Moradores reivindicam acesso em passagem controlada na Rod. W. Luís

Prefeito Juninho reuniu-se com esses moradores no sábado e levará pedido à concessionária Eixo.

O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, reuniu-se sábado (4) com moradores de Jacutinga, São Bento, Fazendinha e Itapé para conversar sobre o trânsito desses moradores em trecho controlado por pedágio às margens da Washington Luís.

Esses moradores reivindicam o acesso, já que os bairros estão situados após o trecho com o posto de pedágio, e a antiga concessionária da rodovia permitia que eles transitassem em estrada municipal, não precisando assim pagar pedágio.

“Vamos levar essa solicitação à nova concessionária, que se mostrou aberta ao diálogo”, informa o prefeito Juninho, referindo-se à Eixo SP, que assumiu a administração da Washington Luís há cerca de um mês. “Contamos com a sensibilidade da Eixo em relação a esses moradores, pois trata-se de um assunto que mexe diretamente com o dia a dia dessas pessoas”, acrescenta.

O prefeito de Rio Claro participou da reunião com os moradores acompanhando do secretário municipal de Negócios Jurídicos, Rodrigo Ragghiante, do vereador Julinho Lopes e de Milton Teixeira, representando o vereador Val Demarchi.

Com 80% das obras concluídas, novo fórum entra na etapa final de construção

Prefeito Juninho visitou obras na quarta-feira com representantes do Judiciário e Legislativo.

Em etapa final de construção, o novo fórum de Rio Claro recebeu visita técnica na quarta-feira (3) de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que acompanharam parte dos serviços de acabamento feitos no prédio localizado na região nordeste da cidade e projetado para estar entre os melhores fóruns do estado de São Paulo.

“A finalização dessa obra está cada vez mais próxima e é com grande alegria que vamos em breve entregar esse prédio que estava há anos com obras paradas quando assumimos a prefeitura”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, destacando o respeito da atual administração com o dinheiro público. “O que era um exemplo do desperdício de recursos, agora está a um passo de se tornar um grande avanço para a Justiça e população de Rio Claro”, acrescenta Juninho.

A visita às obras do novo fórum contou com a presença do diretor do fórum de Rio Claro, Cláudio Pavão, dos secretários municipais Rodrigo Ragghiante (Negócios Jurídicos), Paulo Roberto de Lima (Obras) e Marco Antonio Bellagamba (Segurança), do ex-deputado Aldo Demarchi e dos vereadores Val Demarchi, Julinho Lopes e André Godoy, presidente da Câmara, que destacou esse como mais um exemplo da boa sintonia entre os governos municipal e estadual. “São parcerias em prol de nossa população e que desde 2017 vêm resultando em importantes avanços para o município”, frisa.

A visita foi acompanhada pelo engenheiro Adilson Justo, da Imprej Engenharia, empresa que realiza o trabalho. De acordo com o secretário municipal de Obras, Paulo Roberto de Lima, aproximadamente de 80% das obras já foram concluídas. “Os serviços agora estão concentrados na etapa de pintura e término da instalação da cabine de energia, entre outros detalhes”, informa, acrescentando que também começarão a ser providenciados equipamentos necessários para que o fórum possa operar.

A construção do novo prédio do Fórum foi iniciada em 2010 e interrompida em julho de 2014, na administração anterior. Depois de quatro anos de paralisação, a prefeitura conseguiu retomar a obra em 2018, graças a um trabalho conjunto realizado pela administração municipal em parceria com a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania. O prédio está sendo construído na Cidade Judiciária, atrás da Unesp, nos bairros Vila Nova e entre os bairros Bela Vista e São Miguel.

Rio Claro vai intensificar fiscalização no comércio para maior isolamento

Com baixo índice de adesão ao isolamento social, município poderá ficar de fora de flexibilização da quarentena.

Com o objetivo de diminuir o ritmo de propagação do coronavírus e ampliar o índice de isolamento social, o município de Rio Claro vai intensificar a fiscalização no comércio. “Quem não estiver respeitando as normas será notificado e aqueles que forem reincidentes poderão ter o alvará de funcionamento suspenso”, afirmou o secretário municipal de Negócios Jurídicos, Rodrigo Ragghiante.

O assunto foi tratado em reunião coordenada pelo prefeito João Teixeira Junior no paço municipal, na tarde desta quinta-feira (30), com representantes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e setor de fiscalização da prefeitura.

“Não podemos aceitar uma situação como esta. O vírus está se propagando e fazendo novas vítimas, e muita gente não está respeitando as regras da quarentena decretada pelo governo estadual”, disse o prefeito Juninho. “Entendemos que é um momento difícil para todo mundo, inclusive para os comerciantes, mas a promotoria pública já se manifestou dizendo que o município não pode desrespeitar o decreto estadual. Além disto, cidades como Blumenau, que abriram o comércio, tiveram o número de casos da Covid rapidamente aumentado”, observou.

O secretário municipal de Saúde, Maurício Monteiro, ressalta que o crescimento do índice de isolamento social é fundamental para que Rio Claro consiga ser incluído entre os municípios paulistas que serão autorizados pelo governo estadual a adotar medidas de flexibilização da quarentena. “O índice de isolamento é um dos critérios de avaliação do governo paulista e, se fosse hoje, não conseguiríamos flexibilizar”, alerta.

O município de Rio Claro, que tem sete óbitos por coronavírus, 10 casos em investigação e 34 casos confirmados, chegou a registrar 62% de isolamento social nos dias 10 e 19 de abril. Porém, este índice caiu nos últimos dias e na medição de quarta-feira (29) registrou apenas 49%. 

Desenvolvimento Social entra para a lista de serviços essenciais em Rio Claro

Essa e outras medidas foram anunciadas pelo prefeito Juninho.

O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, anunciou na quinta-feira (30) novas medidas adotadas pelo município no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. “Diante do atual momento, algumas medidas já anunciadas estão tendo prazos prorrogados, além de outras providências que precisaram ser tomadas”, observa o prefeito Juninho.

Entre as determinações está o reconhecimento dos serviços prestados pela Secretaria do Desenvolvimento Social como essenciais. “São serviços fundamentais para assistir pessoas em vulnerabilidade social, e, ainda mais neste momento, temos que garantir que ninguém fique desassistido”, enfatiza Juninho.

Com isso, o funcionamento dos serviços vinculados a essa secretaria volta a ser em horário regular e ficam suspensas férias e licenças dos trabalhadores do setor.

O município também prorrogou por mais 30 dias a suspensão dos cortes de água que estavam programados. Pelo mesmo período está prorrogado prazo referente à prática de atos em processos e expedientes administrativos, entre eles apresentação de recursos administrativos, inclusive os de infração de trânsito; processos administrativos disciplinares e renovações de licenças e alvarás.

“As medidas vão sendo adotadas conforme o andamento da situação no município e neste momento entendemos a necessidade de prorrogação destes prazos”, observa Juninho. 

O pagamento da taxa de ocupação de solo também poderá ficar para depois. Os contribuintes poderão adiar em 105 dias o pagamento das parcelas de abril, maio e junho. O prazo é a partir da data de vencimento de cada parcela e não haverá juros e multa. “O novo prazo é opcional e os tributos podem ser pagos na data de vencimento original, se assim preferir o contribuinte”, informa Rodrigo Ragghiante, secretário de Negócios Jurídicos. As novas medidas anunciadas constam em decreto que será publicado no Diário Oficial do Município.

Procon de Rio Claro intensifica fiscalização em supermercados

Os estabelecimentos serão fiscalizados em medida para coibir preços abusivos.

O Procon de Rio Claro está intensificando nesta semana as fiscalizações em supermercados e demais estabelecimentos comerciais do município. O objetivo é impedir os preços abusivos nas prateleiras.

“É um momento de grande dificuldade para todos nós e não podemos permitir que a comunidade, especialmente as pessoas mais carentes, seja penalizada e tenha que arcar com preços indevidamente mais altos”, frisa o prefeito João Teixeira Junior, acrescentando que abusos não serão permitidos. “O Procon tem se manifestado e atuado para medidas rápidas e eficientes que protejam o consumidor”, enfatiza o prefeito Juninho.

A fiscalização irá incluir itens como álcool em gel e produtos alimentícios em geral. “Uma orientação que estamos passando aos comerciantes é para que as quantidades do mesmo item sejam limitadas por consumidor, especialmente o álcool em gel, para que mais pessoas possam adquirir o produto”, observa Benedito Fernandes da Costa, o Tuzinho, diretor do Procon de Rio Claro.

“Reforçamos ao consumidor que não há necessidade de correria e estocagem de alimentos”, acrescenta Tuzinho.

A atuação do Procon inclui também orientações sobre como proceder em situações de viagens já marcadas, como para  cancelamento ou adiamento da viagem. No caso de dúvidas a comunidade pode acionar o Procon pelo telefone (19) 3533-2070 ou 3533-1944 e também pelo email proconrc@prefeiturarc.sp.gov.br.

“O bom senso de todos, especialmente dos empresários, deve prevalecer neste momento para que saiamos desta situação da melhor maneira possível”, ressalta o prefeito Juninho.

Prefeitura conclui 65% das obras de construção do novo fórum

Conclusão das obras está prevista para maio deste ano.

As obras para construção do novo prédio do fórum avançam em Rio Claro e 65% dos serviços já foram executados. No momento estão sendo instalados pisos intertravados no estacionamento e realizados serviços de pintura e elétrica, raspagem do granilite e aplicação de resina. A previsão é de que as obras sejam concluídas em maio, prazo estabelecido em acordo firmado em março do ano passado entre prefeitura e a promotoria pública, com a concordância do governo do estado e da empresa responsável pelas obras.

“Temos interesse em concluir e entregar o novo prédio do Fórum que é tão importante para Rio Claro e microrregião”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Conseguimos retomar essa obra que estava há anos parada e nossa expectativa é de que ela seja concluída no prazo previsto para oferecer melhores condições de atendimento à população e de trabalho aos profissionais do judiciário”, acrescenta.

As obras para construção do novo prédio do Fórum foram iniciadas em 2010 e interrompidas em julho de 2014, na administração anterior. Depois de quatro anos de paralisação, a prefeitura conseguiu retomar a obra em 2018, graças a um trabalho conjunto realizado pela atual administração municipal em parceria com a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, com apoio do diretor do Fórum, juiz Cláudio Pavão. “Essa parceria entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário é muito importante. Com os poderes trabalhando de forma harmônica quem ganha é a população”, frisa Juninho.

A finalização da obra conta com investimentos de R$ 5,04 milhões. “A prefeitura está acompanhando cada etapa do processo de execução das obras”,  informa o secretário municipal de Obras, Paulo Roberto de Lima.

O prédio está sendo construído na Avenida Cidade, no bairro Vila Nova, perto da Unesp (Universidade Estadual Paulista). 

Inscrições abertas para palestra sobre inteligência emocional

Atividade é gratuita e inscrições podem ser feitas pela internet.

A prefeitura de Rio Claro realiza na segunda-feira, dia 20, palestra sobre inteligência emocional. A atividade é gratuita e as inscrições podem ser feitas na internet, no endereço https://www.sympla.com.br/palestra-inteligencia-emocional—prefeitura-municipal-de-rio-claro-sp__761640 .  A palestra será realizada no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM, Rua Eloy Chaves, 3265, Alto do Santana) e terá início às 8 horas.

“Será uma atividade com informações valiosas para quem quer aprender a explorar o próprio potencial”, comenta Benedito Fernandes da Costa, o Tuzinho, diretor do Procon de Rio Claro, que organiza a palestra.

O evento terá o comando de Tamiris Araújo, “coach” de inteligência emocional que ministra palestras e treinamentos presenciais em todo o Brasil. A palestra tem o objetivo de ensinar e dar dicas de como alcançar objetivos, ter mais foco e produzir mais resultados, cuidar da saúde para maior vitalidade, criar hábitos que levam ao sucesso, eliminar emoções negativas e ter autocontrole, e enfrentar desafios para maior prosperidade e sucesso.

Procon Móvel atende e orienta consumidores em Rio Claro

Atendimento ocorre das 8 às 16 horas na Rua 4 com avenida 1, Centro.

O serviço móvel do Procon-SP atende consumidores nesta quinta-feira (12) em Rio Claro, segundo dia de atendimento da unidade no município. O atendimento será realizado das 8 às 16 horas no cruzamento da Rua 4 com Avenida 1, no Jardim Público, região central da cidade. A unidade recebe reclamações e orienta consumidores sobre seus direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“É uma satisfação receber essa unidade móvel em Rio Claro que possibilita facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos pelo Procon”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que visitou a unidade nesta quarta-feira (11) acompanhado do diretor do Procon de Rio Claro, Benedito Fernandes da Costa, o Tuzinho.

O atendimento à população está sendo feito por profissionais do Procon-SP e também do município. O consumidor pode buscar ajuda para resolver problemas sobre consumo, empréstimos, cobranças indevidas, dívidas com bancos, cartões de crédito, telefonia, produto com defeito, propaganda enganosa, planos de saúde, entre outros.

“Para formalizar a reclamação o consumidor deve apresentar cópia do documento de identidade e de comprovantes fiscais, como nota fiscal e pedido de compra”, explica Tuzinho. “Tudo que o consumidor tiver sobre o produto ou serviço alvo de questionamento ajuda no processo de negociação com a empresa reclamada”, acrescenta.

Se o consumidor não conseguir ir à unidade móvel nesta quinta-feira (12) pode procurar a sede do Procon que fica na Rua 5, 821, entre as avenidas 5 e 7, Centro. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. O telefone é (19) 3533-2070.

Procon Móvel estará em Rio Claro na semana que vem

Atendimentos serão realizados das 8 às 16 horas.

Serviço móvel do Procon-SP estará em Rio Claro nos dias 11 e 12 de dezembro para orientar os consumidores sobre seus direitos, além de receber reclamações. A unidade móvel estará na Rua 4, entre avenidas 1 e 2, em atendimento que vai das 8 às 16 horas.

“É uma maneira de levarmos os serviços realizados pelo Procon para ainda mais perto da comunidade, auxiliando o consumidor em suas dúvidas e orientando sobre como proceder em caso de problemas”, observa o diretor do Procon de Rio Claro, Benedito Fernandes da Costa, o Tuzinho.

Para atender à comunidade, o serviço contará com profissionais do Procon-SP e também do município. Para formalizar a reclamação o consumidor deve apresentar cópia do documento de identidade e de comprovantes fiscais, como nota fiscal e pedido de compra.

Em conjunto com os Procons municipais, o Procon Móvel leva especialistas para orientarem a população sobre os seus direitos em áreas como telefonia, bancos, locação e planos de saúde. O Procon-SP é vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado.

Rio Claro passa a contar com Oficina de Parentalidade

Programa auxilia famílias que estão em processo de reestruturação em virtude de rompimento dos laços conjugais.

O município de Rio Claro ganhou nesta sexta-feira (29) um novo serviço oferecido pelo Cejusc (Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania): a Oficina de Parentalidade, programa de cunho educativo, preventivo e multidisciplinar direcionado às famílias que passam por reestruturação familiar. A proposta é auxiliar os familiares, principalmente os filhos, a superarem eventuais dificuldades causadas pela ruptura dos laços conjugais. O projeto será desenvolvido pelo Cejusc em parceria com o Claretiano – Centro Universitário.

O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, e Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade, participaram do lançamento da Oficina de Parentalidade nesta sexta-feira (29). “Esse trabalho com a família é muito importante, sobretudo para as crianças que enfrentam esse difícil momento que é a separação dos pais”, comenta o prefeito Juninho. “Toda iniciativa que visa reforçar o vínculo familiar é válida e conta com nosso apoio”, acrescentou Paula.

De acordo com o Tribunal de Justiça, o programa “acolhe pais e familiares envolvidos em conflitos, judicializados ou não, relacionados a casos de divórcio, dissolução de união estável, regulamentação ou alteração de guarda, regulamentação ou alteração de sistema de convivência,  regulamentação de visitas, entre outros”.

“A oficina foi projetada para ser executada em encontros mensais, com duração de cerca de quatro horas, com explanações feitas por expositores, apresentação de slides e vídeos, espaço para questionamentos e discussões e atividades lúdicas para os filhos”, explica Larissa Davis Moraes, gestora do Cejusc.

As oficinas vão funcionar no prédio do Claretiano e serão ministradas por conciliadores do Cejusc, que em Rio Claro é coordenado pelo juiz Wagner Carvalho Lima.