Rascunho automático

Nos dias 15 e 16 de fevereiro Curitiba foi palco de competição internacional de Jiu Jitsu, organizada pela Confederação Brasileira da modalidade. E Rio Claro esteve representado pelo atleta Matheus Rossi, que conquistou medalha de ouro em sua categoria, faixa Marrom. O Curitiba Summer Internacional reuniu atletas nacionais e internacionais de renome na modalidade no Ginásio do Tarumã. Matheus Rossi conta com apoio da Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

O atleta rio-clarense detém diversos títulos conquistados em competições de Jiu Jitsu, como Campeão Paulista, Brasileiro, Sul-Americano, Pan-Americano e Mundial. O titular da Setur, Ronald Penteado, parabeniza a atleta. “Mais uma importante conquista para sua carreira. Matheus, assim como seu irmão, Isaac, é um jovem de muito talento”, observa o secretário.

Matheus Rossi é faixa Marrom e integra a equipe Cícero Costha, considerada a segunda melhor equipe do ranking mundial.

Este ano os irmãos Rossi estão se preparando para participar dos principais eventos da modalidade. Pan Americano nos Estados Unidos, Campeonato Brasileiro em São Paulo e a disputa pelo Mundial, também nos Estados Unidos, estão nos planos de Matheus e Isaac. Desta forma, empresas e empresários que tenham interesse em patrocinar os atletas podem entrar em contato através da rede social @rossi_bros ou pelo e-mail rossi.bros@hotmail.com.

Prefeitura inicia instalação de playground em escolas municipais

Brinquedos foram adquiridos com recursos próprios da prefeitura para creches e pré-escola.

A prefeitura de Rio Claro iniciou nesta semana a instalação de novos playgrounds em escolas da rede municipal de ensino. No total serão instalados 25 playgrounds com investimentos de R$ 237,5 mil. Serão contempladas as unidades de educação infantil (creche e pré-escola). A primeira escola a ser contemplada foi a “Lúcia Aparecida Buschinelli Carneiro”, que está passando por reforma.

Os playgrounds contam com balanço, escorregador, escada de corda e outros brinquedos, e vão substituir equipamentos que estão com pouca condição de uso. Os brinquedos foram comprados com recursos próprios da prefeitura com o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento às crianças.

“Nosso objetivo é ampliar as atividades de lazer das crianças, com maior conforto e segurança”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, que acompanhou a instalação do playground na Escola Lúcia Buschinelli nesta quinta-feira (13). “Esse é mais um investimento que estamos fazendo na educação, que tem sido uma das prioridades do nosso governo”, complementa Juninho.

O secretário municipal da Educação, Adriano Moreira, destaca os benefícios dos playgrounds. “Esses equipamentos são muito importantes para o desenvolvimento das crianças pequenas porque através das brincadeiras elas aprendem a se relacionar com o mundo”, observa Moreira.

Essa é mais uma iniciativa da prefeitura para ampliar a infraestrutura nas escolas municipais e, consequentemente, a qualidade do ensino. Nos últimos três anos foram investidos mais de R$ 32 milhões em construções e reformas de prédios escolares. Uma dessas obras está sendo realizada na Escola Lúcia Buschinelli Carneiro que está recebendo uma série de melhorias que incluem reforço estrutural no prédio; reforma do telhado; construção de muro, calçadas, varanda, brinquedoteca e estacionamento; pintura interna e externa do prédio; eliminação de trincas e rachaduras nas paredes; reforma dos banheiros e outras benfeitorias.

Realizações e plano de trabalho marcam aula inaugural da Setur

Transformar desafios em oportunidades. É com esse lema que a Secretaria Municipal de Esportes e Turismo, a Setur, realizou a aula inaugural 2020 na noite de terça-feira (04), nas dependências da Philarmônica Rio-Clarense. A Mesa Principal coordenada pelo secretário Ronald Penteado contou com as presenças do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, diretores da pasta Vinicius Sossai e Roberto Máximo e os vereadores Julinho Lopes e Adriano La Torre.

Na parte inicial dos trabalhos, Sossai apresentou vídeo motivacional e na sequência o balanço, através de material fotográfico, de como estava a Setur em 2017 no início da atual gestão e os avanços conquistados ao logo do tempo. O material contou ainda com informações detalhadas dos pólos de atendimento da secretaria, as novidades colocadas em prática no ano passado bem como os trabalhos que serão desenvolvidos em 2020.

“A apresentação aqui realizada ratifica a seriedade e competência dos gestores e funcionários que atuam na Setur”, afirmou Juninho da Padaria. “Em todas essas imagens percebemos a importância das pessoas cuidando da nossa cidade. Essa é a marca do nosso governo: ações descentralizadas atendendo a comunidade nos bairros”, acrescentou o prefeito.

Titular da pasta, Ronald Penteado agradeceu o esforço de cada professor, cada funcionário que no dia a dia não se curvam diante das dificuldades na hora de realizar os trabalhos. “A Setur somos nós, cada um de vocês tem papel fundamental para que possamos alcançar o sucesso na nossa missão principal que é atender a população”, ressaltou o secretário.

A substituição da frota de veículos sucateada por outra que hoje garante segurança ao funcionário em serviço, a manutenção permanente das academias ao ar livre, a aquisição do novo piso profissional para o Ginásio de Esportes Felipe Karan, troca do filtro da piscina olímpica municipal, aquisição da van, uniformes, reforma do campo de bocha do CSU Miitiko, tatames no CSU João Rehder e Academia Mubarac, fim do aluguel da academia municipal e a nova sala dos professores  estiveram entre as inúmeras citações feitas por Vinicius Sossai para exemplificar a produção da Setur nos três últimos anos. “Isso é possível devido ao apoio que a nossa secretaria tem do prefeito Juninho da Padaria e do esforço dos nossos funcionários sempre presentes na execução dos serviços”, completou o diretor.

No encerramento o mágico William Seven, que projeta o nome de Rio Claro no país, fez apresentação. A noite contou ainda com jantar de confraternização.

????????????????????????????????????

Prefeitura inicia construção de Espaço Família na região do Araucária

Área de lazer ficará na Rua Jacutinga com avenidas 64 e 60.

Sucesso entre moradores de Rio Claro, os espaços família começam a ganhar mais uma unidade, que será instalada na região do Jardim Araucária e Jardim Azul. O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, acompanhou os serviços de terraplenagem nesta sexta-feira (24) ao lado do secretário de Esportes, Ronald Penteado, na Rua Jacutinga entre as avenidas 64 e 60.

“As crianças e seus pais terão mais uma opção gratuita para saírem de casa e passarem momentos agradáveis ao ar livre, entre familiares e amigos”, destaca Juninho. A obra é realizada num trabalho conjunto das secretarias municipais de Esporte, Obras e Agricultura. “O principal objetivo com o Espaço Família é criar condições para a ocupação saudável das áreas públicas e para o bem-estar de crianças e adultos”, acrescenta Juninho. Os vereadores Seron e Julio Lopes também apresentaram pedidos da comunidade para que a prefeitura realizasse a melhoria.

Rio Claro já tem quatro espaços família. O mais recente, que recebeu o nome de “Sylvio Scotton”, foi entregue em dezembro no Jardim Guanabara. Os demais ficam na praça Dalva de Oliveira, no Jardim Claret; praça Aderval Gonçalves no Jardim Inocoop; e distrito de Assistência. Outro Espaço Família está em fase de instalação no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), no bairro Mãe Preta.

Playground, academia ao ar livre e ampla área de lazer são alguns dos destaques do Espaço Família que está sendo construído no Jardim Araucária. Também haverá um brinquedo adaptado para crianças cadeirantes, uma novidade que chegou com o Espaço Família do Guanabara. “A atenção às pessoas com deficiência tem sido um tema muito importante em nossa administração e tornar os espaços família locais de inclusão é exemplo de nossos esforços nesse setor”, comenta o prefeito Juninho.

Clínica de natação em RC tem participação de técnicos do Minas Tenis Clube

Atividades serão realizadas até domingo na piscina olímpica municipal.

Rio Claro realiza a partir dessa sexta-feira (24) a 16ª edição da Clínica de Natação de Alto Rendimento, um evento que, até domingo (26), terá atividades teóricas e práticas com os treinadores Mauro Dinis e André Cordeiro, ambos do Minas Tenis Clube, o celeiro da natação brasileira. O evento ocorrerá na piscina olímpica municipal e é realizado pela academia Genesis Natação, com apoio da prefeitura de Rio Claro.

A clínica será focada em natação de base e infantojuvenil. “Atividades como essa são importante estímulo para o esporte e também nos trazem grande satisfação, pois teremos dois grandes técnicos da modalidade presentes no município”, comenta o secretário municipal dos Esportes e Turismo, Ronald Penteado.

Além de importante evento de natação, Rio Claro também está sediando até domingo o Training Camp – Ciclismo de Base, com participação de ciclistas de vários estados brasileiros. Nesta sexta-feira (24) haverá teste de campo, treinamento técnico e palestra. No sábado (25), mais teste de campo, treinamento em academia e outra palestra. No domingo (26) haverá treino prático de ciclismo e palestra de encerramento.

Rio Claro recebe até domingo Training Camp de ciclismo

Evento conta com presença do ciclista Murilo Fischer, um dos grande nomes brasileiros da modalidade.

Rio Claro é sede até domingo (26) do Training Camp Ciclismo de Base, com participação de ciclistas de vários estados brasileiros. Realizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) em parceria com a prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo, o evento é uma imersão na modalidade voltada a atletas até 19 anos, com palestras, avaliações físicas, teste de campo, treinos e muito mais. Um dos destaques é a presença do ciclista Murilo Fischer, único brasileiro a ter completado por três vezes o Tour de France e quatro vezes o Giro d’Italia. Fischer também é o segundo brasileiro a ganhar etapa de uma corrida do UCI World Tour, feito realizado em 2007 na Polônia.

“Ao receber um evento importante como esse Rio Claro mais uma vez se destaca, e é uma grande satisfação ver o esporte ajudando a projetar positivamente o nosso município”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da  Padaria. Já o secretário municipal de Esportes e Turismo, Ronald Penteado, destaca a  tradição rio-clarense no ciclismo. “É uma modalidade que tem trazido muita alegria a Rio Claro, seja revelando atletas ou com os grandes resultados obtidos nas provas disputadas em todo o país”, observa.

Com abertura na quarta-feira (22), na qual esteve presente o gestor de Alto Rendimento da CBC, Fernando Fermino, o Training Camp em Rio Claro tem como foco o ciclismo de estrada e os objetivos de identificar talentos para o ciclismo, fomentar e desenvolver o ciclismo das categorias de base, oferecer treinamentos técnicos e táticos, realizar avaliações e testes físicos padronizados para a criação de banco de dados e difundir o conhecimento de temas relevantes ao esporte.

Trinta vagas foram disponibilizadas para ciclistas de todo o Brasil. Os selecionados estão alojados na escola municipal Diva Marques Gouvea. Para esta quinta-feira (23) estão programadas duas atividades de avaliação física e palestra. Na sexta-feira (24) haverá teste de campo, treinamento técnico e palestra. No sábado (25), mais teste de campo, treinamento em academia e outra palestra. No domingo (26) haverá treino prático de ciclismo e palestra de encerramento.

Prefeitura anuncia investimentos de R$ 1,2 milhão em projetos esportivos

Recursos oriundos do IPTU serão captados por entidades junto às empresas.

A prefeitura de Rio Claro anunciou na quarta-feira (15) o investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão em projetos que incentivam a prática esportiva na cidade. São projetos desenvolvidos por entidades com apoio da prefeitura que oferecem várias modalidades esportivas como basquete, taekwondo, ciclismo, jiu-jitsu, vôlei, handebol, tênis etc. Os documentos foram assinados em evento no paço municipal.

Os recursos são oriundos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Serão beneficiados dez projetos cujas entidades responsáveis captarão esses recursos junto a empresas, que podem destinar 50% do IPTU a ações sociais voltadas ao esporte. Ou seja, essas empresas pagarão 50% do IPTU devido à prefeitura e a outra metade será direcionada diretamente aos projetos socioesportivos.

“Não estamos fazendo renúncia fiscal e sim investindo na formação de pessoas”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Essas entidades fazem um belíssimo trabalho ensinando esporte e também cidadania às nossas crianças e jovens. Minha gratidão a essas pessoas que fazem a diferença na vida dos alunos e suas famílias, e nos ajudam a manter nossa proposta de descentralizar o esporte para atender que mais precisa”, acrescenta.

São dez projetos contemplados pela prefeitura: Be-a-Bá do Basquete – Clube de Campo Rio Claro; Criança no Tênis – Clube de Campo; Revelando Talentos – Instituto Crescer no Esporte; Futuro Olímpico Taekwondo – Instituto Crescer no Esporte; Pedala Rio Claro – Abec (Associação Beneficente de Esportes e Cultura de Rio Claro); Ciclismo Olímpico Feminino Madison – Abec; Pedala Academia GCM – Associação dos Guardas Civis Municipais de Rio Claro; Garra Esporte e Cidadania – Escola de Iniciação de Basquetebol Reis Pacheco Ltda; Projeto Criança Feliz – Casa das Crianças – Sociedade Beneficente São João da Escócia; Projeto Parceria Grêmio Recreativo da Cia. Paulista e Secretaria Municipal dos Esportes e Turismo (Setur); e Projeto Parceria Floridiana Tênis Clube e Setur.

“Para nós é motivo de alegria destinar recursos a esses projetos que são desenvolvidos em diferentes pontos da cidade ampliando o atendimento à população”, destaca o secretário municipal dos Esportes e Turismo, Ronald Penteado, ressaltando que sem vontade política esses investimentos não ocorreriam. “Não estamos abrindo mão de receita e sim mantendo o esporte vivo na cidade com o apoio das entidades que são grandes parceiras do município”, reforça.

A Câmara Municipal também ressalta a importância da iniciativa e dos projetos. “Quero enaltecer o trabalho realizado pelas entidades e parabenizar o prefeito Juninho pela sensibilidade em direcionar parte dos impostos ao esporte para que o município continue colhendo resultados positivos”, declara o presidente André Godoy. “O município ganha com esse dinheiro bem aplicado na formação do cidadão”, reforça o vereador Júlio Lopes solicitando que as empresas abracem esses projetos.

Dentre os dez projetos contemplados alguns são novos e outros são renovações. “A seleção é feita com base em diversos critérios, como modalidade e público atendido”, explica Vinícius Sossai, diretor municipal de Esportes. Do evento participaram representantes das entidades contempladas.


Quarta edição do SUP Para Todos desembarca em Rio Claro

Iniciativa promove aulas gratuitas de Stand Up Paddle na piscina ao lado do Ginásio de Esportes Felipe Karam.

A quarta edição do SUP Para Todos desembarca pelo segundo ano consecutivo em Rio Claro e oferece neste fim de semana aulas de Stand Up Paddle na piscina ao lado do Ginásio de Esportes Felipe Karam. As atividades serão realizadas nesta sexta, sábado e domingo, das 10 às 17 horas. A ação é uma parceira da prefeitura com a Alma Surf, idealizadora do projeto.

A iniciativa promove clínicas gratuitas da modalidade, sem nenhuma burocracia na inscrição, e tem o objetivo de oferecer às pessoas de todas as idades a primeira experiência nos esportes de prancha. O SUP deriva do surf e tem origem no arquipélago havaiano. A modalidade consiste em ficar em pé em uma “grande e estável prancha” e deslocar-se na água com o auxílio de um remo.

Em franca popularização nos mares, represas e lagos do Brasil, a prática é muito indicada para iniciantes, sobretudo pela facilidade de aprendizado. “Esse projeto é incentivado pelo governo do estado e é a segunda vez que ocorre em Rio Claro”, informa o secretário municipal dos Esportes e Turismo, Ronald Penteado, observando que a atividade integra a programação de férias da Secretaria de Esportes. “É uma inovação que dá oportunidade aos rio-clarenses de praticarem essa nova modalidade esportiva, mesmo estando distantes da praia”, explica.

Para Todos

O século XXI, era do compartilhamento, popularizou o surf e as modalidades que dele derivaram. Depois de décadas restrito a uma “tribo”, o esporte dos reis havaianos invadiu as praias do Brasil e do mundo. Na esteira deste processo de descentralização e popularização da cultura do surf, a cultura de praia, já mainstream em muitos países globo, também cresceu e ganhou ainda mais espaço.

Na plataforma Para Todos, o propósito é promover ainda mais a popularização do universo dos boardsports, numa perspectiva de função social do esporte e na inclusão.

O Verão Sobre Pranchas é idealizado e produzido pela Almasurf com apoio da Associação Brasileira da Indústria e dos Esportes com Prancha, Energias de Portugal, Tigre, OI Glass, Bayard, Portal Tamoios News, Governo do Estado de São Paulo e das prefeituras de Rio Claro, Birigui, Caraguatatuba e São Sebastião.


Alunos e professores de Handebol participam de capacitação com o renomado técnico Washington Nunes

Sempre em busca de aperfeiçoamento, a equipe de Handebol do Instituto Crescer no Esporte realiza o 1º Acampamento de Melhoria Técnica/Tático com o renomado técnico Washington Nunes. O professor é ex-técnico da Seleção Brasileira de Handebol e estará em Rio Claro até este domingo (15) ministrando curso para professores e alunos de 11 a 16 anos de idade, no CSU Mitiko Nevoeiro. A equipe de Handebol de Rio Claro conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

O curso de capacitação teve início na quinta-feira, dia 12, e segue até domingo (15). As atividades incluem estudo técnico, teoria sobre situações de jogo, aula de exercícios de coordenação motora e raciocínio, atividade de recreação para os alunos e aula teórica para os professores, entre outros temas abordados.

O titular da Setur, Ronald Penteado, aponta que a busca pelo conhecimento é sempre o melhor caminho. “Essa importante atividade é uma excelente iniciativa do Instituto Crescer no Esporte para seus alunos e professores. A equipe de Handebol está sempre em busca de melhoria técnica e o resultado se mostra através das competições, nas quais eles conquistam excelentes colocações. O aperfeiçoamento técnico e a dedicação da equipe são fundamentais para se obter resultados positivos”, avalia o secretário.

O coordenador do Instituto Crescer no Esporte, Alexandre Conttato Colagrai, destaca a importância em trazer um técnico de seleção brasileira de nível olímpico e mundial, para capacitar nosso pessoal durante quatro dias Washington Nunes já foi auxiliar do técnico espanhol Jordi Ribera, contratado para comandar a seleção por dois ciclos olímpicos, que finalizou nas Olimpíadas do Rio em 2016. Com a saída do técnico espanhol, Washington voltou a assumir a seleção masculina de Handebol, a qual já havia comandado anteriormente, e a deixou em agosto deste ano.

“O impacto desse curso na vida dessas crianças de projeto social e dos professores é algo imensurável, e tudo isso só está sendo possível graças ao apoio de diversos parceiros, como a Secretaria de Esportes e Turismo, através do Ronald Penteado; da Unimed, da SuperSoft, do Giulliano Esperança Profissional Trainer; Rotary Internacional, CBB Cestas Básicas,  Tigre e Instituto Carlos Roberto Hansen, e a Hand Cola. Com esses apoios, conseguimos realizar esse evento captando recursos para alimentar 90 pessoas por quatro dias  e pagamos o técnico para que viesse a Rio Claro. Isso é algo inédito, um pensamento no futuro que nós temos, na formação de pessoas, e nada melhor do que um técnico de nível olímpico e mundial para vir fazer essa formação”, avalia o coordenador do instituto.


Festival de Ginástica 2019 emociona o público

Dezenas de alunas da ginástica Artística, Rítmica e Acrobática estiveram reunidas na noite de quinta-feira (5), no Ginásio de Esportes “Felipe Karan” para a realização do Festival de Ginástica 2019. O evento, que marca o encerramento das atividades neste ano, contou com a participação de crianças de cinco a 13 anos de idade e emocionou o público presente. A modalidade está entre as atividades oferecidas gratuitamente pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

Ao todo, 107 crianças levaram ao Ginásio de Esportes toda a beleza do esporte, com suas acrobacias e movimentos treinados durante o ano, sob o comando dos professores Tito Martins Rocha Bastos e Sarah Nogueira. E elas deram um show para familiares e público em geral.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, esteve presente ao evento. “É maravilhoso poder ver a evolução dessas crianças e o quanto é benéfica a prática da atividade física, tanto para a saúde quanto em termos de socialização. Todos estão de parabéns pela realização do festival e as crianças pela linda apresentação que demonstraram”, enfatiza o prefeito.

Ronald Penteado, titular da Setur, destaca a realização do Festival de Ginástica. “Mais um ano encerrado de forma positiva, com uma apresentação emocionante. Agradeço a todos que prestigiaram, aos organizadores, professores e, principalmente, as crianças que demonstraram todo aprendizado adquirido. A Setur continuará com seu objetivo, que é levar à população a possibilidade de participar de diferentes modalidades esportivas, gratuitamente”, frisa o secretário.

As aulas de ginástica são realizadas nas dependências da Unesp Rio Claro. O professor Tito, responde pela ginástica Artística, cujas alunas têm entre cinco e 12 anos de idade. As aulas ocorrem de segunda, quarta e sexta-feira, no período da tarde.

Já a professora Sarah é responsável pelas ginásticas Rítmica e Acrobática. A modalidade reúne crianças de sete a 13 anos em aulas que ocorrem as segundas e quartas-feiras.

Após a realização do festival, a atividade entra em período de férias, com retorno agendado para fevereiro. As inscrições para participar das atividades são realizadas no setor de matrículas da Setur, no Ginásio de Esportes, porém, somente será possível mediante novas vagas.