Campeão do Futebol Máster 5.0 vai ser conhecido neste sábado

Quem vai levantar o troféu e comemorar o título neste sábado, 12/10, da 10ª edição do Campeonato Municipal de Futebol Máster?

Cidade Nova FC e Grêmio Bela Vista vão entrar em campo a partir as 15h50 para o confronto final. No jogo de ida, realizado na semana passada, o sistema defensivo de ambas as equipes funcionou e o placar não saiu do zero. Com isso, neste sábado, quem vencer vai fazer a festa no Distrital do Cidade Nova.

Do lado do Rubro Negro, o técnico Félix conta com a experiência do experiente Ari, considerado um dos melhores jogadores do campeonato, para chegar à vitória. Dono de um toque de bola refinado e acostumado às grandes decisões, Ari sabe que o caminho do título passa pelo equilíbrio da equipe na defesa e a rápida transição do meio de campo para o ataque.

No Grêmio Bela Vista, o técnico João Bernardes aposta no seu poder ofensivo para chegar ao título. Mesmo em jogo fora de casa, o ataque formado pelo ex-atleta profissional Leto, Boagema e Maurício promete dar muito trabalho para o goleiro Rubro Negro Márcio.

Titular da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur), Ronald Penteado deseja a ambas equipes que façam um jogo à altura do que foi o campeonato: com qualidade técnica dentro das quatro linhas. “Parabenizamos também todas as outras equipes que fizeram novamente deste campeonato um sucesso”, finaliza.

Setur inicia projeto de inclusão com aulas de natação adaptada

Em mais uma ação inovadora, voltada à inclusão da pessoa com deficiência, a Prefeitura de Rio Claro, através da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur), inicia o projeto intitulado “Aquasupera”. O objetivo é promover aulas gratuitas de natação adaptada para adultos e crianças deficientes visuais, síndrome de down, autista, surdo e com deficiência motora. O projeto tem início a partir de 14 de outubro, com aulas nas dependências da Unesp, campus Bela Vista.

O titular da Setur, Ronald Penteado, destaca que as ações de inclusão estão sendo cada vez mais ampliadas. “É um projeto voltado à inclusão, que oferece oportunidade gratuita para que as pessoas com deficiência possam participar da prática esportiva no município, de forma adaptada. E é algo muito importante para esse público, pois a atividade propicia benefícios físicos e melhora do desenvolvimento motor”, aponta o secretário.

Vinícius Sossai, diretor de Esportes e Turismo, explica que as aulas visam justamente oferecer um cuidado e atenção especial para as pessoas com deficiência. “É um projeto pioneiro, que tem o intuito de promover inclusão e oferecer a oportunidade de uma prática esportiva mais direcionada, com um cuidado especial para esse público”, destaca.

O projeto Aquasupera terá início a partir do dia 14 de outubro e será desenvolvido pelas professoras Aline e Caroline, nas dependências da Unesp Rio Claro, à Avenida 24-A, número 1.515, Bela Vista. As aulas serão realizadas as segundas e quartas-feiras, das 15h30 às 17 horas, gratuitamente.

Podem participar adultos e crianças a partir de 10 anos de idade. As inscrições devem ser realizadas no setor de matrículas da Secretaria de Esportes, que fica anexo ao Ginásio de Esportes Felipe Karan, na Rua 9, número 1, Bairro do Estádio.

Fase classificatória da Série Bronze vai ser concluída neste domingo

Com equipes já garantidas na segunda fase, as partidas deste domingo, 6/10, vão definir as posições dentro do G-8 do Campeonato Municipal de Futebol Amador Série Bronze. Rodada dupla no Distrito de Jacutinga. Às 8h15, Nova Era EC x União Jovem FC entram em campo. O Nova Era é o sexo colocado com 17 pontos e o União Jovem é o penúltimo com apenas 7 pontos. No jogo de fundo, às 10 horas, Borussia Rio Claro e Assistência vão medir forças. O Borussia está em sétimo com 16 pontos e o Assistência segue fora da zona de classificação: nono colocado com 11 pontos.

Rodada dupla também na Mata Negra. O primeiro jogo, às 8h15, coloca o líder Mata Negra FC (29 pontos) e Santa Cruz, vice-líder com 26, frente a frente. Na segunda partida, às 10 horas, Red Bull Ajapi e Santa Elisa buscam a vitória. O Red Bull está em quinto lugar com 18 pontos e o Santa Elisa ocupa a 11ª posição com 8.

Em Batovi, às 8h45, Christofoletti FC e SCJF vão medir forças. O Christofoletti está em terceiro lugar com 20 pontos e o SCJF é o quarto com 18. No campo 2 de Ajapi jogam às 8h45 Alan Grey e Sociedad Sparta. O Alan Grey está em décimo lugar com 10 pontos e o Sparta em último com apenas 3 pontos. O campeonato conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

Partidas definem classificados da Série Prata neste domingo

Os jogos de volta das quartas de final do Campeonato Municipal de Futebol Série Prata vão ser realizados neste domingo, 6/10. No Distrital Fred Beltrame, mais conhecido como campo do Ipiranga, Garotos da Farra e Unidos de Itapé entram em campo a partir das 7h45. A vantagem no confronto é do Garotos da Farra que venceu o jogo de ida por 3 a 1. Ao Unidos de Itapé resta apenas partir para o ataque para reverter o quadro.

No Distrital São Miguel, às 7h45, jogam Minativa FC x Ribeirão Claro Extra. Quem vencer avança às quartas de final já que no primeiro jogo o placar não saiu do zero. No Distrital do Cidade Nova, a partir das 10 horas, entram em campo Villa Real Bahia FC e Nação Vascaína. A situação é a mesma. Com empate no jogo de ida em 1 a 1, quem vencer neste domingo avança.

No Distrital São Miguel, a rodada dupla terá a partida entre Alagoanos FC x Onze Garotos a partir das 10 horas. A vantagem neste confronto é do Onze Garotos que venceu o primeiro jogo válido pelas oitavas por 1 a 0.

No campo da Lagoa Seca do Cervezão, às 10 horas, entram em campo Família STM x Real Sport Club. Os representantes do bairro Santa Maria jogam pelo empate pela vitória conquistada na semana passada por 1 a 0. O Real Sport vai ter de correr atrás do prejuízo no placar para avançar na competição.

Na Vila Paulista, no tradicional Distrital do Paulistão, jogam Unidos Jardim Novo e Sport Ceará às 7h45. Na semana passada, em partida marcada pela disputa acirrada até o apito final vitória do Unidos Jardim Novo por 1 a 0 que agora precisa de um empate para classificar-se.

Rodada dupla na Vila Paulista. No jogo de fundo, às 10 horas, CR Motos e Atlético RJB vão medir forças dentro das quatro linhas novamente. No jogo de ida, goleada do Atlético RJB por 4 a 2. Com esse resultado, o Atlético entrará em campo neste domingo com ampla vantagem de olho nas quartas-de-final.

A rodada da Série Prata conta com mais uma partida no Distrital Fred Beltrame: Força Jovem FC x Atlético Nacional a partir das 10 horas. Com o empate em 1 a 1 no primeiro jogo a disputa está aberta, quem vencer avança na competição que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

Jogos de ida válidos pelas quartas Série Ouro serão realizados domingo

Chegou a hora! Oito equipes entram em campo neste domingo, 6/10, pelas quartas de final do Campeonato Municipal de Futebol Amador Série. Os jogos de ida, que serão realizados nos bairros Cidade Nova, Wenzel, Jardim das Palmeiras e Cervezão, vão atrair torcedores de equipes tradicionais da competição.

No Jardim das Palmeiras, Distrital do Juventus, o Moleque Travesso vai enfrentar o Boa Vista a partir das 8 horas.

No campo da Lagoa Seca do Cervezão, às 8 horas, Família CVZ vai entrar em campo para encarar o Vasco da Gama

Unidos EC e IX de Julho vão se enfrentar, a partir das 8 horas, no Distrital do Cidade Nova

Unidos do Parque Universitário, o UPU, e Santa Maria jogam a partir das 9h15, no bairro Wenzel, Distrital do Juvetude. O campeonato organizado pela Liga Municipal de Futebol (LMF) conta com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

Decisão do Futebol Máster 5.0 coloca goleadores frente a frente neste sábado

A 10ª edição do Campeonato Municipal de Futebol Máster 5.0 chega no momento de decisão. Neste sábado, a partir das 15h50, Grêmio da Bela Vista e Cidade Nova FC começam a medir forças para definir quem vai levantar o troféu de campeão da temporada 2019.

O jogo de ida vai acontecer nas dependências do Grêmio Bela Vista. O campeonato é organizado pela Prefeitura de Rio Claro através da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur). “Parabenizamos as duas equipes que dentro das quatro linhas conquistaram o direito a disputar o título e desejamos que o fair play prevaleça nestas partidas finais”, comenta o secretário Ronald Penteado.

Sob o comando do técnico João Bernardes, o Grêmio Bela Vista vai em busca do tetracampeonato com poder ofensivo de qualidade. Entre os atletas confirmados está José Wellington da Silva Aranha, mais conhecido como Leto que na década de 90 formou trio de ataque ao lado de Rivaldo e Válber no Santa Cruz, Mogi Mirim e no Corinthians.

João Bernardes deverá mandar para campo a seguinte escalação: Umir, Maióca, Ivano, Nilson e Mauro (Kal); Mané, Serginho e Du Salomão; Leto, Boagema e Maurício. Destaque também para o atacante Boagema que já balançou as redes adversárias sete vezes no campeonato.

Para garantir vaga na decisão, o Grêmio Bela Vista eliminou o Itirapina na semana passada. Derrotado por 2 a 1 no tempo regulamentar, o Grêmio foi melhor na decisão através de cobrança de pênaltis: 4 a 3. “Nosso grupo está unido e forte para esses dois jogos. Vamos em busca do título”, disse Bernardes.

Do outro lado, a tradição das cores fala por si só. O Cidade Nova FC aposta na força do conjunto para garantir um bom resultado neste sábado na casa do adversário e desta forma pavimentar o caminho para  a conquista no jogo de volta que será realizado em seus domínios.

Destaque para o atacante Vanderlei Costa, o Pirulito, que como atleta profissional defendeu Velo Clube, União São João, Juventus (capital), Santo André, Catanduvense, Atlético Sorocaba e XV de Piracicaba. No Futebol de Amador de Rio Claro manteve a marca de goleador e ajudou o Rubro Negro a comemorar títulos. Nesta temporada, Pirulito tem cinco gols no Máster.

O técnico Félix deve colocar o Cidade Nova FC em campo com: Márcio, Edenílson, Manguinha e Du; Ari, Zoel e Paraná; Maia. Arthur e Pirulito. Para garantir vaga na decisão, o Rubro Negro eliminou a forte equipe do Juventude: 1 a 1 no tempo regulamentar e 4 a 2 na decisão por pênaltis. “Temos de estar concentrados desde o primeiro minuto diante de um adversário que já provou ter muita qualidade. A decisão é um jogo de 180 minutos que vai terminar em nossa casa”, assinala Pirulito.

Setur promove palestras para reforçar a campanha Outubro Rosa

O Outubro Rosa, movimento que anualmente tem por objetivo alertar a população, principalmente a feminina, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, conta com ações no município. E para reiterar seu engajamento junto à causa que pode salvar vidas e promover a conscientização sobre a doença, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur), promove palestras especiais dias 8 e 9 de outubro, no Class Hotel. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

O titular da Setur, Ronald Teixeira Penteado, convida a comunidade a participar do evento. “É uma ação extremamente importante que visa alertar cada vez mais sobre a importância do cuidado com a saúde da mulher. Todos estão convidados a participar das palestras e conferir o conteúdo das especialistas em mais essa ação em prol do bem estar da população”, destaca o secretário.

As palestras serão realizadas às 19h30, no Class Hotel, localizado à Avenida 1, número 926, Centro de Rio Claro. No dia 8 de outubro a palestrante será Dra. Idania B. Peña Grass, Psicóloga e Neuropsicóloga, que abordará o tema “Depressão e relações com o câncer de mama”. No dia 9 de outubro será a vez da Nutricionista Ana Paula B. S. Golucci, falar sobre “Estratégias nutricionais para uma alimentação saudável”.

“O evento foi pensado com muito carinho para todo o público, principalmente para as mulheres, foco da campanha. A Setur apóia o Outubro Rosa e espera contribuir com informações que possam possibilitar saúde e qualidade de vida à população”, aponta o diretor de Esportes Vinícius Sossai.

Além das palestras, a ação contará também com sorteios para o público participante. O evento é uma realização da Setur com apoio da Movae Clínica de Atividade Física, Class Hotel e Mary Kay. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Para participar é preciso se inscrever no setor de matrículas do Ginásio de Esportes Felipe Karan, que fica na Rua 9, número 1, Bairro do Estádio.

Rio Claro busca apoio profissional para ampliar condições de esportes adaptados


Comitiva Rio Claro na visita ao Centro Paraolimpico Brasileiro

Conhecer as instalações e verificar a possibilidade de parcerias. Com estes objetivos, comitiva de Rio Claro esteve na última quinta-feira, 26/9, no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro localizado em São Paulo. Representantes locais foram recepcionados pelo coordenador pedagógico educacional do Centro, David Farias Costa.

A comitiva local foi formada pelo secretário municipal de Esportes e Turismo (Setur) Ronald Penteado, diretor da Setur Vinícius Sossai, assessor municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência Paulo Meyer e o analista de Políticas Públicas Vilson Andrade.

Com o objetivo de promover o esporte Paralímpico, da iniciação ao alto rendimento, e a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, David Costa externou que o Centro de Treinamento tem como princípios: acreditar no poder de transformação pelo esporte; orgulho do trabalho que é realizado; respeito às diferenças; ética, transparência e respeito às pessoas.

Ronald Penteado explicou que a Prefeitura de Rio Claro, através da Setur, já realiza diversas atividades voltadas às pessoas com deficiência. “A inclusão e a igualdade de direitos, seja no esporte, no convívio social ou na inserção no mercado profissional, são bandeiras prioritárias na elaboração de políticas públicas”, ressaltou o secretário.

Vinicius Sossai destacou a importância de se estabelecer parcerias no que diz respeito a capacitação de profissionais voltada para a formação de atletas paraolímpicos. “É preciso estreitar a distância para que as pessoas que trabalham junto aos deficientes possam ter condições de capacitá-los corretamente no que diz respeito ao desenvolvimento esportivo”, disse o diretor.

Responsável pela Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer assinalou que o investimento em capacitação profissional além de  agregar conhecimento  para os profissionais que atuam no município, será muito importante para ampliar o trabalho já feito. “Com esportes adaptados para pessoas com deficiência, em nossa cidade, vamos ampliar as condições de inclusão”, completou.

Partidas marcam jogos de volta pelas semifinais do Campeonato de Futebol Master 5.0

Acontece na tarde deste sábado, 28, o segundo jogo pela semifinal da 10ª edição do Campeonato de Futebol Master 5.0. A competição é organizada pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

Em casa o Juventude FC encara o Cidade Nova FC. Já no Distrital do Cidade Nova o jogo será entre Itirapina FC x Grêmio Bela Vista.

Os resultados do primeiro jogo pela semifinal da competição, realizado na semana passada, foram: Cidade Nova FC 1 x 1 Juventude FC e Grêmio Bela Vista 1 x 0 Itirapina FC.

Partidas marcam jogos de volta pelas semifinais do Campeonato de Futebol Master 5.0

Acontece na tarde deste sábado, 28, o segundo jogo pela semifinal da 10ª edição do Campeonato de Futebol Master 5.0. A competição é organizada pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

Em casa o Juventude FC encara o Cidade Nova FC. Já no Distrital do Cidade Nova o jogo será entre Itirapina FC x Grêmio Bela Vista.

Os resultados do primeiro jogo pela semifinal da competição, realizado na semana passada, foram: Cidade Nova FC 1 x 1 Juventude FC e Grêmio Bela Vista 1 x 0 Itirapina FC.