emanuelly, com medidas de seu tamanho, peso e altura, para que ela ficasse confortável. O equipamento tem sistemas de ajuste e regulagem e poderá ser utilizado pela menina até os dez anos. A cadeira foi adquirida por R$ 3,4 mil com recursos oriundos dos eventos realizados pelo Fundo Social.  “É gratificante poder atender essa necessidade da família e isso somente foi possível com o apoio da comunidade, que sempre tem colaborado e participado de nossos eventos”, comenta Paula. “Graças a essa corrente solidária mais uma vez pudemos realizar nosso trabalho, que é ajudar quem mais precisa”, acrescenta.

Para o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, a prefeitura, através do Fundo Social e da Secretaria do Desenvolvimento Social, tem atuado para fazer a diferença na vida de centenas de famílias. “Dentro das nossas possibilidades financeiras conseguimos ajudar muita gente que agora consegue ouvir melhor, se locomover e ter mais conforto em seu tratamento de saúde”, observa Juninho, também agradecendo o apoio das entidades e empresas parcerias e o auxílio da população.

Crianças de projetos sociais têm dia de diversão no shopping

Passeio teve visita ao Papai Noel e brincadeiras.

Cinquenta crianças atendidas pelo Aldeias Infantis e Estação do Bem tiveram uma manhã especial na sexta-feira (20). Em visita ao Shopping Rio Claro os pequenos foram recepcionados pelo Papai Noel e receberam presente de Natal.

“Agradecemos ao shopping por proporcionar esta alegria às crianças”, observa Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social, acrescentando que o verdadeiro espírito de Natal está em fazer o bem ao próximo. “Momentos como este marcam para sempre a vida das crianças e também a nossa, que presenciamos a alegria no olhar de cada uma delas”, destaca Paula.

Além de tirar fotos com o Bom Velhinho, as crianças participaram de café da manhã e puderam brincar em espaço de brinquedos do shopping. Lanche também foi servido em rede de fast food.

“O lúdico também é importante para o desenvolvimento das crianças e esta experiência permite a elas viver a magia do Natal”, comenta Erica Belomi, secretária de Desenvolvimento Social. Também participaram da atividade Everton Rondini, gerente geral do Shopping, e Daniel Buchdid, diretor dos programas complementares da secretaria de Desenvolvimento Social.

Para a realização da atividade contribuíram: Rihappy, World Games, Chocolates Brasil Cacau, Casa Sustentável e McDonald’s. 

Ikebana leva beleza das flores ao Fundo Social

Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social, participou de vivência.

Os sentimentos de alegria, fraternidade e amor ficam mais aflorados nesta época do ano. A beleza deste momento pode ser simbolizada pelas flores, que representam o fim da tristeza, trazem purificação e emanam saúde ao ambiente. Tudo isso está sintetizado na ikebana, arte milenar japonesa de arranjos florais com importante valor cultural e artístico. Um dos principais difusores dessa modalidade artística foi o filósofo espiritualista Mokiti Okada.

Na sexta-feira (20) Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro, foi presenteada com vaso, onde pôde montar sua ikebana. “É sempre muito bom receber o carinho das pessoas”, comenta Paula, acrescentando que o apoio da comunidade é um incentivo importante na realização do trabalho. “Com as flores, os ambientes ficam mais leves e cheios de energia positiva para superarmos os desafios diários”, comentou Paula.

A ikebana foi montada em vivência ministrada por professora Mônica Dematte, da Academia Sanguetsu, que esteve no Fundo Social acompanhada de Maria Augusta, que já participou do curso de ikebana. “O mais importante é o sentimento que você transmite ao montar a ikebana”, orientou a professora, acrescentando que cada material utilizado tem o seu significado. “Com as vivências, difundimos a ikebana e possibilitamos que mais pessoas conheçam e pratiquem essa arte”, observou Mônica.

Fundo Social de Solidariedade recebe alimentos doados pelo Poupatempo

Itens alimentícios foram entregues na sexta-feira.

O Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro recebeu na sexta-feira (20) doação de alimentos entregues pela unidade local do Poupatempo. Aproximadamente quarenta quilos de itens foram doados e serão encaminhados pelo município para o atendimento às famílias de baixa renda. “Agradecemos a iniciativa e essa ajuda que é muito valiosa para o trabalho que realizamos em prol daqueles que mais precisam”, destaca Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social.

De acordo com a administradora do Poupatempo Rio Claro, Fabiana Andrade, a iniciativa de arrecadar alimentos foi da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, Prodesp, empresa do governo estadual que gerencia o programa e que lançou a campanha em todas as 72 unidades do Poupatempo paulista. “Foi a maneira que adotamos para contribuir nesse Natal com as pessoas que precisam”, explica a Fabiana Andrade.

Entre os itens arrecadados estão açúcar, arroz, café, feijão, fubá, macarrão, óleo de soja, leite em pó, farinha de mandioca e outros. A doação foi feita por funcionários e usuários do Poupatempo Rio Claro.
Área de anexos

Fundo Social forma 630 pessoas em cursos de qualificação em 2019

Na terça-feira (17) 70 alunos concluíram cursos de corte e costura.

Para quem busca colocação no mercado de trabalho ou conhecimento para atuar como autônomo a qualificação profissional é um dos principais requisitos para o sucesso. Seiscentos e trinta alunos encontraram neste ano oportunidade de aprendizado em cursos oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro. Ao todo foram 70 cursos em várias áreas.

“Para muitas pessoas, os cursos representam a oportunidade de buscar uma vida melhor, com emprego e dignidade”, observa Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social.

Na terça-feira (17) 70 alunos receberam certificados de conclusão de curso na área de corte e costura. Em cerimônia realizada no Centro Cultural, os certificados foram entregues aos formandos de oito turmas, sendo cinco do curso de corte e costura sob medida e três de aperfeiçoamento.

“O conhecimento é transformador e a atitude dessas pessoas de ir em busca de qualificação deve ser enaltecida”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, acrescentando que os alunos estão de parabéns pela dedicação e pela vontade de fazer a diferença. “Parabéns também à professora Celi Neide pelo ótimo trabalho que desenvolve”, disse o prefeito Juninho.

A professora Celi Neide Lopes de Abreu Corbanezi falou do prazer de ensinar e do quanto é gratificante acompanhar o crescimento dos alunos. Os vereadores Geraldo Voluntário e Júlio Lopes também participaram do evento.

Gastronomia, beleza, artesanato e informática são algumas das áreas contempladas em cursos gratuitos oferecidos pelo Fundo Social. No próximo ano serão abertas novas turmas.

“O objetivo tem sido alcançado a cada ano, por meio das conquistas de quem participa da qualificação”, comenta Paula, destacando que “os cursos são ferramentas para que as pessoas possam buscar seu sustento e ter alternativas para gerar renda para a família”.

Milhares recepcionam Papai Noel no Lago Azul

Programação de Natal em Rio Claro prossegue até 19 de dezembro.

Aproximadamente quatro mil pessoas estiveram  no Lago Azul de Rio Claro domingo (8) para recepcionar o Papai Noel e curtir as várias atrações levadas pela prefeitura ao parque, um dos cartões postais do município. “Foi uma festa muito bonita, com alegria e diversão e o legítimo espírito de Natal”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que esteve no local conversando com o público. “O município tem uma série de atividades natalinas nos próximos dias e todos estão convidados a participar”, acrescenta.

A programação natalina em Rio Claro segue até 19 de dezembro. Em vários locais da cidade serão realizadas atividades organizadas para emocionar o público e difundir o espírito de fraternidade e amor. Haverá atividades no Shopping Rio Claro, escolas, igrejas, Centro de Artes e Esportes Unificado – CEU Mãe Preta e na Philarmônica.

De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Paula Silveira Costa, a chegada do Papai Noel mais uma vez encantou o público, especialmente as crianças. “É uma felicidade muito grande poder proporcionar momentos como esse, de alegria, para as famílias rio-clarenses”, destaca. Os vereadores Júlio Lopes e Geraldo Voluntário também estiveram presentes à festa.

O Natal no Lago também teve apresentação com palhaços, presença da princesa Cinderela, interpretada por Bianca Rubio, brinquedos infláveis, pintura facial e cineminha. “É sempre importante destacar que realizar uma festa como essa só foi possível devido ao apoio da comunidade, que trabalha conosco e nos ajuda a levantar recursos para realizações como essa”, explica a presidente do Fundo Social de Solidariedade.

A festa foi organizada pela prefeitura, por meio do Fundo Social e secretarias da Cultura, Esportes e Turismo, Agricultura e Desenvolvimento Social.

Papai Noel chega domingo no Lago Azul

Com várias atrações gratuitas, festa será realizada das 10 às 16 horas.

Toda a comunidade está convidada a participar de Festa de Natal nesse domingo (8) no Lago Azul, em Rio Claro. O evento será realizado das 10 às 16 horas com atrações de graça para toda a família, especialmente as crianças.

“Vai ser uma festa linda, com muitas brincadeiras e diversão”, convida o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

A partir das 13 horas haverá apresentação com palhaços e às 13h40 a princesa Cinderela, interpretada por Bianca Rubio, também marcará presença e irá tirar fotos com os pequenos. Brinquedos infláveis, pintura facial e cineminha completam a lista de atrações. Haverá distribuição de cachorro-quente, pipoca, sorvete e suco. Às 15 horas o Papai Noel chega para completar a festa e fazer a alegria das crianças.

“A festa foi preparada com muito carinho para que as crianças tenham um dia especial e de muita diversão com suas famílias”, destaca Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade, agradecendo todos que participaram dos eventos solidários realizados neste ano. “Se essa festa é possível é porque temos a comunidade trabalhando conosco e nos ajudando a levar alegria para as crianças”, observa Paula.

A festa é organizada pela prefeitura, por meio do Fundo Social e secretarias da Cultura, Esportes e Turismo, Agricultura e Desenvolvimento Social.

Festa de Natal domingo no Lago Azul

Haverá várias atrações gratuitas das 10 às 16 horas.

Para comemorar o Natal e receber o Papai Noel em grande estilo, festa será realizada nesse domingo (8) no Lago Azul, em Rio Claro. Toda a comunidade está convidada a participar do evento, que é de graça e vai das 10 horas às 16 horas. O Papai Noel chega às 15 horas.

“É uma festa para celebrar com as famílias rio-clarenses o encerramento de mais um ano, levando para as crianças muita diversão e brincadeira, em uma grande confraternização de agradecimento pelas coisas boas que vivemos em 2019”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Entre as atrações gratuitas estão brinquedos infláveis, pintura facial e cineminha. A partir das 13 horas haverá apresentação com palhaços e às 13h40 a princesa Cinderela, interpretada por Bianca Rubio, também marcará presença e irá tirar fotos com os pequenos. Haverá distribuição de cachorro-quente, pipoca, sorvete e suco.

“Este é um dos momentos mais especiais do ano, em que vivenciamos a alegria e o encantamento que a data promove”, ressalta Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade, lembrando que arrecadações de eventos solidários foram destinadas à realização da festa de Natal. “O nosso agradecimento a todos que contribuíram e possibilitaram essa festa, em que o maior propósito é colocar sorrisos nos rostos das crianças”, observa Paula.

A festa é organizada pela prefeitura, por meio do Fundo Social e secretarias da Cultura, Esportes e Turismo, Agricultura e Desenvolvimento Social.

Rio Claro passa a contar com Oficina de Parentalidade

Programa auxilia famílias que estão em processo de reestruturação em virtude de rompimento dos laços conjugais.

O município de Rio Claro ganhou nesta sexta-feira (29) um novo serviço oferecido pelo Cejusc (Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania): a Oficina de Parentalidade, programa de cunho educativo, preventivo e multidisciplinar direcionado às famílias que passam por reestruturação familiar. A proposta é auxiliar os familiares, principalmente os filhos, a superarem eventuais dificuldades causadas pela ruptura dos laços conjugais. O projeto será desenvolvido pelo Cejusc em parceria com o Claretiano – Centro Universitário.

O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, e Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade, participaram do lançamento da Oficina de Parentalidade nesta sexta-feira (29). “Esse trabalho com a família é muito importante, sobretudo para as crianças que enfrentam esse difícil momento que é a separação dos pais”, comenta o prefeito Juninho. “Toda iniciativa que visa reforçar o vínculo familiar é válida e conta com nosso apoio”, acrescentou Paula.

De acordo com o Tribunal de Justiça, o programa “acolhe pais e familiares envolvidos em conflitos, judicializados ou não, relacionados a casos de divórcio, dissolução de união estável, regulamentação ou alteração de guarda, regulamentação ou alteração de sistema de convivência,  regulamentação de visitas, entre outros”.

“A oficina foi projetada para ser executada em encontros mensais, com duração de cerca de quatro horas, com explanações feitas por expositores, apresentação de slides e vídeos, espaço para questionamentos e discussões e atividades lúdicas para os filhos”, explica Larissa Davis Moraes, gestora do Cejusc.

As oficinas vão funcionar no prédio do Claretiano e serão ministradas por conciliadores do Cejusc, que em Rio Claro é coordenado pelo juiz Wagner Carvalho Lima.