Daae retoma distribuição de água na ETA 2 após cheia do rio Corumbataí

Normalização é gradativa e envolve etapa de abertura de hidrantes para regular a pressão.

A captação e tratamento de água já foram normalizados em Rio Claro, após troca de equipamentos na casa de bombas da Estação de Tratamento de Água (ETA) 2. A distribuição de água já foi retomada e como o processo é gradativo, a expectativa é de que a pressão da água nos bairros abastecidos pela ETA 2 seja normalizada durante esta noite. A ETA 2 abastece 60% da cidade. As chuvas fortes dessa madrugada encheram muito rapidamente o rio Corumbataí que inundou as casas de bombas da ETA 2, no distrito de Ajapi.

De acordo com o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) a retomada do bombeamento de água para os bairros atendidos pela ETA 2 é realizada de forma gradativa. Essa etapa dos serviços inclui a abertura de alguns hidrantes para equalizar a pressão e evitar problemas nas redes de água. O Daae pede a compreensão da comunidade e informa que, em caso de dúvidas a comunidade pode ligar para a central de atendimento do Daae, 0800-505-5200.

Enchente no Corumbataí paralisa fornecimento de água em Rio Claro

ETA 2 em Ajapi e Central de Distribuição estão paralisadas desde a madrugada desta sexta-feira.

Equipes do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro estão desde às 2 horas desta sexta-feira (10 janeiro 2020) trabalhando para tentar normalizar o fornecimento de água tratada no município.

As chuvas fortes encheram muito rapidamente o rio Corumbataí que inundou as casas de bombas da captação na Estação de Tratamento de Água (ETA 2) no distrito de Ajapi.

Em razão disto, a ETA 2 e  a Central de Distribuição de Água no Distrito Industrial tiveram de ser paralisadas, comprometendo a distribuição de água para grande parte da cidade.

A ETA 2 capta água no rio Corumbataí e é responsável pelo abastecimento de 60 %. Os outros 40 % são feitos pela ETA 1, localizada no bairro Cidade Nova e que retira água do Ribeirão Claro.

Os reparos no primeiro conjunto de bombas devem ser concluídos até o início da tarde, quando então será iniciada a segunda etapa dos trabalhos.

A previsão do Daae é de que o abastecimento de água comece a ser normalizado no final da tarde desta sexta-feira.

Ponte entre Maria Cristina e Centenário é liberada

Trânsito volta a ser normalizado naquele trecho.

O trânsito na ponte que liga o Jardim Maria Cristina ao Jardim Centenário foi liberado pela prefeitura de Rio Claro na tarde dessa quinta-feira (2). Durante parte da manhã a ponte ficou interditada devido a rompimento de adutora localizada próxima à ponte. A interrupção alterou inclusive o itinerário de ônibus que circulam pelo local, mas o tráfego já foi normalizado na Avenida 24 com Rua 7, onde fica a ponte.

A adutora apresentou problemas na manhã desta quinta-feira e imediatamente o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) deslocou equipe para realizar os reparos. A expectativa é de que até a noite desta quinta-feira o trabalho esteja concluído. A partir disso, o abastecimento de água será normalizado no residencial Sebastião dos Santos Lima, que fica naquelas imediações e é o único local afetado pelo rompimento da adutora.

Daae inicia testes em interligação de adutora na região do Novo Wenzel

Após testes, será feita a limpeza da tubulação para, em breve, dar início ao abastecimento.

A prefeitura de Rio Claro, por meio do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), segue investindo em melhorias no abastecimento e fornecimento de água no município. Na quinta-feira (26) foi finalizada a interligação de adutora de 250 milímetros na alça de acesso da Rodovia SP-310, da Washington Luís, em trecho de aproximadamente 200 metros, no trevo dos bairros Novo Wenzel, Bom Retiro e Jardim Bonsucesso.

Com o término da obra serão realizados testes na nova tubulação. Nessa fase, a autarquia faz verificações na pressão da água que chega à interligação da adutora, para posteriormente realizar a desinfecção (limpeza) e, em breve, dar início ao abastecimento. Também será feita a recomposição da calçada da travessia do trecho.

“Mais uma grande obra visando melhorias no abastecimento e fornecimento de água foi realizada. Projetos que no passado ficavam apenas no papel, em nossa gestão, com muito empenho e respeito com os munícipes, estamos conseguindo realizar”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Para viabilizar a interligação da adutora na rede do reservatório da Avenida Castelo Branco, com capacidade de 1 milhão de litros, a autarquia precisou realizar ações anteriores, como a construção de travessia subterrânea para a implantação da adutora em outros três trechos do trevo e proximidades, visando também causar o mínimo transtorno à população que transita naquele trecho.

“Essa é uma obra que há anos precisava ser feita e que agora vai levar benefícios os moradores daquela região. Essa ação representa aumento na vazão e pressão que vai melhorar consideravelmente a distribuição e o abastecimento de água nesses bairros”, afirma o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti.

Além dessa obra, Daae e prefeitura têm resolvido problemas antigos de falhas no abastecimento de água em bairros mais afastados. Com investimento de R$ 1,5 milhão, a autarquia implantou cerca de 1.800 metros de adutora de 300 milímetros de diâmetro em trecho das rodovias SP-127 e SP-310, que, após décadas de espera, levou água de qualidade ao distrito de Assistência.

Logo no início da atual gestão o governo municipal resolveu o problema de falta de água no Parque Flórida. Após 10 anos de espera, os moradores do bairro, localizado na divisa entre Rio Claro e Santa Gertrudes, puderam pedir a instalação de hidrômetros para receber água tratada. Para isso, foi instalada uma adutora que passou a abastecer aquela região, que conta com 400 imóveis.

Outro antigo problema de abastecimento de água foi resolvido no bairro Jardim Santa Maria, com a interligação da rede que abastece o bairro ao ramal principal que traz água da Estação de Tratamento de Água (ETA 1), melhorando a vazão e a pressão da água no bairro e região.

Em Ferraz também foi resolvido o problema de falta de água, quando o Daae identificou e sanou um enorme vazamento e, desde então, não há reclamações de falta d’água no distrito registradas na autarquia.

O Daae também finalizou o reparo nas paredes do reservatório do bairro Jardim Nova Rio Claro, localizado na Avenida 3 NR, esquina com a Rua 2 NR. O reservatório tem capacidade para 250 mil litros e o serviço foi feito para conter vazamentos que perduravam há anos.

Chegada do Ano Novo altera atendimento do Daae

Na segunda, terça e quarta-feira atendimento telefônico será feito pela linha 0800-505-5200.

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro terá alterações no expediente na próxima semana, devido à chegada do Ano Novo. Na segunda-feira (30) e terça-feira (31) o Daae não abre e fará atendimento telefônico 24 horas pela linha 0800-505-5200, para ligações recebidas de linha fixa. O atendimento presencial será retomado na quinta-feira (2), às 9 horas.

Natal altera atendimento do Daae

Nos dias 24 e 25 de dezembro atendimento telefônico será feito pela linha 0800-505-5200.

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro terá alterações no expediente na próxima semana, devido ao Natal. Na segunda-feira (23) o atendimento presencial será feito normalmente até às 15 horas, no balcão de atendimento na Avenida 8-A, no bairro Cidade Nova. Na terça-feira (24), véspera de Natal, e na quarta-feira (25), dia de Natal, o Daae não abre e fará atendimento telefônico 24 horas pela linha 0800-505-5200, para ligações recebidas de linha fixa. O atendimento presencial será retomado na quinta-feira (26), às 9 horas.

Contas do Daae podem ser pagas com cartão de crédito

Podem ser pagas qualquer tipo de conta com a autarquia, inclusive o Refis, parceladas em até 12 vezes com três cartões diferentes.

Como forma de auxiliar o consumidor em quitar seus débitos, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro instituiu o cartão de crédito como uma das formas de pagamento. Uma das vantagens é que os pagamentos de qualquer tipo de conta com a autarquia, inclusive o refinanciamento fiscal (Refis) que termina nesta sexta-feira (20), podem ser parcelados no cartão de crédito em até 12 vezes.

Os pagamentos referentes às contas da autarquia devem ser feitos no atendimento do Daae, localizado na Avenida 8-A, 360, no bairro Cidade Nova, de segunda à sexta-feira, das 9 às 15 horas. Estão sendo aceitos cartões das bandeiras Mastercard, American Express, Visa, ELO e Hipercard.

O consumidor também tem a opção de escolher a melhor forma de pagar a conta, utilizando até três cartões de crédito diferentes ou pagar parte do valor no débito e parcelar o restante nessa nova modalidade. “É uma ação que beneficia o consumidor que tem mais opções para pagar suas contas, tanto que a arrecadação do Daae aumentou cerca de 20% em uma semana com o uso da modalidade cartão de crédito”, comenta o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti.

Para o Refis, o consumidor deve apresentar cópia da escritura, matrícula ou comprovante de compra e venda do imóvel e levar também cópias do CPF, RG e comprovante de residência.

Prefeitura

As dívidas com a prefeitura de Rio Claro também podem ser pagas com o cartão de crédito. Essa modalidade está disponível para pagamentos no guichê instalado no Atende Fácil exclusivamente para recebimentos do Refis, que se encerra nesta sexta-feira (20). Já as outras modalidades de pagamento devem ser feitas na rede bancária e casas lotéricas.

As renegociações com a prefeitura são feitas no Atende Fácil, localizado no paço municipal, que atende de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas. O Refis oferece descontos nos juros e multa de até 95% para pagamentos à vista e de 30% a 90% para pagamentos parcelados. Os parcelamentos variam de cinco a 100 prestações. O valor mínimo das parcelas é de R$ 30,00 para pessoas e de R$ 100 para pessoas jurídicas.

Daae inicia parte final da interligação de adutora na região do Novo Wenzel

Para realizar a obra, autarquia precisará interditar faixa de acesso na Avenida Castelo Branco.

A prefeitura de Rio Claro e o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) continuam realizando investimentos em melhorias no abastecimento e fornecimento de água no município. Nessa sexta-feira (13) começa última etapa da interligação de adutora de 250 milímetros na alça de acesso da Rodovia SP-310, da Washington Luís, em trecho de aproximadamente 200 metros, no trevo dos bairros Novo Wenzel, Bom Retiro e Jardim Bonsucesso.

“Essa etapa faz parte do processo de interligação da adutora ao reservatório localizado na Avenida Castelo Branco, com capacidade de 1 milhão de litros, representando aumento na vazão e pressão que vai melhorar consideravelmente a distribuição e o abastecimento de água naquela região”, explica o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti.

Para realizar essa fase da obra o Daae precisará interditar uma das faixas de acesso da Avenida Castelo Branco que fica sob os viadutos da rodovia Washington Luís. No sentido bairro-estrada, o trânsito será desviado para a rodovia Washington Luís, no sentido do trevo da Avenida Tancredo Neves. O trânsito seguirá normal no sentido centro-bairro por uma das faixas desobstruídas da Avenida Castelo Branco.

“É uma obra que há anos precisava ser feita e que essa gestão está realizando. Pedimos a compreensão dos munícipes que transitam pelo local, pois essa ação trará benefícios aos moradores da região”, acrescenta o superintendente.

A previsão da autarquia é que a obra seja finalizada até o final do mês e ressalta que não haverá interdições em dias de chuva, pois com o solo molhado não condições de realizar os serviços com segurança.

Para viabilizar a interligação da adutora, a autarquia precisou realizar ações anteriores, como a construção de travessia subterrânea para a implantação da adutora em outros três trechos do trevo e proximidades.

Daae e Arquivo Público lançam vídeos no YouTube

Vídeo institucional da autarquia e mini-documentário sobre o abastecimento em Rio Claro podem ser vistos no canal.

Em comemoração aos 50 anos de sua criação, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro, em parceria com o Arquivo Público e Histórico Municipal, que neste ano completou 40 anos de fundação, produziram dois vídeos sobre o departamento de água. Para assistir aos vídeos, basta acessar o YouTube, no canal do Arquivo Municipal, chamado “Projeto Memória Viva: Arte, cultura e história”.

Um dos vídeos aborda aspectos da trajetória do Daae, iniciada no dia 05 de dezembro de 1969, além do seu desenvolvimento, personagens importantes, estrutura, estações de tratamento e os processos e etapas necessários para que a água chegue, com qualidade, às torneiras das casas do município. São mostrados informações sobre a captação, tratamento e distribuição da água.

Já o segundo vídeo retrata a história do abastecimento de água e esgoto em Rio Claro desde o século XIX, passando por várias etapas de desenvolvimento, até chegar aos dias de hoje, com o trabalho executado pelo Daae.

“O Daae hoje é referência nacional no tratamento de água devdo ao comprometimento e trabalho de excelência feito pelos funcionários, todos os dias, a todo instante, e esse vídeo é uma grande oportunidade para as pessoas conhecerem o Daae e principalmente como é feito o tratamento da água”, comenta o superintendente Paulo Roberto Bortolotti, lembrando que as avaliações expedidas pela Agência Reguladora (Ares-PCJ) e pela Vigilância Sanitária de Rio Claro nos últimos anos atestam a qualidade da água.

Essa excelência foi reafirmada em boletim divulgado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) em junho de 2019, quando Rio Claro obteve pontuação máxima no Ranking da Universalização do Saneamento entre cidades de grande porte (acima de 100 mil habitantes) em todo o país.

Desde 1979, o Arquivo Público Municipal cumpre papel importante na guarda da história local e o “Projeto Memória Viva”, existente desde 2009, tem contribuído para o registro de lacunas da história de Rio Claro, possibilitando novas maneiras de acesso a fatos históricos do povo e da cidade.

“Os vídeos são ferramentas de acesso à informação que facilitam pesquisas escolares e o conhecimento da história do nosso município pelos cidadãos”, afirma a superintendente do Arquivo Público, Monica Frandi Ferreira.

Além dos vídeos sobre o Daae e o abastecimento de água em Rio Claro desde o século XIX, o canal “Projeto Memória Viva: Arte, cultura e história”, do Arquivo Municipal, possui um acervo que conta com mais de 160 vídeos que retratam a história de Rio Claro. Todo o acervo pode ser visto também no site do Arquivo Municipal, no endereço: www.aphrioclaro.sp.gov.br/memoria-viva.

Última semana de exposição de fotos do Daae

Com 63 fotos, mostra que retrata os 50 anos da autarquia fica até domingo (15) no Boulevard dos Jardins.

Na última quinta-feira (5), o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro completou 50 anos de fundação e como parte das comemorações do seu cinquentenário, a autarquia elaborou uma exposição itinerante de fotos que, desde outubro em exibição, encerra a turnê pela cidade nesta semana. Ficar até o próximo domingo (15) no Boulevard dos Jardins, região central, em frente a árvore de Natal. O horário de funcionamento é das 10 às 22 horas em todos os dias da semana.

“Com fotos marcantes e simbólicas, é uma belíssima homenagem para a autarquia e também um presente para os munícipes que podem conferir um período importante da história de Rio Claro”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

A mostra reúne 63 imagens que retratam da criação da autarquia em de 5 de dezembro de 1969 até os dias atuais, passando por momentos notáveis, como a ampliação da ETA 1 em 1968, a construção do primeiro reservatório taça em 1972, a inauguração da sede em 1980 e a construção da ETA 2, dois anos depois.

“Além das fotos, a exposição também conta com fatos curiosos, como a criação do logo do Daae e o registro da lei de criação da autarquia. Está imperdível”, convida o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti.

Nesses dois meses, a exposição passou por outros oito lugares da cidade, como o paço municipal, Claretiano – Rede de Educação, Asser, Shopping Rio Claro, Colégio Puríssimo, Casarão da Cultura, sede do Daae e Jardim Público.