Transporte coletivo irá operar com 30% da frota a partir desta sexta-feira

O número de passageiros nos ônibus teve uma redução superior a 80%.

O serviço de transporte público coletivo em Rio Claro vai operar com 30% da frota de veículos a partir desta sexta-feira (27), medida acordada entre a prefeitura e a empresa Rápido São Paulo, responsável pelo transporte coletivo no município. Desde a semana passada o número de ônibus em circulação já tinha sido reduzido em 50% como medida de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).

Com o comércio fechado e muitos trabalhadores em home office, a demanda pelo serviço caiu drasticamente e os coletivos passaram a circular com número cada vez menor de passageiros. A média diária de passageiros nos ônibus foi reduzida em mais de 80%. Era de 13.480 e caiu para 2.100 na terça-feira (24) quando entrou em vigor a portaria municipal que determinou o fechamento dos estabelecimentos comerciais não essenciais.

Dessa forma está sendo feita nova redução na frota. “Fizemos uma adequação dos coletivos de acordo com o fluxo de pessoas registrado nos últimos dias”, explica o diretor municipal de Mobilidade Urbana, Adilson Marques. “Algumas linhas, com maior demanda de passageiros, foram mantidas sozinhas e outras foram aglutinadas para melhor aproveitamento dos coletivos sem deixar de atender os usuários”, acrescenta Marques.

O transporte coletivo irá funcionar com 17 linhas de ônibus, das 27 linhas existentes. Horários e itinerários podem ter sofrido alteração, por isso os usuários devem se informar sobre as mudanças nas linhas antes de sair de casa ou do trabalho. Informações podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Usuário da concessionária pelo telefone (19) 3533-3313 ou pessoalmente na Rua 1, entre as avenidas 1 e 2, em frente ao terminal de ônibus na antiga estação ferroviária, e também nas subprefeituras de Ajapi, Ferraz, Cervezão, Batovi e Assistência.

Ônibus do transporte coletivo tem novos horários de circulação

Usuários podem obter informações sobre as mudanças pelo telefone 3533-3313.

Como medida de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), a prefeitura recomendou a redução de no mínimo 50% dos ônibus em operação no transporte coletivo urbano de passageiros. “Com menos ônibus em circulação foi necessário alterar os horários de funcionamento dos coletivos”, informa Marco Antonio Bellagamba, vice-prefeito e secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário.

Por conta disso, a orientação é para que o usuário se informe sobre as mudanças através do telefone (19) 3533-3313 ou pessoalmente na Central de Atendimento ao Usuário na Rua 1, entre as avenidas 1 e 2, em frente ao terminal urbano de ônibus na antiga estação ferroviária.

Outra recomendação feita pela prefeitura foi para que a empresa que administra o serviço de transporte aumente a limpeza e higienização dos veículos em circulação para diminuir os riscos de contaminação. “A empresa vem trabalhando para cumprir os procedimentos fazendo a higienização de assentos, balaústres, corrimãos e outros itens em que haja contato dos passageiros”, observa o diretor de Mobilidade Urbana, Adilson Marques.

Porém, os usuários precisam se proteger adotando os cuidados preventivos como lavar frequentemente as mãos com água e sabão. Orientações sobre prevenção, transmissão e sintomas estão disponíveis no site da prefeitura (www.rioclaro.sp.gov.br), no link “Coronavírus: guia de prevenção”.

Rio Claro suspende cobrança de estacionamento em área azul

Medida entra em vigor nesta quarta-feira (25) e vale até o dia 7 de abril.

A prefeitura de Rio Claro vai suspender a cobrança da tarifa de estacionamento rotativo na área azul a partir desta quarta-feira (25).  A medida consta de decreto municipal assinado pelo prefeito João Teixeira Junior, e vale até o dia 7 de abril. Com isso, a utilização do estacionamento rotativo passar a ser gratuita até o dia 7.

A iniciativa é mais uma medida de proteção contra o novo coronavírus (Covi-19). “Nosso objetivo é garantir maior agilidade para as pessoas que precisam ir ao banco ou à farmácia, por exemplo, a fim de diminuir o tempo de exposição e o contato com outras pessoas”, comenta o prefeito Juninho, reforçando pedido à comunidade para que permaneça em casa e só saia em caso de extrema necessidade.

Além da área azul, a prefeitura também interrompeu por 30 dias todos os prazos regulamentares legais, sem prejuízo de prorrogação, dos processos e expedientes administrativos no âmbito municipal. Na prática isso significa prorrogação de prazo dos processos protocolados no Atende Fácil, como apresentação de documentos, recurso de multa etc. “A medida visa assegurar o devido processo legal e ampla defesa ao cidadão”, explica o secretário municipal dos Negócios Jurídicos, Rodrigo Ragghiante.

Vale ressaltar que a interrupção de prazo não vale para o pagamento de tributos. As dívidas e taxas municipais devem ser pagas nas datas de vencimento.

Trechos das ruas 22 e 23 no bairro Matheus Maniero agora têm mão única de direção

Motoristas devem redobrar a atenção ao transitarem pela região.

Motoristas de Rio Claro devem ficar atentos para alterações na mão de direção em duas vias do município, no bairro Matheus Maniero. Trechos dessas duas vias que tinham mão dupla agora têm mão única de direção.

A Rua 22 entre a Avenida Saburo Akamine e Avenida 38 passa a ter mão única no sentido centro-bairro.

Já a Rua 23, também entre a Avenida Saburo Akamine e a Avenida 38, agora tem mão única de direção no sentido  bairro-centro.

O objetivo é tornar o trânsito nesses trechos mais seguros, principalmente nos horários de pico. A prefeitura orienta que os condutores redobrem a atenção ao transitarem pelas imediações.

Prefeitura está instalando semáforo em frente à escola Caic, no Jardim Brasília

Equipamento terá dispositivo acionado por pedestres.

Dias após colocar em operação semáforos na Avenida 80-A com as ruas 3 e 5, no Jardim Vilage e Parque Residencial, a prefeitura de Rio Claro começa a providenciar a implantação do equipamento em outro trecho muito movimentado do município. A Avenida dos Costas no cruzamento com Avenida 18, em frente à escola Caic, Jardim Brasília 1, começou na sexta-feira (20) a receber a estrutura em que será colocado novo semáforo. O equipamento terá botoeira, dispositivo com que os pedestres poderão acionar o semáforo e interromper o fluxo de veículos para poderem cruzar a via.

“O crescimento da região norte e a intensa movimentação de alunos, pais, professores e equipe escolar naquelas imediações tornou necessária a colocação de mais um conjunto semafórico para ampliar a segurança de pedestres e motoristas”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, que acompanhou parte da colocação da estrutura onde ficará o equipamento.

A decisão de implantar o semáforo e de adotar no local modelo com botoeira foi tomada a partir de critérios técnicos. A iniciativa também atende pedidos da comunidade e solicitação do vereador Seron.

Juninho lembra que trechos movimentados como esse são constantemente monitorados e avaliados para que sejam feitas alterações viárias sempre que necessário. “Nosso objetivo é reduzir acidentes e salvar vidas, o que só é possível com a colaboração dos condutores e pedestres, que devem sempre obedecer às leis e sinalizações de trânsito”, salienta.

Outros exemplos recentes de investimentos do município em semáforos, melhorando o trânsito em cruzamentos que eram perigosos, são a Rua M-4 com Avenida M-23, no Grande Cervezão; Rua 5 com a Avenida 2; Rua 1 com Avenida 7; Rua 14 com Avenida 5; Avenida Tancredo Neves com a Rua 18.

Semáforos na Avenida 80-A com ruas 3 e 5 no Vilage já estão em operação

Motoristas devem redobrar atenção ao trafegarem pelas imediações.

Para tornar o fluxo de veículos mais seguro e atendendo a vários pedidos da comunidade, a prefeitura de Rio Claro colocou em operação na quarta-feira (18) novo conjunto de semáforos em trecho movimentado da Avenida 80-A, nos bairros Vilage e Parque Residencial. Os equipamentos estão nos cruzamentos com as avenidas 3 e 5 e a orientação é para que os motoristas redobrem a atenção ao trafegarem pelas imediações.

“A ampliação dos mecanismos de organização e orientação do trânsito são fundamentais e estamos trabalhando ininterruptamente nesse sentido”, explica o prefeito João Teixeira Junior, que esteve quarta-feira (18) no local junto com o secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antônio Bellagamba e com os vereadores Hernani Leonhardt, Julinho Lopes e Paulo Guedes. “Além dos esforços do poder público, é necessária a participação ativa de motoristas e pedestres, obedecendo as leis e limites de velocidade”, acrescenta Juninho.

De acordo com o secretário de Segurança, a decisão de implantar os semáforos no local foi tomada a partir de criteriosa avaliação técnica. “A Avenida 80-A já tinha grande movimento, que veio se intensificando nos últimos anos devido ao crescimento daquela região”, explica Ballagamba.

A Avenida 80-A dá acesso a outras vias importantes, como as avenidas Brasil e José Felício Castelano. A “80-A” também faz ligação com o Distrito Industrial e integra o anel viário do município. Novos empreendimentos vêm se instalando naquela região.

Outros exemplos recentes de investimentos do município em semáforos, melhorando o trânsito em cruzamentos que eram perigosos, são a Rua M-4 com Avenida M-23, no Grande Cervezão; Rua 5 com a Avenida 2; Rua 1 com Avenida 7; Rua 14 com Avenida 5; Avenida Tancredo Neves com a Rua 18.

Semáforo da Av 80-A com Rua 3 no Jd Vilage começa a funcionar nesta 4ª-feira

Aumento do fluxo de veículos por conta do crescimento daquela região tornou necessária colocação do equipamento.

Os motoristas que transitam pela Avenida 80-A devem redobrar a atenção. A partir desta quarta-feira (18) entram em operação os novos semáforos instalados nos cruzamentos com as ruas 3 e 5, atendendo os bairros Jardim Vilage e Parque Residencial. “Fizemos mais essa melhoria para ampliar a segurança no trânsito e agora contamos com a colaboração dos condutores no sentido de obedecerem a sinalização e respeitarem os limites de velocidade, pois isso é essencial para que possamos reduzir os acidentes de trânsito”, destaca o prefeito João Teixeira Junior.

Na semana passada Juninho acompanhou parte da instalação da estrutura dos equipamentos junto com o secretário Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba e os vereadores Hernani Leonhardt, Julinho Lopes e Paulo Guedes.

Muito movimentada, a Avenida 80-A dá acesso a outras vias importantes, como as avenidas Brasil e José Felício Castelano. A “80-A” também faz ligação com o Distrito Industrial e faz parte do anel viário do município. Outro motivo que levou à instalação dos semáforos é a instalação de novos empreendimentos naquela região, que vem crescendo muito nos últimos anos.

A colocação de sistema semafórico nos cruzamentos de Rio Claro segue criteriosa avaliação técnica, a partir de análises permanentes. No caso dos novos equipamentos, a intervenção também atende vários pedidos da comunidade. Além de motoristas, pedestres também vinham solicitando semáforos no local.

Bonsucesso terá interdição de trânsito no domingo

Os moradores do Bonsucesso e região devem ficar atentos ao trânsito que sofrerá alterações no domingo (15). Haverá interdição em trecho da Avenida 17-JW entre as ruas 7-JW e 8-JW, das 12 às 22 horas, para realização de evento organizado pelos moradores.

Devido à interdição nesse trecho, o ônibus da linha 14 – Bonsucesso fará um pequeno desvio. O veículo irá trafegar pela Avenida 17-JW, virará a Rua 8-JW, subirá a Avenida 19-JW até a Rua 7-JW e seguirá o seu trajeto regular. Nenhum ponto de ônibus deixará de ser atendido, portanto não haverá prejuízos aos usuários do transporte coletivo.

Avenida 80-A com Rua 3 no Jardim Village está ganhando semáforos

Aumento do fluxo de veículos por conta do crescimento daquela região tornou necessária colocação dos equipamentos.

A prefeitura iniciou nesta semana a colocação da estrutura para a implantação de semáforos em trecho da Avenida 80-A nos cruzamentos com as ruas 3 e 5, atendendo os bairros Jardim Village e Parque Residencial. Na quarta-feira (11) o prefeito João Teixeira Junior acompanhou parte dos serviços junto com o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antônio Bellagamba, e os vereadores Hernani Leonhardt, Julinho Lopes e Paulo Guedes.

De acordo com o prefeito Juninho, a iniciativa é mais uma ação para ampliar a segurança no trânsito, o que vem sendo feito frequentemente em Rio Claro nos últimos três anos. “O crescimento da cidade exige ampliação constante dos mecanismos de organização do tráfego e estamos muito atentos a essas demandas”, comenta. “Voltamos a reforçar a necessidade da colaboração dos motoristas e pedestres no sentido de obedecerem a sinalização e limites de velocidade, pois um trânsito mais seguro é uma construção de todos”, destaca Juninho.

Muito movimentada, a Avenida 80-A dá acesso a outras vias importantes, como as avenidas Brasil e José Felício Castelano. A “80-A” também faz ligação com o Distrito Industrial e faz parte do anel viário do município. Outro motivo que levou à instalação dos semáforos é a instalação de novos empreendimentos naquela região, que vem crescendo muito nos últimos anos.

A colocação de sistema semafórico nos cruzamentos de Rio Claro segue criteriosa avaliação técnica, a partir de análises permanentes. No caso dos novos equipamentos, a intervenção também atende vários pedidos da comunidade. Além de motoristas, pedestres também vinham solicitando semáforos no local.

Vila Alemã terá interdição de trânsito nesta quarta e quinta-feira

Trajeto de ônibus da linha São Miguel terá um pequeno desvio.

Motoristas e pedestres devem ficar atentos ao circularem pelo bairro Vila Alemã nesta quarta e quinta-feira, dias 11 e 12 de março. Trecho da Avenida 24-A, entre as ruas 8-A e 9-A, terá o trânsito interditado das 7 às 19 horas para realização de obra nas imediações.

Devido à interdição nesse trecho, o ônibus da linha São Miguel fará um pequeno desvio. O veículo seguirá pela Avenida 24-A até a Rua 8-A, subirá a Avenida 28-A para a Rua 9-A, pegará a Avenida 24-A e seguirá o seu trajeto regular. Nenhum ponto de ônibus deixará de ser atendido e não haverá prejuízos aos passageiros.