Será preciso interromper temporariamente o abastecimento no bairro para a instalação do equipamento.
A partir das 8 horas desta terça-feira (8) o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro vai instalar válvula controladora de nível em um dos reservatórios do bairro Nova Rio Claro.
Será necessário interromper temporariamente o abastecimento de água para a instalação do equipamento, afetando o fornecimento na região próxima ao reservatório. O Daae informa que ter caixa d’água nos imóveis diminui os transtornos em ocasiões como esse.
A previsão é que o serviço seja concluído até o meio-dia desta terça-feira.
Serão feitas descargas na rede, mas pode haver casos pontuais de água escura, que devem ser relatados à Central de Atendimento da autarquia, no telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas telefones fixos e celulares.
A água também poderá ficar com aspecto “esbranquiçado”, devido a microbolhas, que somem depois de alguns segundos, sem prejuízo à qualidade da água.
Localizado na Rua 30 com a Avenida 1, o reservatório tem capacidade para 50 mil litros.
Ação foi realizada na sede administrativa da autarquia e aplicada pela Fundação Municipal de Saúde.
Neste mês é realizada a campanha Julho Amarelo, que visa conscientizar a população sobre prevenção às hepatites virais e sobre a importância do diagnóstico precoce.
E sempre preocupado com a saúde e o bem-estar dos funcionários, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro promoveu, na tarde de quinta-feira (20), em sua sede administrativa, testes rápidos para hepatites B e C, HIV/Aids e sífilis para todos os servidores da autarquia.
Os testes foram realizados na sala do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Seesmt) do Daae, por equipe da unidade de saúde da família (USF) São Miguel, da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro.
“Esta é mais uma ação que realizamos em prol da saúde dos servidores. Agradeço à Fundação Municipal de Saúde pela realização dos testes rápidos no Daae”, destaca o superintendente da autarquia, Sergio Ferreira, que também esteve presente.
Ainda nesta gestão, o Daae promoveu outros testes rápidos de hepatite B e C e Covid, além de vacinação contra a Covid, também contra gripe e a dose da vacina bivalente para a Covid para todos os servidores.
Também realizou exames médicos periódicos e palestras sobre cuidados preventivos à Covid e ao assédio moral e sexual, assim como eventos focando a saúde dos servidores do Daae.
Oswaldo Rodrigues faleceu na madrugada de quarta-feira (19).
O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto), com profundo pesar, presta condolências aos familiares e amigos do servidor público, Oswaldo Rodrigues, que faleceu na madrugada de terça-feira (19).
Oswaldo tinha 65 anos e estava há 23 anos no Daae. Iniciou a carreira na autarquia como operador de esgoto e seu cargo atual era de escriturário.
“Neste momento de muita dor e tristeza, todos da autarquia lamentam profundamente o falecimento e prestam condolências à esposa, filhos, familiares e amigos do servidor Oswaldo, que dedicou muitos anos de sua vida ao Daae”, diz o superintendente, Sergio Ferreira.
O velório será a partir das 14 horas, no Memorial Cidade Jardim, mesmo local do sepultamento, marcado para às 16h30 desta quarta-feira (19).
Ligações de água continuam sendo de total responsabilidade do Daae e não devem ser feitas pelos consumidores. Serviço precisa ser solicitado na sede da autarquia mediante agendamento.
O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro segue as resoluções da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ). Uma das inúmeras normativas trata sobre a padronização da instalação dos hidrômetros nos imóveis em todo o município em situações de novas ligações de água, mudança de cavalete ou adequação em imóveis antigos.
Existem dois tipos de caixas padronizadas (de parede e de calçada) que devem seguir especificações, normas e medidas. Essas caixas de proteção que abrigam os hidrômetros são comercializadas em estabelecimentos cadastrados e autorizados pelo Daae.
Por isso, o consumidor deve solicitar a padronização na sede de atendimento do Daae, na Avenida 8-A, 360, no bairro Cidade Nova, de segunda à sexta, das 8 às 15h30, munido de documentos pessoais e de propriedade do imóvel ou contrato de locação. Em caso de imóvel alugado, deve apresentar também autorização do proprietário para executar os serviços de padronização.
O atendimento deve ser agendado pelo telefone 0800-505-5200, que funciona 24 horas e recebe chamadas de telefones fixos e celulares, todos os dias da semana ou pelo WhatsApp, no número (19) 99290-6424, que funciona das 8 às 18 horas em dias úteis.
“No atendimento, o usuário será orientado sobre a compra das caixas padronizadas e sua instalação, que dentre inúmeros benefícios, possibilitam acesso à leitura dos hidrômetros”, ressalta o superintendente do Daae, Sergio Ferreira.
Ao adquirir a caixa padronizada, o usuário também recebe um manual de instalação com as especificações que devem ser seguidas.
As ligações de água continuam sendo de total responsabilidade do Daae, portanto, não devem ser feitas pelos consumidores. Este serviço precisa ser solicitado na autarquia, após a instalação da caixa no imóvel.
“Será feita vistoria e após essa etapa, a instalação do hidrômetro será feita por funcionário do Daae. Mudar o hidrômetro de lugar ou instalar por conta própria fere a resolução da Ares-PCJ, caracterizando infração, passível de multa. Ou seja, somente o Daae está autorizado a manipular e instalar os hidrômetros nos imóveis”, alerta Aline Braga Soares de Souza, chefe de divisão de Cadastro, Faturamento e Cobrança do Daae.
A padronização também protege contra as ações do tempo, furto e atos de vandalismo, melhora a execução da leitura sem a necessidade do leiturista entrar no imóvel do consumidor, agiliza reparos e trocas de hidrômetro e proporciona efetiva detecção de possíveis vazamentos não-visíveis.
Estabelecimentos comerciais interessados na comercialização das caixas padronizadas do Daae devem realizar cadastro e solicitação de autorização pelos telefones 3531-5246 ou 3531-5230, de segunda à sexta, das 8 às 16h ou pelo e-mail [email protected].
Buscar soluções simples sustentáveis foi tema das discussões dos agentes ambientes durante o mês de junho no espaço da educação.
Durante o mês de junho 907 agentes ambientais de 27 escolas municipais de Rio Claro reuniram-se para discussões que renderam mais de 150 sugestões focadas na busca de soluções simples na área da sustentabilidade ambiental.
Os encontros foram embasados por palestras e oficinas práticas, que abordaram de maneira objetiva e prática problemas ambientais que afetam diretamente a qualidade de vida.
Nos encontros, os agentes propuseram alternativas principalmente no que diz respeito à utilização de recursos naturais do planeta. Muitas das propostas sugeridas já são de amplo conhecimento, mas raramente são colocadas em prática, principalmente por falta de comprometimento ou de hábito.
Pelo olhar das crianças, atitudes que já deveriam fazer parte do cotidiano de todos fariam grande diferença na preservação ambiental, se forem de fato adotadas de forma sistemática pela maioria da população. São posturas como não jogar lixo em terreno baldio, calçadas ou rios; não maltratar os animais; cuidar dos rios; separar o material reciclável dos orgânicos; não entupir bueiros; não descartar óleo na pia; fazer hortas e plantar frutíferas em todas as escolas; separar resíduos entre recicláveis e rejeitos; e usar container em pontos da cidade para o armazenamento de resíduos orgânicos.
Nas palestras e oficinas os agentes ambientais aprenderam sobre a importância dos animais na dispersão de sementes e agentes polinizadores. As orientações foram feitas pelo ecólogo Tadeu Olivetti e por Odair Maia Junior, ambos da Secretaria Municipal da Agricultura.
O Daae também participou falando aos alunos sobre a qualidade da água, por meio da equipe composta pelos servidores Sara, Paulo e Regina.
As atividade incluíram, ainda, exposição e orientação sobre animais peçonhentos comandada por Solange Mascharpe, do setor de Educação e Comunicação da Central de Controle de Zoonoses.
Para falar sobre os rios de Rio Claro e a importância das matas ciliares, equipe da BRK representada por Miriene Cotta, Jose Correa e Silvio Ferreira, conversaram como os agentes ambientais.
Pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leonardo Rafael de Andrade e Roberto Foresti Junior, do Centro de Formação Sala Verde, e Fernanda Arena, assistente social da pasta, também falaram aos estudantes.
A próxima ação dos agentes ambientais é apresentar as propostas em um bate-papo com o prefeito em data a ser agendada.
As atividades foram organizadas pela prefeitura por meio da Secretaria da Educação, Daae, Secretaria da Agricultura, Fundação Municipal de Saúde e Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com apoio da BRK Ambiental, secretarias municipais de Comunicação e Governo, Gabinete do Prefeito, Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal e Consórcio PCJ.
Rede na Avenida Ápia se rompeu na manhã dessa quarta-feira (5). Equipe da autarquia está executando o conserto que deve ser concluído nas próximas horas e fornecimento de água nos bairros abastecidos normalizado até o período da tarde.
O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro informa que na manhã desta quarta-feira (5), houve o rompimento de adutora na Avenida Ápia com as Ruas 5 e 6, na região do Residencial dos Bosques.
Equipe da autarquia está consertando rede de 300 milímetros e o serviço deve ser concluído nas próximas horas e o fornecimento de água normalizado no período da tarde desta quarta-feira (5).
A orientação é para que os munícipes redobrem a atenção no trânsito e evitem trafegar pelo local, procurando rotas alternativas para diminuir riscos de eventuais acidentes.
O reparo da adutora pode afetar temporariamente o fornecimento de água nos bairros: Jd. Paulista 1, Jd. das Palmeiras, Jd. Brasília, Jd. Esmeralda, Benjamin de Castro, Guanabara, Terra Nova, Jardim das Nações 1 e 2, Nova Rio Claro, Chácara Lusa, Diário Ville, Nova Veneza e condomínios localizados na Estrada dos Costas e nas proximidades.
O Daae informa que ter caixa d’água nos imóveis diminui os transtornos em ocasiões como esta.
Serão feitas descargas em vários pontos da rede, mas o retorno do abastecimento pode resultar em casos pontuais de água escura, que devem ser relatados à Central de Atendimento da autarquia, no telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas telefones fixos e celulares, ou pelo Whatsapp, no telefone (19) 9.9290-6424, que funciona das 8 às 18 horas em dias úteis.
A água também poderá ficar com aspecto “esbranquiçado”, gerado por microbolhas, que somem depois de alguns segundos, sem prejuízo à qualidade da água.
Condições especiais de pagamento podem ser negociadas por atendimento presencial ou WhatsApp. Parcelamento pode ser feito em até 100 vezes para pessoas físicas e até 200 vezes para pessoas jurídicas.
O refinanciamento fiscal (Refis) do Daae de Rio Claro foi prorrogado até 31 de julho.
No Refis da autarquia, as negociações são para qualquer débito adquirido até 31 de dezembro de 2022 com parcelas em até 100 vezes para pessoa física e em até 200 vezes para empresas, com 100% de desconto nos juros e multas para pagamentos à vista e descontos progressivos de acordo com os valores das entradas negociadas.
Pelo WhatsApp do Daae, no número (19) 9.9290-6424, vários serviços são oferecidos através de atendimento automatizado pelo aplicativo de mensagens. O Refis também está disponível nesta ferramenta e o horário de atendimento pelo WhatsApp é das 8 às 18 horas, em dias úteis.
Tanto no atendimento presencial como pelo WhatsApp, é preciso apresentar cópias do RG e CPF e comprovante de endereço, documento de propriedade do imóvel como escritura, matrícula ou de compra e venda do imóvel. No caso de locatário, deve ser apresentado o contrato de locação, com firma reconhecida em cartório.
Para pessoa jurídica, tanto na categoria comercial como industrial, é necessária também a apresentação do cartão de CNPJ e contrato social por um representante legal da empresa.
Ao final do atendimento via WhatsApp, o usuário deve imprimir o termo do acordo do parcelamento, assinar, digitalizar ou tirar foto e enviar pelo aplicativo.
Caso o usuário prefira negociar pessoalmente, deve comparecer, com os documentos já citados, na sede administrativa do Daae, na Avenida 8-A, 360, Cidade Nova, de segunda à sexta-feira, das 8 às 15h30.
O atendimento é feito através de agendamento pela Central de Atendimento, na linha 0800-505-5200, que funciona 24 horas e atende telefones fixos e celulares.
O Refis do Daae também é uma medida importante para reforçar o caixa da autarquia, viabilizando investimentos necessários para melhorias na captação, tratamento e fornecimento de água em toda a cidade.
Equipamento vai aprimorar ainda mais o monitoramento ao combate de perdas de água em todas as fases, desde a captação até o consumo. Complexo trabalho foi realizado sem comprometer o abastecimento.
O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro finalizou na madrugada de terça para quarta-feira (28), a instalação de mais um macromedidor na captação da Estação de Tratamento de Água (ETA 1), próximo ao Ribeirão Claro.
Realizados em uma rede de 400 milímetros, os trabalhos tiveram início às 20h30 de terça-feira (27) e foram finalizados durante a madrugada de quarta-feira (28).
“Programamos o serviço de melhoria para ser executado fora do horário de grande consumo e iniciamos a ação somente depois que a ETA 1 atingiu o nível máximo de reservação de água, providências que evitaram situações de desabastecimento enquanto a equipe executava este importante trabalho na captação”, ressalta o superintendente do Daae, Sergio Ferreira.
Em janeiro, o Daae fez a instalação de outro macromedidor em outra rede da captação da ETA 1, no Ribeirão Claro.
O macromedidor é um equipamento bastante parecido com o hidrômetro residencial, porém, possui a capacidade de fazer medições de grande vazão.
São instalados para avaliar a relação entre o volume de água captado com o volume produzido e entregue, aprimorando o monitoramento ao combate de perdas de água em todas as fases, desde a captação até o consumo.
Serviço será realizado por volta das 20h30 desta terça-feira (27) e deve ser concluído durante a madrugada de terça para quarta-feira.
Caso não chova, entre 20h30 e 21 horas desta terça-feira (27), o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro vai realizar a instalação de mais um macromedidor na captação da Estação de Tratamento de Água (ETA 1), no Ribeirão Claro.
De acordo com o departamento técnico do Daae, a ETA 1 continuará com as operações e estará com o nível máximo de reservação de água, evitando eventuais casos de desabastecimento.
A recomendação é que os munícipes façam o uso consciente e sem desperdícios da água durante a noite desta terça-feira (27).
Em janeiro, o Daae fez a instalação de outro macromedidor em outra rede da captação da ETA 1, no Ribeirão Claro.
“A ação também será feita nesse período, fora do horário de grande consumo, para que o impacto no abastecimento seja o mínimo possível”, explica o superintendente do Daae, Sergio Ferreira.
Em janeiro deste ano, o Daae fez a instalação de outro macromedidor no local, em outra rede da captação.
“O macromedidor é um equipamento bastante parecido com o hidrômetro residencial, porém, possui a capacidade de fazer medições de grande vazão. São instalados para avaliar a relação entre o volume de água captado com o volume produzido e entregue, aprimorando o monitoramento ao combate de perdas de água em todas as fases, desde a captação até o consumo”, explica o diretor do Departamento de Engenharia, Obras e Planejamento do Daae, Nelson Uechi.
A previsão para finalização do serviço é durante a madrugada de terça para quarta-feira.
O Daae ressalta que ter caixa d’água nas residências diminui os transtornos de eventual falta d’água em ocasiões como esta.
A ETA 1 é responsável pelo abastecimento de 40% da cidade. Os outros 60% são distribuídos pela ETA 2, que fica na estrada vicinal Nicolau Marotti, que liga o município ao Distrito de Ajapi e seguirá funcionando normalmente.
Fornecimento de água deve ser normalizado durante a tarde dessa segunda-feira (26).
O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro está fazendo, na manhã dessa segunda-feira (26), reparo emergencial em adutora de 250 milímetros que se rompeu na esquina da Rua 3 com as Avenidas 21 e 23, em frente ao estádio municipal Benito Agnelo Castellano, no bairro Jardim Donangela.
Para realizar o reparo emergencial, foi necessário interromper temporariamente o abastecimento que é feito pela Estação de Tratamento de Água (ETA 1), o que pode ocasionar baixa pressão ou interrupção temporária no abastecimento de água nos imóveis sem caixa d’água nos bairros da região do Cidade Jardim, Jardim Donangela e Saúde.
A previsão inicial para finalização do serviço e normalização do fornecimento de água são para durante a tarde desta segunda-feira (26).
O Daae informa que ter caixa d’água nos imóveis diminui os transtornos em ocasiões como esta.
Serão feitas descargas na rede, mas a paralisação pode ocasionar casos pontuais de água escura, que devem ser relatados à Central de Atendimento da autarquia, no telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas telefones fixos e celulares.
A água também poderá ficar com aspecto “esbranquiçado”, gerado por microbolhas, que somem depois de alguns segundos, sem prejuízo à qualidade da água.
A ETA 1 é responsável pelo abastecimento de 40% da cidade. Os outros 60% são distribuídos pela ETA 2, que fica na estrada vicinal Nicolau Marotti, que liga o município ao Distrito de Ajapi, e segue funcionando normalmente.