Rio Claro tem 50 casos suspeitos de coronavírus e 4 óbitos em investigação

Até o momento, município tem três casos confirmados da doença.

O município de Rio Claro tem 50 casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) e quatro óbitos em investigação. Os dados constam de boletim divulgado no final da tarde desta quarta-feira (8) pela Secretaria Municipal de Saúde. O número de óbitos suspeitos subiu de dois para quatro em relação ao último boletim divulgado na terça-feira (7).

As mortes são de uma paciente idosa do sexo feminino que faleceu na terça-feira (7) em hospital de Piracicaba e de um homem adulto que faleceu há alguns dias. Esse paciente tinha sido desclassificado como suspeito pelo Instituto Adolfo Lutz porque a amostra enviada foi insuficiente para análise. Nova amostra foi enviada e aceita pelo instituto que reinseriu o paciente na lista de óbitos suspeitos para a Covid-19.

O número de casos descartados subiu de 30 para 32 e o número de pacientes internados baixou de 32 para 29, sendo seis na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 23 em leitos normais. Até o momento, Rio Claro tem três casos confirmados de coronavírus.

Rio Claro tem 50 casos suspeitos de coronavírus e dois óbitos em investigação

Números foram divulgados no final da tarde desta terça-feira.
Boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro no final da tarde desta terça-feira (7) aponta que  subiu para 50 o número de casos suspeitos de coronavírus em investigação, que era 44.O número de casos confirmados continua sendo três, mas os demais números também subiram. O de pacientes internados passou de 19 para 25, sendo em UTI, que antes eram seis, agora são sete. O número de óbitos em investigação passou de um para dois.O novo óbito em investigação é de um homem idoso.

Rio Claro tem 50 casos suspeitos de coronavírus e dois óbitos em investigação

Números foram divulgados no final da tarde desta terça-feira.

Boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro no final da tarde desta terça-feira (7) aponta que subiu para 50 o número de casos suspeitos de coronavírus em investigação, que era 44.
O número de casos confirmados continua sendo três, mas os demais números também subiram. O de pacientes internados passou de 19 para 25, sendo em UTI, que antes eram seis, agora são sete. O número de óbitos em investigação passou de um para dois.
O novo óbito em investigação é de um homem idoso.

Farmácia Todo Dia terá atendimento normal na Sexta-feira Santa e Páscoa

Unidades ficam no Cervezão e Bairro do Estádio.

O programa Farmácia Todo Dia de Rio Claro fará atendimento normal nessa quinta-feira, Sexta-feira Santa, sábado e domingo de Páscoa. O atendimento é das 8 às 17 horas, no Bairro do Estádio (Avenida 29, 1.311, anexa à Unidade Básica de Saúde) e Cervezão (Rua M-9, número 50, vizinha à UPA do Cervezão).

O programa Farmácia Todo Dia foi criado pela prefeitura em 2017 para que a distribuição gratuita de remédios não fique restrita aos dias úteis da semana, proporcionando mais comodidade aos usuários e agilidade no atendimento. A iniciativa faz parte do programa Mais Saúde, com uma série de outras ações e investimentos voltados à melhoria do setor.

Os medicamentos fornecidos gratuitamente nas unidades do programa Farmácia Todo Dia são destinados exclusivamente aos pacientes que apresentam receita prescrita por médico.

UPA do Bairro do Estádio e do Cervezão mantêm plantão no feriado prolongado

Samu e Farmácia Todo Dia também terão atendimento normal nesse período.

O atendimento médico emergencial na rede pública municipal de saúde de Rio Claro de quinta-feira (9) até o domingo de Páscoa será feito nos plantões 24 horas da prefeitura. Quem precisar de cuidados nessa área deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cervezão, na Rua M-9, 66, telefone 3533-7272, ou a UPA do Bairro do Estádio, na Avenida 29, entre ruas 12 e 13, telefone 3522-1818.

Além disso, o Samu atende emergências 24 horas pela linha 192. O programa Farmácia Todo Dia também atenderá normalmente, das 8 às 17 horas durante o feriado prolongado.

Unidades de saúde de Rio Claro recebem mais doses de vacina contra a gripe

Idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde devem ser imunizados nesta primeira etapa da campanha de vacinação.

Rio Claro recebeu na terça-feira (7) mais 8.000 doses de vacina contra a gripe, que nesta primeira etapa da campanha é destinada a idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde.  A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de vacinar 90% das pessoas que compõem esses grupos.  De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica do município foram vacinados 71,79% da população idosa e 74,28% dos profissionais de saúde.

A aplicação das doses é realizada nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, exceto as unidades do Santa Elisa, Jardim Brasília e Vila Cristina.

“A vacina é uma maneira eficaz de se prevenir contra a gripe, por isso a importância de idosos e profissionais de saúde procurarem uma unidade de saúde para serem imunizados”, observa Maurício Monteiro, secretário de Saúde.

O atendimento é feito de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade. A relação de unidades, endereços e telefones pode ser consultada no site da Fundação Municipal de Saúde (www.saude-rioclaro.org.br).

A segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe ocorrerá entre 16 de abril e 8 de maio. Nessa etapa serão vacinados os professores das escolas públicas e particulares, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade, além dos profissionais das forças de segurança e salvamento, mediante comprovação de que faz parte desse grupo.

De 9 a 22 de maio será realizada a terceira fase da campanha para vacinação de crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes (em qualquer período gestacional), puérperas (até 45 dias após o parto), população indígena, indivíduos de 55 a 59 anos, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, e pessoas com deficiência.

Ouvidoria da Fundação de Saúde atende por telefone e internet durante pandemia

Atendimento continua sendo feito por telefone e internet.

A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro está ampliando as medidas preventivas contra o novo coronavírus. A ouvidoria do setor suspendeu os atendimentos presenciais. Os contatos da população devem ser feitos pelo telefone 3522-3600, pelo email ouvidoria@saude-rioclaro.org.br e pela página http://ouvprod01.saude.gov.br/ouvidor/CadastroDemandaPortal.do. O setor atende de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas.

O objetivo da restrição é reduzir situações de contato e aglomerações, para resguardar usuários da rede municipal e funcionários, ajudando a evitar a proliferação do vírus. Além de estar alinhada à série de medidas que o município vem tomando desde que a pandemia teve início, a decisão também segue orientação da Ouvidoria Geral da Secretaria de Estado da Saúde do estado de São Paulo.

Juninho decreta estado de calamidade e cria alimentação em casa para crianças

Medidas foram anunciadas em pronunciamento ao vivo em rede social.

O município de Rio Claro declarou estado de calamidade pública como forma de adotar medidas mais rápidas no enfrentamento da pandemia de coronavírus. Decreto assinado pelo prefeito João Teixeira Junior foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (6), após anúncio feito pelo prefeito em rede social.

Durante a transmissão ao vivo, o prefeito Juninho também anunciou que o município está acatando a determinação do governo estadual para estender a quarentena de prevenção ao coronovírus até o próximo dia 22. Também está mantida a suspensão de cobrança de estacionamento de veículos na Área Azul de Rio Claro.

Outra medida anunciada pelo prefeito foi a criação do programa Alimentação Escolar Direto em Casa, que vai destinar R$ 60,00 por mês para alunos da rede pública municipal de ensino pertencentes a famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza, com renda de até R$ 178,00 por membro da família.O primeiro pagamento a estes alunos deverá ser feito neste mês de abril, conforme critérios estabelecidos no decreto assinado pelo prefeito Juninho.

Rio Claro confirma terceiro caso de coronavírus e descarta óbito

Resultado de exame aponta que Covid-19 não causou morte de homem que morreu no domingo.

Rio Claro recebeu nesta segunda-feira (6) a confirmação do terceiro caso de coronavírus no município e também a confirmação de que o homem idoso que faleceu na manhã de domingo (5) não morreu por conta da Covid-19. As informações foram divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde em boletim no início da tarde, após receber resultados de exame de laboratório particular e do Instituto Adolfo Lutz. O laboratório particular apontou o terceiro caso de coronavírus no município, enquanto o descarte de óbito foi apontado em exame realizado pelo Instituto Adolfo Lutz.
“Assim como nos demais casos, tão logo recebemos as confirmações estamos repassando à comunidade para que todos tenham conhecimento da situação da doença em Rio Claro”, destaca o prefeito João Teixeira Junior.
A terceira pessoa com diagnóstico positivo para Covid-19 em Rio Claro é uma mulher adulta, que não precisou ser hospitalizada, passa bem e está em sua residência.
De acordo com o secretário de Saúde, Maurício Monteiro, o município continua aguardando novos resultados de testes feitos pelo Instituto Adolfo Lutz.
“É importante que todos adotem as recomendações das autoridades de saúde, entre elas o isolamento social, para que possamos superar este momento de grande dificuldade da melhor maneira, principalmente preservando vidas”, observa o prefeito Juninho.
O município de Rio Claro já teve um outro óbito investigado com suspeita de coronavírus que foi descartado. Tambem era um idoso que faleceu na semana passada. O município continua aguardando resultado de exame que irá apontar se o homem adulto que morreu na noite de sábado (4) estava ou não infectado pelo coronavírus.
Além dos três casos confirmados, Rio Claro tem 45 casos suspeitos de coronavírus, com 18 pacientes internados, sendo seis em UTI.

Rio Claro tem segundo caso confirmado de coronavírus

Informação foi confirmada neste domingo por laboratório particular.

Boletim divulgado no início da tarde deste domingo (5 abril 2020) pela Secretaria Municipal de Saúde traz a informação do segundo caso confirmado de coronavirus no município de Rio Claro.
“Recebemos a confirmação de laboratório particular e imediatamente estamos repassando a informação à população”, afirma o prefeito João Teixeira Junior. No sábado (4), o governo estadual chegou a divulgar um segundo caso em Rio Claro, porém não havia registro oficial do caso em nenhum dos sistemas de controle dos números oficiais.
A paciente, uma senhora idosa, passa bem e está em observação em sua residência.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Maurício Monteiro, o município continua aguardando novos resultados de testes feitos pelo Instituto Adolfo Lutz.
“Vamos continuar divulgando números da pandemia em Rio Claro a partir de dados oficiais”, ressalta o prefeito Juninho, acrescentando que “queremos continuar contando com a colaboração de todos neste momento de grandes dificuldades para toda a população”.
Além dos dois casos confirmados, Rio Claro tem 43 casos suspeitos de coronavirus, com 14 pacientes internados, sendo seis em UTI. O município também registra dois óbitos em investigação.