Apresentação musical na Praça Dalva de Oliveira retoma horário das 19h

As apresentações musicais na Praça Dalva de Oliveira voltam ao horário habitual a partir deste domingo (15), ou seja, das 19h às 21 horas. Com o clima mais quente, o público que prestigia o projeto musical fez a solicitação e o secretário de Esportes e Turismo (Setur), Ronald Penteado, mais uma vez atendeu ao pedido dos freqüentadores. Assim, quem quiser ouvir música de qualidade e se divertir em um ambiente familiar, basta chegar à praça todo domingo, a partir das 19 horas. A entrada é aberta ao público.

Neste domingo o músico Amauri leva ao público canções que fizeram e ainda fazem sucesso junto aos ouvintes. Músicas que ficaram eternizadas na voz de grandes cantores como o rei Roberto Carlos. No repertório, canções como “Esse cara sou eu”, “Detalhes” e “Emoções”. Também presente no repertório do músico, estão “Somos Iguais”, “Nem às Paredes Confesso”, “Ave Maria do Morro”, “A Volta do Boêmio”, “Sampa”, “Tarde em Itapuã” e “Trem das Onze”.

O retorno do protejo musical na Praça Dalva é uma iniciativa da Prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

As apresentações musicais no local são realizadas todos os domingos, gratuitamente, das 19h às 21 horas. A praça fica na Avenida Tancredo Neves com Rua 14.

Rio Claro tem ato cívico pela Independência do Brasil

Solenidade foi realizada na sexta-feira (6) no paço municipal.

Ato cívico foi realizado em Rio Claro na manhã de sexta-feira (6) em comemoração aos 197 anos da Independência do Brasil, celebrada no sábado, 7 de setembro. Autoridades civis e militares participaram da solenidade, na qual foram cantados os hinos Nacional, de Rio Claro e da Independência.

“A data nos chama à reflexão da independência do Brasil e do que temos feito para a independência que queremos e isso se dá a partir de atitudes que fazem a diferença”, disse o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Temos trabalhado com outras esferas de governo e instituições para realizações que favorecem o desenvolvimento de Rio Claro”, acrescentou o prefeito Juninho, observando que essa é uma luta de todos, em que é fundamental que haja uma sociedade fortalecida.

André Godoy, presidente da Câmara Municipal destacou a importância das instituições. “Cabe-nos valorizar a história e o civismo e as instituições são fundamentais para que tenhamos consciência civil”, observou Godoy.

Retrospecto da Independência do Brasil foi lembrado por Pedro Zonta, presidente do Clube 21 Irmãos Amigos, que na solenidade esteve acompanhado da esposa Marcia Zonta. “A data é um marco na história do Brasil, relatada em livros, e é importante que todos a conheçam, porque é conhecendo o passado que se faz o presente e se constrói o futuro”, discursou Zonta.

Atiradores do Tiro de Guerra fizeram a entronização das bandeiras, iniciando o ato cívico, que também teve participação de alunos da escola Marcelo Schmidt.

Também estiveram presentes os vereadores Geraldo Voluntário, Irander Augusto e Adriano La Torre; Marco Antonio Bellegamba, secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário; o ex-deputado Aldo Demarchi; delegado Rodrigo Marcelo Porto; tenente-coronel Luís Roberto Moreira Filho, comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar do Interior; tenente Larissa Marcucci Sanches, da Polícia Militar Rodoviária; tenente Fábio Henrique Giovani, do Corpo de bombeiros; subtenente Wagner Firmino da Silva, do Tiro de Guerra; subtenente Robinson Alexandre Boeck, do Tiro de Guerra; Rosana Aparecida Magri e Sérgio Luiz Magri, do Lions Clube de Rio Claro; e pastor Wagner Geraldo Tscherne, presidente do Conselho de Pastores Evangélicos de Rio Claro.

Brincadeira e serviços gratuitos em Ajapi nesse domingo

Atividades serão realizadas das 13 às 17 horas na Paróquia do distrito.

Mais uma edição do evento “Resgatando o Brincar” será realizada no domingo (31) em Rio Claro. Desta vez a atividade será realizada no distrito de Ajapi, das 13 às 17 horas, no pátio da Paróquia Santo Antonio na Avenida José Luccas Rosa, 365. Toda a comunidade está convidada a participar do evento que tem entrada gratuita.

“É uma grande oportunidade para reunir a família e participar de várias atividades recreativas e culturais, além de ter acesso a vários serviços gratuitos”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que visitou o local na quinta-feira (28) para conferir os preparativos para o evento, acompanhado do secretário de Agricultura, Emilio Cerri, e do vereador Geraldo Voluntário, autor do projeto de lei que resultou no programa Resgatando o Brincar. “Será uma programação diversificada, com atividades de várias áreas realizadas em parceria da Câmara Municipal, prefeitura, voluntários e outros parceiros”, destaca o vereador.

A programação do Resgatando o Brincar inclui diversas ações e serviços. As crianças poderão se divertir com brinquedos, atividades recreativas combrincadeiras tradicionais, pintura de rosto e práticas esportivas como capoeira, judô e ciclismo. Entre uma brincadeira e outra, os pequenos poderão se deliciar com pipoca e algodão que serão distribuídos gratuitamente.

O evento contará ainda com música, cinema de rua com exibição do filme Valente, intervenção artística, oficina de carrinhos de rolimã, instalação de antenas anticerol em motocicletas, troca e doação de livros, conscientização e prevenção a doenças, confecção de pipas, testes de saúde, participação do canil da Guarda Civil Municipal (GCM) e incentivo a adoção responsável de animais.

Haverá também corte de cabelo de graça, mas as crianças precisam de autorização dos pais ou responsáveis para mudar o visual. Ainda no ramo da beleza, serão disponibilizados serviços de manicure e confecção de tranças de cabelo. A comunidade poderá trocar dois litros de óleo usado por verduras e haverá também circuito de atividades realizado para trabalhar a parte motora e sensorial das pessoas com deficiência.

Domingo tem música na Praça Dalva de Oliveira

No próximo domingo (17), a partir das 19 horas, acontece apresentação musical gratuita na Praça Dalva de Oliveira. A atração será o músico Amauri Tom Livre, com repertório dançante e diversificado para animar a noite do público. O projeto musical na praça Dalva é uma iniciativa da Prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur). A praça fica na Avenida Tancredo Neves, perto da rotatória da Rua 14.

No último domingo, dia 10 de março, a programação musical não foi realizada por conta da chuva que atingiu Rio Claro. No próximo domingo (17), a programação será realizada com repertório incluindo ritmos como bolero, samba, sertanejo, forró, clássicos nacionais e internacionais e muito mais para alegrar a noite do público presente, sob o comando de Amauri.

O titular da Setur, Ronald Penteado, reitera o convite para o público. “É um momento bastante agradável, para finalizar o domingo e iniciar a semana em alto astral, ouvindo música de qualidade. Convido a todos para participar e prestigiar a programação musical na Praça Dalva de Oliveira”, diz.

A Praça Dalva de Oliveira, que fica na Avenida Tancredo Neves com Rua 14, é referência por se localizar em um dos cruzamentos mais movimentados da cidade. O espaço presta homenagem a uma das maiores cantoras do Brasil, a rio-clarense Dalva de Oliveira, chamada de “O rouxinol do Brasil”.

Palestra em Rio Claro aborda estimulação de linguagem em crianças com síndrome de Down

No próximo dia 16 de março, às 14 horas, acontece a palestra “Como fazer da família um parceiro eficaz na estimulação de linguagem”, com a fonoaudióloga Cynthia Raya Kristensen.

Estimular o desenvolvimento cognitivo e de linguagem dentro de casa, junto aos familiares das crianças com síndrome de Down. É com este objetivo que no próximo dia 16 de março, às 14 horas, acontece a palestra “Como fazer da família um parceiro eficaz na estimulação de linguagem”, com a fonoaudióloga Cynthia Raya Kristensen. A atividade, aberta a toda comunidade, será realizada no Núcleo Administrativo Municipal (NAM), à Rua 6, nº 3265, Alto do Santana. A palestra é uma realização do grupo Podemos + Down e conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

Margarete Maria Murbach Baungartner, mãe participante do grupo Podemos + Down, explica que, 21 de março, é o Dia Internacional da Síndrome de Down e para marcar a data será realizada a palestra no auditório do NAM. “O desenvolvimento cognitivo é algo bem difícil para as crianças com síndrome de Down, assim, fisioterapia, fonoaudióloga, Terapia Ocupacional, entre outras estimulações, são necessárias. Para a fala, a dificuldade é um pouco maior, mas com estimulação com profissionais, família, sociedade é possível ajudar as crianças”, comenta Margarete, mãe de Giana, nove anos.

Ela explica que o grupo Podemos + Down teve início em 2016 com o objetivo de trocar informações e experiências com outras mães de crianças com síndrome de Down. No início eram oito mães e hoje são 42 que, além da troca de experiências, promovem também capacitação e atividades, como a palestra que será realizada no dia 16 de março.

“Essa será a sétima palestra que promovemos e também temos um grupo no whatsapp e página no Facebook. A intenção é levar o máximo de informação possível e trocar experiências. Muitas mães vivem de luto pela notícia e não vão à luta, ficam entristecidas. Mas é preciso seguir adiante e dar apoio. Nós procuramos fazer justamente esse fortalecimento, além do emocional, auxiliando também na orientação sobre importantes exames que devem ser feitos já nos primeiros dias de vida da criança com síndrome de Down”, salienta Margarete.

O titular da Setur, Ronald Penteado, destaca a importância da palestra. “A participação de todos é muito importante para obter informação, conhecimento e também trocar experiências. Além disso, irá influenciar diretamente no desenvolvimento das crianças em sua rotina diária”, comenta.

A palestra “Como fazer da família um parceiro eficaz na estimulação de linguagem”, acontece no auditório do NAM, às 14 horas do dia 16 de março. A presença na atividade é gratuita e dará direito ainda a certificado de participação.

Quem quiser obter mais informações pode entrar em contato com Margarete pelo número 99758-5517. Há ainda o grupo no Facebook Podemos+Down Família em Ação, com divulgação de informações e atividades.

Simone Brasil é atração na Praça Dalva de Oliveira no próximo domingo

Neste próximo dia 10, a partir das 19 horas, o público confere apresentação da cantora, que levará repertório diversificado para todos os presentes.

A Praça Dalva de Oliveira está com sua programação musical, aos domingos, a todo vapor. Neste próximo dia 10, a partir das 19 horas, o público confere apresentação da cantora Simone Brasil, que levará repertório diversificado para todos os presentes. O projeto musical na praça Dalva é uma iniciativa da Prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur). A praça fica na Avenida Tancredo Neves, perto da rotatória da Rua 14.

A programação musical na Praça Dalva teve início no dia 24 de fevereiro com Amauri Tom Livre, que também acompanhará Simone Brasil no próximo domingo (10). Por conta da programação de Carnaval no Jardim Público, a atividade não foi realizada no último domingo, sendo retomada neste fim de semana, de forma ininterrupta.

“Convido a todos que estiveram presentes na primeira atividade musical e espero que, quem não teve a oportunidade naquela data, que compareça e prestigie. É um ótimo momento de lazer e entretenimento para o público, com músicas dançantes, que marcaram época e outras atuais, mas que certamente vão agradar a todos”, destaca o secretário de Esportes e Turismo, Ronald Penteado.

A cantora Simone Brasil canta desde criança, tendo participado de festivais de canto em sua cidade natal, Itaguaí, no Rio de Janeiro.Começou sua carreira musical e a trabalhar profissionalmente como cantora em bandas de baile nas cidades de Piracicaba, Iracemápolis e Rio Claro. A cantora toca todos os gêneros musicais e já viajou por todo o Brasil em apresentações com bandas.

A Praça Dalva de Oliveira é um dos locais de referência em espaço de lazer de Rio Claro, sendo que presta homenagem a uma das maiores cantoras do Brasil, a rio-clarense Dalva de Oliveira, chamada de “O rouxinol do Brasil”.

Carnaval na Praça terá apresentação das escolas de samba de Rio Claro

A Casamba

Para abrilhantar ainda mais o Carnaval na Praça, que acontece a partir deste sábado no Jardim Público, as escolas de samba de Rio Claro estarão presentes ao evento. A festa segue até terça-feira (5) e, a cada dia, uma agremiação se apresentará levando toda cadência, tradição e o ritmo contagiante da bateria ao público. A realização do Carnaval na Praça, que tem entrada gratuita, é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

O Carnaval na Praça acontece nos dias 2, 3, 4 e 5 de março, no Jardim Público reunindo diversas atrações musicais com repertório variado e ainda as escolas de samba da Cidade Azul. No sábado (2) e segunda-feira (4) o evento acontece das 18h às 22 horas e, domingo (3) e terça-feira (5), das 16h às 22 horas.

Samuca

O titular da Setur, Ronald Penteado, destaca que será um evento com atrações bastante diversificadas. “O objetivo é agradar público de todas as idades e gosto musical. Além dos grupos, a participação das tradicionais escolas de samba de Rio Claro e seus componentes dará um brilho especial ao evento”, comenta.

Na noite de sábado quem se apresenta ao público será a escola de samba Grasifs – Voz do Morro, presidida por Edson Luiz de Souza. A tradicional agremiação, conhecida como Faculdade do Samba, vai contar sua história no Jardim Público. Presente com alguns dos integrantes, a Vermelho e Branco relembrará sambas enredos de sucesso da escola.

Na tarde de domingo será a vez da escola A Casamba, que tem como presidente Eric Mota. A Amarelo e Branco contará com o intérprete Erick Tatu entoando sambas da escola e ainda conhecidos enredos de São Paulo e Rio de Janeiro. A bateria agita o público sob o comando do mestre Thierrys. O casal de mestre sala e porta bandeira Jonathan e Mariana também estarão presentes.

UVA

A bateria da Samuca se apresenta ao público na tarde de segunda-feira sob o comando do mestre Ricardinho. A Azul e Branco contará com o intérprete Hudson Marcelo cantando sambas da escola dos anos 80, sambas recentes, marchinhas e ainda enredos da capital paulista e do Rio de Janeiro. O casal de mestre sala e porta bandeira Déborah e Gustavo Lunardi; casais formados na escola que representando o pavilhão; passistas; a rainha de bateria Carla Siqueira; ala das baianas; comissão de frente sob o comando da coreógrafa Duda Rampin; destaques de chão; porta estandarte; integrantes da velha guarda e diretores de harmonia, também se farão presentes à apresentação da Samuca no Jardim Público, conforme informou o presidente Leandro Freitas.

Já a terça-feira, último dia do Carnaval na Praça, contará com apresentação da Unidos da Vila Alemã (UVA), presidida por César Augusto Picardt. O intérprete Betinho do Cavaco, acompanhado do mestre de bateria Danilo Guerra, vai agitar o público com sambas e músicas para não deixar ninguém parado. A Verde e Branco terá a presença dos casais de mestre sala e porta bandeira Lilian e César, Marcelo e Luciana e Nathália e Hadriano, além da rainha de bateria Tati.

Grasifs

Além das agremiações carnavalescas, o Carnaval na Praça terá também shows com Batuque da Nega, Jeito Simples, Tem Fuzuê, Jorge Soares e banda e Balaio de Gato.

Crianças terão espaço especial para se divertir no Carnaval na Praça

As crianças terão um espaço especialmente dedicado a elas durante os quatro dias do Carnaval na Praça, que acontece no Jardim Público a partir deste sábado (2). Além das atrações musicais com um repertório diversificado, o evento terá espaço kids com distribuição de guloseimas e ainda passeio de trenzinho, gratuitamente. O evento é realizado pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

Em todos os dias, o Carnaval na Praça vai disponibilizar espaço kids onde as crianças poderão se divertir em brinquedos infláveis e saborear pipoca, algodão doce e sorvete. E para incrementar ainda mais a diversão das crianças, haverá passeio de trenzinho. Vale destacar que a regra para o passeio de trenzinho é de um acompanhante por criança. Monitores e funcionários da Setur estarão no espaço kids e no trenzinho orientando a todos sobre as regras de utilização.

“O evento é para ser alegre e uma opção de lazer para público de todas as idades. Os pais e responsáveis podem levar as crianças para brincar e se divertir, pois o acesso aos brinquedos e trenzinho será gratuito”, observa o secretário.

O Carnaval na Praça acontece nos dias 2, 3, 4 e 5 de março, no Jardim Público, com entrada gratuita. No sábado (2) e segunda-feira (4) o evento acontece das 18h às 22 horas e, domingo (3) e terça-feira (5), das 16h às 22 horas.

No sábado o público irá conferir marchinhas, apresentação da banda Batuque da Nega, Jeito Simples e escola de samba Grasifs – Voz do Morro. No domingo o grupo Tem Fuzuê, A Casamba e Jorge Soares e banda. Segunda-feira será a vez da escola Samuca, novamente Batuque da Nega e banda Balaio de Gato. E na terça-feira, último dia do evento, o público confere Tem Fuzuê, escola de samba Unidos da Vila Alemã (UVA) e mais uma vez, Jorge Soares e banda.

Trechos no entorno do Jardim Público serão interditados para realização do Carnaval na Praça

Para garantir uma diversão segura durante a realização do Carnaval na Praça, que acontece nos próximos dias 2, 3, 4 e 5 no Jardim Público, o trânsito precisará sofrer alteração. Sábado, domingo e terça-feira o fechamento de vias será realizado a partir das 13 horas e, na segunda-feira, a partir das 15 horas. A liberação do trânsito está prevista para ocorrer por volta das 23 horas. O evento é uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

Conforme a Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, as interdições serão feitas na Rua 4 com Avenida 2 até a Avenida 3; Avenida 3 até Rua 3; Rua 3 até Avenida 2 e Avenida 2 da Rua 3 até a Rua 4. O trânsito fluirá na diagonal, assim, quem desce pela Avenida 2 terá que virar na Rua 3; quem pega a Rua 4 descerá a Avenida 2; que estiver na Avenida 3 desce a Rua 4 e os motoristas que estiverem na Rua 3 deverão subir pela Avenida 3.

De acordo com o titular da Setur, Ronald Penteado, a interdição no trânsito visa garantir a segurança do público. “O objetivo é garantir a segurança do público presente ao Carnaval na Praça, para que as famílias, crianças e idosos possam transitar com segurança sem correr risco de acidente. Agradeço de antemão a compreensão da população nesses dias específicos”, comenta o secretário.

O acesso ao evento para os pedestres será realizado em quatro pontos de entrada: Avenida 3 com Rua 3; Rua 3 com Avenida 2; Rua 4 com Avenida 3 e Rua 4 com Avenida 2. Em todas as entradas haverá revista para evitar quaisquer tipos de transtorno. É proibida a entrada com bebidas, alimentos, latas, garrafas e spray de espuma. Na área interna do evento também haverá patrulhamento da Guarda Municipal e seguranças. A Polícia Militar atuará nas imediações do Jardim Público.

Mesmo com as interdições para a realização do evento, neste sábado (2) o comércio funciona das 8 às 15 horas e segunda e quarta-feira das 12 às 18 horas, conforme o Sindicato do Comércio Varejista de Rio Claro.

O Carnaval na Praça acontece nos dias 2, 3, 4 e 5 de março, no Jardim Público, com entrada gratuita. No sábado (2) e segunda-feira (4) o evento acontece das 18 às 22 horas e, domingo (3) e terça-feira (5), das 16 às 22 horas.

No sábado o público irá conferir marchinhas, apresentação da banda Batuque da Nega, Jeito Simples e escola de samba Grasifs – Voz do Morro. No domingo o grupo Tem Fuzuê, A Casamba e Jorge Soares e banda. Segunda-feira será a vez da escola Samuca, novamente Batuque da Nega e banda Balaio de Gato. E na terça-feira, último dia do evento, o público confere Tem Fuzuê, escola de samba Unidos da Vila Alemã (UVA) e mais uma vez, Jorge Soares e banda.

Eventos de carnaval terão coleta seletiva

Cooperativa Novo Tempo fará recolha de recicláveis no desfile do Bloco da Saudade e no Carnaval na Praça.

Em ação ambiental da prefeitura, Rio Claro terá coleta seletiva de recicláveis durante eventos de carnaval. O trabalho será feito a partir desta quinta-feira (28), no desfile do Bloco da Saudade, e prossegue nos quatro dias de atividades do Carnaval na Praça, programados para o sábado (2), domingo, segunda e terça-feira no Jardim Público. “Faremos o gerenciamento do material reutilizável simultaneamente a atividades carnavalescas”, comenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Gobbi. “Com isso esperamos reduzir a quantidade de resíduos nas ruas devido os festejos e garantir a destinação correta de vários tipos de materiais”, explica.

Durante essas atividades as equipes de recolha de recicláveis trabalharão no local a partir das 18 horas, e ficarão até o encerramento de cada noite de festa. Neste carnaval, o serviço será feito por intermédio da cooperativa Novo Tempo, que mobilizará cerca de 60 pessoas entre os que estarão recolhendo os recicláveis, motoristas e equipe que trabalhará na sede do grupo recebendo e preparando o material.

De acordo com o diretor do departamento de Resíduos Sólidos da prefeitura, Willian de Oliveira, o município começou a adotar esse padrão de serviço de olho nos ganhos ambientais e nos benefícios às famílias que integram as cooperativas de reciclagem do município. “Fizemos divisão de trabalho para recolha de recicláveis com base em eventos previstos para o longo do ano, de maneira a atender as duas cooperativas que atuam no município”, esclarece.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também pede a colaboração da comunidade em relação ao recolhimento de recicláveis nos bairros, pois haverá mudanças durante o carnaval. O serviço será normal no sábado (2), segunda-feira e  quarta-feira (6). Os moradores dos bairros para onde está programada a coleta seletiva nesses dias podem colocar o material para ser recolhido como de costume. A coleta porta a porta de recicláveis não será realizada na terça-feira (5) de carnaval. Aos domingos, a coleta seletiva não é feita nos bairros.