Prefeito Juninho dá boas vindas ao novo comandante do CPI-9

Juninho reafirma compromisso de Rio Claro de unir forças em prol da segurança.

O CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior) de Piracicaba tem novo comandante. O coronel Willians de Cerqueira Leite Martins assumiu o posto deixado pelo coronel Érico Hammerschmidt Júnior. Na manhã desta quarta-feira (12) o prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, deu as boas vindas ao novo comandante durante a revista semanal da tropa, primeiro evento oficial de Cerqueira Leite à frente do CPI-9.

“Desejo sucesso ao novo comandante nesta nova etapa e reafirmo o compromisso de Rio Claro de integração entre as forças de segurança para continuar diminuindo os indicadores de criminalidade e aumentar a sensação de segurança da população”, disse o prefeito Juninho da Padaria, que participou do evento em Piracicaba acompanhado do vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba, e do vereador Ruggero Seron.

Na oportunidade, o prefeito salientou os avanços ocorridos em Rio Claro na área de segurança nos últimos três anos, com destaque para a diminuição dos indicadores criminais. Para a Polícia Militar foram destacadas três principais conquistas: a regularização da área da Força Tática, a implantação da atividade delegada e a doação do terreno para construção da nova sede do batalhão. “São conquistas importantes para a corporação e o município, fruto desse trabalho conjunto realizado em Rio Claro”, destacou Bellagamba, ressaltando a integração entre as forças de segurança: Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar.

O novo comandante recebeu de Rio Claro pedidos de apoio para as demandas do município, como aumento do efetivo da PM e construção da nova sede do batalhão. O coronel Cerqueira Leite observou que diminuir a criminalidade e melhorar a segurança é um grande desafio que só pode ser vencido com a participação de todos. O CPI-9 é responsável pela atuação da PM em 52 municípios da região, incluindo Rio Claro.

Período de chuvas pede cuidados da população

Tempo chuvoso também dificulta realização de serviços de manutenção.

As chuvas de verão trazem riscos que podem ser reduzidos com cuidados da comunidade. A Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário reforça orientações que ajudam a evitar problemas maiores em situações de risco relacionadas ao clima. “As chuvas mais fortes podem gerar transtornos como galhos ou árvores que caem, ruas alagadas e outros”, comenta o diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Martins Araújo. “Algumas ações simples são essenciais para evitar contratempos”, acrescenta.

O período de chuvas também dificulta a realização de vários serviços de manutenção da cidade. O tapa-buracos é especialmente prejudicado com as chuvas, pois além do aumento dos buracos, principalmente nos trechos onde a pavimentação é antiga, o serviço fica mais difícil de ser realizado com qualidade em solo úmido. O serviço de corte de mato também fica lento.

Orientações

Uma das principais dicas à comunidade é evitar contato com a água de enchentes ou alagamentos. O risco de a água estar contaminada é alto, o que pode provocar doenças. A Defesa Civil também orienta para que se mantenha produtos de limpeza e alimentos fora do alcance das águas. Se houver contato, pode haver contaminação, portanto esse material deve ser descartado. Também é importante beber somente água filtrada ou fervida.

Não se deve transitar em vias alagadas, mas, se for o caso, é recomendável que a pessoa esteja calçada. Por questão de segurança, é importante andar utilizando apoio de muros e paredes. Durante as chuvas não se deve buscar abrigo sob árvores, pelo risco de raios e de quedas de galhos ou da própria árvore.

As pessoas que forem limpar locais atingidos por água e lama devem usar botas e luvas. Não se deve nunca reaproveitar a água das enchentes. É essencial manter equipamentos elétricos longe da água e não encostar nesses equipamentos se estiverem molhados.

O descarte correto de materiais também ajuda. Lixo jogado em terrenos e vias públicas entope galerias e bocas de lobo, prejudicando o sistema de escoamento de águas das chuvas, agravando problemas de inundações.

O departamento municipal de Defesa Civil mantém um serviço de emergência 24 horas, todos os dias da semana. Os contatos podem ser feitos pela linha telefônica 199.

Guarda Civil de Rio Claro está entre as mais ativas do estado de São Paulo

Números são da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Rio Claro está na 18ª posição entre 223 municípios.

A Guarda Civil Municipal de Rio Claro está entre as 20 cidades do estado de São Paulo com maior volume de ocorrências atendidas e encaminhadas à Polícia Civil. O ranking foi apresentado no fim de semana durante a Conferência Nacional das Guardas Municipais e mostra a GCM rio-clarense na 18ª posição entre as 223 cidades paulistas que contam com guardas civis. “É mais um exemplo dos esforços de Rio Claro pela segurança, uma das prioridades de nosso governo”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “É sempre importante destacar o importante trabalho de nossos guardas municipais, pela dedicação e qualidade do atendimento prestado à população”, acrescenta.

Os números são da Secretaria Estadual de Segurança Pública e mostram que, em 2019, a Guarda Civil de Rio Claro encaminhou à polícia 579 ocorrências. Em 2018 foram 414 e em 2017, 481. “O ranking mostra claramente o importante trabalho que a Guarda Civil realiza pela manutenção da ordem pública e sua colaboração às polícias civil e militar”, ressalta o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba.

Desde que o atual governo teve início, em 2017, a prefeitura de Rio Claro vem fazendo vários investimentos na área de segurança. Duas centrais de segurança integradas foram entregues, na Avenida Tancredo Neves e na antiga estação ferroviária. A prefeitura implantou o programa Guarda Cidadã, a Patrulha Maria da Penha, a Patrulha do Idoso, os leitores automáticos de placas (LAPs) e reativou o patrulhamento rural. A Guarda Municipal ganhou 21 novos veículos, armamento e fardamento, além de cursos e treinamentos.

Na semana passada o governo municipal anunciou que vai realizar concurso público para ampliar o efetivo da corporação. A previsão é de que sejam abertas 50 vagas o que vai elevar o efetivo da GCM de 132 para 182 guardas municipais.

Novo concurso da Guarda Municipal prevê equipe contra maus-tratos de animais

Prefeitura fará concurso para contratação de mais 50 guardas municipais.


Guarda Municipal ganhou novas viaturas e ganhará novos integrantes em breve.

A prefeitura de Rio Claro vai realizar concurso com 50 vagas para a Guarda Civil Municipal (GCM). Com a ampliação do efetivo da corporação, o município terá equipe para atender ocorrências relativas aos maus-tratos de animais, e aplicar as punições quando necessárias. A medida estará prevista no edital do concurso. A ideia é ter uma viatura caracterizada para esse tipo de atendimento, como é feito com as patrulhas Maria da Penha e do Idoso.

“Com o efetivo atual da guarda não temos condições de ter esse serviço, mas com o acréscimo de mais 50 guardas poderemos oferecer à população mais esse atendimento para atender ocorrências e dar suporte aos protetores e ONGs que recebem denúncias desse tipo”, explica o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, lembrando que nos últimos três anos o município avançou muito nas questões referentes aos direitos dos animais. “Conseguimos criar um código de proteção e defesa dos animais que foi um grande ganho para a cidade, e em breve vamos inaugurar um gatil e um abrigo para animais de grande porte, e estamos trabalhando para avançar ainda mais na causa animal”, afirma.

A equipe da GCM deverá receber capacitação para conhecer as leis e normas que regem os direitos de proteção dos animais. Esse conhecimento vai auxiliar no trabalho dos profissionais em denúncias de violência e maus-tratos.

Desde o ano passado o município de Rio Claro tem lei própria que dispõe sobre a proteção e os direitos dos animais. O Código Municipal de Defesa e Proteção dos Animais estabelece regras para os cuidados com animais e cria multa de até R$ 8 mil para maus-tratos. Além disso, a lei de crimes ambientais prevê detenção de três meses a um ano para esse tipo de crime, além de multa. A pena aumenta em caso de morte do animal.

Prefeito Juninho anuncia concurso com 50 vagas para Guarda Municipal

Edital deverá ser publicado em fevereiro, com regras e data de inscrição.

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Rio Claro terá novo concurso público para ampliar o efetivo da corporação. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30) pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. O edital com as regras do certame deverá ser publicado no mês que vem. A previsão é de que sejam abertas 50 vagas o que vai elevar o efetivo da GCM de 132 para 182 guardas municipais.

“Fizemos todo um planejamento para que pudéssemos ampliar o efetivo da nossa Guarda Municipal. A corporação ganhou novas viaturas e equipamentos e agora terá mais homens para que possamos ampliar o atendimento à comunidade”, explica Juninho.

De acordo com o prefeito, a segurança no município vem apresentando resultados positivos e colocar mais guardas na rua dará continuidade a esse trabalho da GCM de apoio às polícias Civil e Militar. “Nossa vontade era ampliar ainda mais o efetivo, mas temos que observar o teto prudencial para gastos com funcionários”, ressalta.

O anúncio sobre a abertura do concurso foi recebido pela corporação. “O último concurso foi realizado há 12 anos e nesse período a população cresceu aumentando nossa demanda de trabalho”, observa o comandante da GCM, Luís Fernando Godoy. 

A ampliação do efetivo será mais uma melhoria providenciada pela prefeitura para a Guarda Municipal. Além de munição, fardamento e novos equipamentos, a prefeitura renovou a frota de veículos da corporação e investiu na capacitação dos guardas municipais oferecendo cursos e treinamentos. “A guarda realiza um trabalho essencial na cidade e com esses investimentos a corporação tem melhores condições de trabalho”, destaca Marco Antonio Bellagamba, vice-prefeito e secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário.

Além da ampliação do número de guardas municipais, a prefeitura está contratando dez agentes de mobilidade urbana que vão atuar na organização do trânsito, desafogando a Guarda Municipal.  

Jardim Público ganha nova câmera de monitoramento

Equipamento está instalado na Rua 3 com Avenida 1.

Após a renovação de seu sistema de iluminação, entregue no mês passado, e da reforma no monumento Anjo da Concórdia, o Jardim Público de Rio Claro volta a receber melhorias com a implantação de câmera de monitoramento, no cruzamento da Rua 3 com Avenida 1. “É mais uma ação para ampliar a segurança nessa que é uma das principais praças de Rio Claro”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Instalada em ponto de grande movimento, a nova câmera faz parte de uma série de ações que a prefeitura está tomando para que as famílias voltem a frequentar o Jardim Público, principalmente à noite. “O equipamento também está em local estratégico no sentido de captar imagens de uma região onde há agências bancárias e próxima ao paço municipal”, observa o secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Ricardo Gobbi.

As câmeras de monitoramento são exemplos da contribuição da prefeitura para o setor da segurança pública. Hoje são aproximadamente 30 equipamentos espalhados pelo município. “A tecnologia é uma grande aliada no combate à criminalidade”, observa o prefeito Juninho, lembrando que, além de câmaras, o município conta com dispositivos como os leitores automáticos de placas (LAP), que identificam veículos roubados ou envolvidos em situações de crime, contribuindo para maior agilidade das forças policiais.

Com novas viaturas, prefeitura amplia serviços no trânsito

São três motocicletas e duas caminhonetes. Além de veículos, prefeitura também está contratando agentes de trânsito.

Mais segurança no trânsito para os rio-clarenses. O setor de Mobilidade Urbana e Sistema Viário de Rio Claro agora conta com mais cinco novos veículos, entregues na terça-feira (21) pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. São três motocicletas e duas caminhonetes, em investimento de aproximadamente R$ 250 mil.

“É um reforço importante para as ações de orientação e organização do trânsito”, explica Juninho. “Todos os investimentos que fazemos para melhorar o trânsito têm o objetivo final de reduzir acidentes e, portanto, salvar vidas”, acrescenta, observando que Rio Claro está alcançando importantes avanços no setor de trânsito. “Ainda há muito a ser feito e estamos empenhados nisso”, afirma.

Serviços como a ampliação da sinalização de solo ganharão  maior agilidade com os novos veículos. “A utilização das novas viaturas e chegada dos agentes de trânsito que a prefeitura está contratando vão liberar os guardas civis que dão apoio a ações que exigem interdição total ou parcial do trânsito, como as pinturas de solo ou a orientação de trânsito”, comenta o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba.

A prefeitura está chamando dez agentes de Mobilidade Urbana que foram aprovados em concurso público realizado em 2018. “Eles terão como principal atividade a ordenação e disciplina do trânsito e essas novas viaturas serão essenciais nesse trabalho”, destaca o diretor municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Adilson Marques.

Os investimentos para melhorar o trânsito e tornar o tráfego mais seguro estão sendo feitos de maneira maciça desde 2017. Nesta semana a prefeitura divulgou números que  mostram redução na quantidade de acidentes e mortes no trânsito em 2019 na comparação com o ano anterior. O balanço também informa que no ano passado o município pintou quase 53 mil metros quadrados de sinalização de trânsito e implantou quase 2.300 placas de trânsito, além de atender mais de 16 mil pessoas com palestras e teatro educativo sobre o tema. 

Reunião com motoristas de aplicativos discute segurança

Encontro reuniu representantes da Guarda Municipal, Polícia Militar e poder público.

A segurança foi tema de reunião realizada na terça-feira (21) em Rio Claro. O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, recebeu motoristas de aplicativos para discutir o tema juntamente com autoridades de segurança. Assuntos envolvendo trânsito e mobilidade urbana também foram abordados.

“O município tem trabalhado muito na questão da segurança e a queda nos índices criminais é resultado deste esforço conjunto entre Guarda Municipal e polícias Civil e Militar”, destacou o prefeito Juninho, lembrando a instalação das duas Centrais de Segurança Integrada implantadas no município. “O diálogo é uma ferramenta fundamental para que possamos estudar o que pode ser feito para ampliar a segurança dos motoristas de aplicativo no desenvolvimento de suas funções”, acrescentou Juninho.

“Esse diálogo aberto nos permite conhecer melhor as necessidades dos motoristas e também possibilita que os motoristas nos auxiliem em outras questões que também envolvem segurança”, observou Marco Antonio Bellagamba, vice-prefeito e secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário.

O capitão Ludio, que juntamente com o capitão Socolowski, representou a Polícia Militar, lembrou que saber das principais demandas é importante inclusive para direcionar policiamento e traçar estratégias.

Os problemas enfrentados no dia a dia foram relatados pelos motoristas. “Vivenciamos situações em que ficamos expostos”, comentou o motorista Jean Silva, agradecendo ao prefeito pela oportunidade de discutirem o assunto.  

“A cidade precisa de quem está disposto a trabalhar, como é o caso de vocês, e essas pessoas precisam ser valorizadas”, pontuou o vereador Seron.

O comandante da Guarda Municipal, Luís Fernando Godoy, se colocou à disposição para auxiliar no que for possível.

Uma importante melhoria para os motoristas deve ser realizada em breve, que é a implantação de espaço para estacionamento próximo à rodoviária. Outra questão discutida é a identificação ou não dos veículos que realizam o serviço de transporte de passageiros por aplicativo. “Tudo tem que ser feito dentro da legalidade e estamos à disposição, para que possamos encontrar soluções que resultem em mais segurança para todos”, finalizou o prefeito Juninho. 

Rio Claro cria Comitê da Cidade Resiliente

Iniciativa visa elaboração do plano local de resiliência para diminuir riscos de desastres.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, assinou nesta terça-feira (21) decreto que cria o Comitê da Cidade Resiliente em Rio Claro, formado por integrantes do Comitê Municipal de Gestão de Risco e Gerenciamento de Desastres. Os novos membros terão a responsabilidade de elaborar o plano local de resiliência que consiste em um conjunto de ações e procedimentos que nortearão o município em busca de diminuir ou minimizar os riscos e emergências causadas por fenômenos naturais ou pela ação/omissão do homem.

“Precisamos atuar de forma preventiva para evitar desastres naturais e, em caso de ocorrências, estarmos preparados e para agir e garantir a segurança e o bem-estar das pessoas”, comenta o prefeito Juninho. “A construção da estratégia de resiliência deve ser colaborativa com o envolvimento de vários setores da cidade”, reforça Marco Antonio Bellagamba, vice-prefeito e secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, que irá presidir o Comitê da Cidade Resiliente.

O diretor da Defesa Civil, Wagner Araújo, explica que “o plano visa aumentar o grau de consciência e compromisso em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem-estar e segurança dos cidadãos”.

Caberá ao comitê promover a implantação do Marco de Sendai para a redução do risco de desastres, por meio de ações integradas em função da interdisciplinaridade dos temas; realizar o relatório de autoavaliação da campanha mundial “Construindo Cidades Resilientes”; discutir conjuntamente os problemas e estratégias para aumentar o grau de consciência e compromisso em torno das práticas estabelecidas; e elaborar e manter atualizado o plano local de resiliência conforme as diretrizes estabelecidas pela Organização das Nações Unidas.

Patrulha amplia segurança em área rural

Mais de 400 quilômetros recebem patrulhamento.

Para ampliar a sensação de segurança de quem reside ou trabalha na área rural, a Guarda Civil Municipal de Rio Claro realiza patrulhamento nas estradas rurais do município. Duas equipes atuam diretamente neste trabalho, em patrulhamento que compreende 400 quilômetros de área rural.

“A segurança tem sido uma das prioridades da administração e a reativação da Patrulha Rural foi uma das primeiras medidas que adotamos, entendendo a necessidade da comunidade rural de ter o policiamento mais próximo”, observa o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.  

A Patrulha Rural foi reativada em 2017 e de lá para cá o trabalho vem dando resultado. “O patrulhamento inibe a criminalidade, ampliando a segurança de quem está na área rural, além de aproximar a comunidade do policiamento”, observa Marco Antonio Bellagamba, secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário. Para quem vive na área rural esse é um reforço importante. “O trabalho tem sido motivo de elogios por parte da comunidade”, observa Bellagamba.

O deslocamento das equipes é feito com base no índice de criminalidade registrado em cada local. Furtos de gado e de máquinas, por exemplo, são crimes que podem ser evitados pela presença de patrulhamento. “Rotineiramente são duas equipes atuando no patrulhamento e, em casos de operações específicas, mais viaturas são destinadas à área rural”, comenta Luís Fernando Godoy, comandante da Guarda Municipal.

O sistema de trabalho consiste em abordagem, conversa com a comunidade, orientações, disponibilização dos serviços da Guarda Civil Municipal, dentre outros itens considerados de interesse da população. Qualquer denúncia ou solicitação de informação pode ser feita diretamente com os GCMs integrantes da patrulha ou pelo 153.

Desde que foi reativada, a Patrulha ganhou novos veículos para otimizar o trabalho e facilitar o deslocamento das equipes. A GCM também ampliou o sistema de comunicação na área rural para melhorar a comunicação entre as viaturas em ronda na zona rural e a sede da corporação.