Via da Saudade terá interrupções de trânsito para desfile de blocos

Interdições seguem até sábado.

Interdições de trânsito estão programadas para esta quinta-feira (20), sexta-feira e sábado na Via da Saudade, em Rio Claro, para desfiles de blocos carnavalescos.

Para o desfile do bloco Salve Salve Simpatia a interrupção será entre as ruas 10 e 11. O trecho fica interditado em ambos os lados da tarde desta quinta-feira (20) até as 7 horas de sábado (22). Já nessa sexta-feira, das 21 às 22 horas a interrupção será em trecho um pouco maior, entre as ruas 8 e 11, também nos dois lados da Via da Saudade.

Já o cortejo carnavalesco Bloco da Saudade desfila na Via da Saudade também nesta quinta-feira (20) e por isso haverá interrupção na Via da Saudade das 18 às 20 horas no trecho entre as ruas 8 e 11, em ambos os lados da via.

Quem transitar pela Via da Saudade nesse período deve redobrar a atenção. Os trechos interrompidos estão sinalizados.

Interdição de trânsito altera trajeto de ônibus da linha São Miguel

Interdição será necessária também nessa quinta e sexta-feira.

A interrupção de trânsito, das 9 às 17 horas, na Rua 1-VI entre a Avenida dos Estudantes e Estrada de Araras no bairro Vila Industrial foi prorrogada e também ocorrerá nessa quinta (20) e sexta-feira. A interdição nesse trecho da via ocorre para obras de drenagem realizadas pela empresa Titan Loteamento e Incorporação Ltda.

Devido à interdição nesse trecho, o ônibus da linha São Miguel está fazendo um pequeno desvio. Entra na Estrada de Araras e sobe a Rua 2-VI, vira a Avenida 1-VI e segue pelo restante do trajeto regular. Assim o circular não passa pelo ponto de ônibus localizado na Avenida 1-VI, entre as ruas 1-VI e 2-VI. Por isso os usuários do transporte coletivo devem se deslocar para o próximo ponto que fica na Avenida 1-VI, entre as ruas 2-VI e 3-VI, na Vila Industrial.

Interdição de trânsito altera trajeto de ônibus da linha São Miguel

Nesta segunda, terça e quarta-feira, dias 17, 18 e 19 de fevereiro, haverá interrupção de trânsito, das 9 às 17 horas, na Rua 1-VI entre a Avenida dos Estudantes e Estrada de Araras no bairro Vila Industrial. A interdição nesse trecho da via ocorre para realização de obras de drenagem realizadas pela empresa Titan Loteamento e Incorporação Ltda.

Devido à interdição nesse trecho, o ônibus da linha São Miguel fará um pequeno desvio. Entrará na Estrada de Araras e subirá a Rua 2-VI, virará a Avenida 1-VI e seguirá o seu trajeto regular. Assim o circular não passará pelo ponto de ônibus localizado na Avenida 1-VI, entre as ruas 1-VI e 2-VI. Dessa forma os usuários do transporte coletivo devem se deslocar para o próximo ponto que fica na Avenida 1-VI, entre as ruas 2-VI e 3-VI, na Vila Industrial.

Evento de carnaval interdita trânsito na Via da Saudade

Trecho da via será interditado neste sábado das 15 às 22 horas.

Quem trafegar pela Via da Saudade neste sábado (15) em Rio Claro deve ficar atento ao trânsito. O tráfego de veículos em trecho da via será interrompido para realização de evento de carnaval promovido pelo bloco KoMovaeVc, formado por idosos do Abrigo da Velhice São Vicente de Paulo.

A Via da Saudade entre as ruas 8 e 9 será totalmente interditada nas duas pistas, das 15 às 22 horas. Motoristas e pedestres devem ficar atentos e redobrar a atenção à sinalização ao trafegarem pelas imediações.

Domingo haverá interdição de trânsito para 1ª etapa do Circuito Solidário

Maioria dos trechos ficam totalmente impedidos. Alguns terão meia pista liberada.

Trechos de via pública ficarão interditados em Rio Claro no domingo (16), para a realização da primeira etapa do Circuito Solidário, prova pedestre programada para começar às 7h30, com largada em frente ao Centro Cultural, na Rua 2. A perspectiva é de que a corrida termine às 9 horas. Nesse período, a orientação é para que os motoristas redobrem a atenção aos trechos interrompidos naquelas imediações.

Do Centro Cultural a corrida seguirá pela Avenida 42, seguindo até a Rua 2-A, Avenida 38 e Rua Saibreiro 2 em direção à Avenida 32. De lá, o circuito prossegue pela Rua 2 até a Rua 1-A, ao lado do Lago Azul.

A corrida continua pela Rua 1-A até a Avenida 32, que terá nesse trecho meia via liberada para o trânsito. Os participantes contornarão o Lago Azul até Avenida 34, seguindo até a Rua 3 e de lá até a Avenida 38 no sentido Rua 5, de onde vão seguir, em meia pista, até a Avenida 46.

Da Avenida  46 a corrida segue até a Rua 4 e, de lá, até a Avenida 52, que também terá meia pista liberada no percurso até a Rua 3. De lá os participantes seguem até a Avenida 50, Rua 3 Particular, a Avenida 46, Rua 4 (sentido Avenida 40) e Rua 2 até a altura da Avenida 34.

Período de chuvas pede cuidados da população

Tempo chuvoso também dificulta realização de serviços de manutenção.

As chuvas de verão trazem riscos que podem ser reduzidos com cuidados da comunidade. A Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário reforça orientações que ajudam a evitar problemas maiores em situações de risco relacionadas ao clima. “As chuvas mais fortes podem gerar transtornos como galhos ou árvores que caem, ruas alagadas e outros”, comenta o diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Martins Araújo. “Algumas ações simples são essenciais para evitar contratempos”, acrescenta.

O período de chuvas também dificulta a realização de vários serviços de manutenção da cidade. O tapa-buracos é especialmente prejudicado com as chuvas, pois além do aumento dos buracos, principalmente nos trechos onde a pavimentação é antiga, o serviço fica mais difícil de ser realizado com qualidade em solo úmido. O serviço de corte de mato também fica lento.

Orientações

Uma das principais dicas à comunidade é evitar contato com a água de enchentes ou alagamentos. O risco de a água estar contaminada é alto, o que pode provocar doenças. A Defesa Civil também orienta para que se mantenha produtos de limpeza e alimentos fora do alcance das águas. Se houver contato, pode haver contaminação, portanto esse material deve ser descartado. Também é importante beber somente água filtrada ou fervida.

Não se deve transitar em vias alagadas, mas, se for o caso, é recomendável que a pessoa esteja calçada. Por questão de segurança, é importante andar utilizando apoio de muros e paredes. Durante as chuvas não se deve buscar abrigo sob árvores, pelo risco de raios e de quedas de galhos ou da própria árvore.

As pessoas que forem limpar locais atingidos por água e lama devem usar botas e luvas. Não se deve nunca reaproveitar a água das enchentes. É essencial manter equipamentos elétricos longe da água e não encostar nesses equipamentos se estiverem molhados.

O descarte correto de materiais também ajuda. Lixo jogado em terrenos e vias públicas entope galerias e bocas de lobo, prejudicando o sistema de escoamento de águas das chuvas, agravando problemas de inundações.

O departamento municipal de Defesa Civil mantém um serviço de emergência 24 horas, todos os dias da semana. Os contatos podem ser feitos pela linha telefônica 199.

Trecho da Estrada dos Costas fica parcialmente interditado no domingo

Interrupção está prevista para o período das 9 horas ao meio dia.

No próximo domingo, dia 9, haverá interdição parcial da Estrada dos Costas. O trecho que será parcialmente interrompido fica no Jardim Guanabara, na altura do número 2061, perto da rotatória próxima ao supermercado Examine.

A interrupção parcial começa às 9 horas e será necessária devido a obras de ligação de esgoto. A previsão é de que o serviço seja concluído ao meio dia.

A orientação é para que os motoristas redobrem a atenção ao transitarem pelas imediações.

Sábado tem interdição de trânsito na Avenida Presidente Kennedy

Motoristas e pedestres que circularem pelas imediações do aeroclube neste sábado (8) devem ficar atentos ao trânsito. Trecho da Avenida Presidente Kennedy, entre as ruas 14 e 9, sentido centro-bairro, será interditado para realização de evento de adoção de animais, promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A interdição será realizada das 16 às 18 horas.

Prefeitura altera mão de direção de todas as vias do São Miguel

Serviços terão início nesta quinta-feira (23) e serão concluídos nos próximos dias.

Moradores do bairro São Miguel em Rio Claro, e motoristas e pedestres que circulam pela região, devem ficar atentos à sinalização de trânsito. A prefeitura vai alterar a mão de direção de todas as ruas e avenidas, e reformular a sinalização horizontal e vertical do bairro. Os trabalhos começam nesta quinta-feira (23) e serão concluídos nos próximos dias. As vias, que hoje têm duplo sentido, passarão a ter mão única. “Nosso objetivo é organizar o trânsito e proporcionar mais segurança para motoristas e pedestres”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

O serviço terá início pela Avenida 76-A que deixará de ser mão dupla para se tornar mão única no sentido centro-bairro. “As ruas do São Miguel são estreitas e, com o crescimento do número de veículos em circulação, o bairro já não comporta mão dupla”, explica Joaquim Negreiros, gerente de Operações do Departamento de Mobilidade Urbana.

Com a mudança, passarão a ter mão única as avenidas 64-A no sentido bairro-centro, 72-A (centro-bairro), 70-A (bairro-centro), 68-A (centro-bairro), 66-A (bairro-centro), 64-A (centro-bairro), 62-A (bairro-centro), 60-A (centro-bairro), 58-A (bairro-centro) e na Avenida Joaquim Ribeiro (centro-bairro). A alteração também será feita nas ruas 7-A (centro-bairro), 8-A (bairro-centro), 9-A (centro-bairro), 10-A (bairro-centro), 11-A (centro-bairro), 12-A (bairro-centro), 13-A (centro-bairro), 14-A (bairro-centro) e 15-A (centro-bairro).

Todas as sinalizações de “Pare” serão apagadas e refeitas e as placas serão trocadas. “Estamos reorganizando a sinalização para melhorar a mobilidade urbana do bairro”, informa Marco Antonio Bellagamba, vice-prefeito e secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, alertando a população que, devido às mudanças na sinalização, motoristas e pedestres devem redobrar a atenção ao circularem pelo bairro.

Prefeitura está reforçando sinalização de solo em 2 mil pontos de Rio Claro

Investimento é de R$ 215 mil. Trabalho está sendo feito à noite, para reduzir transtornos.

A prefeitura de Rio Claro está realizando amplo trabalho voltado à sinalização de solo em ruas e avenidas do município. São mil pinturas reforçando indicações de “Pare” e mil pinturas reforçando faixas de pedestres. O serviço, que começou pelo Bairro do Estádio, está sendo realizado no período noturno, para aproveitar o menor fluxo de veículos e de circulação de pedestres. “Foi  a maneira que encontramos de realizar esse importante serviço reduzindo os transtornos à população”, explica o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Mesmo assim, pedimos a colaboração aos motoristas no sentido de redobrarem a atenção ao trafegarem pelos trechos em obras, que estarão todos sinalizados”, acrescenta Juninho, reforçando que o principal objetivo desse trabalho é ajudar a reduzir acidentes e a preservar vidas.

O investimento da prefeitura na iniciativa é superior a R$ 215 mil. O secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba, frisa novamente que, embora a prefeitura venha intensificado os trabalhos por mais segurança no trânsito, isso só é possível com a conscientização dos condutores e pedestres. “Sem respeito de todos às leis e sinalização, os demais esforços do poder público são insuficientes para a redução de acidentes”, salienta. “A luta por um trânsito melhor precisa ser de todos nós”, completa.

Na terça-feira (21) o prefeito e o secretário de Segurança entregaram cinco novas viaturas para o setor de Mobilidade Urbana, três motocicletas e duas caminhonetes, em investimento de R$ 250 mil. É outro reforço importante para as ações de orientação e organização do trânsito. Além disso, a prefeitura está chamando dez agentes de Mobilidade Urbana que foram aprovados em concurso público realizado em 2018. A utilização das novas viaturas e chegada dos agentes de Mobilidade Urbana vão liberar os guardas civis que dão apoio a ações que exigem interdição total ou parcial do trânsito, como as pinturas de solo ou a orientação de trânsito.

Os investimentos para melhorar o trânsito e tornar o tráfego mais seguro estão sendo feitos de maneira maciça desde 2017. Nesta semana a prefeitura divulgou números que  mostram redução na quantidade de acidentes e mortes no trânsito em 2019 na comparação com o ano anterior. O balanço também informa que no ano passado a prefeitura pintou quase 53 mil metros quadrados de sinalização de trânsito e implantou quase 2.300 placas de trânsito, além de atender mais de 16 mil pessoas com palestras e teatro educativo sobre o tema.