Prefeitura inicia construção de Espaço Família na região do Araucária

Área de lazer ficará na Rua Jacutinga com avenidas 64 e 60.

Sucesso entre moradores de Rio Claro, os espaços família começam a ganhar mais uma unidade, que será instalada na região do Jardim Araucária e Jardim Azul. O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, acompanhou os serviços de terraplenagem nesta sexta-feira (24) ao lado do secretário de Esportes, Ronald Penteado, na Rua Jacutinga entre as avenidas 64 e 60.

“As crianças e seus pais terão mais uma opção gratuita para saírem de casa e passarem momentos agradáveis ao ar livre, entre familiares e amigos”, destaca Juninho. A obra é realizada num trabalho conjunto das secretarias municipais de Esporte, Obras e Agricultura. “O principal objetivo com o Espaço Família é criar condições para a ocupação saudável das áreas públicas e para o bem-estar de crianças e adultos”, acrescenta Juninho. Os vereadores Seron e Julio Lopes também apresentaram pedidos da comunidade para que a prefeitura realizasse a melhoria.

Rio Claro já tem quatro espaços família. O mais recente, que recebeu o nome de “Sylvio Scotton”, foi entregue em dezembro no Jardim Guanabara. Os demais ficam na praça Dalva de Oliveira, no Jardim Claret; praça Aderval Gonçalves no Jardim Inocoop; e distrito de Assistência. Outro Espaço Família está em fase de instalação no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), no bairro Mãe Preta.

Playground, academia ao ar livre e ampla área de lazer são alguns dos destaques do Espaço Família que está sendo construído no Jardim Araucária. Também haverá um brinquedo adaptado para crianças cadeirantes, uma novidade que chegou com o Espaço Família do Guanabara. “A atenção às pessoas com deficiência tem sido um tema muito importante em nossa administração e tornar os espaços família locais de inclusão é exemplo de nossos esforços nesse setor”, comenta o prefeito Juninho.

Termina quarta-feira prazo para proprietários limparem terrenos baldios

Quem não providenciar a limpeza terá que pagar por serviço realizado pela prefeitura.

Os proprietários de terrenos baldios em Rio Claro devem ficar atentos ao prazo para que providenciem a limpeza dos imóveis. A prefeitura estabeleceu como data limite o dia 22 de janeiro, quarta-feira. Quem não efetuar a limpeza e corte de mato terá que pagar pelo serviço realizado pela prefeitura.

Ao fim do prazo concedido, a prefeitura começará a realizar a limpeza e cobrar pelo serviço de capinação e roçada, conforme previsto em lei municipal. A conta será enviada aos proprietários que não cumprirem a determinação.

A cobrança será feita com base na unidade fiscal municipal que custa R$ 3,5047. Cada metro quadrado de capinação e/ou roçada terá custo de 0,50 UFMRC, mais acréscimo de 20% que corresponde à administração dos serviços. A limpeza de um terreno de 200 metros quadrados, por exemplo, custará R$ 420,56. “Além disso, a falta de limpeza desses terrenos prejudica o andamento dos trabalhos de manutenção da cidade”, explica Emilio Cerri, secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção.

Havendo impossibilidade de acesso ao lote será aplicada multa equivalente a 0,12 UFMRC por metro quadrado de terreno. A cobrança será enviada ao dono do imóvel e se o débito não for pago neste ano será inscrito na Dívida Ativa do município.

Para realizar a limpeza de terrenos baldios particulares, a prefeitura dividiu o município em 25 setores que podem ser consultados no edital publicado no Diário Oficial do dia 3 de janeiro. Os serviços serão executados conforme as necessidades de cada bairro, priorizando os pontos mais críticos. A prefeitura destaca que os proprietários devem manter seus terrenos limpos e em ordem o ano todo.

Jardim Guanabara ganha campo de futebol

Local estava sendo utilizado para descarte irregular de lixo.

A prefeitura de Rio Claro está providenciando uma área de lazer para moradores do Jardim Guanabara e região. O bairro está ganhando campo de futebol em terreno localizado na Avenida 6 entre as ruas 6 e 7 do Guanabara. O local antes era utilizado para descarte irregular de lixo. A terra já foi preparada e o plantio de grama já começou. “Essa é mais uma área de lazer para a comunidade da região do Guanabara, que ganhou recentemente Espaço Família com playground, quadra e academia ao ar livre”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que visitou o local nesta quarta-feira (15).

Os trabalhos estão sendo realizados por equipe da Secretaria Municipal da Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção. “Com essa intervenção, essa área ficará mais agradável e os moradores terão mais uma alternativa de lazer saudável”, comenta o o titular da pasta, Emílio Cerri, que esteve com o prefeito na visita ao local, junto com o vereador Adriano La Torre, que também fez solicitações para que o campo de futebol fosse implantado naquela área.

De acordo com La Torre, a iniciativa também representa um estímulo à prática de esportes. “Temos trabalhado no sentido de ampliar o acesso da comunidade a equipamentos públicos que levem saúde, lazer e convivência saudável aos moradores, e áreas esportivas atendem a esses critérios”, comenta.

Prefeitura melhora trechos de estradas rurais mais prejudicados pela chuvas

Trabalho é realizado na estrada de Itapé e outras vias também serão atendidas.

Trechos da estrada rural de Itapé, em Rio Claro, estão recebendo manutenção da prefeitura. As chuvas dos últimos dias pioraram muito as condições da via e desde a semana passada a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção atua para melhorar os segmentos que foram mais afetados. “Temos dedicado atenção especial às estradas rurais desde o início de nossa administração e esses cuidados são intensificados nos períodos de chuva, que são os que mais prejudicam essas vias”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura, Emílio Cerri, os serviços em Itapé ainda devem durar mais dois dias, se as chuvas não interromperem o trabalho. “Depois, vamos trabalhar nas estradas rurais da Mata Negra, Fazendinha e Santana do Urucaia”, informa.

De acordo com Cerri, os trabalhos estão concentrados nos trechos mais críticos dessas estradas. “Estamos colocando pedras para melhorar a trafegabilidade desses pontos e reduzir os transtornos causados pelas chuvas”, explica. “Esse período é o que traz mais desafios para manter as estradas rurais em ordem”, completa.

Prefeitura limpa canteiros centrais no Novo Wenzel

Município começa no próximo dia 27 a limpar terrenos baldios e mandar a conta aos donos faltosos.

A prefeitura de Rio Claro está concluindo nesta semana ação nos bairros Bonsucesso e Novo Wenzel. A limpeza de canteiros centrais teve início na semana passada e deve terminar nos próximos dias, se não houver imprevistos com as chuvas. Mesmo com o tempo instável, o serviço segue sendo realizado em toda a cidade, com trabalhos intensificados das equipes de manutenção.

“As condições do clima são adversas e por isso nossos servidores redobram os esforços para que o trabalho seja feito com qualidade”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que acompanhou parte dos serviços na terça-feira (14) junto com o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, Emílio Cerri.

De acordo com Cerri, um dos motivos deste período ser mais difícil para a manutenção da cidade é o fato de que, com mais chuvas e exposição ao sol, o mato cresce muito rápido. “Atendemos toda cidade com esses serviços e, quando retornamos aos primeiros locais, o mato geralmente já está alto”, relata. “Mesmo com essa situação, seguimos trabalhando firme nas ações de limepza e manutenção”, acrescenta.

O secretário de Agricultura lembra ainda que a comunidade pode ajudar, fazendo o descarte correto de materiais e mantendo seus imóveis limpos. No próximo dia 27 a prefeitura começa a fazer a limpeza de terrenos baldios particulares abertos. O edital dando prazo de 20 dias para os proprietários fazerem o serviço foi publicado no início deste mês. Quando a prefeitura faz o serviço, a conta é enviada aos donos faltosos, que vão pagar mais caro pelo trabalho.

“O ideal é que cada um cuide de seu terreno”, explica Cerri. “Quando a prefeitura precisa limpar terrenos particulares, gasta mais tempo para fazer a manutenção da cidade e das áreas, vias e logradouros públicos”, completa, pedindo a colaboração de todos.

Prefeitura faz limpeza e manutenção em praça na Av. Ulysses Guimarães

Equipes de limpeza trabalham em sistema de rodízio para atender toda a cidade.

A prefeitura de Rio Claro está realizando serviços de manutenção em praça localizada na Avenida Ulysses Guimarães com a Avenida 24 no bairro Bela Vista. O local está recebendo limpeza, corte de grama, poda de árvores, varrição e recolhimento dos resíduos espalhados pela praça. “O trabalho visa proporcionar um espaço mais seguro e agradável para uso da população”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

A ação faz parte do cronograma de serviços da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção. “Os serviços realizados na praça estão sendo executados dando continuidade à nossa programação de atividades diárias em toda a cidade. Nossas equipes trabalham em sistema de rodízio para atender todo o nosso município”, informa o secretário municipal de Agricultura, Emilio Cerri, que pede a colaboração da comunidade na conservação do espaço público.

De acordo com o secretário, os trabalhos devem prosseguir até o final da semana com extensão dos serviços de limpeza ao longo da Avenida Ulysses Guimarães, passando pelo anel viário até a Avenida 80, na região do São Miguel.

Manter as praças limpas e adotar ações que tornam mais vistosos os canteiros das principais vias públicas da cidade tem sido um compromisso do governo municipal. A população pode colaborar fazendo o descarte correto do lixo. O município tem disponível seis ecopontos, coleta de lixo domiciliar que atende os bairros três vezes por semana, coleta seletiva de lixo e cata bagulho que recolhe móveis velhos e materiais inservíveis. O calendário desses serviços pode ser consultado no site da prefeitura pelo endereço www.rioclaro.sp.gov.br.

Proprietários têm até dia 22 para limparem terrenos baldios

Quem não providenciar a limpeza terá que pagar por serviço realizado pela prefeitura.

A prefeitura de Rio Claro estabeleceu prazo para que os proprietários de terrenos baldios façam a limpeza de seus imóveis. Quem não efetuar a limpeza e corte de mato até o dia 22 deste mês terá que pagar pelo serviço realizado pela prefeitura. As regras constam de edital publicado no Diário Oficial do Município na edição do dia 3 de janeiro.

Terminado o prazo concedido, a prefeitura começará a realizar a limpeza e cobrar pelo serviço de capinação e roçada, conforme previsto em lei municipal. “A conta será enviada aos proprietários que não cumprirem a determinação”, explica Emilio Cerri, secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção.

A cobrança será feita com base na unidade fiscal municipal que custa R$ 3,5047. Cada metro quadrado de capinação e/ou roçada terá custo de 0,50 UFMRC, mais acréscimo de 20% que corresponde à administração dos serviços. A limpeza de um terreno de 200 metros quadrados, por exemplo, custará R$ 420,56.

Havendo impossibilidade de acesso ao lote será aplicada multa equivalente a 0,12 UFMRC por metro quadrado de terreno. “A cobrança será enviada ao dono do imóvel e se o débito não for pago neste ano será inscrito na Dívida Ativa do município”, explica Cerri.

Para realizar a limpeza de terrenos baldios particulares, a prefeitura dividiu o município em 25 setores que podem ser consultados no edital. Os serviços serão executados conforme as necessidades de cada bairro, priorizando os pontos mais críticos. A prefeitura destaca que os proprietários devem manter seus terrenos limpos e em ordem o ano todo.

Feira Corujão não tem edição na terça-feira, véspera de Ano Novo

Feira é realizada na Central do Agronegócio, antigo Espaço Livre da Vila Martins.

A Feira Corujão de Rio Claro não terá edição na terça-feira, 31, véspera de Natal. Nessa sexta-feira (27) e na próxima (3) a feira será realizada normalmente, a partir das 17h30. Também conhecida como Feira do Produtor Rural, a atividade é referência para consumidores que procuram produtos de qualidade, agroecológicos, com preços acessíveis.

A Feira Corujão é realizada na Central do Agronegócio de Rio Claro, antigo Espaço Livre da Vila Martins, na Rua 3-A com Avenida 46-A.

Frutas, verduras, legumes e ovos são alguns dos produtos comercializados, assim como mel puro, cachaças, licores artesanais e vários outros itens.

A Feira Corujão, que oferece bons preços, virou espaço de convivência frequentado semanalmente por centenas de pessoas. Em datas especiais também é palco de atrações culturais para toda a família.

Feira Corujão não tem edição na terça-feira, véspera de Natal

Feira é realizada na Central do Agronegócio, antigo Espaço Livre da Vila Martins.

A Feira Corujão de Rio Claro não terá edição na terça-feira, 24, véspera de Natal. Nessa sexta-feira (20) e na próxima (27) a feira será realizada normalmente, a partir das 17h30. Também conhecida como Feira do Produtor Rural, a atividade é referência para consumidores que procuram produtos de qualidade, agroecológicos, com preços acessíveis.

A Feira Corujão é realizada na Central do Agronegócio de Rio Claro, antigo Espaço Livre da Vila Martins, na Rua 3-A com Avenida 46-A.

Frutas, verduras, legumes e ovos são alguns dos produtos comercializados, mel puro, cachaças, licores artesanais e vários outros itens.

A Feira Corujão, que oferece bons preços, virou espaço de convivência frequentado semanalmente por centenas de pessoas. Em datas especiais também é palco de atrações culturais para toda a família. 

Praça São Benedito está sendo revitalizada

Trabalho é feito em parceria com a BRK Ambiental, que aderiu ao programa Adote uma Praça.

Mais uma tradicional praça de Rio Claro está sendo revitalizada e mais uma vez o avanço chega graças a articulação da prefeitura com a iniciativa privada. “Há poucos dias entregamos a nova iluminação do Jardim Público em parceria com a Rio Claro Empreendimentos Imobiliários e é com muito orgulho que em breve entregaremos, em parceria com a BRK Ambiental, melhorias na praça São Benedito, que ficará mais bonita como merece esse símbolo urbano rio-clarense”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, durante visita ao local na quarta-feira (18) junto com representantes da BRK, que firmou convênio com o município pelo programa Adote uma Praça.

Enquanto a empresa providencia novo paisagismo, a prefeitura também trabalha no local, realizando serviços de manutenção. “Nesta quinta-feira retornaremos à praça São Benedito para iniciar a poda de árvores, serviço que realizamos em toda cidade”, informa o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Manutenção de Paisagismo, Emílio Cerri. Já a recuperação e melhorias paisagísticas começaram há cerca de duas semanas, conforme explica a BRK. “As intervenções paisagísticas respeitam a história da praça”, informa Mariana Sanches, da área comercial, que esteve na praça acompanhada de Talita Requena, do setor de comunicação da empresa.

A BRK Ambiental explica ainda que, após a conclusão do paisagismo, vai desenvolver atividades socioambientais e projeto de resgate da relevância histórica da praça São Benedito. Os trabalhos da empresa no local começaram com estudo fitossanitário, um inventário das árvores com informações detalhadas dos 201 indivíduos arbóreos e arbustivos do local.

Com uma política de trabalho conjunto, buscando parcerias, a prefeitura tem conseguido avanços em vários setores, e um deles é a da recuperação do patrimônio histórico e urbano da cidade. Além da iluminação do Jardim Público e revitalização da praça São Benedito, melhorias recentes nessa área incluem a entrega da restauração do Museu Histórico e o plantio de nova Árvore da Liberdade, um dos símbolos da República, em frente ao Fórum. Nesta semana a prefeitura anunciou a restauração do Anjo da Concórdia, no Jardim Público, com apoio de um grupo de rio-clarenses e nesta quarta-feira começou a reforma do telhado da centenária estação ferroviária, com recursos do governo federal.