Empresários e profissionais do setor de implantes participam de fórum em Rio Claro

Evento está sendo realizado nesta terça-feira (8) no Claretiano Faculdade.

O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, participou nesta terça-feira (8) da cerimônia de abertura do II Fórum Nacional de Materiais na Indústria de Implantes, evento realizado com apoio da prefeitura que contou com participação de mais de 250 pessoas, 20 indústrias, além de distribuidores, instituições, médicos, autarquias e profissionais diversos.

“Tive muito orgulho em participar do evento sobre órteses, próteses e implantes, segmento em que Rio Claro é referência nacional”, comenta o prefeito Juninho da Padaria, ressaltando a importância de valorizar os empresários que acreditam e investem em Rio Claro, gerando emprego e renda na cidade.

“Esse fórum é importante para mostrar o que Rio Claro tem de melhor”, destacou Juninho colocando a prefeitura à disposição das empresas. “Nosso objetivo é que o poder público seja parceiro e facilitador em projetos e ações que visam promover o desenvolvimento de nossa cidade”, acrescenta.

Para o presidente da Câmara Municipal, André Godoy, é papel do vereador facilitar o processo de crescimento do município. “Temos muito orgulho de Rio Claro ser um pólo do segmento de órteses e próteses, com diversas empresas que geram emprego e renda na cidade, além de novas tecnologias”, comentou.

Regina Michelotti, organizadora do fórum, agradeceu o apoio da prefeitura ao evento, que reafirma Rio Claro como pólo nacional do setor de implantes. Angelo Zadra, pró-reitor do Claretiano Faculdade, observou que “nossa indústria é nosso valor, mas o mais importante são as pessoas”.

“O governo estadual está de portas abertas para colaborar com o desenvolvimento das empresas”, declarou Thiago Guimarães, do escritório regional de Campinas que no evento representou o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Também participaram da abertura o secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Ricardo Gobbi e Silva; o Ouvidor Municipal, Ricardo Naitzke; o ex-deputado estadual Aldo Demarchi; o vereador Val Demarchi; o coordenador de Relações Institucionais da Investe São Paulo, Thiago Messena; entre outros.


Participantes de vários estados estarão em RC para fórum nacional sobre implantes

Rio Claro é referência nacional na indústria de implantes médicos. Fórum será realizado na terça-feira.

Rio Claro será a sede de importante evento nacional. A segunda edição do fórum brasileiro de materiais na indústria de implantes médicos e odontológicos reunirá no município importantes segmentos dessa área na próxima terça-feira (8), no auditório do Claretiano Faculdade. “A prefeitura dá total apoio tanto às empresas que querem se instalar quando às que já estão na cidade”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Nesse sentido, é uma grande satisfação colaborar para que um evento dessa magnitude seja realizado em Rio Claro”, acrescenta, lembrando que as parcerias do município com o setor privado incluem o Programa de Desenvolvimento de Rio Claro (Proderc), que incentiva a expansão empresarial e, desde o início de 2017 até agora, já soma R$ 272 milhões de investimentos, com 38 contratos assinados e a criação de 1.574 postos de trabalho.

Organizado pela Leore Brazilian com apoio da prefeitura e Claretiano Centro Universitário, o II Fórum Nacional de Materiais na Indústria de Implantes começará às 8h30 e ao longo do dia terá extensa programação voltada a empresas do setor de implantes médicos e odontológicos, distribuidores, médicos, dentistas, acadêmicos, setores governamentais, despachantes aduaneiros e instituições financeiras. Representantes de municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro, entre outros, marcarão presença. “Rio Claro é uma referência na indústria de implantes médicos, um verdadeiro pólo brasileiro nesse segmento, e sediar o fórum nacional é um desdobramento natural da participação do município nesse mercado”, explica Leonardo dos Santos Clemente, sócio-proprietário da Leore Brazilian, empresa que organiza pelo segundo ano o evento. “Neste ano o fórum cresceu em relação a 2018, graças à parceria que estabelecemos com a prefeitura e o Claretiano Centro Universitário”, acrescenta, informando que estudantes de medicina e representantes das áreas de saúde, engenharia, comércio exterior, laboratórios de ensaios, fornecedores de matérias primas, máquinas e equipamentos, de oficinas de usinagem também estarão presentes.

O secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Ricardo Gobbi, destaca que eventos como esse fórum ajudam a divulgar positivamente o nome do município, o que contribui para atrair negócios e a estimular o desenvolvimento. “O setor de implantes médicos impacta a economia local, inclusive no ambiente de exportação e importação, o que só reafirma a vocação que nosso município tem para o setor”, explica Gobbi.

Programação

As atividades terão início às 8h30 com credenciamento dos participantes. A abertura, com participação do prefeito Juninho, está marcada para as 9h30. Das 10 horas ao meio dia será realizado o fórum governamental, com o tema “Impactos e benefícios da reforma tributária no setor”. Das 13h30 às 15 horas será realizado o fórum de materiais, com o tema “Manufatura aditiva na indústria do implante”. Das 15h30 às 17 horas haverá o fórum médico-hospitalar, com o tema “Qual deveria ser a vida útil de sua prótese? Fatores que influenciam o resultado no longo prazo!”, com palestra do médico Rodrigo Guimarães, coordenador do grupo médico assistencial do quadril no hospital Albert Eistein. O encerramento está marcado para as 17 horas.

O auditório do Claretiano Faculdade fica na Avenida Santo Antonio Maria, 1724, Jardim Claret.

Distribuição de ikebanas sábado no Jardim Público

Arranjos montados em vivências serão entregues à comunidade.

A Semana da Primavera, em Rio Claro, chega ao fim neste sábado (28) com distribuição de mini ikebanas. Os arranjos florais foram montados em vivências realizadas na quinta e sexta-feira (27). Mais de dois mil ikebanas devem ser distribuídos a partir das 9 horas.

“Cada arranjo foi feito com muito carinho por quem participou das vivências para que as pessoas recebam com ele toda a energia positiva que emana das flores”, observa João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Nas vivências os participantes aprenderam técnicas para fazerem as flores durarem mais, desde o preparo da flor até os cuidados que devem ser adotados posteriormente. “As flores transmitem felicidade”, destaca a professora Mônica Dematte, da Academia Sanguetsu.

A duração de um mini ikebana varia de acordo com a flor e o ambiente. Se cuidado adequadamente, com irrigação diária, o arranjo pode durar até uma semana.

As atividades estão inseridas na Semana da Primavera, realizada pela prefeitura, Câmara Municipal e Fundação Mokiti Okada.

A partir dos significados que envolvem o ikebana, o vereador André Godoy, presidente da Câmara Municipal, encaminhou projeto de lei para que seja instituído o Dia Municipal do Ikebana, comemorado em 23 de setembro. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo já acolheu iniciativa semelhante, instituindo o “Dia do Ikebana” no estado a partir de propositura do então deputado Aldo Demarchi, autor do projeto que resultou em lei em 1997.


Vivências ensinam arte do ikebana em Rio Claro

Atividades prosseguem na sexta-feira (27) das 8 às 10 horas e das 14 às 16 horas.

Com técnicas para fazerem as flores durarem mais, levando beleza e purificando os ambientes, vivências foram realizadas em Rio Claro para ensinar a arte do ikebana. “A flor carrega a missão de levar felicidade para as pessoas”, explica a professora Mônica Dematte, da Academia Sanguetsu.

Na quinta-feira (26) foram realizadas vivências nos períodos da manhã e da tarde e quem não pôde estar presente terá oportunidade de participar na sexta-feira (27). As vivências serão realizadas das 8 às 10 horas e das 14 às 16 horas, no paço municipal.

“Pessoas de qualquer idade podem participar”, informa Angelica Vitor, monitora de ikebana. Na quinta-feira cerca de 30 alunos da escola Marcelo Schmidt estiveram no paço municipal e puderam montar seus mini ikebanas. A estudante Gabriele foi embora feliz com o arranjo que levaria para a avó. Já o aluno Vitor deixará o seu ikebana no quarto para que possa cheirar a flor. No rosto de Alice o sorriso em forma de alegria. “Nunca tinha feito e adorei”, disse a estudante. No Núcleo Administrativo Municipal alunos da escola Monsenhor Martins participaram das atividades.  

O objetivo das vivências é proporcionar às pessoas conhecimento para que todos possam manter um arranjo floral em casa. São ensinados desde o preparo da flor até os cuidados que devem ser adotados. Crisântemos e tuias foram os escolhidos, mas todos os tipos de flores e folhagens podem ser utilizados. “O mais importante é o sentimento que a pessoa transmite ao fazer o ikebana”, comenta a monitora Fabiana Gibrail Tannus. A quantidade também não importa. “Uma flor é suficiente para alegrar o ambiente”, reforça a monitora Helena Brunelli.

Além do arranjo para levar para a casa, cada participante da vivência faz ao menos mais um para que no sábado (28) seja distribuído no Jardim Público. “Com as flores, a comunidade levará para a casa sentimentos positivos de luz, amor e felicidade”, observa o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. A estimativa é de que sejam entregues mais de dois mil mini ikebanas.

A duração de um mini ikebana varia de acordo com a flor e o ambiente. Se cuidado adequadamente, com irrigação diária, o arranjo pode durar até uma semana. Na montagem são dedicados poucos minutos. “Todos estão convidados a participar”, destaca Luciana Engle, que supervisiona as vivências.

As atividades estão inseridas na Semana da Primavera, realizada pela prefeitura, Câmara Municipal e Fundação Mokiti Okada.

A partir dos significados que envolvem o ikebana, o vereador André Godoy, presidente da Câmara Municipal, encaminhou projeto de lei para que seja instituído o Dia Municipal do Ikebana, comemorado em 23 de setembro. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo já acolheu iniciativa semelhante, instituindo o “Dia do Ikebana” no estado a partir de propositura do então deputado Aldo Demarchi, autor do projeto que resultou em lei em 1997.

Na Semana da Primavera, Rio Claro tem vivências para ensinar arte de ikebanas

Programação foi aberta na terça-feira (24) com exposição.

Com a beleza das flores, em exposição de ikebanas, Rio Claro abriu na terça-feira (24) a Semana da Primavera, organizada pela Fundação Mokiti Okada em parceria com a Prefeitura e Câmara Municipal. Dez arranjos estão expostos no saguão do paço e podem ser vistos até sexta-feira (27). Quem se interessar e quiser conhecer mais sobre a arte milenar japonesa de arranjos florais terá a oportunidade de participar de vivências na quinta e sexta-feira, em que os participantes irão aprender a montar mini ikebanas.

“Além de trazer beleza, as flores purificam o ambiente”, observou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, convidando o público a participar das vivências. “O nosso agradecimento à Fundação Mokiti Okada por esta bela exposição em um local onde são tomadas decisões importantes, que é o paço municipal, em que certamente a presença das flores torna o trabalho mais leve”, acrescentou o prefeito, que participou do evento ao lado de Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade.

“As flores nos ajudam a ter dias melhores e, por isso em minha casa e no trabalho os ikebanas sempre estão presentes”, comentou o presidente da Câmara Municipal, André Godoy, que encaminhou projeto de lei para que seja instituído o Dia Municipal do Ikebana, a ser comemorado em 23 de setembro. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo já acolheu iniciativa semelhante, instituindo o “Dia do Ikebana” no estado a partir de propositura do então deputado Aldo Demarchi, autor do projeto que resultou em lei em 1997, conforme André Godoy lembrou na abertura da Semana da Primavera.

O ex-deputado Aldo Demarchi falou da satisfação de ter sido, em seu primeiro mandato, o autor do projeto de lei em questão. “É gratificante ver que o município trabalha para que seja criada a lei também em âmbito municipal”, disse Demarchi.

Representante da Fundação Mokiti Okada em Rio Claro, Daniel Gibrail Tannus levou ao público os significados de beleza e purificação que estão atrelados às flores, para que, na sequência fosse realizada demonstração de montagem de ikebanas, feita pela professora Mônica Dematte, da Academia Sanguetsu.

Também participaram do evento Paulo Henrique Valles de Oliveira, do Johrei Center Piracicaba; Silvio Martins, chefe de gabinete do prefeito Juninho; os vereadores Val Demarchi e Hernani Leonhardt; alunos da escola Marcelo Schmidt; e participantes do grupo de melhor idade Olinda.

As vivências para ensinar as pessoas a montarem mini ikebanas serão realizadas na quinta e sexta no paço municipal em dois horários: das 8 às 10 horas e das 14 às 16 horas.  Na quinta-feira a mesma atividade também será realizada no Arquivo Público e Histórico, que fica no Núcleo Administrativo Municipal. Informações podem ser obtidas pelo telefone 156. Não é necessária inscrição prévia. “Para participar basta vontade de aprender”, destaca a professora Mônica. No sábado (28) haverá distribuição de mini ikebanas no Jardim Público. A expectativa é de que sejam distribuídas mais de dois mil exemplares de mini ikebanas.

Exposição de ikebanas abre Semana da Primavera

Abertura será às 15 horas desta terça-feira (24) no paço municipal. Atividade é gratuita.

Rio Claro abre nesta terça-feira (24) a Semana da Primavera. A partir das 15 horas o público poderá conferir gratuitamente exposição de ikebanas (estilo sanguetsu). A atividade será realizada no paço municipal.

“Vamos receber a estação das flores com programação especial em várias atividades com ikebanas”, observa João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, referindo-se à arte milenar japonesa de arranjos florais com importante valor cultural e artístico.

A exposição no Paço Municipal poderá ser visitada até sexta-feira. Na quinta e sexta-feira serão feitas vivências para ensinar as pessoas a montarem mini ikebanas. E, no sábado (28), haverá distribuição de mini ikebanas no Jardim Público. A Semana da Primavera é realizada pela prefeitura, Câmara Municipal e Fundação Mokiti Okada.

A partir dos significados que envolvem o ikebana, o vereador André Godoy, presidente da Câmara Municipal, encaminhou projeto de lei para que seja instituído o Dia Municipal do Ikebana, a ser comemorado em 23 de setembro. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo já acolheu iniciativa semelhante, instituindo o “Dia do Ikebana” no estado a partir de propositura do então deputado Aldo Demarchi, autor do projeto que resultou em lei em 1997.

Rio Claro deve ter Dia do Ikebana

Arte milenar será destaque na Semana da Primavera.

A Primavera começa na semana que vem e para receber a estação mais colorida do ano, Rio Claro terá programação especial. A comunidade rio-clarense poderá conhecer mais sobre ikebanas, arte milenar japonesa de arranjos florais com importante valor cultural e artístico. Um dos principais difusores dessa modalidade artística foi o filósofo espiritualista Mokiti Okada.

“Ikebana é a arte de arranjar flores, ramos e galhos naturais numa composição evidenciando-lhes a beleza”, explica a Fundação Mokiti Okada, segundo a qual “a contemplação e a prática da Ikebana (vivificação floral) Sanguetsu conduz o ser humano ao autoconhecimento e à harmonia interior, desenvolve a sensibilidade e o senso estético bem como eleva a espiritualidade”.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, convida a população a participar dos eventos que irão integrar a Semana da Primavera. “Com a beleza das flores e a grandeza da arte vamos celebrar o início de um novo ciclo”, comenta o prefeito Juninho.

A partir dos significados que envolvem o ikebana, o vereador André Godoy, presidente da Câmara Municipal, encaminhou projeto de lei para que seja instituído o Dia Municipal do Ikebana, a ser comemorado em 23 de setembro.

“Por meio de combinações florais, o ikebana favorece um estado de equilíbrio psicológico e espiritual, sendo usado inclusive como terapia ocupacional”, destaca Godoy.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo já acolheu iniciativa semelhante, instituindo o “Dia do Ikebana” no estado a partir de propositura do então deputado Aldo Demarchi, autor do projeto que resultou em lei em 1997.

A Semana da Primavera será aberta com exposição de Ikebanas (estilo sanguetsu) na terça-feira (24) às 15 horas no paço municipal. Nos dias 26 e 27 serão feitas vivências para ensinar as pessoas a montarem mini ikebanas. E, no sábado (28), haverá distribuição de mini ikebanas no Jardim Público. A Semana da Primavera é realizada por prefeitura, Câmara Municipal e Fundação Mokiti Okada.

Apresentação musical na Praça Dalva de Oliveira retoma horário das 19h

As apresentações musicais na Praça Dalva de Oliveira voltam ao horário habitual a partir deste domingo (15), ou seja, das 19h às 21 horas. Com o clima mais quente, o público que prestigia o projeto musical fez a solicitação e o secretário de Esportes e Turismo (Setur), Ronald Penteado, mais uma vez atendeu ao pedido dos freqüentadores. Assim, quem quiser ouvir música de qualidade e se divertir em um ambiente familiar, basta chegar à praça todo domingo, a partir das 19 horas. A entrada é aberta ao público.

Neste domingo o músico Amauri leva ao público canções que fizeram e ainda fazem sucesso junto aos ouvintes. Músicas que ficaram eternizadas na voz de grandes cantores como o rei Roberto Carlos. No repertório, canções como “Esse cara sou eu”, “Detalhes” e “Emoções”. Também presente no repertório do músico, estão “Somos Iguais”, “Nem às Paredes Confesso”, “Ave Maria do Morro”, “A Volta do Boêmio”, “Sampa”, “Tarde em Itapuã” e “Trem das Onze”.

O retorno do protejo musical na Praça Dalva é uma iniciativa da Prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

As apresentações musicais no local são realizadas todos os domingos, gratuitamente, das 19h às 21 horas. A praça fica na Avenida Tancredo Neves com Rua 14.

Rio Claro tem ato cívico pela Independência do Brasil

Solenidade foi realizada na sexta-feira (6) no paço municipal.

Ato cívico foi realizado em Rio Claro na manhã de sexta-feira (6) em comemoração aos 197 anos da Independência do Brasil, celebrada no sábado, 7 de setembro. Autoridades civis e militares participaram da solenidade, na qual foram cantados os hinos Nacional, de Rio Claro e da Independência.

“A data nos chama à reflexão da independência do Brasil e do que temos feito para a independência que queremos e isso se dá a partir de atitudes que fazem a diferença”, disse o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Temos trabalhado com outras esferas de governo e instituições para realizações que favorecem o desenvolvimento de Rio Claro”, acrescentou o prefeito Juninho, observando que essa é uma luta de todos, em que é fundamental que haja uma sociedade fortalecida.

André Godoy, presidente da Câmara Municipal destacou a importância das instituições. “Cabe-nos valorizar a história e o civismo e as instituições são fundamentais para que tenhamos consciência civil”, observou Godoy.

Retrospecto da Independência do Brasil foi lembrado por Pedro Zonta, presidente do Clube 21 Irmãos Amigos, que na solenidade esteve acompanhado da esposa Marcia Zonta. “A data é um marco na história do Brasil, relatada em livros, e é importante que todos a conheçam, porque é conhecendo o passado que se faz o presente e se constrói o futuro”, discursou Zonta.

Atiradores do Tiro de Guerra fizeram a entronização das bandeiras, iniciando o ato cívico, que também teve participação de alunos da escola Marcelo Schmidt.

Também estiveram presentes os vereadores Geraldo Voluntário, Irander Augusto e Adriano La Torre; Marco Antonio Bellegamba, secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário; o ex-deputado Aldo Demarchi; delegado Rodrigo Marcelo Porto; tenente-coronel Luís Roberto Moreira Filho, comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar do Interior; tenente Larissa Marcucci Sanches, da Polícia Militar Rodoviária; tenente Fábio Henrique Giovani, do Corpo de bombeiros; subtenente Wagner Firmino da Silva, do Tiro de Guerra; subtenente Robinson Alexandre Boeck, do Tiro de Guerra; Rosana Aparecida Magri e Sérgio Luiz Magri, do Lions Clube de Rio Claro; e pastor Wagner Geraldo Tscherne, presidente do Conselho de Pastores Evangélicos de Rio Claro.

Brincadeira e serviços gratuitos em Ajapi nesse domingo

Atividades serão realizadas das 13 às 17 horas na Paróquia do distrito.

Mais uma edição do evento “Resgatando o Brincar” será realizada no domingo (31) em Rio Claro. Desta vez a atividade será realizada no distrito de Ajapi, das 13 às 17 horas, no pátio da Paróquia Santo Antonio na Avenida José Luccas Rosa, 365. Toda a comunidade está convidada a participar do evento que tem entrada gratuita.

“É uma grande oportunidade para reunir a família e participar de várias atividades recreativas e culturais, além de ter acesso a vários serviços gratuitos”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que visitou o local na quinta-feira (28) para conferir os preparativos para o evento, acompanhado do secretário de Agricultura, Emilio Cerri, e do vereador Geraldo Voluntário, autor do projeto de lei que resultou no programa Resgatando o Brincar. “Será uma programação diversificada, com atividades de várias áreas realizadas em parceria da Câmara Municipal, prefeitura, voluntários e outros parceiros”, destaca o vereador.

A programação do Resgatando o Brincar inclui diversas ações e serviços. As crianças poderão se divertir com brinquedos, atividades recreativas combrincadeiras tradicionais, pintura de rosto e práticas esportivas como capoeira, judô e ciclismo. Entre uma brincadeira e outra, os pequenos poderão se deliciar com pipoca e algodão que serão distribuídos gratuitamente.

O evento contará ainda com música, cinema de rua com exibição do filme Valente, intervenção artística, oficina de carrinhos de rolimã, instalação de antenas anticerol em motocicletas, troca e doação de livros, conscientização e prevenção a doenças, confecção de pipas, testes de saúde, participação do canil da Guarda Civil Municipal (GCM) e incentivo a adoção responsável de animais.

Haverá também corte de cabelo de graça, mas as crianças precisam de autorização dos pais ou responsáveis para mudar o visual. Ainda no ramo da beleza, serão disponibilizados serviços de manicure e confecção de tranças de cabelo. A comunidade poderá trocar dois litros de óleo usado por verduras e haverá também circuito de atividades realizado para trabalhar a parte motora e sensorial das pessoas com deficiência.