Alunos de escola municipal realizam plantio de árvore

Mesmo grupo de alunos fizeram plantio na escola há 4 anos.

Alunos da Escola Municipal Ephraim Ribeiro dos Santos, na Vila Cristina, com o apoio do Departamento de Silvicultura, da Secretaria Municipal de Agricultura, realizaram na terça-feira (08), o plantio de uma árvore da espécie Oiti.

Alunos do 1º e 5º anos participaram do plantio, já tradicional na escola, pois os mesmos alunos que hoje estão no 5º ano, em 2019 realizaram o plantio de um Ipê Roxo.

“Espero que essa tradição de plantio de árvores continue a inspirar os alunos da escola e a comunidade em geral a cuidar do meio ambiente e a contribuir para um futuro mais sustentável”, afirma o diretor de Silvicultura, Eduardo Barbosa.

De acordo com a Secretaria da Agricultura, o plantio de árvores por alunos, além de ajudar a melhorar o ambiente, também ensina valores importantes de sustentabilidade e cuidado com a natureza.

“A Escola Municipal Ephraim Ribeiro dos Santos está proporcionando aos alunos uma experiência prática e significativa, ao envolvê-los no processo de plantio de árvores, pois as árvores desempenham um papel vital na absorção de dióxido de carbono, na melhoria da qualidade do ar, na regulação do clima e na promoção da biodiversidade”, destaca o secretário da Agricultura, Valmir Pinton.

Prefeitura implanta horta para pacientes da Saúde Mental

Horta foi instalada na Residência Terapêutica da Saúde Mental.

Numa parceria da Fundação Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Agricultura, o município de Rio Claro implantou horta na Residência Terapêutica da Saúde Mental, localizada na Rua 15, entre as avenidas 13 e 15, no bairro Consolação.

De acordo com o Departamento Municipal de Silvicultura de Rio Claro, a ação visa proporcionar um ambiente mais acolhedor, terapêutico e consciente para os residentes.

A Residência Terapêutica é espaço de acolhimento para pessoas que passam por desafios relacionados à saúde mental e vem recebendo toda a atenção e cuidado para que ofereça apoio, conforto e segurança aos pacientes.

Para implantar a horta, o solo no quintal do imóvel recebeu preparo especial, ideal para o cultivo de uma horta.

A horta terapêutica é iniciativa que vai além de cultivar alimentos frescos e saudáveis. A horta se apresenta como ferramenta terapêutica, proporcionando benefícios físicos e emocionais aos residentes. O contato com a terra, o plantio, a rega e o cuidado com as plantas são atividades que exercitam a paciência, promovem o autocuidado, aliviam o estresse e estimulam a conexão com a natureza.

Mais de 150 sugestões nos Encontros dos Agentes Ambientais de Rio Claro

Buscar soluções simples sustentáveis foi tema das discussões dos agentes ambientes durante o mês de junho no espaço da educação.

Durante o mês de junho 907 agentes ambientais de 27 escolas municipais de Rio Claro reuniram-se para discussões que renderam mais de 150 sugestões focadas na busca de soluções simples na área da sustentabilidade ambiental.

Os encontros foram embasados por palestras e oficinas práticas, que abordaram de maneira objetiva e prática problemas ambientais que afetam diretamente a qualidade de vida.

Nos encontros, os agentes propuseram alternativas principalmente no que diz respeito à utilização de recursos naturais do planeta. Muitas das propostas sugeridas já são de amplo conhecimento, mas raramente são colocadas em prática, principalmente por falta de comprometimento ou de hábito.

Pelo olhar das crianças, atitudes que já deveriam fazer parte do cotidiano de todos fariam grande diferença na preservação ambiental, se forem de fato adotadas de forma sistemática pela maioria da população. São posturas como não jogar lixo em terreno baldio, calçadas ou rios; não maltratar os animais; cuidar dos rios; separar o material reciclável dos orgânicos; não entupir bueiros; não descartar óleo na pia; fazer hortas e plantar frutíferas em todas as escolas; separar resíduos entre recicláveis e rejeitos; e usar container em pontos da cidade para o armazenamento de resíduos orgânicos.

Nas palestras e oficinas os agentes ambientais aprenderam sobre a importância dos animais na dispersão de sementes e agentes polinizadores. As orientações foram feitas pelo ecólogo Tadeu Olivetti e por Odair Maia Junior, ambos da Secretaria Municipal da Agricultura.

O Daae também participou falando aos alunos sobre a qualidade da água, por meio da equipe composta pelos servidores Sara, Paulo e Regina.

As atividade incluíram, ainda, exposição e orientação sobre animais peçonhentos comandada por Solange Mascharpe, do setor de Educação e Comunicação da Central de Controle de Zoonoses. 

Para falar sobre os rios de Rio Claro e a importância das matas ciliares, equipe da BRK representada por Miriene Cotta, Jose Correa e Silvio Ferreira, conversaram como os agentes ambientais.

Pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leonardo Rafael de Andrade e Roberto Foresti Junior, do Centro de Formação Sala Verde, e Fernanda Arena, assistente social da pasta, também falaram aos estudantes.

A próxima ação dos agentes ambientais é apresentar as propostas em um bate-papo com o prefeito em data a ser agendada.

As atividades foram organizadas pela prefeitura por meio da Secretaria da Educação, Daae, Secretaria da Agricultura, Fundação Municipal de Saúde e Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com apoio da BRK Ambiental, secretarias municipais de Comunicação e Governo, Gabinete do Prefeito, Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal e Consórcio PCJ.

Alunos participam de visita “Cultivando Conhecimento”

Atividades envolveram alunos de escola municipal.

Nesta semana, alunos das 3ª e 5ª séries da Escola Municipal Sérgio Hernani Fittipaldi, do bairro Parque São Jorge, participaram da primeira visita monitorada “Cultivando Conhecimento”, uma parceria entre as secretarias municipais da Agricultura e da Educação.

A visita foi organizada pela coordenadoria da escola e pelo Departamento de Silvicultura, da Secretaria Municipal de Agricultura. Os alunos conheceram as dependências da secretaria, seus departamentos, passando pela Cooperativa dos Agricultores Familiares de Rio Claro e Região, responsável pelo fornecimento de frutas, verduras e hortaliças à merenda escolar do município. Depois, assistiram palestra sobre as atividades do Departamento de Silvicultura, ministrada pelo ecólogo Tadeu Olivetti. Também conheceram, no distrito de Ajapi, a Escola Agrícola Engenheiro Rubens Foot Guimarães, onde tiveram contato com a horta da escola e os animais. Os alunos estiveram ainda no Viveiro Municipal, para conhecer o trabalho de cultivo de mudas de árvores e aprender sobre a germinação de mudas e os cuidados necessários para seu desenvolvimento, além de realizarem plantio de mudas de ipês branco e amarelo.

O secretário da Agricultura, Valmir Pinton, destaca que o objetivo principal dessa visita foi promover o conhecimento sobre a agricultura sustentável e a importância da conservação do meio ambiente, proporcionando aos alunos uma experiência repleta de aprendizado e conscientização.

Rio Claro realizou 1º Encontro de Agentes Ambientais Mirins

Reunião foi realizada na sexta-feira.

Como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, Rio Claro está mobilizando seus agentes mirins. Na sexta-feira (2) foi aberto o 1º Encontro de Agentes Mirins, com o tema “Soluções Simples Sustentáveis”.

Conforme observam os organizadores, o encontro reunirá durante o mês de junho 907 agentes ambientais mirins das 27 escolas do ensino fundamental do município, tendo os alunos como protagonistas nas questões ambientais essenciais para a sobrevivência de todos, pois pertencerão  a geração que enfrentará as consequências das ações que estamos tomando agora.

As discussões têm como objetivo buscar soluções simples sustentáveis e os agentes propõem alternativas simples sustentáveis, principalmente, na utilização dos recursos naturais do planeta.

Os participantes têm a oportunidade de participar de oficinas práticas, nas quais conhecem os principais problemas ambientais que afetam nossas vidas e propõem soluções.

O evento é organizado pela Secretaria Municipal da Educação, Daae, Agricultura, Fundação de Saúde e Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com BRK Ambiental, gabinete do prefeito, secretarias municipais de Governo e Comunicação, Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal e Consórcio PCJ.

Abrigo São Vicente ganha horta com 30 canteiros

Prefeito Gustavo visitou nesta semana a horta implantada no abrigo.

Nesta semana a prefeitura de Rio Claro concluiu a instalação da horta do Abrigo da Velhice São Vicente de Paulo. “Essa ação não apenas traz um ambiente mais agradável aos idosos, mas também promove maior conexão com a natureza e alimentação mais saudável”, comenta o prefeito Gustavo, em visita à entidade junto com o vereador Hernani Leonhardt, que representou a Câmara Municipal.

O departamento de Silvicultura da Secretaria Municipal de Agricultura realizou o tratamento do solo e foram levantados 30 canteiros para o cultivo de hortaliças e legumes, sendo parte das mudas de hortaliças cedidas pela própria pasta de Agricultura.

O abrigo é referência em cuidado e atenção aos idosos, sob o comando do Padre Almarinho Lazzari, que também implantou canteiros elevados adaptados para facilitar o acesso e a participação dos idosos. “A horta no abrigo traz um valioso presente para os idosos: uma fonte de vida, saúde e alegria”, destaca padre Almarinho, destacando ainda os benefícios terapêuticos e nutricionais da horta.

Rio Claro já tem 27 hortas em escolas

Programa é organizado pela prefeitura de Rio Claro.

O Departamento de Silvicultura, da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou na semana passada a implantação de horta na Escola Municipal Sérgio Hernani Fittipaldi.

A iniciativa faz parte do programa “Horta nas Escolas”, que tem a interação direta dos alunos na formação, plantio e cultivo de verduras e hortaliças. Lançado no ano passado, o programa já abrange 27 escolas e instituições, numa parceria das secretarias municipais da Agricultura e de Educação.

Conforme ressalta Valmir Pinton, secretário municipal de Agricultura, o programa Horta na Escola é uma iniciativa valiosa que traz inúmeros benefícios para as crianças. “Além de ser uma oportunidade de aprendizado prático, a horta escolar promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, nutricionais e ambientais”, destaca.

Ao cultivarem uma horta na escola as crianças têm a oportunidade de vivenciar a jornada completa de uma planta, desde a semeadura até a colheita. Nesse processo aprendem lições valiosas sobre paciência, perseverança e responsabilidade, enquanto observam o crescimento e a transformação das plantas ao longo do tempo. Além dos benefícios educacionais, a horta escolar também proporciona momentos de interação e trabalho em equipe.

Av. Amaral Gurgel ganha mais 20 ipês roxos

Plantio foi realizado nesta semana pela prefeitura.

O Departamento de Silvicultura, da Secretaria de Agricultura, realizou nesta semana a revitalização da arborização na Avenida João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, uma das principais vias de acesso ao município. As equipes da prefeitura fizeram o plantio 20 ipês roxos, espécie predominante naquele local.

“As árvores foram plantadas nos dois lados da avenida”, informa o secretário municipal da Agricultura, Valmir Pinton, acrescentando que o plantio de árvores na entrada da cidade cria um cenário mais convidativo e acolhedor para quem chega a Rio Claro.

O secretário destaca também que as árvores podem ajudar a reduzir a temperatura local, especialmente em dias quentes, proporcionando um ambiente mais fresco e agradável para os pedestres e ciclistas que diariamente passam pelo local.

Além da recomposição da arborização, o Departamento de Silvicultura também fará a manutenção das mudas de árvores recém-plantadas, de forma adequada, com irrigação, coroamento e o controle de pragas, garantindo que permaneçam saudáveis.

Alunos da Escola Djiliah fazem plantio em horta

Atividade vem sendo desenvolvida em várias escolas municipais de Rio Claro.

Nesta semana os alunos da Escola Municipal Djiliah Camargo de Souza, no Jardim Ipê, realizaram o plantio de hortaliças na horta da escola.

O projeto “Horta nas Escolas” é desenvolvido pelo Departamento de Silvicultura da Secretaria Municipal de Agricultura em cooperação com o Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Educação. A atividade vem sendo realizada em várias escolas municipais de Rio Claro.

De acordo com o secretário de Agricultura, Valmir Pinton, a inclusão de hortas nas escolas pode trazer muitos benefícios para as crianças, incluindo educação nutricional, consciência ambiental, aprendizagem prática, habilidades de trabalho em equipe e oportunidades de atividade física.

Os organizadores do projeto lembram ainda que a horta pode ser uma forma divertida de incentivar as crianças a experimentarem novos alimentos e a se engajarem em atividades ao ar livre. A horta também pode ser usada para fins educacionais, como ensinar matemática, ciência e língua portuguesa.

Alunos plantam árvores em praça do Jardim Guanabara

Plantio teve apoio da Secretaria Municipal da Agricultura.

Nesta quinta-feira (13) alunos da Escola Estadual Prof. João Baptista Negrão Filho, do bairro Jardim Guanabara, realizaram o plantio de 20 árvores da espécie Tipuana, na praça localiza na Estrada dos Costas com a Avenida 12, no Jardim Guanabara.

A ação idealizada pelo corpo docente da escola teve a participação do Departamento de Silvicultura da Secretaria Municipal de Agricultura, e recebeu  o nome de “Projeto Cuidando da Praça”.

O Departamento de Silvicultura realizou o preparo do local, fazendo a limpeza e o preparo do solo para receberem as mudas de árvores, que foram plantadas com o auxílio dos alunos. A manutenção e os cuidados necessários para que as novas árvores se desenvolvam e se formem, produzindo sombra no playground e na academia ao ar livre, ficará a cargo dos alunos, orientados pelos professores.

Além de estimular o respeito ao meio ambiente, o projeto tem o objetivo de criar um ambiente mais saudável e acolhedor aos frequentadores da praça, além de contribuir com a educação ambiental.